29 Lugares para viajar no Brasil com família, amigos ou a dois

Procurando lugares para viajar no Brasil? Vai viajar em família? Com amigos? Quer uma viagem econômica ou conhecer um lugar diferente?

Selecionamos 29 destinos nacionais para você! Confira nossas dicas e comece já a planejar essa viagem.

Lugares para viajar pelo Brasil: qual é o seu objetivo?

Nosso país tem muitas opções de destinos e consegue agradar todo tipo de turista. Se você está pensando em lugares para viajar no Brasil, o primeiro passo é decidir o tipo de viagem que você quer fazer!

Praticar ecoturismo e ter mais contato com a natureza? Ou, quem sabe, pegar uma praia?

São muitas opções de destinos para quem vai viajar sozinho, com amigos, em família ou a dois. Vem ver tudo com a gente!

Lugares para viajar no Brasil em família

BH + Inhotim

dicas de lugares para viajar no Brasil

O combo BH e Inhotim não tem erro para quem está procurando lugares baratos para viajar no Brasil.

A capital mineira é super hospitaleira e possui muitas atrações e pontos turísticos ideais para quem está viajando em família.

Além da gastronomia que é quase uma atração à parte, praças como a Praça da Liberdade, onde fica o Circuito Cultural com museus ideais para crianças e adultos, e a Praça da Assembleia, que tem um parquinho que agrada os pequenos, são paradas quase imperdíveis. E depois disso, que tal um almoço no Mercado Central?

A Lagoa da Pampulha é outra ótima parada para quem está numa viagem em família. Lá você encontra o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, um dos principais monumentos de “beagá” e pode levar a garotada para se divertir no parque Guanabara ou na esplanada do Mineirão.

E já que você já está em BH, que tal dar uma esticadinha até o Inhotim para conhecer o maior parque a céu aberto da América Latina?!

O Instituto é super organizado e muito grande (é impossível ver tudo em um único dia). Lá, você e sua família vão ter experiências sensoriais impressionantes e vão voltar com gostinho de quero mais!

Fortaleza – Ceará

Com certeza você já ouviu falar do Beach Park, um dos principais pontos turísticos no Brasil, principalmente para quem está procurando lugares para viajar em família.

Ele fica em Fortaleza, cidade que tem sol brilhando o ano todo e é perfeita para levar a criançada para curtir as praias.

Se seu roteiro começa nas praias, a Praia do Futuro precisa entrar nos seus planos. Ela é a mais badalada de Fortaleza e tem uma estrutura enorme para atender famílias, algumas com piscina e playground – importante para quem está com crianças, né?! Já que o mar é meio agitado por lá.

Outro passeio é o Ecopoint, parque com uma área verde enorme, fazendinha, piscinas, tirolesa e até zoológico.

Dá para passar o dia tranquilo com a família, curtindo as atrações e se divertindo com muito lazer e contato com a natureza.

Penha – Santa Catarina

Para quem está planejando uma viagem em família, o Beto Carrero World, em Penha, é uma excelente dica para quem quer ir até Santa Catarina.

A cidade não tem quase nada, então o destino só é bom para quem tem a intenção de aproveitar apenas o parque.

Quem também quer aproveitar a viagem para conhecer melhor Santa Catarina, nossa dica é ficar em Balneário Camboriú, apenas 40 km de distância do parque.

Lá você vai encontrar ótimas praias para curtir os dias de folga e uma vida noturna agitada.

Já quem preferir ficar curtindo o parque durante a viagem com a família, também não vai se arrepender.

Ele é o maior parque temático da América Latina e tem preços mais em conta – e várias condições especiais para quem vai em grupos maiores.

As atrações agradam crianças e adultos e vão desde shows à montanhas-russas. Em dias de finais de semana, pode ficar tudo mais cheio, mas nada que atrapalhe a diversão.

Se puder, seja flexível e prefira dias de semana, assim você pode curtir mais com a família.

Gramado – Rio Grande do Sul

locais para viajar no Brasil

Para quem quer viajar com a família e fugir um pouco dos destinos tradicionais de praia, Gramado pode surpreender com a quantidade de atrações turísticas para crianças e adultos.

Algumas como o Mini-Mundo, Florybal e Aldeia do Papai Noel são as que mais fazem sucesso entre as famílias com crianças pequenas. Já para os adolescentes, a graça está nas atrações como o Museu de Cera Dreamland e o Snowland.

O último, inclusive, é um dos melhores programas para viagens em família. Afinal, quem perde a chance de ver neve em qualquer época do ano?

O Snowland é o primeiro parque de neve artificial indoor das Américas e faz sucesso nas viagens para Gramado.

Caldas Novas – Goiás

Tem coisa melhor do que viajar com a família para um dos melhores destinos do Brasil?! Caldas Novas está sempre no ranking de melhores lugares para viajar em família e ainda pagar barato.

Claro que a melhor atração de Caldas Novas são suas águas quentes, que estão nas piscinas dos hotéis e nos parques aquáticos.

Desses, os mais concorridos são a Lagoa Termas Parque e Parque das Fontes, onde está o Hot Park.

Resorts all inclusive podem ser uma boa opção para quem quer curtir a viagem sem maiores preocupações. Assim, você pode desfrutar de uma estrutura completa e garantir que a criançada se divirta e aproveite o que há de melhor em Goiás.

Lugares para viajar no Brasil com amigos

João Pessoa – Paraíba

Viajar com os amigos é sempre sinônimo de diversão, né?! E tem lugar melhor do que a praia para curtir com a galera? João Pessoa é aquele destino bom e barato para viajar no Brasil.

Lá, você vai encontrar muita praia, sol e comida boa. E para aproveitar tudo isso, vai precisar acordar cedo!

A capital paraibana é o lugar onde o sol nasce primeiro nas américas, então, às 5h já é dia em João Pessoa – o lado ruim é que às 17h o sol se põe.

Mas nem por isso acaba a diversão! Os bares fazem sucesso entre os turistas e, para quem vai viajar com amigos, dá para curtir muito a agitação noturna – principalmente em Bessa, uma das praias mais extensas de João Pessoa e o lugar preferido para um happy hour.

Durante o dia, além de aproveitar as praias, você não pode deixar de chamar o pessoal para um passeio pelo Picãozinho para mergulhar nas piscinas naturais, passear no Mercado Público de Tambaú para comprar lembrancinhas, provar comidas típicas e conhecer o Centro Cultural.

Florianópolis – Santa Catarina

lugares com praia para viajar no Brasil

Praias, trilhas, dunas e vida noturna agitada… se Florianópolis não é um dos melhores destinos para viajar com amigos, não sabemos qual é!

A cidade é cheia de surpresas e vai render diferentes roteiros para cada dia ou até cada viagem – Floripa é grande mesmo!

Como a cidade é bem extensa, a dica para economizar na viagem é planejar seus roteiros de cada dia sempre na mesma região (principalmente em viagens durante a alta temporada, em que o percurso de 15 minutos entre uma praia e outra, pode se transformar em um caminho de quase uma hora).

Alguns passeios legais para fazer com a galera durante a viagem com amigos são: praticar mergulho na Ilha do Campeche para conhecer o Caribe catarinense, avistar golfinhos nadando na Ilha de Anhatomirim e alugar uma lancha para curtir um dia na Ilha da Magia.

Caraíva – Bahia

Se seu grupo de amigos curte viagens tranquilas, Caraíva é o destino ideal para vocês caírem na estrada para aproveitar!

A fama de destino rústico colocou a cidade entre um dos melhores destinos paradisíacos para conhecer no Brasil.

Por lá, você vai andar em ruas de areia e sem sinal de celular, mas isso não será nenhuma surpresa depois de ter que pegar um barquinho para atravessar o rio e finalmente chegar ao vilarejo.

Curta as praias, passeie de barco, aproveite a noite para dançar forró – uma tradição na comunidade, e se entregue à arte de relaxar.

Natal – Rio Grande do Norte

praias para viajar no Brasil

Quer lugar melhor para viajar com os amigos do que a Cidade do Sol? Natal tem tudo que todo viajante procura: tempo bom, passeios únicos, praias incríveis e uma culinária de dar água na boca!

Então, se seu grupo é da sombra e água fresca, vida boa e muita diversão, pode ir marcando a viagem para aproveitar a badalada praia de Ponta Negra, praticar esportes no Parque das Dunas e ainda dar uma volta no Forte dos Reis Magos, o ponto turístico mais famoso da cidade.

Búzios – Rio de Janeiro

Não precisa assustar ao ver Búzios nessa lista… O destino pode até ter fama de ser caro e não muito acessível, mas a verdade é que muitos turistas, de todos os jeitos e estilos, vão até a região para se encontrar com as belezas naturais.

São muitos bares, baladas e luaus para você e seus amigos se divertirem, além, claro, das praias que não podem ficar de fora.

Tem muitas opções para quem quer praticar esportes aquáticos ou para quem só quer curtir o sol e relaxar.

O destino é super completo e vai agradar todos da sua turma de amigos, seja quem gosta de aproveitar o dia e descansar durante a noite ou vice-versa. São muitos restaurantes com comida boa, muitas opções de acomodações e muito agito que fazem de Búzios um dos melhores lugares para viajar no Brasil.

Lugares para viajar no Brasil a dois

Foz do Iguaçu – Paraná

viagem para o Brasil

Foz do Iguaçu pode até ser muito conhecida por causa das Cataratas, mas há muito o que fazer por lá, como visitar o Parque das Aves e, quem sabe, dar uma esticada na viagem para conhecer o Paraguai e a Argentina?

O roteiro da sua viagem para Foz do Iguaçu pode ser bem variado dependendo de quantos dias durar sua viagem.

Além das Cataratas, você pode participar de atividades mais radicais, ir aos parques, conhecer a culinária dos outros dois países e fazer muitos passeios por lá, como assistir um tango na Argentina ou fazer compras no Paraguai, por exemplo.

Os hotéis sofisticados também são quase uma atração à parte, principalmente para os casais, que podem contar com uma estrutura incrível e muitos serviços inclusos para deixar a viagem ainda mais romântica e especial.

Campos do Jordão – São Paulo

O destino brasileiro queridinho dos casais também está na lista! Campos do Jordão é ideal para quem quer curtir o friozinho da serra e clima das montanhas enquanto prova muitos fondues, vinhos, chocolates e cervejas artesanais… uma viagem mais romântica, impossível, né?!

Fernando de Noronha – Pernambuco

Quem nunca sonhou em conhecer Fernando de Noronha? O destino é um dos mais sonhados e buscados por casais que querem fazer uma viagem super romântica.

E com razão, né? Noronha, apesar de ser mais um pouco mais caro, tem belezas naturais incríveis que chama a atenção de turistas do mundo todo.

As atividades mais procuradas em Noronha são os passeios de barco (principalmente o ilha tour, que te leva em um trajeto de 8h para conhecer os principais pontos da ilha) e os mergulhos. Lá também dá para fazer trilha e observar os golfinhos (só não pode nadar com eles!).

Bonito – Mato Grosso do Sul

lugares bonitos para viajar no Brasil

O destino mais famoso de ecoturismo no Brasil, deixa por “natureza” qualquer lugar muito mais romântico.

Para quem está procurando lugares para viajar a dois no Brasil, Bonito é o destino ideal. Um paraíso repleto de cachoeiras de águas transparentes, grutas e muitas opções de passeios para os casais que são fãs de esportes.

Canela – Rio Grande do Sul

Do ladinho de Gramado, Canela é um dos destinos mais visitados da Serra Gaúcha e faz muito sucesso entre os casais.

Com lindas paisagens, uma grande rede hoteleira e muitos pontos turísticos românticos, como uma réplica da Pont des Arts de Paris (em que os apaixonados deixam seus cadeados pendurados), o destino já caiu na graça de quem está procurando lugares para viajar no Brasil a dois.

Lugares paradisíacos no Brasil

Jericoacoara – Ceará

lugares lindos para viajar no Brasil

Jericoacoara, conhecida como Jeri pelos moradores e fãs do destino, está em alta nos últimos tempos e muito procurada tanto por brasileiros quanto por estrangeiros.

A vila de pescadores fica no litoral do Ceará e tem sua beleza natural bem preservada.

Para quem quer viajar para lugares paradisíacos no Brasil, Jeri é uma das melhores opções. São praias com águas transparentes e areia clara que formam paisagens incríveis – e dá para praticar esportes aquáticos também – windsurf e kitesurf fazem sucesso entre os mais aventureiros.

Morro de São Paulo – Bahia

Outra vila perfeita para quem está buscando lugares paradisíacos para viajar no Brasil é Morro de São Paulo, uma das belezas do litoral baiano.

Um dos motivos que torna Morro um destino paradisíaco é o difícil acesso de turistas à ilha – um encanto à parte que deixa o destino super preservado.

Lá você pode aproveitar as piscinas naturais que fazem muito sucesso, apreciar o pôr-do-sol na Toca do Morcego (um passeio clássico) e ainda praticar esportes como tirolesa, caiaque e stand up paddle.

Jalapão – Tocantins

Para os fãs do ecoturismo, Jalapão é o paraíso! Se sua ideia é viajar para caminhar e relaxar, a região é a melhor opção. São muitas dunas, cachoeiras e piscinas naturais para você aproveitar os dias de viagem.

Mas atenção: para conhecer é preciso se programar, já que o acesso é super limitado por ser uma área preservada.

Com o planejamento certo você vai conseguir aproveitar o Parque Estadual do Jalapão, caminhar na Serra do Espírito Santo, aproveitar as cachoeiras e se encantar com as belezas naturais.

Alter do Chão – Pará

As praias de Alter do Chão já foram consideradas as mais bonita do Brasil! Não à toa, a aldeia de pescadores que fica em plena selva amazônica, tem inúmeras praias com águas cristalinas esverdeadas e areia branca.

Apesar da simplicidade do destino, Alter oferece uma infraestrutura ótima para os visitantes. Os serviços são para todo os gostos, tipos e bolsos.

Além disso, a paisagem muda muito dependendo da época do ano, então, pesquise bem antes de escolher quando ir.

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Se você quer ter mais contato com a natureza, a Chapada dos Veadeiros é o destino perfeito para você viajar no Brasil.

Por lá, para chegar nas atrações é preciso fazer trilhas e caminhadas longas, mas a recompensa chega quando o percurso termina em poços, cachoeiras e rios cristalinos.

Entre os mais religiosos, o destino também faz sucesso. O Alto do Paraíso, um dos pontos turísticos mais importantes da região, tem minas de cristais e está quase na mesma latitude de Machu Picchu, o que faz muitos acreditarem que o lugar tem uma energia especial.

Só indo para conferir, né?!

Lugares para viajar no Brasil barato

Serra do Cipó – Minas Gerais

A Serra do Cipó está localizada a apenas 100 km de Belo Horizonte. É uma boa pedida para os amantes da natureza e principalmente para quem não perde a chance de fazer trilhas e conhecer novas cachoeiras.

O destino é conhecido por ser econômico graças ao Parque Nacional Serra do Cipó, que dá acesso gratuito a várias cachoeiras locais.

As opções de hospedagem no parque podem variar entre as mais luxuosas e entre pousadas mais simples. Mas o conforto e a tranquilidade lá dentro são garantidas em qualquer cantinho.

Confira nossa seleção de passagens aéreas para BH.

Porto Seguro – Bahia

Porto Seguro provavelmente é um dos lugares para viajar no Brasil mais conhecidos pela economia. O destino está sempre em alta.

É querido durante o carnaval, nas férias de julho, nas férias de janeiro e até pelos estudantes para comemorar a formatura.

Quem viaja para Porto Seguro pode aproveitar as famosas barracas do Axé-Moi, do Barramares e do Tôa-Tôa.

A Passarela do Álcool também está entre uma das atrações queridinhas dos turistas. Além disso, os visitantes também gostam de conhecer as cidades vizinhas como Arraial D’ajuda, Trancoso e Caraíva.

Brotas – São Paulo

Brotas, em São Paulo, é o destino ideal para quem curte ecoturismo. Quem gosta de explorar cachoeiras e praticar esportes na natureza não vai querer perder a chance de conhecer essa cidade. A cidade tem cerca de 74 cachoeiras e quedas d’água.

Brotas é um dos lugares para viajar no Brasil mais queridos pelos amantes da natureza, principalmente os paulistanos, já que a cidade fica a apenas 242 km da capital paulista.

Vale a pena passar um final de semana na cidade e praticar esportes como rafting, trekking, arvorismo e tirolesa.

Ouro Preto – Minas Gerais

Ouro Preto é uma cidade histórica de Minas Gerais que vive em um clima bastante universitário. Na cidade acontecem vários festivais culturais e eventos. Por isso, é bom se programar direitinho para não ser surpreendido.

Ouro Preto tem um dos carnavais de rua mais animados do Brasil e durante eventos e festas, a cidade também fica lotada.

Portanto, se quiser evitar as multidões, evite datas comemorativas e eventos na cidade. Assim você também consegue driblar os preços mais abusivos da alta temporada.

Ilhabela – São Paulo

lugares para viajar destinos nacionais dicas

Ilhabela é um dos destinos queridinhos de quem quer dar uma fugidinha no final de semana. A Ilha localizada no litoral de São Paulo, tem atraído a atenção não só dos paulistas como também de vários estrangeiros.

Por lá, além de admirar as lindas praias, você também vai poder fazer trilhas, explorar lindas cachoeiras e curtir uma vida noturna super agitada.

Lugares diferentes para viajar no Brasil

Nobres – Mato Grosso

Localizada a 190 km de Cuiabá, Nobres é uma cidade turística com vários atrativos naturais e um pouco menos conhecida que Bonito.

Lá, você vai encontrar lindas cachoeiras, contemplar a maravilhosa Lagoa das Araras, flutuar nas águas do Rio Salobra e explorar todas as atrações que a cidade tem para oferecer.

Nobres é um destino alternativo a Bonito, pois as atrações são bastante parecidas, mas os preços são surpreendentemente mais baixos.

São Tomé das Letras – Minas Gerais

São Tomé das Letras é uma cidade localizada no sul de Minas Gerais. Conhecida pelas lendas e histórias, São Tomé acabou se tornando uma das mais famosas cidades místicas do Brasil.

Além das atrações naturais da cidade, como as cachoeiras e grutas, acredita-se que São Tomé das Letras possui um certo magnetismo e atrai OVNIS para a região.

Quem visita a cidade também precisa estar ciente que muitas vezes o sinal do telefone pode acabar. Por isso, o destino é ideal para quem quiser se desligar do mundo e entrar em contato direto com a natureza.

Monte Roraima

O Monte Roraima é um dos lugares para viajar no Brasil que não pode passar batido nessa lista. O monte fica localizado nas fronteiras do Brasil com a Guiana e a Venezuela, e é famoso pela beleza e pela aventura que proporciona aos viajantes.

O lugar é muito procurado pelos praticantes de trekking, que percorrem todo o caminho até alcançar o topo do monte.

Algumas cavernas no caminho servem de abrigo para os viajantes que decidem pernoitar por ali. É um ótimo destino para quem quer se aventurar e se reconectar com a natureza de maneira super profunda.

Cânion do Rio Poty – Piauí

O Cânion do Rio Poty fica localizada a cerca de 230 km de Teresina, a capital do Piauí. O lugar tem atraído cada vez mais turistas do Brasil e do exterior, devido a sua beleza singular e a prática de ecoturismo na região.

Os enormes paredões verdes e o rio que corta as montanhas, ajudam a montar este cenário tão peculiar no Piauí. É um destino alternativo para quem quer se aventurar de verdade em um lugar pouco explorado do Brasil.

Dicas para planejar sua viagem pelo Brasil

Curtiu as nossas dicas? Existem muitos lugares para viajar no Brasil, seja a sua viagem ideal, econômica, romântica, com amigos ou com a família.

Nosso país está repleto de destinos incríveis para atender às suas expectativas como viajante e que cabem no seu bolso.

Passagens aéreas baratas destinos nacionais

Aqui no Passagens Promo você encontra os melhores preços para sua passagem aérea nacional.

Cadastre um alerta de preço para acompanhar os valores da sua passagem e não deixe de seguir a gente nas redes sociais para não perder nenhuma promoção relâmpago. Faça sua pesquisa e comprove!

Recomendado para você
O que fazer em BH: pontos turísticos, atrações e melhores passeios

O que fazer em BH: pontos turísticos, atrações e melhores passeios

Mulheres viajantes: Dicas, desafios e destinos para viajar sozinha

Mulheres viajantes: Dicas, desafios e destinos para viajar sozinha

Voo direto de Jericoacoara para BH é novidade da Azul

Voo direto de Jericoacoara para BH é novidade da Azul

Melhores destinos nacionais

Melhores destinos nacionais