Deserto do Atacama: informações, dicas e atrações turísticas

Já passou pela sua cabeça viajar para o Deserto do Atacama? Por ser um lugar tão árido, você pode ter dúvidas se realmente é um dos destinos ideais para sua viagem.

Neste artigo, vamos mostrar que este deserto incrível merece constar em seu roteiro e, quem sabe, ser sua próxima aventura!

Então, vamos juntos nesta leitura e se prepare para conhecer de pertinho todas essas maravilhas!

Economize na viagem comprando passagens aéreas com ótimos preços!

Deserto do Atacama: belezas naturais

O que conhecer no Atacama é a pergunta que muitos viajantes se fazem antes de decidir por esse roteiro de viagem. E a resposta é fácil, porque nessa região desértica as belezas são inúmeras!

Lagoas, montanhas, formações de rochas e um contraste de cores são algumas das razões que atraem turistas do mundo inteiro.

É preciso ter fôlego para chegar a pontos que ficam em altitudes de até 4 mil metros e muita disposição para suportar os extremos: calor e frio num único dia. 

Onde fica o Deserto do Atacama?

Pode parecer que não, mas este lugar surpreendente e repleto de atrações está bem aqui, na América do Sul, sendo visitado por milhares turistas de todo o mundo. 

O Atacama fica ao norte do Chile, numa altitude acima de 2.400 metros. Sua extensão é tamanha que o faz fronteiriço com a Argentina, Bolívia e Peru. 

São mais de 100 mil quilômetros quadrados de muitas paisagens impressionantes!

Como ir para o Deserto do Atacama?

Como ir ao Deserto do Atacama
Fonte: Pexels

Num primeiro momento, a impressão que se tem é que ir para o deserto é complicado e difícil. Afinal, é um local muito distante! Mas esqueça esse conceito. Ir ao Atacama é fácil e você irá comprovar isto.

Para chegar nesse lugar fascinante será preciso viajar até o Chile e, de lá, decidir qual será seu destino: San Pedro de Atacama ou Calama.

Ambas as cidades são base de saída para boa parte dos passeios turísticos para o Deserto do Atacama. 

A diferença é que San Pedro é uma cidade simples, bem pequena e mais rústica, enquanto Calama oferece uma estrutura melhor aos turistas.

No entanto, San Pedro é preferida pelos viajantes, porque é a cidade mais próxima do Deserto do Atacama. Já Calama está mais distante, o que torna os acessos aos passeios turísticos mais demorados.

E para qualquer destino, atenção aos documentos necessários para o Chile!

Qual a distância de Santiago para o Deserto do Atacama?

Independente de qual das duas cidades você irá se hospedar, saiba que voo é até o destino é sempre confortável, rápido e seguro.

Ao desembarcar no Chile, pode causar certo susto saber que de Santiago até o Deserto do Atacama são aproximadamente 1.630 km de distância.

Mas todo esse trajeto imenso poderá ser feito rapidinho se você optar por seguir viagem de avião concluindo o caminho em aproximadamente 2 horas.

Lembra-se da cidade de Calama? Pois bem! Dentro de toda estrutura que ela oferece está a facilidade de ter um aeroporto e é nele que os voos chegam vindos de Santiago.

Se a sua preferência for curtir as aventuras pelos 1.630 km por terra, existe a opção de utilizar carro ou ônibus, mas a viagem pode durar até 20 horas!

No entanto, a paisagem que se vê, durante o caminho, compensa toda essa distância e ainda é possível parar em alguns pontos e fazer fotos espetaculares!

Garanta uma viagem tranquila, contrate um seguro viagem! Ou confira mais informações neste post!

Quando viajar para o Deserto do Atacama?

Quando viajar ao Deserto do Atacama
Fonte: Pexels

Quem acha que não chove no deserto, engana-se! No Atacama, o período de chuvas vai de janeiro a março.

Nada que atrapalhe os passeios, mas é bom saber dessa peculiaridade do clima para não ser pego de surpresa.

E no verão o sol é muito forte! Tanto que é inimaginável fazer os passeios sem passar bastante filtro solar, usar um chapéu e beber muita água!

no inverno, o clima gelado é o principal fator que precisa ser levado em conta pelo turista.

As noites são bem frias e, mesmo durante o dia, quanto mais alto estiver o local a ser visitado, mais você sentirá frio! 

As chances de nevar também existem, o que deixará a paisagem lindíssima, mas é preciso ter atenção para não correr o risco de perder algum passeio por conta dos acessos ficarem fechados.

Afinal, qual a melhor época para ir ao Deserto do Atacama?

Sabendo dos extremos entre o inverno e o verão, fica claro que o melhor período para se aventurar e curtir o deserto do Chile é a meia estação, em março, abril e maio. 

Entre o outono e primavera, os extremos das outras estações do ano ficam fora de cogitação e não há riscos nem de tanto sol e nem tanta chuva, o que possibilita aproveitar ainda mais os lugares turísticos. 

Clima no Deserto do Atacama

Clima no Deserto do Atacama
Fonte: Pexels

É totalmente extremo! Durante o dia, o sol queima com força e não há como deixar de se proteger com roupas longas, chapéus e filtro solar.

O ar seco é um dos principais incômodos de quem escolhe esse deserto como destino de viagem. 

Saiba que o Atacama é o deserto mais seco do mundo! Por isso, a hidratação é a melhor e mais eficiente maneira de fugir da sensação de boca seca.

Depois, ao cair da noite, embora o ar continue seco, o calor dá lugar ao frio. E os agasalhos entram em cena. Ah! É bom saber que existem alguns passeios que são feitos pelo Atacama à noite.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Qual a temperatura do Deserto do Atacama?

    Imagine um calor de 35º? Esta é a temperatura média registrada, durante o dia, neste deserto do Chile. Mas à noite, acontece uma queda brusca e a temperatura cai para 10º, aproximadamente.

    Estas médias de temperatura são referentes ao período do verão. Porque, no inverno, os dias no Atacama registram cerca de 20º e, durante a noite, a temperatura fica em torno de 4º.

    O que levar para o Deserto do Atacama?

    Prepare-se para a experiência de ter de se vestir em camadas. Leve com você ou já coloque o biquíni ou qualquer outra roupa de banho e vá vestindo camisetas, calça e blusas longas por cima.

    Nem tente deixar de levar as roupas de banho. Há muitos passeios no Deserto do Atacama que contam com piscinas naturais e, certamente, mergulhar nelas será um de seus maiores desejos.

    Filtro solar, óculos de sol, bonés ou chapéus e garrafas de água são itens obrigatórios. Impossível enfrentar o calor do Atacama sem estes acessórios. 

    Leve também soro fisiológico para hidratar o nariz. O clima é muito árido e a secura da garganta e do nariz vão trazer incômodos. Para amenizar essa sensação desagradável, use o soro para ‘lavar’ as narinas.

    Batom e manteiga de cacau também são itens que devem ser usados para manter os lábios hidratados diante do forte clima seco do deserto.

    Medicamentos de uso simples e corriqueiros também devem estar na sua mochila, porque há pouquíssimas farmácias por lá. 

    Também tenha na mochila toucas, luvas, cachecóis, meias e jaquetas que protejam do frio durante o anoitecer.

    Passagens aéreas para o Chile

    O Deserto do Atacama é mesmo fascinante e você já está empolgado para conhecer toda essa imensidão de atrações, não é mesmo?

    Então, siga esta nossa dica e comece a pesquisar o preço das passagens aéreas para o Chile. Com essa antecedência, será possível encontrar promoções que vão ajudar a economizar.

    Para ter uma pesquisa rápida e eficiente, utilize o nosso site Passagens Promo, considerado o melhor do Brasil!

    Passagens aéreas promocionais para o Chile!
    Passagens aéreas saindo de

    Você vai encontrar os menores preços e a melhor relação custo-benefício das passagens aéreas para o Chile.

    O que fazer no deserto do Atacama: passeios

    Se você imagina que este deserto no Chile é uma imensidão de areia que serve apenas como um bonito cenário para fotos, está enganado! 

    Muito mais do que um imenso lugar, o Atacama tem passeios imperdíveis. 

    1. San Pedro de Atacama

    San Pedro do Atacama
    Fonte: Pixabay

    Como já dissemos, ela é uma cidade pequena com menos de 6 mil habitantes e fica bem no meio do deserto. Por isso, oferece os acessos mais fáceis para os passeios no Atacama.

    San Pedro tem várias pousadas e hotéis para todos os perfis de turistas, lojas e mercearias também ficam concentradas nessa cidade. 

    Se você estiver disposto, é possível percorrer o centro histórico, que é um local interessante.

    2. Piedras Rojas

    As cores vermelha e azul predominam em Piedras Rojas. O chão é avermelhado e as pedras também. 

    Diz a história de Atacama que há muito ferro nessa região e devido à ferrugem se dá a cor avermelhada.

    3. Lagunas Altiplânicas

    Lagunas Altiplânicas
    Fonte: Pixabay

    Estas Lagunas estão a mais de 4.200 metros de altitude! Não há como deixar de sentir os efeitos de tanta altura, mas nada que impeça a visão magnífica das Lagunas Altiplânicas.

    As lagunas mais clássicas são Miscanti e Miniques, mas todas as outras também se destacam neste pequeno oásis.

    4. Salar de Atacama

    Com três quilômetros quadrados, o Salar de Atacama é exuberante! Ele fica na Reserva Natural Los Flamencos e, claro, os flamingos são vistos a todo instante tornando-se uma atração à parte.

    5. Termas de Puritama

    Deserto do Atacama: Termas Puritama
    Fonte: Pixabay

    Esse lugar é perfeito para quem quer relaxar e descansar depois de um dia repleto de passeios. 

    As Termas de Puritama oferecem oito piscinas naturais com águas mornas, que saem do chão a pouco mais de 30°C. 

    A única ressalva é que o local é administrado por um hotel e, portanto, é preciso pagar pela entrada, mas os valores geralmente são baixos.

