Descubra as lagoas mais belas de Portugal e como explorá-las 

Em paisagens vulcânicas, vegetação selvagem e um cenário de tirar o fôlego, estão localizadas as principais lagoas e lagos mais belos de Portugal

Engana-se quem pensa que somente vai apreciar a paisagem, que já é muita coisa, suas lagoas oferecem boas condições para atividades aquáticas.

O melhor de tudo é que ficam próximas de atrações, você pode fazer um tour pela região e descobrir seus principais pontos turísticos. 

Leia o conteúdo para saber um pouco mais e aproveite um itinerário de 14 dias por essas lagoas e lagos. Prepare sua mala! 

Diferença entre lago e lagoa 

Algumas pessoas têm a falsa ideia que lago e lagoa são a mesma coisa. No entanto, há diferenças, a mais marcante é a profundidade, lagos, como o Lago de Alqueva é mais profundo que a Lagoa das Setes Cidades. 

Outra distinção é que os lagos não são ligados ao mar, suas águas são dos rios e das chuvas, já as lagoas costumam ficar em costa e trocar a água com o oceano, como é o caso da Lagoa de Óbidos. 

Além disso, os lagos promovem mais atividades, pois é possível navegar, enquanto poucas lagoas permitem isso, são mais indicadas para banhos

Compre sua passagem aérea no Passagens Promo 

Conheça os lagos e lagoas mais impressionantes de Portugal 

Quem busca um passeio para contemplar a beleza da natureza, em lugares que promovem paisagens dignas de filmes, não pode perder a chance de conhecer os lagos e lagoas de Portugal .

Não tem como não se apaixonar, um é mais deslumbrante que o outro, além de garantir uma variedade de atividades  que podem ser feitas. Além disso, seus visitantes aproveitam para visitar atrações vizinhas. 

1-Lagoa das Sete Cidades, Açores 

Lagoa das Sete Cidades, Açores 

No arquipélago dos Açores há lagos belíssimos, um dos que chamam atenção é a Lagoa das Sete Cidades, sua origem é vulcânica. A lagoa é dividida em duas partes: lagoa azul e verde. 

Há uma lenda local que afirma que são lágrimas de um casal impossibilitados de ficarem juntos. Além de apreciar a beleza da sua paisagem, pode fazer trilhas e contemplar o lago de perspectivas diferentes.

Faça um passeio de caiaque ou stand-up paddle, há disponível aluguel para os equipamentos, como também tem para bicicleta e jipe, vários turistas optam para explorar a região.

Algumas das atrações que você pode parar para conhecer são o Miradouro da Boca do Inferno, Ferraria e Mosteiros. Opte por um passeio guiado para não perder nada. 

2-Lagoa do Fogo, Açores 

Lagoa do Fogo, Açores 

Mais uma deslumbrante nos Açores, a Lagoa do Fogo, fica na Ilha de São Miguel, dentro de uma cratera de vulcão, seu cenário deixa qualquer um de boca aberta 

Considerada uma das maiores lagoas da ilha, suas águas azul-turquesa são um verdadeiro espetáculo da natureza. Para chegar até ela faça uma trilha. 

Como faz parte de uma Reserva Natural, só pode tomar banho na praia da lagoa, uma pequena faixa de areia. Durante o caminho e quando chegar, vai encontrar espécies de aves e uma diversidade da flora endêmica. 

Próximo da lagoa, fica a Caldeira Velha, uma piscina termal, cercada por uma vegetação tropical, outra atração vizinha é o Salto do Cabrito, uma cascata impressionante.

Passe na Ribeira Grande, uma cidade que fica a poucos quilômetros da lagoa e tem praias, também uma arquitetura histórica apaixonante. 

3-Lagoa das Furnas, Açores 

Lagoa das Furnas, Açores 

Na Ilha de São Miguel, você vai encontrar a Lagoa das Furnas, que também tem origem vulcânica. Suas águas tranquilas permitem a prática de caiaque e passeios de barco. 

Caminhe pela área das caldeiras e veja o valor saindo do solo, tanto que há uma tradição, cozinhar o cozido das Furnas, no calor geotérmico. 

Por isso, há uma variedade de restaurantes ao redor, que servem esse prato e outros típicos da região. Depois tenha vistas únicas em uma trilha que contorna a lagoa. 

Visite o Parque Terra Nostra, um jardim com piscinas termais e de uma beleza abundante. Mais uma atração com piscina termal, é a Poca da Dona Beija. 

4-Lagoa do Congro, Açores 

Para fechar a lista das lagoas belas dos Açores, a Lagoa do Congro é a escolhida, localizada entre Ponta Delgada e a Vila Franca do Campo, chamando a atenção pela sua vegetação ao redor. 

O lugar é afastado o que permite uma atmosfera tranquila e mágica ao mesmo tempo. Garante boas trilhas para observar suas espécies de aves e plantas. 

Diversos visitantes gostam de aproveitar o sossego da lagoa para fazer piquenique, enquanto apreciam a beleza da cor das águas em verde-esmeralda que promovem fotos únicas.

Dedique um dia para também conseguir ir à Lagoa dos Nenúfares, que fica bem perto, também da Vila Franca do Campo, uma cidade costeira, com praias belíssimas e Centro Histórico. 

Visite a Fábrica de Chá Gorreana, uma das mais antigas e famosas da Europa, saiba como o chá é produzido e também participe das degustação. 

5-Lagoa de Óbidos, Centro de Portugal 

Lagoa de Óbidos, Centro de Portugal 

A maior lagoa costeira de Portugal fica entre os concelhos de Óbidos e Caldas da Rainha, chamada de Lagoa de Óbidos tem águas tranquilas, cercada de uma biodiversidade única. 

Quem gosta de desacelerar e ter um momento próximo da natureza é o lugar ideal. Pode praticar esportes aquáticos, como caiaque, kitesurf, windsurf e stand-up paddle. 

Fazer trilhas ou se aventurar de bicicleta em um passeio ao ar livre e contemplar sua variedade de aves migratórias. Faça uma pausa em seus restaurantes, para provar seus peixes e mariscos. 

Pare na Vila de Óbidos, que é da era medieval, faça um tour no castelo, caminhe pelas suas ruas de pedra. Depois siga viagem para a Foz do Arelho, uma praia vizinha e termine no Buddha Eden, um jardim oriental. 

6-Albufeira do Alqueva, Alentejo 

Albufeira do Alqueva, Alentejo 

Embora não seja um lago natural, merece ser mencionado, Albufeira do Alqueva é um lago artificial, localizado nas cidades de Reguengos de Monsaraz, Mourão e Moura. 

Foi criado pela barragem do Alqueva e suas paisagens douradas permitem cenários de tirar o fôlego. Explore o lago em um passeio de barco, há barcos-casa que oferecem a experiência de dormir a bordo. 

Se aventure no stand-up paddle, no caiaque e jet ski e à noite o lago é parada obrigatória para apreciar o céu noturno, possibilitando um show de estrelas. 

Faça um tour pela região de Alentejo para conhecer suas vinícolas e realizar degustações. Visite uma vila medieval, de Monsaraz, o Castelo de Mourão e o Cromeleque do Xerez. 

7- Lagoa do Vale do Rossim, Serra da Estrela 

 Lagoa do Vale do Rossim, Serra da Estrela 

A Lagoa do Vale do Rossim fica em uma altura privilegiada, a 1.400 metros de altitude, faz parte do Parque Natural da Serra da Estrela, é também uma lagoa artificial e suas águas são cristalinas. 

Você pode se deliciar em um banho, para nadar e relaxar, no verão vários turistas vão se refrescar na lagoa. Além de ser um excelente lugar para trilhas, repleto de vistas panorâmicas da serra. 

Os mais aventureiros não dispensam a oportunidade de acampar e viver uma experiência em contato com a natureza.

Vale a pena visitar as atrações vizinhas, como a Torre da Serra da Estrela, um dos pontos mais altos do país e que tem vistas espetaculares. O Poço do Inferno que é uma cascata rodeada de vegetação, também é uma das paradas mais procuradas.

Conheça duas cidades vizinhas: Covilhã e Manteigas, com um artesanato autêntico e restaurantes que servem uma variedade de pratos regionais. 

8- Albufeira de Castelo de Bode, Ribatejo 

Albufeira de Castelo de Bode, Ribatejo 

Um dos reservatórios mais famoso de Portugal é o Albufeira de Castelo de Bode, situado em Ribatejo, entre Santarém e o Castelo Branco. 

Ele foi formado pela barragem e tem águas tranquilas e cristalinas, além de ser cercado por imponentes montanhas e uma floresta vasta. 

Seus visitantes aproveitam a tranquilidade do lago, para praticar stand-up paddle, wakeboard, caiaque e esqui aquático. Um passeio de barco também está entre as atividades mais procuradas. 

É possível se banhar em suas praias fluviais e relaxar neste paraíso. Não é de se estranhar que é um dos destinos mais optados em Portugal.

Conheça a cidade histórica Tomar, que fica vizinha, é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, tem o Convento de Cristo, um ponto turístico único. Dornes, a vila medieval, que fica às margens do lago, também merece sua visita. 

Aos religiosos não deixem de fazer uma parada no Santuário de Fátima, localizado a 1h de distância do reservatório. Um símbolo importante do catolicismo de Portugal. 

9- Lagoa do Covão dos Conchos, Serra da Estrela

Lagoa do Covão dos Conchos, Serra da Estrela

Uma lagoa mágica na Serra da Estrela, a Lagoa do Covão dos Conchos, cria uma ilusão, parece que é um portal na água. Essa lagoa tem sua origem no sistema de captação de água para a barragem hidroelétrica. 

Sua beleza o transformou em um dos mais visitados e atraentes do país. Para conseguir chegar é preciso fazer uma trilha de 5km. Durante o caminho, vai apreciar vistas de paisagens rochosas da serra. 

Além disso, tem a oportunidade de garantir contato com a natureza, observar a sua fauna e flora. Por isso é um dos lugares favoritos dos fotógrafos, que podem fazer cliques únicos. 

Faça uma pausa na Lagoa Comprida, no Poço do Inferno e na Torre da Serra da Estrela. Sem dúvidas, a Lagoa do Covão dos Conchos será um dos seus preferidos de Portugal, sua riqueza nas paisagem ganha o coração dos visitantes.

10- Lagoa do Marinho, Serra do Gerês 

Lagoa do Marinho, Serra do Gerês 

No Parque Nacional da Peneda-Gerês tem uma espetacular lagoa glacial, a Lagoa do Marinho, com uma altitude de 1.500 metros. A região presenteia seus visitantes com uma paisagem selvagem e isolada. 

Explore o lugar em trilhas desafiadoras que parte de Cabril e da Barragem da Paradela, se surpreenda com vistas panorâmicas. Ao chegar, tome um banho em suas águas cristalinas, embora sejam frias no verão não tem como dispensar. 

Você vai conhecer espécies raras, como o lobo ibérico e águias, tanto que os fotógrafos não perdem a oportunidade de garantir cliques. 

Não deixe de passar no Pico da Nevosa, o ponto mais alto da região, conheça uma floresta preservada, a Mata de Albergaria. E se apaixone por uma das cascatas mais lindas, a Cascata do Tahiti. 

Itinerário para os lagos e lagoas 

Se ficou com vontade de conhecer esses lagos e lagoas deslumbrantes, veja um itinerário que poderá te ajudar a se organizar e conhecer cada um em uma viagem de 14 dias.

Dias 1 a 5 

Pegue um voo para Ponta Delgada e comece a visitar a Lagoa das Sete Cidades, depois siga viagem para a Lagoa do Fogo, no terceiro dia passe na Lagoa das Furnas e termine no Lago do Congro. 

Dias 6 a 8 

Ao chegar em Lisboa , alugue um carro, siga para a Lagoa de Óbidos, ao finalizar suas atividades, vá explorar a Albufeira de Castelo de Bode e feche com chave de ouro uma visita ao Covão dos Conchos na Serra da Estrela. 

Dias 9 a 11 

Em Alentejo, faça um passeio de barco na Albufeira do Alqueva e passe seus dias visitando suas atrações vizinhas que não podem ficar de fora do roteiro. 

Dias 12 a 14 

Em um trajeto feito de carro, vá para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, para explorar a Lagoa do Marinho e a Lagoa do Vale do Rossim. 

Uma boa forma de garantir praticidade é contratar uma agência de viagem que seja capaz de oferecer passeios pelos lagos e lagoas.

Assim, não terá que se preocupar com locomoção  e hospedagem, ela irá preparar tudo para você. 

Escolha a melhor passagem aérea para Portugal 

Qual é o melhor lago para atividades aquáticas? 

Todos os lagos oferecem uma boa variedade de atividades que podem ser feitas. Para quem busca um que ofereça mais opções aquáticas, a Albufeira de Castelo de Bode é uma excelente escolha. 

Suas águas calmas permitem aos seus visitantes de se aventurar em stand-up paddle, caiaque, wakeboard, esqui aquático e explorar por meio de passeios de barco.

Não tem como ficar no tédio, há uma diversidade de alternativas para aproveitar e viver boas experiências em um lugar tranquilo.

Além disso, suas praias fluviais conquistam o desejo dos banhistas, que podem desfrutar com tranquilidade, tem uma boa infraestrutura, como a Praia Fluvial de Aldeias do Mato. 

Veja Também: