Turismo em João Pessoa: passeios, praias e o que fazer em JAMPA

Conheça o turismo em João Pessoa e suas principais atrações!

João Pessoa é uma das cidades mais bonitas do Nordeste e encanta pelas praias e natureza. O turismo em João Pessoa vem crescendo a cada ano e a capital está ficando cada vez mais famosa. Mas você sabe o que fazer na cidade?

Se você não sabe ou ainda está em dúvida, fique tranquilo, vamos te dar várias dicas de como aproveitar melhor esse pedacinho de paraíso.

Turismo em João Pessoa: 3ª capital mais antiga do Brasil

Turismo em João Pessoa

Que João Pessoa é famosa por sua beleza natural isso você já sabe, né? O que você talvez não saiba é que a cidade de Jampa é a 3ª capital mais antiga do Brasil!

Isso mesmo! Fundada em 1585 a cidade teve vários nomes até ser denominada João Pessoa em 04 de setembro de 1930. O nome é uma homenagem ao presidente da Paraíba, assassinado no mesmo ano por ter negado apoio político a Júlio Prestes.

Outra curiosidade é que João Pessoa foi eleita a capital mais verde do mundo pela ECO 92 e é uma das capitais com melhor qualidade de vida da região Nordeste.

Além disso a cidade é o maior polo econômico da Paraíba. O destaque fica para o turismo em João Pessoa e o comércio que esquentam a economia local.

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre João Pessoa, vamos descobrir qual a melhor época para marcar a sua viagem e o que fazer em João Pessoa?

Quando ir a João Pessoa

Turismo em João Pessoa

Se você quer fazer turismo em João Pessoa já deve estar pensando qual a melhor época para viajar, não é mesmo?

Se o seu foco é curtir as belas praias da região, o ideal é ir entre setembro e janeiro, que é quando o tempo está firme.

Agora se você quer tirar aquela selfie no mar da Paraíba, o mais indicado é ir entre dezembro e março. Nessa época as águas ficam cristalinas e rendem belas fotos.

Já se você gosta de fazer passeios de barco e curtir as piscinas naturais, é importante ficar atento à lua. Isso mesmo, é que as marés baixas (indicadas para os passeios) costumam acontecer no período de lua cheia e nova. Por isso, não deixe de checar no seu calendário, ok?

Além desses meses, a cidade também fica cheia em junho, por causa do São João. Por isso, essa época também é considerada alta temporada.

Então, se você quiser fugir de tumulto e pagar mais barato a dica é ir em meses alternativos. Ah, mas não se preocupe: se chover você ainda tem várias opções para curtir a cidade. Quer conhecer algumas opções de passeios em João Pessoa?

O que fazer em João Pessoa: Pontos Turísticos

O turismo em João Pessoa reúne além de belas paisagens naturais um rico acervo histórico-arquitetônico, com igrejas, praças, museus casarões e fontes que datam do século XVIII.

Que tal conhecer alguns pontos turísticos de João Pessoa?

1. Centro Histórico de João Pessoa

Turismo em João Pessoa

Fonte: Site JoãoPessoa.gov

O Centro Histórico de João Pessoa abriga várias construções antigas que encantam pela beleza. Além do barroco colonial, típico em muitas cidades antigas, a arquitetura do local ainda tem detalhes em rococó, art- nouveau e art-déco.

Além disso, algumas casas das décadas de 20 e 30 fascinam os turistas pelo charme. Isso, claro, sem falar dos casarões coloridos da Praça Antenor Navarro que chamam a atenção de quem passa por lá.

Ah, em 2007 o Centro Histórico de João Pessoa foi tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Incrível, né?

2. Centro Cultural São Francisco

Caminhando pelo Centro Histórico você vai encontrar o Centro Cultural São Francisco. O local é um dos complexos arquitetônicos barroco mais importantes do país.

O Centro reúne o Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco e chama atenção pela grandiosidade e pela beleza do acabamento, que inclui talhas em madeira recobertas de ouro e ricas cantarias em pedra com desenhos portugueses e orientais.

Totalmente restaurado, o Centro que foi construído em 1770, atualmente é aberto à visitação e tem exposições e oficinas. Não deixe de fazer uma visita guiada e incluir no turismo em João Pessoa!

3. Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes

Turismo em João Pessoa passeios

Fonte: Site PBHoje

Não é difícil encontrar a Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes em João Pessoa. A construção chama atenção a primeira vista, sendo importante no turismo em João Pessoa.

De formato hexagonal e com formas curvilíneas, o local deixa claro que se trata de uma obra de Oscar Niemeyer.