    Vale muito a pena. As águas termais no Chile são uma experiência imperdível!

    6. Gêiseres del Tatio

    Está difícil ter que escolher quais passeios fazer no Atacama? Então, segue esta nossa dica e vá conhecer um dos fenômenos mais incríveis da natureza: os Gêiseres del Tatio. 

    Será preciso acordar de madrugada para poder ver estes gêiseres, que são vapores de água fervente que saem do chão, isso porque, é exatamente neste período que há mais vapor!

    Além de ter que acordar de madrugada, os Gêiseres del Tatio ficam a 4.300 metros acima do nível do mar! Resumindo: agasalhe-se! 

    7. Vale da Lua e Vale da Morte

    Vale da Lua
    Fonte: Pixabay

    Não tem passeio mais clássico pelo Atacama do que visitar o Vale da Lua e o Vale da Morte. São regiões de acesso mais fácil e de beleza sem igual. Montanhas, dunas, sal, e rochas.

    Caminhadas intensas em meio às rochas fazem a diferença nesse tour pelos dois vales. Algumas passagens entre uma rocha e outra têm até certo grau de dificuldade e é preciso disposição e flexibilidade corporal.

    8. Salar de Tara

    Montanhas, dunas, lagunas e rochedos são algumas das paisagens que o Salar de Tara proporciona para quem chega em busca aventura. 

    A dica de ouro é fazer este passeio guiado para conseguir acessar lugares espetaculares! Mas guarde bastante fôlego, porque o Salar de Tara vai exigir. Afinal, ele fica a 4.400 metros de altitude!

    O que fazer no deserto do Atacama à noite?

    Deserto do Atacama à noite
    Fonte: Needpix

    Se durante o dia os passeios e atrações são incríveis, saiba que à noite não é muito diferente. 

    Há muito o que fazer e se divertir em uma das vidas noturnas mais animadas da América do Sul. Vamos conferir?

    Tour astronômico

    O próprio nome já diz: um passeio pelo céu, olhando e admirando as estrelas e, até mesmo o sol é mais possível de se ver no Atacama. 

    Saber mais sobre as estrelas, suas constelações e sobre os planetas é o objetivo deste passeio.

    O tour astronômico é feito na companhia de um guia, que também é astrônomo, e vai desvendando em suas explicações muitos dos mistérios que cercam o céu deste deserto do Chile. 

    Bares em San Pedro de Atacama

    Um dos prazeres da sua viagem será descontrair num dos bares que há nesta pequena cidade. 

    Vale lembrar que, nesta região, uma das regras é que os bares não ficam abertos até muito tarde. Bar Lola, Mal de Puna e ChelaCabur são alguns dos mais frequentados na cidade.

    Deserto do Atacama: dicas especiais

    Dicas especiais para o Deserto do Atacama
    Fonte: Pixabay

    Lembre-se sempre que o local é um deserto. Portanto, é preciso economizar água para que não falte nos estabelecimentos comerciais, inclusive no chuveiro das hospedagens.

    Outra dica importante é ter sempre um pouco de dinheiro em mãos e não contar com a sorte, já que alguns restaurantes e lojas não aceitam cartão de crédito.

    Fundamental levar seus remédios na mochila, porque nas cidades do Atacama, principalmente em San Pedro, há poucas farmácias.

    Sugestão de roteiro: quantos dias no deserto do Atacama

    Essa decisão depende muito do roteiro da sua viagem ao Chile, mas, em média, os turistas separam cinco dias para conhecer os principais lugares do Atacama:

    Cotação passagens aéreas para o Chile

    Depois de tantas informações e dicas sobre esse lugar deslumbrante que é o Deserto do Atacama, você já pode começar a pensar na data da sua próxima viagem!

    Para planejar melhor suas aventuras, faça já as cotações das passagens no nosso site, Passagens Promo.

    Passagens aéreas promocionais para o Chile!
    Passagens aéreas saindo de
    Aerolíneas Argentinas CWB Curitiba SCL Santiago 28 Abr 03 Mai R$ 1193 Aerolíneas Argentinas POA Porto Alegre SCL Santiago 30 Abr 10 Mai R$ 1198 Latam Brasil GRU São Paulo SCL Santiago 10 Mar 14 Mar R$ 1240 Latam Brasil GRU São Paulo SCL Santiago 07 Jun 13 Jun R$ 1240 Latam Brasil GRU São Paulo SCL Santiago 10 Mai 21 Mai R$ 1240 Latam Brasil GRU São Paulo SCL Santiago 21 Mai 24 Mai R$ 1240 Ver mais ofertas

    Lembre-se de fazer o cadastro e ativar o alerta de preços para receber rapidinho qualquer informação sobre a alteração de valor no trecho da sua viagem.

    Siga o Passagens Promo também nas redes sociais e fique por dentro de todas as promoções e ofertas de passagens para os mais diversos lugares do mundo!

    Enquanto isso, vá programando sua viagem para o Deserto do Atacama e divirta-se muito! De Promo você pode!

    Quer saber mais sobre o que mais te aguarda na América do Sul? Confira: