Roteiro Rio de Janeiro: principais atrações e pontos turísticos

Roteiro Rio de Janeiro: quais são as atrações turísticas obrigatórias? Confira neste artigo!

Não é à toa que o Rio de Janeiro é chamado de “Cidade Maravilhosa”… Os encantos por lá, são mesmo “mil” e fazem sucesso entre brasileiros e estrangeiros.

Cercado por belezas naturais, a combinação de praia, calor, samba e Cristo Redentor faz do Rio um dos destinos mais procurados quando o assunto é viajar.

Além de inspirar canções, sediar eventos e ser casa de símbolos brasileiros, o roteiro Rio de Janeiro é repleto de atrações que agradam gregos e troianos e, com certeza, vão agradar você também.

Quer saber quais são as principais atrações e pontos turísticos do roteiro Rio de Janeiro, além de passagens aéreas baratas para o Rio? Continue lendo que a gente te conta!

O que fazer no Rio de Janeiro?

roteiro Rio de Janeiro

Fonte: Unsplash

O primeiro passo na hora de planejar o seu roteiro é definir o objetivo da sua viagem. O que você quer fazer no Rio de Janeiro?

A capital fluminense é cheia de atrações e passeios, mas se você deixar para conhecer tudo em uma única viagem, mal vai sobrar tempo para esticar a sua canga pelas praias cariocas!

A dica é pensar qual roteiro de viagem mais combina com você… uma viagem cultural? um tour gastronômico? poucos dias para ver os principais pontos turísticos? Ou, quem sabe, só curtir as praias?

Seja qual for o tipo da sua viagem, nós temos o roteiro de viagem no Rio de Janeiro perfeito para você!

Roteiro Rio de Janeiro: Principais pontos turísticos

Principais pontos turísticos roteiro Rio de Janeiro

Fonte: Unsplash

Seja para passar as férias, curtir as festas de fim de ano, feriados rápidos ou até aquele bate-volta de final de semana, montar um roteiro de viagem no Rio de Janeiro é fácil com tanta opção!

Os pontos turísticos do Rio agradam todo tipo de viajante, de todas as idades, gostos e bolsos. E alguns deles são quase obrigatórios em qualquer roteiro pela cidade.

Se você quer saber quais são os pontos que você não pode deixar de viajar, confira nossas dicas para conhecer o Rio de Janeiro.

1. Corcovado e Cristo Redentor

roteiro Rio de Janeiro

Fonte: Unsplash

Não dá para imaginar a capital fluminense sem pensar no Cristo Redentor, né?!

Pode parecer clichê colocar o monumento no seu roteiro de viagem no Rio de Janeiro, mas como resistir a um dos pontos turísticos mais famosos do mundo?

Com seus 38 metros de altura e eleita como uma das sete maravilhas do mundo moderno em 2007, a estátua art déco fica instalado no alto do Morro do Corcovado e, juntos, eles formam o grande cartão postal da cidade.

Situado no Parque Nacional da Tijuca, o morro tem 710 metros de altura acima do nível do mar e oferece uma das mais belas vistas panorâmica da cidade.

Juntos, o combo Cristo Redentor e Corcovado recebem milhares de visitantes por dia – para tentar evitar as multidões, a dica é optar por dias de semana logo cedo e, de preferência, dias ensolarados para ter as melhores vistas.

2. Pão de Açúcar

Pão de Açúcar Rio de Janeiro turismo

Fonte: Unsplash

Outro símbolo marcante do Rio de Janeiro é o bondinho! Todo mundo que está de viagem para a capital fluminense coloca o passeio de teleférico pelo Pão de Açúcar no roteiro.

Ponto turístico muito conhecido do litoral carioca, o complexo de morros localizados na Urca é uma das melhores atrações em uma viagem para o RJ.

A principal forma de chegar até lá é pegando um bondinho que vai da Praia Vermelha ao Morro da Urca e do Morro da Urca ao Pão de Açúcar.

Mas para os mais animados, dá para chegar até o Morro da Urca fazendo uma trilha, saindo da Praia Vermelha.

Lá do alto a vista já é fenomenal, mas subindo mais um pouco, o espetáculo está na vista do Pão de Açúcar, com a Baía de Guanabara e Enseada de Botafogo como plano de fundo.

Os horários de visitação são de 8h às 21h, com a última viagem de bondinho às 20h. Você pode comprar os ingressos antecipadamente pela internet ou na bilheteria do local.

3. Forte de Copacabana

O Forte de Copacabana sempre recebe a visita dos turistas que estão curtindo a praia de Copacabana e decidem caminhar pela orla.

Super importante na história brasileira, o Forte foi palco de grandes acontecimentos e é um dos pontos turísticos preferidos dos amantes da história.

Você pode fazer o passeio de forma gratuita, para aproveitar uma das melhores vistas da Praia de Copacabana.

Ou até mesmo visitar o Museu Histórico, conhecer o Salão República, a Fortificação e a Cúpula dos Canhões.

Mas o destaque do passeio vai para a Confeitaria Colombo, parada clássica nos roteiros pelo Rio de Janeiro.

Além da sofisticação do ambiente, com espelhos, bancadas e vitrines – típico dos cafés de Londres e Paris, o cardápio também agrada os visitantes.

Não vale deixar a confeitaria de fora do passeio, hein?! A experiência é imperdível!

4. Floresta da Tijuca

Para quem gosta de passeios ao ar livre, uma dica de turismo no Rio de Janeiro é o Parque Nacional da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo.

Entre as atrações, a Capela Mayrink e a mesa do imperador fazem sucesso entre os turistas. E também dá para visitar construções históricas, mirantes e cascatas.

Para quem se interessa por trilhas, a Floresta da Tijuca merece espaço no roteiro da viagem, mas é importante ir com um guia ou conhecedor da região. Já pensou ficar perdido por lá?

5. Estádio do Maracanã

roteiro Rio de Janeiro

Fonte: Pixabay

Que tal dar uma volta no maior estádio do Brasil? Palco de grandes momentos do futebol brasileiro, uma visita ao Maracanã é nossa dica até para quem não é fã do esporte.

O Estádio Jornalista Mário Filho já recebeu grandes nomes da música internacional, como Madonna e Paul McCartney, além de celebrar partidas históricas de futebol.

Dá para fazer uma visita guiada pelo estádio para conhecer a história do lugar que é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio.

O estádio fica aberto diariamente de 9h Às 18h, exceto nos dias de jogos e eventos. Fora isso, dá para passar pelas arquibancadas, camarotes, vestiários e acervo de relíquias do futebol. Vai perder?

6. Sambódromo

Se sua viagem para o Rio de Janeiro é durante o Carnaval, já inclui o Sambódromo no roteiro! O local é o grande símbolo da folia carioca e vale a pena a visita.

Mas mesmo se sua viagem for fora da época de folia, você não pode deixar a famosa Avenida dos Desfiles de fora!

Garantimos que a grandeza da Marquês de Sapucaí vai te deixar encantado.

7. Prédios históricos do centro do Rio

O centro da cidade está sempre nas dicas de o que fazer no Rio de Janeiro. Contornado por construções centenárias, a região traz momentos importantes da história do Brasil.

Para os fãs de história e arte, os prédios históricos do centro do Rio é um passeio de mão cheia! Caminhando por lá, você vai encontrar muitos centros culturais e museus.

Faça sua primeira parada na Biblioteca Nacional, a maior da América Latina e a oitava maior do mundo, que conta com um acervo de 9 milhões de volumes sobre a corte portuguesa.

Lá está o principal patrimônio bibliográfico do país, então reserve um tempo para apreciar e conhecer o monumento com muita atenção. Você não vai se arrepender!

Outra construção que merece sua visita e o Theatro Municipal, vizinho da Biblioteca Nacional! Há mais de 100 anos, o local recebe orquestras e espetáculos do Brasil e do Mundo.

Para os amantes da arte, o Museu Nacional de Belas Artes é parada obrigatória! Além da estrutura arquitetônica de deixar qualquer um de queixo caído, o MNBA abriga a maior coleção de artes do século 19!

Lá, você pode apreciar mais de 10 mil itens trazidos para o Brasil, entre desenhos, gravuras, pinturas, documentos e muito mais.

E para finalizar o tour pelo centro histórico, que tal uma parada no Paço Imperial? O antigo prédio colonial é um dos mais antigos do Rio.

Funcionando como centro cultural, você pode dar a sorte de encontrar por lá mostras de pintura, cinema ou fotografia durante os dias da sua viagem.

8. Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um passeio imperdível para quem adora passar um tempo curtindo a natureza!

Funcionando como instituto de pesquisa e considerado patrimônio nacional, o jardim é o mais antigo do Brasil e abriga mais de 3 mil espécies de plantas em seus 540 mil metros quadrados.

O passeio é um dos melhores para se fazer no cidade. Seja para curtir com as crianças, fazer um passeio a dois, caminhar, tirar fotos… são muitas as opções para quem quer aproveitar um dia ao ar livre.

Você também pode escolher um dos cafés e restaurantes do jardim para se deliciar com a culinária carioca. Além de ver monumentos, fazer trilhas ou apenas descansar!

9. Lapa e Santa Teresa

roteiro Rio de Janeiro

Famosos entre os jovens, a Lapa e o Santa Teresa são os bairros mais charmosos do Rio de Janeiro!

Quem gosta de curtir a vida noturna durante as viagens, não pode deixar de passar pela Lapa e aproveitar a noite carioca!

Nos arredores dos famosos Arcos da Lapa, inúmeros barzinhos e boates ficam espalhadas pelas ruas e vielas.

E nada de deixar a Escadaria Selarón de fora! A famosa escada que liga os bairros da Lapa e Santa Teresa é outro símbolo carioca.

Com mais de 250 degraus coloridos, é emblemática e o plano de fundo preferido dos turistas.

10. Lagoa Rodrigo de Freitas

Sabe aquele passeio que é a cara de domingo? A Lagoa Rodrigo de Freitas é perfeita para quem quer passar um tempo com a família ou a dois.

Entre os bairros Ipanema e Leblon, a lagoa, com mais 9km de ciclovia, oferece inúmeras opções de lazer para os cariocas e visitantes.

Em sua orla, você encontra parques, quadras esportivas, pistas de caminhada e corrida e muitos restaurantes.

Se você estiver viajando em família, uma parada no Parque dos Patins vai fazer a alegria da criançada! Dá para alugar bikes, quadriciclos e até os famosos pedalinhos para passear pela lagoa.

Roteiro Rio de Janeiro: principais praias

roteiro Rio de Janeiro

Fonte: Unsplash

Nos dias de altas temperaturas, em pleno verão brasileiro, a capital fluminense fica lotada de turista em busca de um roteiro Rio de Janeiro de praias.

A orla carioca é cheia de opções com areia fofa, mar azul e muita, muita natureza! Difícil mesmo é escolher apenas algumas das mais de 100 praias para visitar durante a viagem.

Entre as principais praias do Rio estão: a famosa Praia de Copacabana, a mais frequentada pelos turistas, com muitas alternativas de hospedagens, quiosques e restaurantes – com opções para todos os bolsos e gostos.

A Praia de Ipanema, em um dos bairros nobres do Rio, também faz sucesso! Quem gosta de esportes de areia, como futebol ou vôlei de praia, vai aproveitar o passeio.

Já a Praia da Barra da Tijuca, muito conhecida como Praia da Barra, é ideal para quem gosta de ecoturismo – ela tem uma área de preservação ambiental que é demais!

Além de ter trilhas na região, a infraestrutura da praia é ótima, com muitos quiosques e bares por lá.

E, ah, ela é a maior praia do Rio de Janeiro! Dá para ficar um pouquinho em cada trecho da praia!

Para quem quer curtir muitas praias do Rio e fazer um roteiro pela orla carioca, veja nosso post de melhores praias da cidade maravilhosa! Vai ficar fácil montar sua rota 😉

Roteiro Rio de Janeiro 3 dias

Roteiro Rio de Janeiro 3 dias

Fonte: Unsplash

Tem só um final de semana no Rio? Que tal um roteiro Rio de Janeiro 3 dias?

Vem ver um roteiro de viagem para aproveitar o máximo o que a capital carioca oferece em três dias!

Roteiro Rio de Janeiro 5 dias

Roteiro Rio de Janeiro 5 dias

Fonte: Unsplash

Sua viagem vai durar alguns dias a mais? Veja o que não pode faltar em um roteiro de 5 dias no Rio de Janeiro:

Gostou de conhecer o Rio de Janeiro? Então compartilhe nosso Roteiro Rio de Janeiro com sua próxima companhia de viagem!

No Passagens Promo, você encontra tarifas com preços imperdíveis para curtir o litoral carioca! De PROMO você sempre pode!

Passagens aéreas Rio de Janeiro
Passagens aéreas saindo de
CNF Belo Horizonte RIO Rio de Janeiro 06 Jun 09 Jun R$ 241 CWB Curitiba RIO Rio de Janeiro 04 Jun 06 Jun R$ 243 CWB Curitiba RIO Rio de Janeiro 08 Jun 10 Jun R$ 243 CNF Belo Horizonte RIO Rio de Janeiro 30 Mai 08 Jun R$ 252 BHZ Belo Horizonte RIO Rio de Janeiro 28 Mai 30 Mai R$ 261 CNF Belo Horizonte RIO Rio de Janeiro 31 Mai 02 Jun R$ 279
Recomendado para você
Praias no Rio de Janeiro: As 11 melhores praias da Cidade Maravilhosa

Praias no Rio de Janeiro: As 11 melhores praias da Cidade Maravilhosa

Lugares para viajar no Carnaval: 17 destinos para festejar ou descansar

Lugares para viajar no Carnaval: 17 destinos para festejar ou descansar

Passagens para o Rio de Janeiro

Passagens para o Rio de Janeiro

Melhores destinos nacionais

Melhores destinos nacionais

As melhores praias do Rio de Janeiro

As melhores praias do Rio de Janeiro