Roteiro São Paulo: conheça a capital paulista em 3 dias

Conheça o Roteiro São Paulo para 3 dias neste artigo!

São Paulo é conhecida por ser uma cidade plural. A “terra da garoa”, como também é chamada, é um dos polos culturais mais importantes do país, além de ser a cidade mais populosa da América Latina!

Com tantos atrativos você com certeza vai se apaixonar pela capital paulista. Vamos conhecer um pouco mais dessa cidade?

O que fazer em São Paulo em 3 dias: atrações imperdíveis

Turismo em São Paulo roteiro

Fonte: Site Pixabay

São Paulo é conhecida como a cidade que nunca dorme, isso porque a capital paulista não para!

Lá é possível encontrar várias opções de passeios a qualquer hora do dia ou da noite, desde baladas e bares até museus e bibliotecas. Isso claro, sem esquecer da rica e saborosa gastronomia paulistana.

Se você está pensando em conhecer a capital, mas não vai poder ficar muito tempo, não se preocupe: nós preparamos um guia completo com atrações imperdíveis para você aproveitar o melhor Roteiro São Paulo em 3 dias. Vamos conhecer algumas?

Roteiro São Paulo: primeiro dia

Para aproveitar o primeiro dia, a dica é uma programação para relaxar e conhecer um pouco mais a cidade.

Que tal visitar os pontos turísticos mais famosos e terminar a noite em um dos melhores restaurantes de São Paulo?

Visita ao MASP

Roteiro São Paulo Dicas

Fonte: Site Agência USP de Inovação

Para começar o seu Roteiro São Paulo, nada melhor do que conhecer um dos museus mais famosos do país, não é mesmo?

O Museu de Artes de São Paulo, ou MASP como é mais conhecido, é o primeiro museu de arte moderna do Brasil! Localizado na Avenida Paulista, ele impressiona pela sua arquitetura arrojada

Por dentro, você vai encontrar várias exposições permanentes e provisórias. Já na parte de fora, o destaque fica para o vão livre onde acontecem manifestações artísticas e até uma feirinha de antiguidades.

Você não vai perder esse passeio, não é mesmo?

Avenida Paulista

E já que você está no MASP, que tal aproveitar e conhecer um pouco mais da Avenida Paulista? A avenida é uma das mais famosas de São Paulo e fica no coração da cidade.

Se o seu passeio for no domingo, melhor ainda. É que nesse dia o local fica fechado para os carros e você pode aproveitar para andar de bicicleta, patins, skate ou simplesmente fazer uma caminhada.

Uma dica é conhecer o comércio da região. Além disso, na avenida você vai encontrar a Livraria Cultura e o Japan House, centro cultural dedicado à cultura nipônica. Vale a pena incluir no roteiro São Paulo!

Parque Ibirapuera

 roteiro são paulo parque

Para aproveitar a tarde em São Paulo, uma dica é visitar o Parque Ibirapuera. Ele fica no centro da cidade e é um respiro de natureza em meio a tantos prédios.

No parque você vai encontrar prédios públicos, jardins, lagos, pistas para cooper, quadras poliesportivas e até museus. Lá fica o Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Moderna e Museu Afro-Brasil.

Ah, e se você gosta de praticar esportes pode alugar bicicletas, patins ou quadriciclos e aproveitar a área para se exercitar.

Outra dica é ficar de olho na programação cultural do parque, pois aos finais de semana costumam acontecer show e exposições de arte. Você não vai querer perder, né?

Jantar no Eataly

E para terminar o primeiro dia em São Paulo, que tal jantar em um bom restaurante? Um não, na verdade oito!

O Eataly é o maior centro gastronômico italiano e está presente em vários países. Em São Paulo, o centro abriga 8 restaurantes temáticos, cada um especializado em um tipo de culinária, e uma cafeteria.

Entre as opções estão: Bistecca, Brace, Mare, Trattoria, La Pasta, La Pizza, La Risotteria, Pizza Romana e Gran Bar (cafeteria). Os restaurantes são abertos, ou seja, não há parede entre eles, deixando assim o ambiente mais aconchegante.

Ah, no Eataly você também vai encontrar um açougue, peixaria, padaria e um mercado que vende produtos típicos e ingredientes exclusivos. Além claro, de uma gelateria com as sobremesas mais deliciosas da cidade.

Esse pedacinho da Itália fica no bairro Vila Olímpia e funciona de domingo a quinta das 8h às 23h, sexta e sábado das 8h às 00h.

Mas fique atento, como cada restaurante tem seu horário próprio de funcionamento é bom conferir no site do Eataly antes de ir, ok?

Roteiro São Paulo: segundo dia

No segundo dia de viagem, a dica deste roteiro São Paulo é aproveitar para fazer compras e curtir um passeio pela cidade.

Se prepare para mergulhar na cultura e história da capital paulista. Vamos lá?

Compras na 25 de março

Antes de começar o tour pelos museus da cidade, que tal conhecer o maior centro de compras a céu aberto de São Paulo?

A rua mais famosa da cidade fica na região central e é de fácil acesso através do metrô, pela Estação São Bento.

Lá você vai encontrar diversas lojas e barracas vendendo uma infinidade de produtos a preço popular. É fácil comprar desde artigos decorativos, bijuterias, roupas, calçados até maquiagem e perfumes.

Uma dica é chegar bem cedo, pois é quando a rua ainda não está lotada. Além disso, é bom levar bolsas pequenas ou pochetes, para evitar o risco de ser furtado.

Seguindo essas dicas você consegue aproveitar ao máximo a 25 de março e fazer suas compras com tranquilidade e segurança.

Catedral da Sé e Marco Zero

 Roteiro lugares turísticos SP

Fonte: Site São Paulo City

Depois de fazer compras, aproveite que já está no centro para começar os passeios culturais. Uma dica é conhecer a Catedral da Sé e o Marco Zero.

A Catedral é considerada um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo e a maior igreja de São Paulo!

Sua imponência impressiona: a construção do edifício foi feita em granito maciço e em seu acabamento foram usadas 800 toneladas de mármore. Além disso, os vitrais chamam atenção e retratam passagens bíblicas.

Em frente a Catedral, está o Marco Zero, monumento de mármore em formato hexagonal que exibe um mapa das estradas de São Paulo para outros estados e as principais vias paulistanas da época de sua construção. Incrível, né?

Solar da Marquesa

Ainda na região central, andando pela Sé, você vai se deparar com um lindo prédio rosa, é o Solar da Marquesa.

A construção data do século XVIII e ainda preserva características da arquitetura residencial urbana da época.

No interior do prédio você vai encontrar móveis e utensílios antigos, como banheiras, camas e penicos, além de manuscritos e fotos em preto e branco.

O local serviu de casa para a Marquesa Domitila de Castro Canto e Melo e foi tombado como patrimônio municipal em 1971

Para visitar e incluir no roteiro São Paulo, fique de olho: o Solar abre de terça a domingo, das 9h às 17h.

Pateo do Collegio

Já que estamos falando em passeios históricos não poderíamos deixar de fora o Pateo do Collegio.

O local é um complexo histórico-cultural-religioso no centro de São Paulo e pertencente à Companhia de Jesus, ordem Jesuíta, onde foi feita a primeira construção da cidade.

Na época de sua fundação ele serviu como alojamento e colégio para catequização dos índios. Atualmente funciona como um centro de preservação da memória da capital paulista.

Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil está presentes em 4 capitais e é um dos principais centros culturais do país.

No local acontecem várias exposições permanentes e provisórias durante o ano, além de peças de teatros e apresentações artísticas.

Uma curiosidade é que o CCBB de São Paulo funciona em um dos prédios mais antigos da cidade, construído em 1901. O prédio foi reformado, mas preservou as características arquitetônicas e os elementos originais.

Se você quer visitar, fique de olho: o CCBB funciona de quarta a segunda-feira das 9h às 21 horas. Ah, e para não perder nenhum evento não esqueça de consultar a programação no site do local.

Conhecer o Terraço Itália

Depois de tantos passeios culturais que tal terminar o dia no Terraço Itália? O lugar está localizado no Edifício Itália que tem nada menos que 165 metros de altura! Lá de cima dá para ter uma vista panorâmica incrível de São Paulo.

Fundado em 1967, o Terraço é um dos restaurantes mais famosos da capital e é dividido em 4 ambientes: sala nobre, sala São Paulo, sala panorâma e bar, atendendo assim a todos os públicos.

Cada ambiente tem um horário de funcionamento próprio e serviços específicos, entre eles: almoço gourmet, almoço com buffet e jantar a la carte.

Ah, o bar ainda conta com uma programação musical mensal e recebe artistas que cantam jazz, blues, pop, mpb e rock.

Ou seja, opção é o que não vai faltar, né? Então que tal desfrutar um dos melhores menus da cidade curtindo uma vista única? Você não vai perder a visita no roteiro São Paulo, né?

Roteiro São Paulo: terceiro dia

No último dia de passeio aproveite para conhecer o Mercado Municipal e um dos bairros mais famosos de São Paulo.

Ah, e claro que não podia faltar duas das principais ruas da cidade. Ficou curioso? Então vamos lá.

Mercado Municipal

O Mercado Municipal de São Paulo ou Mercadão como é mais conhecido é o maior polo culinário da cidade.

Lá você vai encontrar todos os tipos de lanches e quitutes. Não deixe de experimentar o famoso pão com mortadela e os pastéis de bacalhau, pratos tipicamente paulistas.

Além disso lá também tem açougues, peixarias, empórios, quitandas e muito mais. Tudo pra você comprar produtos fresquinhos e de boa qualidade.

Quer visitar? Então fique de olho: o Mercadão está localizado no centro de São Paulo e fica aberto para varejo de segunda a sábado, das 6h às 18h e domingos e feriados, das 6h às 16h.

Pinacoteca do Estado

O que fazer em São Paulo Roteiro

A Pinacoteca de São Paulo é o museu mais antigo da cidade e está instalada em um prédio construído em 1900.

A Pina, como é carinhosamente chamada é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Ela reúne obras de artistas como Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

Em 2004 a Pinacoteca incorporou o edifício do Largo General Osório, criando assim a Pina da Estação que recebe exposições temporárias.

Além das obras de artes, a arquitetura do prédio impressiona os visitantes. Você não vai perder esse passeio, né?

Visitar o bairro da Liberdade

Bairro liberdade São Paulo

Fonte: Site Viajante Comum

Quem vai a São Paulo precisa conhecer o bairro da Liberdade. O lugar é um pedacinho do Japão no meio da metrópole mais agitada do Brasil!

Além de preservar a história nipônica o bairro ainda tem programas para todos os gostos.

Lá você vai encontrar festas temáticas, bares com karaokê, comidas típicas, museus sobre a imigração japonesa, lojas e muito mais.

A decoração do bairro impressiona e o destaque fica para as luminárias orientais que dão um charme a mais.

Ah, se estiver em São Paulo no final de semana, uma dica é visitar a Feirinha da Liberdade. Lá tem barracas de artesanato, decoração, acessórios, roupas e alimentos. Imperdível, né?

Conhecer a rua Oscar Freire

A rua Oscar Freire é uma das mais famosas de São Paulo e você certamente já ouviu falar sobre ela, certo?

Ela reúne as lojas mais caras da capital paulista que vendem marcas como Armani, Calvin Klein, Nike, Lacoste, Montblanc Boutique, Victor Hugo, entre outras.

Mas se você não tem dinheiro para gastar em lojas de grife, não tem problema. Para curtir a rua sem ficar no vermelho você pode optar por lojas mais em conta.

Um exemplo é o Espaço Havaianas que vende os produtos pelo mesmo preço das demais lojas. Ah, e se você ficar com fome, pode optar pela lanchonete Suco Bagaço que oferece sucos naturais e sanduíches saudáveis por 10 reais.

Mas nem tudo são compras, não é mesmo? Apesar de ser um espaço voltado para o consumo, a Oscar Freire também é um ótimo lugar para relaxar.

Experimente caminhar pela rua arborizada e bem cuidada. Você com certeza vai adorar!

Curtir a noite na rua Augusta

Outra rua famosa de São Paulo é a Augusta. Ela reúne desde lojas e galerias de artes, até bares, teatros e casas de shows.

Por ser um lugar muito plural, é comum encontrar todo o tipo de público na região. A dica para curtir a noite do último dia, é escolher um bom barzinho e depois se jogar na balada.

Tem opção para todos os gostos neste roteiro São Paulo: de rock a sertanejo passando por samba, pagode e eletrônica. E aí, vai ficar de fora?

Outras atrações turísticas em SP

São Paulo é uma cidade muito grande e com muitas opções de passeios e lugares turísticos. Além das já citadas neste guia tem muitas outras para você explorar.

Então, para você aproveitar ao máximo a capital paulista vamos fazer uma breve lista de outros lugares para explorar.

Beco do Batman

Roteiro Turismo beco do batmam

Fonte: Site Turisteiro

Localizado na Vila Madalena, o Beco do Batman é uma verdadeira galeria a céu aberto. O lugar de aproximadamente 170 metros é coberto de grafites e pinturas urbanas.

As pinturas estão por toda parte, desde lixeiras, muros, paredes e placas. O lugar é um dos points preferidos de quem adora tirar fotos.

Aquário de São Paulo

O Aquário de São Paulo é uma ótima opção se você está curtindo um passeio em família.

Inaugurado em 2006 ele reproduz o habitat natural dos animais e tem, além do oceanário, uma parte com animais terrestres organizados em setores temáticos. Legal, né?

Museu do Futebol

Quem gosta de esportes não pode deixar de conhecer o Museu do Futebol. Localizado no Estádio do Pacaembu, o museu conta com 15 salas temáticas que narram de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou tão popular.

O museu é acessível a todos os públicos, pois conta com escadas rolantes, elevadores, piso podotátil, cadeira de rodas, maquetes táteis e materiais sensoriais. Já para os estrangeiros há audioguias em inglês e espanhol.

Passagens aéreas baratas para São Paulo

Agora que você já sabe o que fazer em São Paulo, que tal programar a sua viagem?

O jeito mais rápido e prático de chegar à capital paulista é de avião. Por isso, para não perder nenhuma promoção fique de olho nas nossas redes sociais e no nosso site.

Ah, não se esqueça de cadastrar um alerta para ficar sabendo quando algum trecho sofrer alteração, tá bom?

Agora é só compartilhar esse texto com a família e com os amigos e partir pra ‘“terra da garoa”. Quer voar com tranquilidade? Voe PROMO!

Passagens Aéreas na Promoção para São Paulo
Passagens aéreas saindo de
Azul RAO Ribeirao Preto SAO São Paulo 22 Nov 25 Nov R$ 146 Azul JTC Bauru SAO São Paulo 29 Nov 03 Dez R$ 170 Azul RAO Ribeirao Preto SAO São Paulo 29 Nov 02 Dez R$ 172 Azul CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 22 Nov 26 Nov R$ 227 Azul CNF Belo Horizonte SAO São Paulo 22 Nov 25 Nov R$ 231 Gol FLN Florianópolis GRU São Paulo 02 Abr 06 Abr R$ 244
Recomendado para você
Restaurantes em São Paulo: descubra a gastronomia da capital paulista

Restaurantes em São Paulo: descubra a gastronomia da capital paulista

15 Pontos turísticos em São Paulo obrigatórios para conhecer

15 Pontos turísticos em São Paulo obrigatórios para conhecer

Lugares turísticos em SP: 16 pontos turísticos e passeios imperdíveis

Lugares turísticos em SP: 16 pontos turísticos e passeios imperdíveis

Passagens para São Paulo

Passagens para São Paulo

Passagens aéreas baratas para viajar em setembro

Passagens aéreas baratas para viajar em setembro

São Paulo: a cidade que não dorme

São Paulo: a cidade que não dorme