Eslovênia: paisagens naturais e pontos turísticos imperdíveis
A beleza de Tallinn é surpreendente, é o típico destino que não deixa a desejar em nada, são diversas atrações para visitar nesta capital.
Além disso, seus turistas ficam cercados por uma espetacular paisagem natural e na época de inverno a cidade torna-se um local mágico. Não tem como não ficar apaixonado.
Leia o conteúdo para descobrir quais são os seus principais pontos turísticos e o que fazer em cada um.
Índice
Onde fica Tallinn?
Mais uma capital europeia que merece ser visitada, Tallinn, na Estônia . Às margens do Golfo da Finlândia é a maior do país e tem um centro histórico bem preservado, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.
Ela é diversa, mescla edifícios medievais com modernos e também desempenha um papel relevante na tecnologia do país.
Na viagem a Tallinn, você ficará surpreso com tamanha infraestrutura e também por um leque diverso de atrações históricas.
Para quem ama viajar e alternar entre o velho e o novo, pode escolher esse destino sem medo.
Como chegar a Tallinn?
Uma boa forma de fazer uma viagem tranquila é organizar tudo com antecedência. Em primeiro lugar, é pesquisar sobre suas passagens aéreas e o tipo de voo que prefere fazer.
Não há voos diretos do Brasil para Tallinn, geralmente precisa enfrentar algumas etapas para conseguir chegar ao destino final. A maioria das conexões ocorrem em Frankfurt , Paris , Amsterdam , Londres ou Helsinque.
A duração do voo varia entre 15 a 20 horas, depende bastante das escalas. Ao desembarcar em alguma cidade europeia, você pegará um voo direto ou com uma curta conexão para Tallinn.
Quando estiver em solo estoniano, especialmente no destino final, tem a sua disposição vários tipos de transportes (táxi, ônibus ou tram) que podem ser usados para ir até o centro.
Também tem a possibilidade de alugar um carro para ter mais autonomia nos seus passeios, fica ao seu critério.
Qual é a melhor época para ir a Tallin?
Para escolher uma época agradável para sua viagem, leve em consideração a temperatura e as atrações que combinam com o seu estilo.
O verão (junho a agosto) é o mais escolhido pelos turistas, por causa do clima ameno e dos dias mais longos. Nesses meses tem como aproveitar para fazer atividades ao ar livre, passeios de barco e visitar as praias.
A primavera (abril a maio) e o outono (setembro a outubro) são boas opções para quem deseja dias mais quentes e um fluxo menor de turistas. Além disso, são meses em que Tallinn tem mais cor.
Se você deseja viver a experiência de um inverno (novembro a março) intenso, cogite ir nessa época do ano, geralmente as temperaturas ficam abaixo de 0° C e a cidade fica coberta de neve. Sem dúvidas, oferece um cenário mágico e belíssimo.
O que fazer no inverno de Tallinn?
Apesar do frio rigoroso é possível aproveitar a viagem a Tallinn no inverno. Você pode começar os seus passeios no centro histórico, onde as ruas são de paralelepípedos e os edifícios no estilo gótico, a neve torna o lugar mais pitoresco.
Em seguida, visite a Praça do Município, onde fica o mercado de natal e sinta a magia que essa época do ano garante. Aproveite para conhecer os artesanatos locais e as comidas típicas.
Que tal viver um momento diferente? Patine no gelo, na pista que fica no centro da cidade. Explore a parte histórica no Castelo de Toompea, a Catedral de Alexander Nevsky, no Museu da História da Estônia e no Museu Marítimo, são locais imperdíveis.
Explore o mundo com o Passagens Promo!
Melhores pontos turísticos de Tallinn
A cidade é um destino popular e oferece aos seus turistas diversas formas de explorar mais da história, cultura e tradições que permeiam Tallinn.
Você encontra desde edifícios históricos a bairros modernos com uma vida noturna agitada.
Como é considerada o “Silicon Valley da Europa” o que não faltam são tecnologias de ponta na infraestrutura da cidade, não tem como não ficar encantado com tamanha modernidade.
Muralhas de Tallinn
As muralhas de Tallinn guardam histórias medievais, são fortificações preservadas e foram construídas no século XIII e ao longo dos anos cercaram o centro histórico.
Ao entrar vai se deparar com a Torre de Pikk Herman, considerada uma das torres mais importantes da muralha e fica no Castelo de Toompea. Também encontra-se a Porta Viru que é a entrada do centro histórico, normalmente os passeios começam por ela.
Para entender sobre a história militar de Tallinn, faça um tour na torre-museu, conhecida como Torre de Kiek in de Kök e oferece uma visão ampla sobre principais acontecimentos, também permite acesso às passagens subterrâneas.
Museu da História da Estônia
Continue aprendendo mais da história da cidade e do país no Museu da História da Estônia, ele fica localizado em um grande edifício da Grande Guilda da era medieval.
Fazer um tour neste museu é ter a oportunidade de compreender a história medieval, através de artefatos arqueológicos, armas e objetos do cotidiano que apresentam como era a vida dos seus moradores na Idade Média.
Em outra parte há uma exposição sobre o período moderno e contemporâneo, onde é possível ter uma visão detalhada da ocupação soviética, a independência restaurada em 1991 e como ocorreu o desenvolvimento para a nação se modernizar.
Além disso, tem exposições temporárias que possibilitam agregar mais valor cultural e histórico aos seus visitantes. Como também, há atividades interativas que usam recursos tecnológicos para envolver mais o público.
Castelo de Toompea
Visite o Castelo de Toompea e mergulhe na era medieval de Tallinn. Inicialmente construído em madeira, foi reconstruído de pedra no século XIII .
Vários povos tiveram o domínio do castelo, como os suecos e russos. Na era russa foi que ocorreu a ampliação e reformas, ganhando a aparência do estilo barroco.
O seu maior destaque é a Torre de Pikk Herman, são 45 metros de altura e carrega um dos símbolos de mais importância do país, que é a sua bandeira, hasteada diariamente.
Pode ter certeza que não ficará perdido no seu tour no Castelo, é oferecido guias e assim você consegue entender mais da história, política e militar da Estônia.
Catedral de Alexander Nevsky
A principal catedral da cidade fica no topo da colina de Toompea, aberta em 1900 durante o domínio russo, com uma arquitetura marcante que contrasta com a paisagem ao redor.
O nome da catedral é em homenagem a São Alexander Nevsky, um herói nacional russo, teve várias vitórias e a que mais se destaca é a Batalha do Lago Peipus em 1242.
Ela foi construída no estilo revivalista russo, com cinco cúpulas em forma de cebola, fachadas ricas em detalhes.
Quando entrar no seu interior terá uma visão dos seus mosaicos, ícones e afrescos que promovem um ambiente belo e sereno. A localização estratégica possibilita uma visão panorâmica da cidade e também da paisagem circundante.
Museu de Arte da Estônia
O célebre Museu de Arte da Estônia não pode ficar de fora do roteiro, ele abrange desde a arte medieval até a contemporânea. Inaugurado em 2006, o edifício por si só já é um espetáculo e ganhou vários prêmios de arquitetura.
Você terá o privilégio de explorar a coleção de arte estoniana. Suas exposições permanentes, incluem obras de Johan Köler e Konrad Mägi. Também oferece programas educacionais que acrescentam grande valor cultural aos seus visitantes.
Além disso, abriga exposições temporárias de arte internacional, traz uma perspectiva global. O tour é guiado para que o visitante tenha acesso às informações.
Tallinna Linnahall
Um dos pontos turísticos mais emblemáticos da Estônia é o Tallinna Linnahall, um anfiteatro da era soviética. Em 1980, para os Jogos Olímpicos de Verão, ele foi inaugurado.
Em seguida, o local também tornou-se sede de concertos e um rink de patinação no gelo, após a independência da Estônia em 1991 não teve mais manutenção e ocorreu a deterioração.
Apesar disso, ainda é um local bastante visitado por turistas e fotógrafos, devido a sua arquitetura e vistas panorâmicas do mar e da cidade.
O acesso é fácil, pode ser por transporte público ou a pé, já que fica a uma curta distância do centro histórico e próximo do porto de Tallinn.
Prisão da KGB
Considerada uma parte sombria do domínio da União Soviética em Tallinn. Era um complexo prisional de tortur para deter e interrogar dissidentes políticos, intelectuais e opositores do regime.
Reserve um tempo dos seus passeios para fazer uma reflexão neste local tão impactante, inicialmente era uma fortaleza do século XIX e durante 1940 aos anos 2000 foi usada como um local de terror.
Hoje em dia, é um edifício que reflete a arquitetura militarista, aberta ao público através de visitas guiadas, que oferecem uma visão ampla e educativa sobre o passado e o presente da Estônia.
