A era medieval tem mistérios e construções cheias de imponência, muralhas e fortificações. Viajar para um local que é possível encontrar esses aspectos é um verdadeiro privilégio e uma viagem de volta ao tempo.
Óbidos é um vilarejo medieval que fica na Europa, e permite aos seus turistas uma imersão na história e em acontecimentos da região. Acompanhe o conteúdo para descobrir!
Índice
Onde fica Óbidos?
Em Portugal os turistas podem encontrar Óbidos, uma vila medieval que está a 80km de distância de Lisboa que abriga construções da era.
A palavra “Óbidos” significa “cidade fortificada”, seu vilarejo faz jus ao nome, suas enormes muralhas e seu famoso Castelo que é uma das fortificações mais imponente e destaque da Europa, são uns dos principais tesouros.
Como ir a Óbidos, Portugal?
Traçar o trajeto da viagem é uma das tarefas desafiadoras, mas, não é tão difícil assim como você pensa. A melhor forma de chegar a Óbidos é pegar um voo para o Aeroporto de Lisboa, que é a capital do país.
E do Brasil até a capital portuguesa a duração da viagem é em torno de 8 a 10 horas de viagem, a partir de uma das capitais brasileiras. Após o desembarque alugue um carro ou contrate um serviço de transfer para conseguir chegar no destino final, que é Óbidos.
Se o intuito é economizar, tem a alternativa de ir de transporte público, ônibus ou trem e em média de 1h30min a 2h vai chegar em Óbidos.
É recomendável que antes da viagem procure saber sobre os horários dos transportes públicos, para conseguir organizar a sua chegada a Lisboa em um horário próximo da saída deles para o vilarejo.
Qual a melhor época para viajar a Óbidos?
A resposta precisa levar em consideração a preferência do turista, algumas pessoas têm preferências que combinam mais com uma época do ano.
Sobretudo, a maioria prefere ir no verão de julho a agosto é quando o clima está quente e acontecem alguns festivais. No entanto, quem não gosta de passear no calor e enfrentar multidões não é uma época muito agradável para ir.
Por isso, a primavera de março a junho e o outono de setembro a novembro são ideais para quem procura um clima ameno e com poucas pessoas nas atrações turísticas e também está afim de aproveitar os preços baixos.
Contudo, se o que procura é baixa temporada os meses com um público menor de turistas são dezembro a fevereiro que é no inverno, também o vilarejo fica um charme com decorações de natal e acolhedor com o frio europeu.
O que fazer em Óbidos?
A beleza da era medieval está presente em Óbidos, como também edifícios históricos e casarões, além de suas ruas de paralelepípedo que acrescentam um clima pitoresco para esse vilarejo.
Passear e explorar a identidade histórica de Portugal é uma das coisas que Óbidos reserva aos seus turistas. Saiba mais o que fazer durante a sua visita!
Praça de Santa Maria
A Praça de Santa Maria é um dos locais mais históricos e encantadores de Óbidos. Está localizada na parte interior das muralhas do Castelo, e ao seu redor tem casas coloridas, cafés, restaurantes e algumas charmosas lojas de artesanato.
É um local que tem predominante a arquitetura tradicional do país e da vila medieval, e o que mais se destaca na praça é a Igreja de Santa Maria do século XII, que tem uma fachada com elementos manuelinos, renascentistas, maneiristas e barrocos, devido às modificações que foram realizadas ao longo dos anos.
Também próximo da praça está a antiga Câmara Municipal, que hoje em dia é uma Livraria Municipal. Durante os períodos festivos da vila, a Praça de Santa Maria recebe apresentações culturais, feiras de artesanatos e barracas com comidas tradicionais da região.
Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!
Conheça um dos melhores buscadores de passagens aéreas do mercado, no site Passagens Promo . Além de entregar opções acessíveis, é fácil de usar, só colocar as principais informações do voo e pesquisar.
Durante o processo de compra o cliente pode escolher qual é a melhor forma de pagamento, que pode ser via:
- transferência bancária;
- pagamento em lotérica;
- pix;
- cartão de crédito.
E no cartão de crédito pode parcelar em até 10X, sem pagar juros algum, é uma forma de possibilitar mais autonomia e praticidade. Para não perder nenhuma promoção ou novidade, pode cadastrar no site o seu e-mail.
Assim vai receber em primeira mão as ofertas mais imperdíveis do mercado e garantir a sua passagem aérea por um preço excelente e fazer aquela viagem dos sonhos.
Castelo de Óbidos
A principal atração da vila é o Castelo de Óbidos, uma fortificação medieval, situada no centro histórico, a sua construção é do século XII, foi construída pelos mouros e tem uma arquitetura imponente.
As muralhas e torres altas revelam a imponência que o Castelo carrega, e é um dos locais que promovem uma das vistas panorâmicas mais atraentes do vilarejo e da paisagem circundante.
Ao entrar os visitantes podem passear pelas ruas estreitas e explorar suas lojas de artesanato, como também degustar de um dos pratos típicos da região.
Além disso, tem galerias de arte e a fortificação é usada para sediar eventos culturais, festivais medievais que permitem uma imersão na história e cultura de Óbidos.
Lagoa de Óbidos
Aproximadamente 6,9 km quadrados tem a Lagoa de Óbidos de águas salgadas e com uma paisagem surpreendente. É muito usada para explorar a vida selvagem e também para realizar passeios de barco, canoagem e windsurf.
Geralmente, têm famílias e grupos de amigos que se reúnem à margem da lagoa para fazer piqueniques, caminhadas e até para conversar e passar o tempo, enquanto aprecia um cenário belíssimo.
Vale mencionar que em poucos quilômetros de distância estão algumas praias portuguesas que são bastante famosas, como a Praia do Rei Cortiço e a Praia do Bom Sucesso.
Rua Direita
A Rua Direita está no centro histórico de Óbidos e é uma das principais paradas, tem casas caiadas de branco e um verdadeiro clima medieval. A suas construções tem uma arquitetura histórica e com fachadas marcantes.
O passeio por essa rua garante conhecer lojas tradicionais, onde vende souvenirs personalizados, pequenos cafés e restaurantes que oferecem um cardápio típico da região.
Além disso, nos períodos festivos, normalmente ela fica lotada, pois é o palco dos eventos e festivais que acontecem em Óbidos. Não há dúvidas, que é um local histórico e cheio de memórias.
Mercado Medieval
Um dos principais símbolos de Óbidos é o seu Mercado Medieval que transporta os seus frequentadores para a Idade Média. Ele acontece na época do verão e atrai várias pessoas curiosas para vivenciar a história e os costumes medievais.
O mercado fica entre ruas estreitas e tem inúmeras barracas de comércio, com todo tipo de produtos, alimentos e bebidas tradicionais. Além disso, tem apresentações de música, dança, teatro e outras encenações que acontecem para o entretenimento do público, como batalhas e torneios.
Os frequentadores e principalmente os que estão participando diretamente do mercado, ficam com trajes típicos da época e entram no personagem da era medieval, como uma forma de apresentar os costumes da época.
Mercado Biológico
Em Óbidos ocorre o Mercado Biológico que é um evento com produtos sem agrotóxicos e saudáveis. Normalmente, é feito em datas específicas ao longo do ano e oferece a comunidade uma oportunidade para conhecer sobre a sustentabilidade e uma agricultura livre de produtos tóxicos.
Dessa forma, disponibiliza workshops do assunto de cultivo orgânico e palestras que valorizam uma alimentação saudável e a importância para uma melhor qualidade de vida.
Além disso, os produtores locais trazem para o mercado seus próprios produtos, como:
- frutas;
- verduras;
- legumes;
- pão;
- mel;
- laticínios, etc.
Como uma forma de mostrar que é possível ter uma variedade de bons produtos sem precisar de agrotóxico durante o seu cultivo. Os turistas têm o privilégio de explorar mais da cultura agrícola da região e também se aprofundar em uma alimentação a base da sustentabilidade.
Aqueduto de Usseira
Uma das estruturas históricas mais importantes de Óbidos é o Aqueduto de Usseira que foi levantado no século XVI no reinado de D. João III. São 3,5 quilômetros de extensão com arcos em diferentes alturas que eram usados como uma linha de condutos para o transporte da água.
A sua construção certifica a engenharia que a época usava para conseguir água potável e fornecer aos moradores do vilarejo e também a outras pessoas de locais vizinhos.
Atualmente, muitos visitantes vão apreciar de perto a grandiosidade da engenharia da época e também registrar essa estrutura que é um marco histórico.
Casas dos Azulejos
A Casa dos dos Azulejos é uma loja em Óbidos que vende azulejos produzidos lá mesmo, além de ter uma infinidade, o cliente pode personalizar o seu.
E não é apenas uma loja, eles fornecem explicações importantes sobre o azulejo e como eram muito usados pelos portugueses antigamente.
Igreja de São Pedro
Uma das igrejas mais visitadas do vilarejo de Óbidos é a Igreja de São Pedro, que foi fundada no século XIII e ao longo dos séculos sofreu algumas alterações.
A fachada é no estilo gótico com uma entrada em arco e com uma torre sineira que traz imponência para a construção. O interior da igreja não deixa a desejar em nada, tem belos retábulos barrocos, azulejos decorativos e também uma abóbada deslumbrante.
Essa igreja é um grande símbolo cultural da comunidade de Óbidos e até hoje são realizadas diversas atividades religiosas regularmente, vários fiéis e visitantes vão todos os dias conhecer de perto essa obra arquitetônica.
Vila de Natal
Um dos principais eventos que acontecem na vila de Óbidos é a Vila de Natal no estilo medieval, é uma atmosfera mágica e bastante festiva. Acontece no Natal e no Ano Novo e atrai milhares de visitantes de todas as idades para contemplar toda a beleza da sua decoração temática.
O evento é feito nas suas ruas estreitas e nas praças que ficam repletas de luzes coloridas, árvores de natal e enfeites. As lojas do vilarejo também entram no clima e oferecem produtos artesanais, presentes e iguarias natalinas.
Os visitantes podem fazer passeios de trenó, andar em seus carrosséis ou se aventurar em suas pistas de gelo, assistir espetáculos de música e apresentações de teatro natalinas.
Nessa época do ano em seus cafés e restaurantes tem castanhas assadas, chocolates e vinho quente. Visitar Óbidos durante a sua Vila de Natal é uma das experiências mais incríveis que os turistas podem vivenciar nesse fascinante vilarejo.
Festival Internacional de Chocolate em Óbidos
O grande Festival Internacional de Chocolate em Óbidos é uma sensação, é o momento de celebrar o chocolate em alguns dias de evento. Todo o vilarejo é decorado com esculturas de chocolates e enfeites, como é uma iguaria local é um símbolo da cultura de Óbidos.
Há uma infinidade de sabores e texturas de chocolates artesanais que os turistas podem experimentar, desde trufas a sobremesas de chocolates.
Não é somente uma festa para experimentar os diversos tipos de chocolate é uma oportunidade para participar de workshops, demonstrações culinárias, competições, shows ao vivo e também assistir um desfile de moda preparado com trajes feitos de chocolate.
Viagem com segurança e tranquilidade!
O Passagens Promo é parceiro das companhias aéreas mais comprometidas com a segurança e o conforto dos seus passageiros, assim seus clientes podem ter uma viagem tranquila para qualquer lugar do mundo.
Além disso, disponibiliza os preços mais imperdíveis do mercado aéreo, e também 35% off. Não tem como arrumar desculpas para não viajar, são diversos benefícios que são oferecidos para que você tenha a sua viagem dos sonhos.
E qualquer dúvida é só entrar em contato por meios dos canais de comunicação, que terá um atendimento de excelência, rápido e com todo o suporte necessário.
Vale mencionar que no site na área do cliente tem como acompanhar o status do seu pedido, para ficar por dentro de tudo e também pelo e-mail que foi cadastrado.
3 doces típicos de Óbidos
Durante uma viagem é possível ter uma experiência gastronômica que possibilita conhecer mais sobre o destino e suas raízes. Na vila de Óbidos tem doces típicos que merecem ser experimentado, cada um tem um sabor especial que são iguarias da região, são eles:
- pastel: massa folhada e crocante que é recheada com doce de ovos cremosos e aromatizado com canela;
- ginjinha: é uma bebida artesanal que é servida em copos comestíveis de chocolate, a bebida é feita com aguardente e adocicada com açúcar;
- queijadas: são pequenas tortas de queijo, açúcar, ovos e canela.
Esses são os principais doces de Óbidos e promovem uma verdadeira imersão na culinária portuguesa. Pode encontrá-los nos restaurantes e cafés tradicionais, como também nas barracas de comidas quando tem evento e festival no vilarejo.