Dia de los Muertos: veja como é comemorada esta importante data!

Mais que um feriado nacional, o Dia de Los Muertos é um reflexo das cores, nuances e riquezas da cultura mexicana, atraindo a atenção do mundo inteiro durante sete dias de festa e fé.

A tradição remonta ao México pré-colombiano, muito antes da chegada dos espanhóis, como uma celebração da vida que carrega seus próprios símbolos e já virou até tema de filme da Disney!

A festa é um dos motivos que levaram o país dos maias à sexta posição no ranking de destinos mais visitados do mundo. 

Que tal se juntar aos milhões de turistas que curtem o inesquecível Dia dos Mortos no México?

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Dia de los Muertos: história, tradição e curiosidades!

Tombado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco no ano de 2008, o Dia de Los Muertos é a maior festa popular do México, dedicada à celebração da vida e da morte.

Durante os festejos, as ruas são tomadas pelo colorido das flores, das roupas tradicionais, das decorações temáticas e das tradicionais calaveras, caveiras decoradas com símbolos típicos do país.

A proposta central é celebrar a vida daqueles que já se foram e manter acesa a chama da memória em seus familiares e amigos.

Todo mundo se junta para preparar (e consumir) os pratos preferidos dos falecidos, que, reza a tradição, voltam a caminhar pela terra exclusivamente no dia 2 de novembro, para visitar os parentes vivos.

Como resultado, as maiores cidades do país param em nome da festa, com ruas e cemitérios repletos de pessoas vestidas à caráter para celebrar a data mais importante do calendário nacional.

Destinos tradicionais, como Cidade do México, Guadalajara, Oaxaca, Puebla e Querétaro registram 100% de lotação em sua rede hoteleira, com gente do mundo inteiro disputando por uma acomodação para conhecer os festejos dos mortos.

Por isso, se você pretende se juntar à celebração é fundamental fazer seu planejamento com antecedência, ou você pode acabar pagando bem mais caro por passagens aéreas e hospedagem!

O que é o Dia de Los Muertos?

O que é o Dia de Los Muertos?
Fonte: Unsplash

O Dia dos Mortos acontece no dia 2 de novembro, quando, de acordo com a crença popular, os mortos voltam do além para visitar os amigos, amores e parentes vivos.

Para receber essas visitas ilustres, as famílias preparam festas elaboradas e coloridas, com altares que carregam os itens preferidos dos falecidos como oferendas para presenteá-los.

Algumas famílias até passam a noite em festa no cemitério, ao lado do túmulo do parente querido!

Onde é celebrado o Dia de Los Muertos

Como explicamos acima, o Dia de Los Muertos é a principal data festiva do México, mas não pense que a data é celebrada exclusivamente no país dos maias!

Vários destinos da América Central, como Guatemala, El Salvador e Honduras, além de outros da América do Norte, incluindo algumas regiões do Canadá e dos Estados Unidos, também celebram o Dia dos Mortos.

As festas mais tradicionais, porém, acontecem realmente no México, especialmente em províncias como Aguascalientes, Quintana Roo, Oaxaca e Morelos.

Qual é a história do Dia de Los Muertos?

Os estudiosos acreditam que o Dia de Los Muertos é comemorado há mais de 3.000 anos, ou seja, muito antes da chegada dos espanhóis ao México, o que só aconteceu em 1519.

Os povos astecas conservavam os crânios dos familiares mortos e os traziam à vida cotidiana uma vez por ano, exibindo os restos mortais em cultos e cerimônias dedicadas a celebrar o encerramento do ciclo da vida, a morte e o renascimento.

A festa era até mesmo prestigiada pela Dama da Morte, rainha dos mortos, garantindo uma honra a mais a quem participava dos festejos.

Após a colonização espanhola, vários elementos católicos foram adicionados à festa, que manteve seu caráter mais importante: a celebração dos ancestrais.

Desde então, muita coisa mudou, mas muita coisa permanece praticamente igual, como a tradição do consumo de doces e caveirinhas de açúcar, o que, por sua vez, daria origem às festas de Halloween dos Estados Unidos.

Como é comemorado o Dia de los Muertos?

Como é comemorado o Dia de los Muertos?
Fonte: Pexels

Por mais que o tema seja considerado mórbido em algumas culturas, o Dia dos Mortos é uma data de festa e celebração.

A mesa das famílias fica cheia de comidas tradicionais mexicanas que são compartilhadas com os mortos para honrar sua memória e sua visita.

Nenhum lugar, porém, se transforma tanto com a chegada da data quanto os cemitérios mexicanos: lápides, mausoléus e memoriais ganham enfeites coloridos, flores frescas e até mesmo apresentações de música ao vivo para festejar a presença dos mortos.

Em algumas cidades, como a Cidade do México, acontecem também grandes paradas, com direito a carros alegóricos e artistas maquiados de caveira, vestidos com roupas tradicionais.

Qual a diferença entre Halloween e Dia de Los Muertos?

O Halloween e o Dia de Los Muertos são celebrados na mesma semana e fazem referência aos mortos, mas existem diversas diferenças entre as duas festas.

Para começar, o Halloween dos Estados Unidos tem origem europeia, tendo surgido em festivais pagãos dos celtas, na Irlanda, enquanto o Dia dos Mortos mistura elementos astecas e católicos, tradicionalmente latinos.

Além disso, a celebração do Halloween dura apenas um dia, 31 de outubro, enquanto as cerimônias do Dia dos Mortos podem se estender por até uma semana, dependendo da localidade.

No entanto, é inegável que existem uma curiosa similaridade entre os festejos norte-americanos e mexicanos.

Tanto nos Estados Unidos quanto no México é tradicional o consumo de doces e delícias açucaradas: nos dois casos, uma forma de deixar comidas para os espíritos que visitam o mundo dos vivos.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas em promoção para o México!

    Quer conhecer a festa mais importante do calendário do México sem pesar no bolso? Faça agora mesmo a cotação de passagens aéreas baratas em nosso site buscador, Passagens Promo!

    Nossa plataforma te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar em poucos cliques: você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar a data da viagem, e pronto.

    O sistema do Passagens Promo executa uma extensa pesquisa entre as principais companhias aéreas e agências de viagem para te mostrar os melhores preços para o trecho que você procura!

    O viajante pode até utilizar a ferramenta de economia em dias próximos para identificar a data mais econômica para embarcar e o serviço de alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

    Passagens aéreas saindo de

    Como se comemora o Dia de Los Muertos no México?

    Apesar de ser uma festa nacional, que inclui festejos em diversos destinos mexicanos, o Dia de Los Muertos tem suas próprias características conforme a província ou cidade.

    A capital, Cidade do México, se transforma em um imenso palco de festas, com cemitérios enfeitados, paradas pelas ruas da cidade e até festivais para premiar as melhores comidas típicas da data.

    Em Guadalajara, por exemplo, a festa começa na última semana de outubro e se estende por mais de sete dias.

    O que dizer, então, do impressionante Festival de las Calaveras de Aguascalientes, as festas indígenas da ilha de Janitzio e os fantásticos altares de Pátzcuaro?

    Em qualquer canto do mapa mexicano é possível encontrar um destino inesquecível para sua celebração do Dia dos Mortos, confira alguns exemplos!

    Cidade do México

    Cidade do México
    Fonte: Secretaría De Cultura De La Ciudad De México / Flickr / CC BY-SA 2.0

    Uma das maiores metrópoles da América, a Cidade do México organiza celebrações tão magníficas para o Dia dos Mortos que você pode até se perder entre tantas opções!

    As atividades mais famosas acontecem na região do Zócalo, cujas ruas são tomadas por milhares de pessoas, shows musicais, espetáculos de dança, peças de teatro e inúmeros festivais gastronômicos.

    No campus da Universidade Nacional Autônoma do México acontece uma série de eventos que celebram a data enquanto contam a história do feriado e do país.

    Se você quer conhecer uma celebração mais tradicional, inclua um passeio pelo Cemitério Mixquic em seu roteiro de viagem: as famílias montam ali inúmeros altares elaborados para homenagear seus entes queridos.

    Guadalajara

    A festa começa no final de outubro e se estende até meados de novembro na belíssima Guadalajara, segunda maior cidade do México.

    A maior parada local é temática: milhares de pessoas fantasiadas como as catrinas (caveiras típicas da cultura mexicana) invadem as ruas da cidade para comemorar o feriado.

    Durante a festa, músicos de todo o país se apresentam em palcos montados em diferentes pontos da metrópole, encantando as vistas com performances incríveis.

    Se você não tem medo do escuro, vale a pena se organizar para curtir os passeios noturnos que contam tudo sobre as lendas e os mitos de Guadalajara!

    Oaxaca

    Oaxaca
    Fonte: Cidades Para Pessoas / Flickr / CC BY 2.0

    Considerada por muitos a melhor cidade para conhecer o Dia dos Mortos, Oaxaca, na província de mesmo nome, organiza uma celebração apaixonante para a data!

    Os mercados ficam coloridos pelos itens para enfeitar altares e mesas, como flores e enfeites temáticos, com as portas abertas desde as primeiras horas do dia para dar conta da demanda.

    Pelas ruas, é possível ver vários altares elaborados, preenchidos com frutas da estação, tamales, molhos, abóboras, pan de los muertos e outras delícias tipicamente consumidas na data.

    Para completar a festa, as ruas da cidade são invadidas por desfiles, com direito aos principais personagens ligados à data, incluindo caveiras vestindo trajes coloridos e cantando rimas elaboradas pelas ruas.

    Pátzcuaro 

    Uma das chamadas cidades mágicas do México, Pátzcuaro tem um Dia dos Mortos bastante tradicional, comemorado entre suas ruelas estreitas e o rico casario colonial que enfeita todas as esquinas do centro histórico.

    No passado, a festa começava com uma caça ao pato, no último dia de outubro, mas esse costume não é mais seguido à risca pelo risco de extinção da espécie.

    Atualmente, os festejos começam em 1º de novembro com a montagem do altar dos anjinhos, isto é, crianças e jovens que já morreram. No dia 2, é a vez de homenagear os adultos.

    Durante todo o feriado, difícil vai ser fugir da celebração em Pátzcuaro: as ruas ficam repletas de músicos e artistas, artesãos e, é claro, um popular desfile de catrinas!

    Puebla

    Na província de Puebla, o Dia de Los Muertos começa em 28 de outubro e só acaba em 2 de novembro, com um dia para homenagear cada grupo de mortos.

    No primeiro dia da festa, a data é dedicada a quem perdeu a vida em acidente de avião, enquanto o segundo dia é voltado para as vítimas de eventos violentos.

    Em 30 de outubro, é a vez de lembrar aqueles que morreram afogados, e o dia seguinte lembra os Santos Filhos Mortos.

    Os dias 1 e 2 de novembro, por sua vez, servem para homenagear a todos os mortos, não importa a idade ou a causa do falecimento. 

    Nesta ocasião, torna-se comum encontrar cemitérios em festa, com direito a apresentações de música ao vivo diante dos túmulos.

    O último dia é dedicado a substituir as oferendas dos altares por alimentos mais frescos. 

    Em seguida, as pessoas peregrinam até os cemitérios para depositar flores sobre os túmulos dos familiares.

    Aguascalientes

    Aguascalientes
    Fonte: Unsplash

    Na colorida cidade de Aguascalientes, a data é chamada de Festival de las Calaveras e se prolonga durante toda a primeira semana de novembro.

    Foi ali que o cartunista José Guadalupe Posada criou a primeira catrina da história, em 1910, o que garante uma celebração toda especial pela província!

    Uma das atrações mais populares é o passeio noturno, que percorre o Cerro del Muerto com lâmpadas improvisadas e relembra as lendas mais assustadoras da região.

    Aproveite o evento para curtir os concursos de fantasias e gastronomia espalhados pela cidade, além de conferir os magníficos altares espalhados por todas as ruas.

    Querétaro

    A arte é vista por todos os lados de Querétaro para homenagear os mortos na primeira semana de novembro.

    Esculturas temáticas, fotografias, poesias e desenhos são distribuídos pelos muros das principais ruas da cidade a fim de contar a história daqueles que já morreram.

    As maiores praças locais, por sua vez, são transformadas em imensos palcos ao ar livre para receber apresentações musicais, de dança e teatro, além de altares repletos de flores coloridas e velas.

    Tabasco

    O Dia de Los Muertos é relativamente diferente na cidade de Tabasco: na noite de 1º de novembro, ninguém sai de casa, pois as ruas são reservadas exclusivamente aos mortos.

    Para receber os visitantes do além, os moradores de Tabasco espalham altares por todas as ruas da cidade, sobre os quais depositam todo tipo de comidas, bebidas e enfeites.

    Nos arredores da cidade, são os indígenas que lideram as celebrações, que duram nove dias a mais que as festas no restante do país, sempre regadas a muito guarapo, uma bebida alcoólica artesanal típica da região.

    Dia de Los Muertos: curiosidades

    Dia de Los Muertos: curiosidades
    Fonte: Pexels

    Para os brasileiros, o Dia de Los Muertos pode parecer uma data mórbida, mas não se engane: os mexicanos sabem celebrar a data com muita alegria.

    Mais que um evento triste, a morte é interpretada na cultura local como um encerramento natural para o ciclo da vida, de modo a possibilitar que uma nova etapa na jornada de cada alma se inicie.

    Mais que uma homenagem aos mortos, a festa é, então, sinônimo de vida e amor, o que também significa que é baseada em muita comida, música e comunhão. Confira algumas curiosidades!

    O que representa o pão dos mortos?

    O quitute mais famoso do Dia dos Mortos é o chamado pan de los muertos, ou pão dos mortos.

    Esses pequenos pãezinhos feitos com baunilha e laranja, cobertos por açúcar, enfeitam os altares e as mesas de todo o país para simbolizar o esqueleto do morto.

    Por todo o país, a celebração é sinônimo de mesas fartas, cheias de delícias tipicamente mexicanas, como os tradicionais tamales, uma espécie de pamonha servida com feijão e molhos diversos.

    Além disso, você vai poder se empanturrar com as famosas caveirinhas de chocolate branco e açúcar com decorações coloridas. Para matar a sede, que tal um gole de água ou da famosa tequila mexicana?

    Dia de Los Muertos: símbolos

    Nem só de comida e bebida consiste o Dia de Los Muertos: a data é celebrada com diversos símbolos que fazem referência à espiritualidade e à memória dos ancestrais.

    As mulheres, por exemplo, se maquiam como Catrinas, ou “mulheres-esqueleto”, trajando roupas coloridas e cheias de significados pelas ruas das maiores cidades.

    Para homenagear as crianças falecidas, é comum incluir tapetes especiais, ou “el petate”, e cachorrinhos de brinquedo, conhecidos como “el izcuintle”, para garantir a alegria dos espíritos infantis.

    Os esqueletos vestidos com roupas tradicionais servem para recepcionar as almas dos mortos em passeio pelo mundo dos vivos, enquanto a água depositada nos altares faz referência à pureza dos espíritos.

    A luz é garantida por velas em diferentes formatos, dedicadas a guiar os espíritos na volta para casa.

    Você também encontrará flores por todos os lados, especialmente cravos-de-defunto, considerados uma espécie de “portal de entrada” dos mortos no mundo dos vivos.

    Encontre passagens aéreas em promoção para o México!

    Não perca tempo e comece a planejar a sua viagem para o Dia de Los Muertos agora mesmo, sem abrir mão da sua economia.

    Visite o buscador Passagens Promo para comparar ofertas e encontrar o momento mais barato para viajar em poucos cliques!

    Não se esqueça de ligar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o México ou qualquer outro destino. 

    Quer aproveitar o Dia de los Muertos enquanto economiza na viagem? De Promo você pode!

    Passagens aéreas saindo de
    American Airlines POA Porto Alegre MEX Cidade do Mexico 07 Mar 28 Mar R$ 4272 Copa GRU São Paulo MEX Cidade do Mexico 07 Mai 14 Mai R$ 4543 United Airlines NVT Navegantes MEX Cidade do Mexico 16 Mai 25 Mai R$ 6218 Latam Brasil SSA Salvador MEX Cidade do Mexico 04 Abr 04 Jul R$ 6824 Latam Brasil NVT Navegantes MEX Cidade do Mexico 16 Mai 28 Mai R$ 6941 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    San Miguel de Allende: confira como ir, onde fica e o que fazer na cidade

    San Miguel de Allende: confira como ir, onde fica e o que fazer na cidade

    Yucatán: conheça onde fica e os pontos de interesse principais dessa península no méxico

    Yucatán: conheça onde fica e os pontos de interesse principais dessa península no méxico

    Los Cabos, México: Conheça as belezas da região

    Los Cabos, México: Conheça as belezas da região

    Guanajuato, México: história, o que fazer e dicas de viagem

    Guanajuato, México: história, o que fazer e dicas de viagem

    O que fazer em Tulum: dicas sobre o paraíso mexicano!

    O que fazer em Tulum: dicas sobre o paraíso mexicano!

    Oaxaca: informações, mapa, principais atrações e praias

    Oaxaca: informações, mapa, principais atrações e praias