Você vai sair impactado como era o regime soviético e as pressões que o povo estoniano teve que passar.
Farmácia Raeapteek
Uma das farmácias mais antigas da Europa e que ainda continua em funcionamento, foi aberta no século XVI, localizada na Praça da Câmara Municipal. Fez parte de eventos históricos e se manteve de pé
Atualmente, é vista como uma atração de Tallinn e fornece remédios e cuidados médicos à população.
Além de oferecer medicamentos, ela conta com um pequeno museu que exibe equipamentos, móveis e remédios antigos.
Torre de TV Tallinn
Na área noroeste de Tallinn foi construída em 1980 uma torre de TV para melhorar a transmissão de televisão para os Jogos Olímpicos de Moscou. Reconhecida como uma das estruturas mais altas da Estônia, com 314 metros de altura.
Você pode ir à torre para participar de exposições interativas que narram a história da televisão do país e também contemplar uma visão panorâmica da cidade.
Baat Jaam Market
Faça um passeio pelo Mercado da Estação Central em Tallinn, ele fica próximo a estação rodoviária e também é uma atração popular.
Repleto de barracas coloridas que comercializam vários produtos locais, como frutas, vegetais, queijos, pães e peixes. Também tem pratos típicos estoniano, não deixe de experimentar os peixes e os pães assados.
Aproveite para garantir a sua lembrança da viagem, nas barracas de artesanatos, com cerâmicas, tecidos bordados à mão e joias artesanais.
Jardim do Rei Dinamarquês
Recarregue as energias no Jardim do Rei Dinamarquês, uma área arborizada, localizada na parte alta da cidade velha, próximo do Castelo de Toompea.
Tem uma lenda que o rei dinamarquês Valdemar II tinha erguido uma bandeira na colina de Toompea após fundar Tallinn em 1219.
Você pode aproveitar da vista panorâmica para visualizar o centro histórico de Tallinn e o Mar Báltico. Já que é um dos pontos de observação de Tallinn.
Igreja de São Olavo
Não deixe de visitar a Igreja de São Olavo, um dos destaques de Tallinn, vista como um grande marco arquitetônico, com uma torre de 124 metros.
Apesar das várias reformas e reconstruções que a igreja passou, ela permanece no estilo gótico e com alguns outros elementos. A fachada é simples, enquanto o seu interior é decorado com vitrais coloridos e altares esculpidos.
Atualmente, não é somente um lugar de culto, tornou-se um ponto turístico, onde os seus visitantes podem subir até o topo da torre para ter uma visão deslumbrante da cidade e do mar.
Convento de Santa Brígida
Faça um tour em um dos sítios históricos mais importantes da Estônia. O Convento de Santa Brígida foi fundado em 1407 por comerciantes de Tallinn da Ordem de Santa Brígida.
A arquitetura mescla elementos góticos com renascentistas, durante o período da Reforma Protestante e das invasões russas teve diversos danos.
Hoje em dia, encontra-se as ruínas remanescentes que apresenta toda a sua majestade e significado histórico. Você pode explorar o local e descobrir mais fatos que ocorreram no Convento de Santa Brígida.
Passadiços de Santa Catarina
Na parte da cidade velha de Tallinn, existe uma das passagens medievais mais emblemáticas. É uma área estreita com uma atmosfera pitoresca, interligada a Rua Vene à antiga Igreja de Santa Catarina.
Realize um passeio para explorar as pequenas oficinas de artesãos de vidro soprado, cerâmica e joias. É uma oportunidade ímpar de descobrir sobre a cultura local.
Conheça o mundo sem gastar muito. Confira!
Quantos dias ficar em Tallinn?
Para organizar um bom roteiro é necessário ter em mente quantos dias a viagem vai durar. Dessa forma, conseguirá visitar as principais atrações, como a Cidade Velha, a Igreja de São Olavo, o Convento de Santa Brígida e entre outras.
Também terá um tempo disponível para explorar seus museus, participar de algum evento cultural, conhecer seus mercados e comer nos restaurantes tradicionais.
Veja Também!
- Córdoba: centro cultural e histórico da Espanha
- Dolomitas: montanhas alpinas e belezas naturais
- Viva um Natal Mágico em Zermatt: a encantadora Vila dos Alpes Suíços
- Hotéis em Olímpia: valores, locais e mais
- A escondida Moldávia e seus vinhedos dourados