Alta temporada: dicas para viajar no Brasil e no Mundo

Quem já tem o costume de viajar por aí, sabe que durante a alta temporada os preços podem subir assustadoramente.

Tanto as passagens quanto as hospedagens, ficam super mais caras durante determinadas épocas do ano. Além disso, os lugares mais famosos costumam ficar superlotados durante essa temporada.

Muita gente tenta evitar a alta temporada. Mas se por algum motivo, você não puder se livrar ou só quiser entender melhor como funciona esse período, é só conferir nossa seleção de dicas e destinos no Brasil e no mundo para curtir mesmo na época mais cara e cheia do ano!

O que é alta temporada?

A alta temporada é o período em que os destinos ficam mais cheios de turistas. Nessa época, que costuma ter relação com o clima e as férias escolares e coletivas, as atrações possuem filas e quase não se acha vaga nas acomodações.

É nessa época também que o preço vai nas alturas. Tudo fica mais caro, passagens aéreas, diárias de hotel e até os estabelecimentos locais.

Por isso, a dica é se programar com antecedência para encontrar tarifas menores e aproveitar bem as férias.

Alta Temporada no Brasil

alta temporada brasil

Nosso país tem destinos incríveis para conhecer em qualquer época do ano. Alguns lugares já são mais famosos entre os turistas e acabam atraindo um grande público em determinados períodos, como o Carnaval, a Semana Santa, dia de São João, Natal, Reveillon e muitos outros.

Pensando nisso, resolvemos reunir algumas dicas para quem está planejando uma viagem pelo Brasil mas só pode durante a alta temporada.

Qual é o período de alta temporada no Brasil?

No Brasil, a alta temporada são os meses de dezembro, janeiro e julho.

Feriados prolongados e datas especiais também podem aumentar o fluxo de turistas nos destinos mais turísticos.

Durante as férias não dá para fugir – as cidades ficam lotadas e tudo é muito mais caro. Mas para quem só pode viajar nessa época ou tem preferência por viajar nesse período, a dica é começar a planejar com antecedência todos os detalhes da sua viagem.

Quando termina a alta temporada no Brasil?

Quando viajar? Tirando férias escolares – dezembro, janeiro e julho e os feriados nacionais – os outros meses do ano são baixa temporada no Brasil.

Claro, a depender de outros fatores, alguns destinos ainda podem ser muito procurados mesmo fora dos meses de férias coletivas (como é o caso dos destinos de ecoturismo ou onde as piscinas naturais são as grandes atrações).

Ainda assim, é certo que você vá encontrar preços bem mais acessíveis e muitas passagens em promoção, já que a procura é menor do que em outras épocas do ano.

Quais os melhores períodos de baixa temporada no Brasil?

alta temporada viagem

Claro, mesmo que viajar na baixa temporada (meses letivos) seja sempre uma boa opção, alguns meses são mais favoráveis que outros.

Os melhores períodos de baixa temporada dependem muito de cada destino. Afinal, uma viagem para o Nordeste pede muito sol e calor, como no verão.

Já em outras estações do ano, pode ser que você não encontre um tempo tão favorável para passeios, por exemplo.

Destinos mais procurados na alta temporada do Brasil

Na alta temporada, os destinos de praia fazem muito sucesso. Durante o Réveillon ou Carnaval, por exemplo, Rio de Janeiro e Salvador são alguns dos mais procurados por turistas do mundo todo que querem curtir as festas brasileiras mais tradicionais.

Recife é um dos destinos queridinhos para viajar nas férias, já que diferente de outros locais, durante o verão, quase não chove.

Já dá pra imaginar o que dá a mistura de praia, sol e calor, né?! Vá se preparando para encontrar uma Recife lotada de visitantes e com preços bem mais altos.

Rio Grande do Norte é outro destino muito procurado por conta dos seus preços relativamente mais baixos.

O calor por lá dura o ano todo, mas durante a alta temporada a vantagem é que você não vai pegar a época de chuva e vai poder aproveitar bastante.

Destinos tranquilos na alta temporada do Brasil

Se você vai viajar nas férias, mas quer fugir do tumulto, alguns destinos brasileiros cumprem bem esse papel.

Ouro Preto, em Minas Gerais, é o destino perfeito para quem quer relaxar e ainda aproveitar a viagem para fazer vários passeios culturais e históricos.

Lá, você pode ter alguns dias super sossegados, porém com atividades legais para os dias que acordar querendo aproveitar.

Outro destino tranquilo para aproveitar as férias é a Chapada Diamantina, são muitas grutas e cachoeiras para passar o dia relaxando.

Para os amantes da natureza e fãs do ecoturismo, esta região da Bahia não pode faltar no roteiro.

Alta temporada no Mundo

alta temporada viajar exterior

A alta temporada acontece sempre em datas especiais do ano, como férias escolares e feriados. O problema é que cada lugar do mundo possui suas próprias peculiaridades e datas comemorativas, e elas podem variar muito de um lugar para o outro.

Feriados nacionais, por exemplo, são épocas boas para conhecer os lugares, porque apesar de ser alta temporada, a maioria dos residentes aproveitam para viajar para outros lugares.

Dessa forma, as cidades costumam ficar mais vazias.

Qual é o período de alta temporada nos Estados Unidos?

Muita gente sonha em viver o famoso sonho americano e conhecer as terras do Tio Sam. Mas assim como qualquer outro destino, é preciso primeiro saber um pouco sobre a melhor época para visitar o país.

Muitas questões podem interferir na decisão, o clima, os feriados e principalmente qual cidade você irá visitar nos Estados Unidos.

A alta temporada em Nova York acontece durante o verão americano. É importante lembrar que as estações nos Estados Unidos acontecem na ordem inversa da nossa, então quando é inverno aqui, é verão lá.

Em Las Vegas a alta temporada acontece em meses alternados, como Janeiro, Março e Outubro.

Qual é o período de alta temporada na Europa?

A alta temporada na Europa acontece durante o verão, entre os meses de junho e setembro. Durante essa época do ano, as cidades mais turísticas ficam lotadas de visitantes e os preços de hospedagem e restaurantes ficam super mais altos.

Por isso, se você pretende fazer uma viagem para lá, é melhor reservar tudo com bastante antecedência.

E pode ir preparado porque o verão lá é realmente quente, viu? Até nos lugares mais frios, podem atingir cerca de 40°C no verão.

Além disso, os parques e espaços abertos estarão mais vistosos e as chances de você curtir as atividades ao ar livre serão maiores.

Vantagens em viajar na alta temporada

A alta temporada não tem esse nome por acaso. Como já vimos aqui, esse é o período em que os destinos ficam mais cheios e os motivos para tal, podem variar bastante de um lugar pro outro.

É verdade que em sua grande maioria, os destinos ficam lotados devido a feriados e datas comemorativas. Mas algumas cidades em especial, podem ter seu período de alta temporada em momentos específicos do ano.

Como é o caso das cidades serranas, por exemplo, durante a época de inverno. Ou as cidades com praia na época do verão.

Por isso, as vantagens de viajar na alta temporada podem ser gigantes em alguns lugares. Na maioria das vezes, você vai estar passando pela cidade durante a melhor época para curtir os passeios, ou durante festas e festivais locais.

Desvantagens em viajar na alta temporada

alta temporada destinos internacionais

As desvantagens de viajar na alta temporada a gente bem sabe, né? Os preços altíssimos e os destinos lotados de viajantes são alguns dos empecilhos encontrados por quem opta por viajar durante esse período.

Dicas para viajar nas férias

Pode parecer improvável, mas é totalmente possível viajar durante a alta temporada sem falir. Viajar na alta temporada tem suas desvantagens, mas também pode ser vantajoso se você souber planejar bem.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas básicas para te ajudar nesta missão:

Passagens Aéreas na Promoção

Procurando suas passagens aéreas para viajar durante a alta temporada? Aqui no Passagens Promo você encontra os melhores preços para a sua viagem.

Faça sua pesquisa e comprove! Não deixe de cadastrar um alerta de preços para receber as ofertas direto no seu email, viu?