Como organizar uma viagem com amigos

Para quem quer fazer uma viagem com amigos, pode ser tudo ou nada. E como sabemos que organização e planejamento são as palavras de ordem para dar tudo certo, preparamos uma lista com dicas preciosas para você seguir antes de embarcar. Vem conferir!

Escolha amigos com hábitos parecidos

viagem com amigos

Viajar com a galera não é a mesma coisa de encontrar em um bar ou marcar um cinema, obviamente! Durante uma viagem com os amigos, a convivência é intensa. Por isso, antes de marcar a viagem, comece percebendo no dia a dia possíveis bons companheiros e, claro, gente que você tem mais afinidade.

Você pode amar todos seus amigos, mas na hora de marcar aquela viagem, pense em hábitos, afinal, pessoas diferentes significam vontades diferentes e, como consequência, pede uma dose de flexibilidade extra!

Você é uma pessoa mais diurna? Prefere dormir e acordar cedo para aproveitar o dia na cidade conhecendo pontos turísticos? Viajar com alguém que prefere acordar tarde e sair de noite para ir à balada pode ser um problema.

Uma reunião pessoalmente é imprescindível

É muito importante que a galera se reúna para conversar e alinhar expectativas e planos. Vocês não precisam passar a viagem inteira fazendo tudo juntos, mas se a ideia é viajar com amigos para compartilhar experiências, saber o que cada um espera da viagem é um passo fundamental!

Criar um grupo nas redes sociais pode facilitar na hora de definir itens, como acomodações e roteiros, mas é importante que o grupo se reúna para que algumas informações mais importantes não se percam no meio do caminho ou tenha desentendimentos (assim ainda dá para evitar muita confusão!).

É bom já ter em mente que podem acontecer desentendimentos na hora de escolher algumas coisas e, exatamente por esse motivo, é tão necessário marcar o encontrão da galera. Afinal, cada pessoa possui seus gostos e individualidades.

O destino tem que estar de acordo com todos os viajantes

viagem com amigos

Essa é a hora que você vai detectar se os objetivos, orçamentos e estilos de viagem de todos estão alinhados para garantir o sucesso da viagem.

Em grupos menores, há mais chance de se conseguir uma organização melhor. Mas, mesmo em uma viagem com grupão, desde que todos participem das escolhas, não vai rolar de ninguém ficar reclamando pelos cantos depois.

► São Paulo: a cidade que não dorme

► Morro de São Paulo: um lugar incrível na Bahia

Combine o orçamento básico

Definido o destino, chega a hora de conversar sobre quanta grana cada um pode gastar. Não adianta viajar com amigos antes de saber o que cada um pretende. Afinal, não dá para viajar com quem só quer ficar em hotéis chiques e comer em restaurantes caros se você faz mais o tipo econômico.

Um dos lados bons de viajar com amigos é que fica tudo mais barato: dá para rachar gasolina, dividir as diárias da hospedagem e até compartilhar refeições. E, se mesmo assim, as contas começarem a dar dor de cabeça, é só abusar dos aplicativos de celular para controlar melhor o orçamento da viagem.

O Conta Coletiva, por exemplo, é uma versão brasileira do aplicativo Evenfy, que serve para controlar os gastos em uma “conta conjunta”. Assim, dá para cada pessoa saber quanto deve e quanto precisa passar de grana um para o outro.

Defina o que fazer no destino

viagem com amigos

Não é preciso definir tudo! Até porque improvisar em uma viagem com amigos, pode ser o segredo da diversão. Mas vale a pena ter um panorama geral do que será feito para poupar tempo, evitar discussões, atender as expectativas da galera e ajudar a organizar a parte financeira.

A dica aqui é ouvir a sugestão de todos e montar um roteiro diversificado que atenda todo mundo. Mas, se mesmo assim não for possível agradar à todos, dividir o grupo pode ser uma alternativa.

Metade do grupo quer aproveitar a noite, a outra quer voltar para descansar no hotel? Não tem problema! O importante é combinar tudo com antecedência para ninguém ficar sozinho!

Nunca viaje sem um seguro viagem!

E para evitar que um imprevisto acabe atrapalhando tudo, nunca viaje sem um seguro viagem! Seja uma viagem de carro, ônibus ou avião, desde que você esteja a mais de 100 km da sua casa, dá para contar com a tranquilidade de viajar segurado!

No Seguros Promo, você consegue comparar detalhadamente até quatro planos de seguro viagem para encontrar a melhor opção para você e seus amigos. Aproveite!

► Seguro viagem para o Equador passa a ser obrigatório

Compre as passagens aéreas juntos!

viagem com amigos - passagens promo

Na hora de comprar as passagens aéreas, é importante estar em sincronia com seus amigos. Esse momento é crucial para que tudo dê certo.

Isso porque, para qualquer tipo de alteração e/ou cancelamento, as companhias aéreas cobram taxas e multas que podem superar o valor da passagem. Além disso, você precisa confirmar com todos se o valor da passagem está acessível, para que não haja desistência depois.

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, melhor combinar de comprar as passagens aéreas de todo mundo junto! São muitas alternativas; você pode comprar à vista em seu cartão e pegar o valor de cada um em dinheiro, ou até mesmo dividir em seu cartão de crédito e, por quê não, combinar de cada um pagar a parcela em um mês? 😉

Pronto para essa aventura incrível? Faça sua pesquisa no Passagens Promo para economizar na passagem aérea e aproveitar muito mais o seu destino! Confira algumas Promos pra você se inspirar: