Viagem para Amazônia: dicas, passeios e principais atrativos turísticos

A viagem para Amazônia abrange múltiplos interesses. Conhecimento sobre a região norte do Brasil, conhecer a cultura local.

Se divertir pescando, escalando, acampando ou fazendo trilhas pela mata! Visitando praias e cidades cheias de atrações para turistas.

E conhecer tudo sobre a Floresta Amazônica. Apesar de não ser mais tão chamada de “o pulmão do mundo”, a floresta ainda possui importância vital para todo o mundo.

Turismo na Amazônia

Viagem para Amazônia

Fonte: Pixabay

Difícil deixar de mencionar que dentre os maiores motivos para se visitar a Amazônia estão suas florestas e sua riquíssima fauna e flora.

Com um turismo crescente, o estado do Amazonas desenvolveu muito sua infraestrutura nos últimos anos para uma melhor recepção de turistas.

Boa parte são brasileiros, mas o turismo internacional também é crescente. Os interesses variam de acadêmicos, aventureiros e de relaxamento e entretenimento.

Na Amazônia, turismo ecológico está entre as atividades mais comuns, relacionada à contemplação da natureza, mantendo o respeito e ajudando em sua preservação!

Dicas para viajar para Amazônia

turismo amazonas

Fazer uma viagem pela Amazônia pode requerer alguns cuidados especiais, mas pode ser extremamente recompensante.

Verifique as condições dos lugares que pretende visitar e monte seu kit de viagem sem deixar nada importante pra trás.

Em alguns lugares não há muitos mosquitos, mas em outros é indispensável levar um repelente. Costuma ser quente por lá, mas alguns ventos polares podem surpreender durante a noite.

Há hotéis bem luxuosos para se passar alguns dias, assim como há boas opções para camping distribuídas na região!

Quando ir em viagem para Amazônia

Faz calor o ano inteiro, como é típico da região Norte, juntamente com uma alta umidade no ar.

Por haverem regiões de florestas alagadas, as matas de igapó, ou próximos de rios e lagos, as várzeas, é importante notar se será período de chuva ou seca.

O período chuvoso ocorre entre janeiro e junho. É quando as águas ficam com o maior volume e vários trechos de florestas se alagam.

Portanto, é bom alinhar seus interesses com a época em que deseja visitar! Se tiver interesse em atividades aquáticas e presenciar a biodiversidade da Amazônia, é o período certo pra você. Aproveite suas férias na Amazônia!

Por outro lado, se quiser curtir uma praia ou realizar algumas atividades que poderiam ser atrapalhadas pela chuva, o período seco pode ser mais atrativo.

Vacinas para viagem à Amazônia

Já normalmente, a vacinação é recomendada, para evitar a proliferação de doenças contagiosas e se prevenir contra o adoecimento.

Quanto mais longe se viaja, maior a possibilidade de haverem doenças que não se encontram no seu local de origem. Por isso, a importância é maior ainda nesses casos.

As mais frequentes são as que combatem o sarampo, a rubéola, a caxumba e a febre amarela.

No caso de que vai fazer turismo na Amazônia, as recomendações são as de febre amarela, hepatites A e B e a vacina antitetânica.

Roteiro e atrativos turísticos em viagem pela Amazônia

dicas Viagem para Amazônia

Fonte: Wikimedia Commons

Não falta opção de o que fazer na Amazônia. Há atrações tanto em terra quanto em água, com seus muitos rios, lagos e as matas alagadas ou ribeirinhas.

As cidades são muito bem receptivas e ricas pela cultura da Amazônia, cheias de conhecimentos sobre os campos das ciências naturais.

Além de oferecerem ótima gastronomia. Especialmente nos cruzeiros e hotéis mais luxuosos!

A Amazônia conta até mesmo com praias, às margens dos rios que se convergem no Rio Amazonas.

Parque Nacional Anavilhanas

Em torno do arquipélago de Anavilhanas, composto por mais de 400 ilhas em meio à Floresta Amazônica se encontra o Parque Nacional Anavilhanas.

Este parque que também é área de preservação ambiental passa por três municípios: Novo Airão, Iranduba e a capital, Manaus.

Um local belíssimo, tanto visto por terra, pela água ou pelo ar – em um dos voos panorâmicos realizados na região!

Há a opção de diversas trilhas, terrestres e aquáticas, em que é possível, com as orientações adequadas, ver de perto e até interagir com a fauna local, a exemplo dos botos vermelhos que aparecem por lá.

Parque Ecológico do Lago Janauari

Viagem para Amazônia

Fonte: Wikimedia Commons

O parque em volta do Lago Janauari também é muito frequentado por turistas e possui traços marcantes.

Um deles é o famoso Encontro das Águas. Passeios guiados aquáticos permitem ver de perto a junção dos Rios e os guias ainda explicam o motivo de eles não se misturarem!

No próprio Lago Janauari, podem ser apreciadas as vitórias-régias, uma das marcas da Amazônia, plantas que se parecem com discos flutuando na água.

