Cidades turísticas do Brasil: melhores destinos para conhecer
Tempo estimado de leitura 9 minutos

Se quer conhecer as mais lindas cidades turísticas do Brasil, você precisará de um bom roteiro e muita disposição. 

O nosso país é muito rico quando se trata de belezas naturais, praias lindíssimas e centros históricos.

Para você saber exatamente para onde viajar, preparamos um guia completo com os melhores destinos brasileiros para conhecer.

Pesquise as passagens aéreas mais baratas para fazer sua viagem pelo Brasil!

Cidades turísticas do Brasil: praias, centros históricos e belezas naturais

Falar sobre as melhores cidades turísticas do Brasil e não falar da nossa história e das belas paisagens, é mesmo que falar da França e não citar a Torre Eiffel.

De Oiapoque ao Chuí, do Norte ao Sul, os municípios do país vão te encantar com tanta diversidade de cores, cenários, costumes e porque não dizer sabores?

Um país tão rico e com uma diversidade cultural e histórica tão grande, sem dúvida, seria dono também das paisagens mais lindas do planeta. E não é exagero!

Basta citarmos a cidade do Rio de Janeiro, com seu Cristo Redentor ou a ilha de Fernando de Noronha, um dos arquipélagos mais lindos do mundo. 

E Salvador, que é repleta de praias e cachoeiras, além de ser uma das cidades mais históricas do Brasil.

A linda e organizada Curitiba oferece uma experiência turística sem igual. 

Sem contar a histórica cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, que encanta seus visitantes com o centro histórico, prédios e ladeiras muito antigas.

Se quer fazer uma viagem pelo país, se prepare para conhecer um Brasil belíssimo, simpático e rico em cultura, belezas naturais e história.

Quais as principais características das cidades turísticas?

Principais características das Cidades Turísticas do Brasil
Fonte: Pexels

É tão difícil falar sobre as cidades mais lindas do Brasil, uma vez que o país é repleto de belezas naturais de tirar o fôlego, com um litoral espetacular, desde do alto do Nordeste até a pontinha da região Sul.

Os municípios brasileiros que estão na rota do turismo possuem características comuns, que as tornam muito turísticas em razão das suas lindas paisagens e muitos locais históricos. 

Nesse sentido, praias com mar azul e areia branca são quase uma regra. Uma coisa que sabemos fazer muito bem é contar e ter orgulho da nossa história.

Por isso, prédios do período colonial, museus e vilarejos muito antigos podem ser vistos em várias cidades. 

Nossas florestas, vales, campos e parques oferecem as mais lindas paisagens da natureza, repletas de cachoeiras, lagos, poços, cânions, montanhas e muito mais. Características bem básicas, né!?

Quais as cidades turísticas do Brasil?

O Brasil é um país muito procurado quando o assunto é turismo, principalmente se o roteiro estiver relacionado às nossas belezas naturais. 

Entre as cidades mais turísticas do Brasil, podemos citar a ilha de Fernando de Noronha, no estado do Pernambuco; a linda Jericoacoara, no Ceará; além da capital do axé, Salvador e a cidade de Aracaju, no Sergipe.

Na região Sudeste, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Monte Verde e Ouro Preto estão na rota do turismo brasileiro. 

Há ainda cidades turísticas desconhecidas no Brasil, como Morretes, no Paraná, e Urubici, em Santa Catarina.

Voltando para Nordeste e Norte, a cidade de Poço Azul, no Maranhão e o município de Monte Roraima, em Roraima, também podem fazer parte do seu tour. 

Passagens aéreas em promoção

Para percorrer as principais cidades turísticas do Brasil, nada melhor do que encontrar passagens áreas com os menores preços.

Independente se você viajará apenas para uma cidade por vez ou montará um roteiro com dois ou mais destinos, o gasto com passagem aérea, de certa forma, acaba nos preocupando, não é?

Mas tire toda a preocupação da cabeça, pois você pode contar com o melhor site comparador de passagens aéreas, Passagens Promo.

Passagens aéreas nacionais!
Passagens aéreas saindo de

O nosso buscador traz sempre os preços mais baixos do mercado, além de muitas promoções e descontos. Não perca tempo e nem dinheiro, faça as suas buscas no Passagens Promo.

Cidades turísticas no Brasil: mais visitadas

Se você quer saber quais cidades mais visitadas do Brasil, separamos os principais destinos que não podem faltar na sua lista. Confira!

Rio de Janeiro, RJ

Rio de Janeiro
Fonte: Pexels

Claro que o Rio de Janeiro estaria no topo da lista quando o assunto são as melhores cidades turísticas do Brasil. E não é à toa.

A cidade é conhecida mundialmente pelas suas belezas naturais, como as praias de Copacabana e Ipanema, o belo Corcovado e o Pão de Açúcar, de onde você terá uma das vistas mais lindas da capital fluminense.

Sem contar o monumento do Cristo Redentor, que é considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. 

Mas não é só isso! O Estádio do Maracanã e o Museu do Amanhã estão entre as principais atrações deste destino.

Fernando de Noronha, Pernambuco

Certamente a ilha de Fernando de Noronha é um dos destinos brasileiros mais famosos em todo mundo. Por lá, o que não faltam são praias paradisíacas com águas cristalinas e areia branquinha. 

Além das suas belezas naturais, a ilha é considerada um santuário natural protegido, pois a fauna, flora e também a vida marinha são extremamente preservadas. 

Na região, é possível praticar esportes aquáticos, fazer mergulho com animais marinhos, praticar snorkeling e muito mais.

Jericoacoara, Ceará

Jericoacoara
Fonte: Pixabay

Ela é uma das cidades mais visitadas do Brasil. A maioria dos turistas que viajam para Jericoacoara está em busca de belas paisagens e um passeio mais alternativo.

Ao viajar para o local, prepara-se para um cenário espetacular, repleto de dunas, praias de areia branca e águas cristalinas, mangues e lagos de cor azul.

Na hora de montar o seu roteiro pela região, conheça a maravilhosa duna do pôr do sol, a praia da malhada, o parque nacional e também a pedra furada, que é uma formação rochosa semelhante a um arco. 

Salvador, Bahia

Salvador é a capital brasileira do axé, do oxente e das mais incríveis histórias do período colonial brasileiro.

Além das mais lindas praias, como a Praia do Porto da Barra, o bairro Pelourinho, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, abriga casas coloniais coloridas e várias ladeiras.

Não deixe de conhecer a Igreja e Convento de São Francisco e a Fundação Casa de Jorge Amado. 

Por lá, o que não faltam são histórias da colonização do Brasil. Ah, o Elevador Lacerda com mais de 73 metros é um dos locais mais visitados da cidade, assim como o Mercado Modelo. 

Curitiba, Paraná

Curitiba
Fonte: Pexels

Ela está entre as cidades mais bonitas do Brasil para viajar. Além de ser uma das mais desenvolvidas do país, Curitiba conta com excelentes atrações turísticas, como parques, museus, monumentos e jardins.

Na cidade, não deixe de conhecer o Museu Oscar Niemeyer, o jardim botânico, a Ópera de Arame e o Parque Tanguá. 

Ah, na hora de conhecer a cidade, opte por fazer passeios com uma linha de ônibus, que percorre quase 30 atrações na cidade. 

Cidades turísticas do Brasil: baratas

Viajar é um privilégio e se for para conhecer o nosso país, é ainda mais maravilhoso, não é mesmo? Mas nem sempre temos um planejamento financeiro como gostaríamos.

Por isso, nada melhor do que saber quais as cidades turísticas do Brasil baratas para conhecer. Dessa forma, separamos algumas aqui. Dá uma olhada!

Monte Verde, Minas Gerais

Monte Verde
Fonte: Rafael Vianna Croffi, via Flickr

Quer um clima mais romântico e aconchegante? Que tal conhecer a charmosa Monte Verde?

Por lá, além da linda paisagem da serra da Mantiqueira, a cidade conta com uma infinidade de pousadas e hotéis.

No seu tour pela cidade, faça a trilha de pedra para admirar a mais linda paisagem da região e, se tiver coragem, pratique slackline, arvorismo e escalada. 

Independente da época que viajar para a cidade, não deixe de tomar um belo vinho e apreciar a deliciosa gastronomia do local. 

Aracaju, Sergipe

A cidade de Aracaju é linda e conta com as praias mais sensacionais do estado. 

Além da Praia do Mosqueiro e da Praia do Atalaia, a cidade possui atrações turísticas, como o Museu da Gente Sergipana e a passarela do caranguejo, um local para praticar atividades ao ar livre.

Por lá, os Arcos da Orla e o Projeto Tamar precisam estar no seu roteiro. 

Ouro Preto, Minas Gerais

Ouro Preto
Fonte: Unsplash

Além de ser uma das cidades mais bonitas do Brasil para viajar, Ouro Preto, em Minas Gerais, tem muitas histórias para contar. Inclusive, é considerada um Patrimônio Cultural pela Unesco.

Ao conhecer a cidade, visite a Igreja de São Francisco de Assis, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, o Museu da Inconfidência, além da Casa do Contos.

Perambule pelas ladeiras de pedra na parte central da cidade e conheça todos os cantinhos históricos que existem por lá.

Cabo Frio, Rio de Janeiro

Se você quer dias de sol e praia, em Cabo Frio você terá. Na cidade, o que não faltam são praias de mar azul e areia fofa, como a Praia das Conchas, que conta com águas calmas e tranquilas.

Já a Praia do Forte e a Praia das Dunas são conhecidas por ondas bem mais fortes. Faça esportes aquáticos, caminhadas pelas orlas e conheça o centro histórico com prédios do período colonial.

Cidades turísticas desconhecidas no Brasil

Cidades Turísticas desconhecidas do Brasil
Fonte: Pixabay

O nosso país é tão rico que existem muitas cidades turísticas desconhecidas no Brasil, mas com ótimas experiências aos seus visitantes. 

Para quem quer conhecer esses lugares escondidos, fizemos uma lista.

Morretes, Paraná

Ao visitar a cidade de Curitiba, conhecer Morretes é quase uma regra. Localizada no litoral paranaense, ela fica nos pés da Serra do Mar.

Fundada no século XVIII, o destino possui muitos prédios antigos, ruas de paralelepípedo, além de cachoeiras e montanhas.

Faça um tour pela pela cidade de trem. Você ficará encantado com a ferrovia, criada em 1873. Claro que o trajeto garante belas paisagens. 

Urubici, Santa Catarina

Urubici
Fonte: Pixabay

Ela é um destino espetacular entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O local é conhecido pelos seus enormes paredões. Você conhecerá lindos cânions em meio à vegetação bem preservada. 

Certamente em um lugar desses, o que não faltam são cachoeiras, rios, cavernas, montanhas, grutas e mirantes. Prepare um bom calçado e conheça todo o lugar. 

Poço Azul, Maranhão

A cidade é perfeita para quem quer um contato bem próximo com a natureza, além de curtir deliciosos mergulhos em poços de águas transparentes.

Você encontrará cachoeiras, grutas e mirantes, de onde é possível apreciar o deslumbre da natureza.

Na hora de conhecer o local, visite os poços chamados de Encanto Azul e o Poço Azul, que ficam bem pertinho um do outro. Em ambos os lugares, o cenário é espetacular!

Monte Roraima, Roraima

Monte Roraima
Fonte: Wikimedia Commons

A cidade conta com uma das paisagens mais impressionantes do Brasil. A região abriga o monte mais alto do país, com quase 3 mil metros de altura. São gigantescos e imponentes paredões de rochas.

Por lá, prepare-se para ficar impressionado com a vista de toda a região, que é repleta de cachoeiras, rios, e esculturas em cristal. 

O local está localizado na fronteira entre o Brasil, Guiana e Venezuela

Afinal, qual a cidade mais bonita para visitar no Brasil?

Esse é o tipo de pergunta que não é fácil de responder, já que as cidades brasileiras são lindas e cada uma possui seu charme, encanto e atrações turísticas.

Mas se temos que selecionar uma, o blog Passagens Promo escolhe a espetacular Fernando de Noronha, um arquipélago vulcânico impressionante. 

Mas não são somente as belas paisagens que fazem dela uma das cidades mais bonitas do Brasil para viajar. Nada disso!

O local encanta turistas em razão da possibilidade de atividades aquáticas, como mergulho e snorkeling

Por lá, é possível nadar com animais marinhos, como tubarões, golfinhos, tartarugas e arraias. Um lugar encantador!

Dicas para aproveitar sua viagem às cidades turísticas do Brasil

Cidades Turísticas do Brasil: dicas
Fonte: Pexels

Para seus passeios pelas cidades mais turísticas do Brasil, é importante definir quais lugares conhecer e depois montar um roteiro com as principais atrações.

Na hora de planejar a sua viagem, busque informações sobre localização, o valor das entradas e o horário de funcionamento, por exemplo.

Não deixe de saber quais são as condições climáticas do seu destino no período que vai viajar. 

Claro que na hora de fazer as malas, preste atenção também nos trajes mais recomendados, de acordo com as temperaturas do local.

Se puder, alugue um carro para facilitar o seu percurso pelos pontos turísticos. Ah, não deixe para comprar as suas passagens aéreas em cima da hora. 

Para encontrar os melhores preços, é bom pesquisar com bastante antecedência.

Cotação passagens aéreas

Então, se já definiu quais as cidades turísticas do Brasil pretende conhecer, chegou a vez de encontrar a passagens aéreas que cabem no seu bolso.

Por isso, se quer ter acesso aos menores preços, promoções e descontos, concentre as suas pesquisas no site comparador, Passagens Promo.

Passagens aéreas imperdíveis para destinos nacionais!
Passagens aéreas saindo de
Azul RIO Rio de Janeiro MEA Macae 07 Mai 11 Mai R$ 158 Azul RIO Rio de Janeiro MEA Macae 16 Jun 23 Jun R$ 158 Azul MEA Macae RIO Rio de Janeiro 10 Mar 10 Mar R$ 158 Azul MEA Macae RIO Rio de Janeiro 22 Mai 26 Mai R$ 158 Azul MEA Macae RIO Rio de Janeiro 01 Abr 06 Abr R$ 158 Azul RIO Rio de Janeiro MEA Macae 03 Mar 09 Mar R$ 158 Ver mais ofertas

Tenha a certeza de encontrar as passagens com os melhores benefícios. Quer viajar gastando pouco? De Promo você pode!

Mais dicas de viagem direto do blog Passagens Promo: