Como evitar dor de ouvido no avião

Uma reclamação recorrente entre os viajantes, é dor de ouvido no avião. Na maior parte das vezes, são as crianças que sofrem mais. Mas o problema também pode atingir os adultos. Pensando nisso, trouxemos essa dica de viagem para te ajudar a evitar esse tipo de desconforto.

Mas o que causa a dor de ouvido no avião?

A dor de ouvido no avião, geralmente é causada durante a decolagem ou durante o pouso. Em ambos os momentos, ocorre uma mudança brusca na pressão do ar, que pode causar um grande desconforto.

Mesmo que todas as cabines do avião sejam pressurizadas, pessoas com inflamações como sinusite, rinite, gripes ou resfriados, podem sofrer durante esse processo. Isso acontece porque como as vias estão congestionadas, o corpo não consegue trocar o ar que está no ouvido pelo ar do avião.

E como evitar esse desconforto?

É claro que se você já sabe que vai sentir esse tipo de dor durante o voo, já pode se prevenir com a nossa dica de viagem. São várias as formas de driblar a dor de ouvido, confira algumas que separamos pra vocês.

Guarde algo para mastigar

Aproveite os lanchinhos oferecidos pela companhia para mastigar durante o pouso e leve algo consigo pra mastigar na decolagem. O processo de mastigação te obriga a movimentar os músculos do rosto e ajuda a equilibrar a pressão que vai para o ouvido durante a mudança de altitude.

Force um bocejo

Um bocejo forçado também segue a mesma lógica de mastigar alguma coisa. Você movimenta os músculos do rosto para aliviar a pressão do ouvido. Outra dica que também funciona é mascar um chiclete, durante o pouso e a decolagem.

Tampe o nariz

Se não tiver nada para comer ou mascar, você pode tampar o nariz e tomar alguns goles de água consecutivos. Também funciona se engolir a própria saliva. É só uma manobra indicada por especialistas para evitar esse tipo de desconforto.

Tente ficar acordado

Dormir durante a decolagem ou durante o pouso pode piorar a situação. É claro que você tem total liberdade para descansar durante o voo. Mas a recomendação é que você esteja acordado pelo menos 30 minutos antes de pousar. Isso porque quando dormimos, nosso corpo demora um pouco mais para reagir às mudanças, o que pode aumentar a dor.

O que podemos fazer pelas crianças e bebês?

As crianças podem nem sempre estar dispostas a seguir nossas sugestões, principalmente os bebês. Mas isso não quer dizer que seja impossível salvar os pequenos desse desconforto. Então espera que tem mais dica de viagem!

Amamentar ou dar mamadeira

Amamentar as crianças ou bebês durante os pousos ou decolagens pode ajudar muito a aliviar a pressão no ouvido. Basicamente, vai funcionar como os truques de mastigar, tampar o nariz ou mascar um chiclete. Pois a criança também estará movimentando os músculos do rosto.

Mantenha os pequenos acordados

Como já falamos antes, dormir perto da decolagem não é uma boa ideia. Nem para os adultos e muito menos para as crianças. Nos 30 minutos antes de decolar, e nos 30 minutos antes de pousar, mantenha eles acordados. Assim você vai evitar o sofrimento deles para se adaptar a pressão do ar.

Evite deixar eles deitados

Deixar que as crianças e bebês fiquem deitados durante a decolagem ou durante o pouso pode ser um problema. Não só colabora para possíveis engasgamentos, como também pode aumentar a chance de entupir o ouvido e aumentar a dor. Portanto, é melhor evitar essa posição.

Curtiu nossa dica de viagem?

Agora que você já conhece essa importante dica de viagem, não vai mais sofrer com dor de ouvido no avião, não é mesmo? E sem esse desconforto, você pode viajar tranquilamente sem nenhuma dor de cabeça!

Encontre passagens aéreas promocionais

Aproveite para encontrar sua passagem aérea nacional aqui no nosso site. No Passagens Promo você encontra os melhores preços para suas viagens. Confira!

Recomendado para você
Programa de milhas: quais são e como acumular

Programa de milhas: quais são e como acumular

Viajar com animais: as regras de cada companhia

Viajar com animais: as regras de cada companhia

Passagens aéreas para férias de julho

Passagens aéreas para férias de julho

Férias no Nordeste: passagens aéreas em promoção

Férias no Nordeste: passagens aéreas em promoção

Seguro viagem para o Equador passa a ser obrigatório

Seguro viagem para o Equador passa a ser obrigatório

Comida de avião: o que fazer em caso de restrição alimentar

Comida de avião: o que fazer em caso de restrição alimentar