Do lado de fora esculturas do artista plástico Abelardo da Hora enfeitam o jardim. Já na parte interna fica a Estação de Ciência, com exposições temporárias e mostras interativas de artistas paraibanos. Você não pode deixar de conhecer!

4. Farol do Cabo Branco

O Farol do Cabo Branco é um dos pontos turísticos mais visitados de João Pessoa. Localizado na praia do Cabo Branco, a construção de 19 metros de altura tem um mirante onde é possível contemplar uma das vistas mais bonitas da cidade.

Seu formato também chama atenção. O farol, que foi construído em 1972, tem forma triangular, imitando um sisal (planta típica e importante na economia da cidade). Seu design único chama a atenção dos visitantes. Por isso, não deixe de tirar uma foto desse monumento, hein?

5. Mercado de Artesanato Paraibano

Se você vai a João Pessoa não pode deixar de conhecer o Mercado de Artesanato Paraibano, ou MAP, como também é conhecido.

O Mercado tem dois andares e mais de 120 lojas que vendem de tudo um pouco, desde artesanatos e roupas até comidas típicas. Ou seja, não tem desculpa para não comprar as lembrancinhas da viagem, não é mesmo?

Uma dica é experimentar o suspiro de rapadura, uma delícia que derrete na boca. Ah, na saída do Mercado você vai encontrar alguns vendedores de dim dim de vários sabores (no sudeste é mais conhecido como chup-chup ou sacolé).

Não deixe de experimentar os da fruta da estação, você não vai se arrepender. Esse mercado é uma das dicas do que visitar em João Pessoa.

6. Parque Zoobotânico Arruda Câmara

O Parque Arruda Câmara é o passeio ideal para quem quer curtir a natureza e se desconectar do mundo, um delicioso passeio em João Pessoa.

O local também chamado de Bica, devido a uma fonte natural de água potável, é um santuário ecológico em meio a cidade. No parque você encontra mais de 500 animais de 80 espécies diferentes, além de uma variedade de plantas e flores.

Ideal para um passeio com as crianças, né? Então se você gostou e quer conhecer, fique de olho: o parque funciona de terça a domingo, das 8h às 16h.

7. Jardim Botânico Benjamim Maranhão

E já que estamos falando em passeios e turismo em João Pessoa em meio a natureza, não poderíamos de deixar de citar o Jardim Botânico Benjamim Maranhão, não é mesmo?

O local é uma unidade de Conservação de Proteção Integral, classificada como Refúgio de Vida Silvestre (RVS), e tem como objetivo preservar a mata atlântica e a fauna local.

Além disso, o Jardim é o lugar ideal para quem gosta de trilhas. São 12 opções de passeios em dois horários por dia, às 9h e às 14h.

As trilhas são gratuitas, mas é necessários estar atento ao vestuário. Só é permitido o uso de calças compridas e sapatos fechados.

O local funciona de terça à sábado, das 8h às 16h30, e se você quiser fazer uma visita em grupo deve agendar previamente pelo site.

Turismo em João Pessoa: principais praias

Turismo em João Pessoa

Quais são as principais praias de João Pessoas? Agora que você já conhece um pouquinho mais dos pontos turísticos da cidade de Jampa, que tal conhecer as praias de João Pessoa?

Elas são famosas pelas águas mornas, areias fofas e por serem mais preservadas. Então pega o protetor solar, que vamos te mostrar as principais praias da região – e explore o turismo em João Pessoa!

Tambaú e Cabo Branco

Turismo em João Pessoa

As praias de Tambaú e Cabo Branco são interligadas e formam a orla urbana da capital. Elas ficam em frente a principal zona hoteleira da cidade, e por isso são as mais visitadas no turismo em João Pessoa.

No calçadão você encontra vários quiosques, bares e restaurantes que oferecem desde frutos do mar até fast-food e churrasco. Ah, e eles também abrem a noite, ok? Então aproveite para curtir um happy hour com os amigos.

E se você gosta de fazer caminhadas, andar de bicicleta ou patins pode aproveitar a avenida (em frente à praia) pela manhã. Ela fica fechada para os veículos de 5h às 8h e os turistas e moradores podem curtir em segurança.

Um passeio em João Pessoa incrível desses você não vai perder, não é mesmo?

Piscinas naturais de Picãozinho

Turismo em João Pessoa Piscinas naturais de Picãozinho

Fonte: Site Olhares.com

Aproveite que você já está na praia de Tambaú e pegue uma embarcação para conhecer as piscinas naturais de Picãozinho. O local está localizado há 2 quilômetros da orla e é um verdadeiro paraíso em João Pessoa!

Os passeios são feitos quando a maré está baixa e um banco de corais fica visível formando belas piscinas naturais de águas mornas e cristalinas. Lá você vai poder nadar com os peixinhos coloridos e outros animais marinhos. Não deixe de tirar uma foto, ok?

Ah, o passeio dura entre 2 e 4 horas dependendo da embarcação, e os barcos são bem equipados com banheiros, comidas e bebidas, tudo para você curtir o passeio com todo conforto necessário. Além disso, há salva vidas para garantir a sua segurança.

Praia do Bessa

A Praia do Bessa é uma das mais tranquilas em João Pessoa. Sua faixa de areia é longa e suas águas são mornas e calmas. Em alguns pontos há até desova de tartarugas.

Além disso, na praia não há muitos quiosques e bares, por isso o ideal é levar o lanche de casa. Uma dica é aproveitar as sombras dos coqueiros e fazer um piquenique com as crianças. Elas vão adorar!

Intermares

A praia de Intermares é uma das mais visitadas pelos turistas. Sua faixa de areia dourada é longa e ideal para fazer caminhadas.

Além disso, sua orla tem vários bares e quiosques para você aproveitar o dia. Ah, e ao contrário das outras praias, Intermares tem um mar agitado que atrai vários surfistas e praticantes de kitesurf.

Você não vai perder esse passeio, não é mesmo?

Ponta do Seixas

A Ponta do Seixas fica há 14 km do centro da capital e é o ponto oriental mais extremo do país!

Com uma faixa de areia de 1,5 quilômetro a praia chama atenção pela beleza e pelas piscinas naturais.

Assim como no Picãozinho é possível nadar com peixes e outros animais marinhos. Uma dica é contratar um guia para auxiliar no passeio.

Ah, o ideal é visitar a praia de manhã, pois a falésia faz sombra no início da tarde. O horário dos passeios depende da maré e eles duram em média 2 horas.

Pôr do sol na Praia do Jacaré

Turismo em João Pessoa por do sol

Fonte: Site Flytour

Dica de passeio em João Pessoa! Apreciar o pôr-do-sol na Praia do Jacaré é uma experiência única e inesquecível, e você pode curtir o visual de dentro de um dos catamarãs que faz um passeio na orla!

Isso mesmo! As embarcações partem às 16 horas, fazem um breve passeio ao redor da praia e param às 17h para que os tripulantes possam apreciar o belo pôr-do-sol.

Além disso, todos os dias o músico Jurandy do Sax toca, de dentro de seu barquinho, o famoso Bolero de Ravel, criando um clima mais romântico. Impossível não se encantar, não é mesmo?

Ah, e tem mais, além do bolero costumam ter apresentações de forró nas embarcações. Se você gostou, fique atento: o passeio dura 1 hora e meia e pode ser contratado no local. Você não vai perder, né? Inclua no seu turismo em João Pessoa! Com certeza um dos melhores passeios em João Pessoa!

Passagens aéreas para João Pessoa

E aí, gostou do turismo em João Pessoa? Que tal fazer da cidade o destino da sua próxima viagem? Que tal férias em João pessoa?

O jeito mais rápido e prático de chegar até lá é indo de avião, por isso para não perder nenhuma promoção fique de olho no nosso site e nas nossas redes sociais.

Ah, não esqueça de cadastrar o alerta para ficar sabendo quando algum trecho sofrer alteração no valor, tá bom?

Agora é só compartilhar esse texto com a família e com os amigos e fazer as malas. Quer voar com tranquilidade? Voe PROMO!

Passagens Aéreas na Promoção para João Pessoa
Passagens aéreas saindo de
BSB Brasília JPA Joao Pessoa 02 Out 09 Out R$ 605 BSB Brasília JPA Joao Pessoa 22 Out 29 Out R$ 605 NVT Navegantes JPA Joao Pessoa 07 Nov 25 Nov R$ 790 SSA Salvador JPA Joao Pessoa 29 Jul 05 Ago R$ 794 BSB Brasília JPA Joao Pessoa 25 Out 30 Out R$ 807 GIG Rio de Janeiro JPA Joao Pessoa 01 Abr 30 Abr R$ 828
Recomendado para você
Melhores praias de João Pessoa: praias urbanas, litoral Norte e Sul

Melhores praias de João Pessoa: praias urbanas, litoral Norte e Sul

Viagem para Natal: Quando ir, passeios, gastronomia e melhores praias

Viagem para Natal: Quando ir, passeios, gastronomia e melhores praias