Vários animais podem ser vistos também, como micos que estão muito bem acostumados com os turistas e se aproximam quando percebem que tem comida!

Não se esqueça de seguir as indicações dos guias locais para a interação com a fauna e flora!

Visita a Manaus

Nas viagens ao Amazonas, um destino muito comum é a capital, Manaus. Tendo se desenvolvido muito no ramo turístico recentemente, a cidade possui várias atrações.

O Teatro Amazonas e o Musa se destacam no campo cultural e da apreciação da belezas, tanto das naturais quanto as feitas pelo ser humano.

Praias, grutas e cachoeiras também não faltam na cidade e nos seus arredores. Confira os pontos turísticos em Manaus:

Praias da Ponta Negra e a Praia da Lua

Em lados opostos do Rio Igarapé Tarumã-açu, que deságua no Rio Negro, estão as Praias de Ponta Negra e a Praia da Lua.

A Praia de Ponta Negra está na região mais nobre e urbanizada de Manaus. Depois da reforma que sofreu por volta do ano 2000, se tornou um ótimo espaço para convívio e entretenimento.

Há jardins, mirantes, um anfiteatro em que acontecem shows ao vivo e espetáculos teatrais, além de quadras esportivas.

Enquanto isso, mesmo precisando atravessar o rio para chegar lá, a Praia da Lua consegue ser tão popular quanto.

Ela é conhecida por ser belíssima e muito tranquila. Mais visitada durante a época de seca, quando pode ser aproveitada uma faixa de areia mais larga

Teatro Amazonas

Um dos lugares mais elegantes e refinados de Manaus, tanto por dentro quanto por fora, é o Teatro Amazonas.

Um exemplo de arquitetura, com estilo renascentista, esse Patrimônio Histórico é o maior símbolo cultural e cartão postal de Manaus.

A entrada é gratuita para amazonenses e, mesmo para quem vem de fora, frequentemente acontecem exposições e apresentações com entrada gratuita!

A riqueza cultural contida neste lugar é imensa e com certeza vale a pena fazer mais de uma visita!

Musa – Museu da Amazônia

Um projeto cultural originou um museu com um enorme contato com a natureza e a biodiversidade – marcas da Amazônia.

O Musa, como é conhecido o Museu da Amazônia, traz experiências de proximidade com o natural e incentiva muito aprendizado sobre arte, cultura e ciências da natureza.

A exemplo disso, uma torre de 42 metros foi construída para observação da fauna e da flora nos arredores.

Não deixe os 242 degraus te desanimarem, pois cada andar a mais é uma vista mais maravilhosa que a anterior! Vá devagar, com calma e apreciado o panorama.

O jardim botânico e os laboratórios também podem trazer muito conhecimento sobre os seres vivos únicos para a Amazônia.

Visita a Presidente Figueiredo

Parte da Região Metropolitana de Manaus, o município de Presidente figueiredo costuma ser frequentado também por turistas que visitam o Amazonas.

Há várias fazendas, reservas e parques para se conhecer, fazer trilhas pela região. Mas a maior fama desde local com certeza são suas cachoeiras.

Recebeu até o apelido de “Terra das Cachoeiras”, e sem exageros! Há mais de 100 cachoeiras e quedas d’água catalogadas.

Por isso, especialmente pra quem viaja na época quente, vale a pena adicionar Presidente Figueiredo ao seu roteiro de viagem para a Amazônia.

Cachoeiras de Presidente Figueiredo

Viagem Amazônia

Fonte: Wikimedia Commons

Dentre as inúmeras opções de locais pra se visitar, é comum buscar agências de viagem e passeios guiados.

Mas montar seu próprio roteiro também pode ser uma boa. Dentre as mais famosas está a Cachoeira da Pedra Furada, uma queda d’água que sai de furos na parede de pedra e compõe um belo visual.

Para os aventureiros, a Cachoeira do Mutum é acessível pela caminhada através de uma trilha, ou com um veículo bem preparado para enfrentar terra e lama.

Mas com certeza se faz valer a pena por suas piscinas naturais e uma ótima área para camping, à base da cachoeira!

Outra opções, mais tranquilas, são a Cachoeira da Onça e a Cachoeira Natal, que costumam manter águas calmas mesmo na época de cheia.

Passeios em viagem para Amazônia

Alguns passeios marcam as viagens para Amazônia. Os arquipélagos fluviais de Anavilhanas, as cachoeiras de Presidente Figueiredo e muitos outros.

A Amazônia certamente é um ótimo lugar pra não ficar parado! Desde acampamentos, visitas a museus, nado em cachoeiras, exploração de grutas, atividade é o que não vai faltar.

Os passeios vão desde os mais aventurescos, como escalada em árvores, pesca de piranhas e interação com botos, até os mais confortáveis, como os Cruzeiros no Rio Amazonas.

Cruzeiros no Rio Amazonas

Um dos maiores atrativos da Amazônia, além de suas florestas, são suas águas. Vários cruzeiros fazem viagens pelos rios da região.

Os passeios usualmente são luxuosos e completos com muito conforto e ótima gastronomia, em contato próximo com a água.

O próprio trajeto já é muito digno de ser guardado na lembrança, mas depois deles também costumam haver pontos turísticos na Amazônia.

Cada um pode oferecer seus próprios diferenciais e atrações próprias. Alguns deles por exemplo levam seus passageiros para presenciar de perto o Encontro das Águas.

Encontro dos Rios Negro e Solimões

viagem para amazonas

Já se perguntou como é possível dois rios, com uma quantidade tão grande de água, se encontrarem sem se misturar?

Por terem uma composição diferente, e até por fluírem em velocidades e temperaturas diferentes, ocorre o fenômeno natural em que os dois rios correm por quilômetros lado a lado.

O Rio solimões carrega muitos sedimentos vindo da Cordilheira dos Andes, o que dá a ele um aspecto mais barrento. Enquanto o Rio Negro, como o nome indica, possui águas muito escuras.

Esse contraste pode ser muito bem apreciado no ponto conhecido como Encontro das Águas, onde há muitos guias prontos para explicar tudo sobre o fenômeno.

Nadar com Botos da Amazônia

viagem amazonas

Não apenas turistas frequentam o Rio Negro. Botos, espécies de golfinhos de água doce, são visões bem comuns por lá!

O nado com os botos é muito bem acompanhado e não é indicado ir sem um guia, pois há muitas precauções para ajudar a preservar esse ambiente!

Seguindo todas as indicações, os botos são amigáveis e chegam surpreendentemente perto dos nadadores.

Uma experiência maravilhosa e ótima pra tirar muitas fotos de recordação!

Escalar árvores na floresta amazônica

dicas Viagem para Amazônia

Fonte: Wikimedia Commons

Apesar de parecer muito complicado, cansativo ou exigente, há um bom carregamento de equipamentos que facilitam muito esse trabalho.

Desta forma, com os equipamentos certos e seguindo a todas as instruções dos guias, a escalada em árvores é possível até para crianças.

Quando se escala alguma das árvores mais altas, a visão quando se chega no topo é absolutamente deslumbrante.

Um dos destinos comuns é a Samaúma, uma árvore que chega a ter anos de vida e alcança um tamanho acima da média para a floresta, permitindo ver tudo por cima da espessa camada de folhas.

Fora que, no trajeto acima, é possível notar, com olhos apurados, vários movimentos da fauna local!

Focagem noturna pelo Amazonas

Outro passeio bastante comum na Amazônia, mas que pode trazer arrepios e muita adrenalina pra quem não está acostumado, é a focagem noturna.

Durante a noite, guias saem em pequenos barcos ou canoas em busca de animais de hábitos noturnos, como os jacarés.

Além de poderem apreciar o ambiente da floresta à noite, um guia experiente pode capturar um jacaré e trazê-lo a bordo, com a ajuda de lanternas de alta intensidade.

Depois disto, eles são pacificamente devolvidos à água. Os mais animados poderão continuar o passeio a tempo de presenciar um belo nascer do sol!

Seguro de viagem para Manaus

Possuir um seguro viagem é sempre importante. Em caso de acidentes ou extravios de bagagem, o seguro pode te salvar de passar por um sufoco!

Na Amazônia, a preocupação pode já começar com a temperatura e umidade, que podem afetar quem estiver mais acostumado com lugares frios e secos.

De resto, adquirir um seguro é se prevenir contra imprevistos. E o Seguros Promo te ajuda nesta tarefa!

Seguro Viagem: Brasil
GTA BRASIL 18 Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 600 R$ 4/dia*
AT 10 BRASIL Assistência médica R$ 10.000 Bagagem extraviada R$ 1.500 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*

Passagens aéreas para Manaus

Seja para curtir e ficar numa boa ou para conhecer mais sobre a Floresta Amazônica, uma viagem para a Amazônia pode cair muito bem.

O melhor ponto para se chegar lá é a capital, Manaus. Confira os melhores de passagens aéreas para Manaus no Passagens Promo!

Ative os alertas para acompanhar as promoções e descontos e siga nossas redes sociais para não perder as campanhas e cupons de desconto!

Passagens Aéreas na Promoção para Amazonas
Passagens aéreas saindo de
BEL Belém MAO Manaus 10 Ago 11 Ago R$ 331 BEL Belém MAO Manaus 03 Jul 18 Jul R$ 394 BEL Belém MAO Manaus 03 Jul 20 Jul R$ 394 BEL Belém MAO Manaus 31 Mai 10 Jun R$ 398 BEL Belém MAO Manaus 20 Jun 04 Jul R$ 458 BEL Belém MAO Manaus 18 Jun 02 Jul R$ 464
Recomendado para você
O que fazer em Manaus: principais passeios e pontos turísticos

O que fazer em Manaus: principais passeios e pontos turísticos

Passagens Aéreas para Manaus

Passagens Aéreas para Manaus