Como viajar barato: 9 dicas para uma viagem econômica

Como viajar barato é uma das maiores dúvidas de quem está planejando uma viagem!

Seja viagem de férias, para aproveitar um feriado prolongado ou só sair da rotina, a gente sempre pode economizar mais um pouquinho.

Se você também quer começar a viajar o mundo gastando pouco, veja as 9 dicas para uma viagem econômica que separamos para vocês. Aproveite!

Como viajar barato e gastar pouco?

Está pensando na sua próxima viagem? Então vem descobrir como você pode viajar gastando pouco!

Veja aqui algumas dicas de como aproveitar melhor suas viagens sem sentir no bolso. Aqui você economiza de verdade 😉!

1. Planeje com antecedência

 viajar barato planejamento

Fonte: Unsplash

Nossa principal dica para quem quer saber como viajar barato é planejar com antecedência!

Mesmo quem precisa viajar durante a alta temporada (nas férias das crianças, por exemplo), dá para economizar muito se você se programar.

Quando você começa a planejar sua viagem antecipadamente, consegue encontrar passagens aéreas mais baratas e, até mesmo, hospedagens bem mais em conta.

Compra de passagens, aluguel de carro, entrada de passeios e atrações… tudo pode ser feito algum tempo antes de viajar, muitas vezes com desconto, pela internet.

Principalmente para viagens durante a alta temporada, em que a probabilidade de você conseguir uma super promoção é mais baixa, reservar antes é uma alternativa.

Mas, claro, nada em excesso faz bem. Por isso, atenção ao planejamento! Comprar suas passagens aéreas muito antes também não é muita vantagem.

O ideal é começar a agendar o passeio com 60 a 90 dias de antecedência e ficar de olho nas promoções relâmpagos – Surgiu uma promo imperdível? Aproveite antes que acabe.

Organizar viagens e pesquisar pode não ser a etapa preferida de muitos viajantes, mas não fique com preguiça! Se bem planejada, você consegue aproveitar e gastar pouco!

2. Flexibilidade nas datas

Como viajar barato viagem economica

Fonte: Unsplash

Já pensou que talvez suas viagens ficam caras porque você pode não estar indo no melhor momento para aquele destino?

Quem quer viajar barato tem que tomar muito cuidado com a data que escolhe embarcar!

E nem estamos falamos apenas do clima dos destinos, apesar da questão ser muito importante para você encontrá-los exatamente da forma como espera.

Afinal, não adianta viajar barato querendo curtir as praias e pegar uma época de chuvas, ventos e céu fechado, não é?

Então, é sim muito importante fazer pesquisas antes da viagem – até para saber se o clima influencia naquele destino.

Mas, além disso, eventos e acontecimentos importantes podem encarecer e baratear seu passeio.

Normalmente, na época em que alguns destinos recebem eventos de grande porte, tudo fica mais caro, passagens, hospedagens e atrações.

Assim, se você tiver maior flexibilidade para voar (e se o evento não é do seu interesse), evitar esses períodos específicos pode ser uma das mais valiosas dicas de viagens baratas.

Outro ponto para ter atenção são os feriados! Se você não precisa aproveitar as datas de feriados para viajar com a família e os filhos, você pode viajar fora da alta temporada.

A alta temporada significa que os valores estão altos para tudo: passagens aéreas, hospedagens e até restaurantes. Sem dizer que o destino estará lotado de turistas.

Se você puder optar por viajar em períodos menos procurados, vai ver como viajar barato é fácil, e ainda vai encontrar muitas opções na hora de planejar tudo.

Mas atenção: em alguns destinos a baixa temporada existe para verdadeiramente mostrar que aquele local é menos atrativo nessa época!

Então, sempre veja as questões climáticas e o calendário das principais atrações que você quer fazer na cidade.

No final, a dica é clara: quanto maior sua flexibilidade de datas, maiores as chances de viajar barato!

3. Acompanhe alerta de passagens aéreas na promoção

Como viajar barato passagem

Fonte: Unsplash

Sabia que aqui no Passagens Promo, você pode utilizar um recurso de alerta de preço para ser avisado sempre que o trecho escolhido sofrer alterações de valor?

Pois essa é nossa terceira dica para quem está procurando como viajar barato!

Se você nunca usou essa ferramenta, comece já. Assim você fica por dentro dos preços das passagens aéreas e não perde uma possível promoção relâmpago.

A gente sabe que todo viajante quer mesmo é encontrar passagens aéreas em bom preço. E, grande parte, tem seus truques e maneiras para encontrar voos promocionais.

Porém, a forma mais eficaz de conseguir viajar barato é monitorando o valor das tarifas – e para isso usamos o alerta de passagens aéreas em promoção!

Para quem não tem muito tempo, ou paciência, para pesquisar todo dia a tarifa ideal para comprar, uma ferramenta que permite você acompanhar a variação de preços ajuda muito, não é?

Além de se cadastrar em nosso alerta de preço, você também pode aproveitar a ferramenta de “voos mais baratos em dias próximos” quando estiver em busca de passagens aéreas nacionais.

Fica bem mais fácil viajar barato assim, não é?

4. Crie seu próprio roteiro

Como viajar barato

Fonte: Unsplash

Muita gente pensa que criar roteiros demanda muito tempo e pesquisa (e acredite, demanda mesmo!), por isso optam por fechar pacotes com agências de viagem ou seguir um roteiro já pronto.

Mas criar seu próprio roteiro pode ser bem mais fácil do que você imagina, viu? E, além de tudo, pode deixar sua viagem muito mais econômica.

O segredo é não deixar o planejamento para última hora. Já está com as passagens aéreas compradas? Comece a pesquisar com antecedência e vai conseguir montar o roteiro mais atrativo para o seu tipo de viagem.

Outra vantagem é que você pode ir conhecer apenas os pontos turísticos e atrações que de fato te interessam, sem perder algum dia da viagem ou gastar a mais com aquilo que não tem a intenção de conhecer.

Use a internet ao seu favor! Procure por reviews e dicas de como viajar barato montando seu próprio roteiro e reúna o máximo de informações relevantes que conseguir antes de embarcar!

5. Aproveite os pontos turísticos gratuitos

Como viajar barato

Fonte: Unsplash

Grande parte dos destinos de viagem oferece passeios e atrações turísticas gratuitas. Em alguns deles, até os principais pontos da cidade não cobram a entrada ou possuem condições especiais.

Inclua em seu roteiro algumas praças, museus e lugares turísticos que são abertos ao público, assim você pode economizar muito.

Prefira investir naqueles passeios que são pagos, mas imperdíveis quando estamos viajando para determinado destino.

Sempre dá para explorar o mundo sem gastar quase nada! O segredo é pesquisar 😉

6. Escolha destinos menos badalados

 viajar barato

Fonte: Unsplash

Destinos alternativos são, quase sempre, a solução para quem quer viajar barato.

Quem quer economizar de verdade durante a viagem pode dar preferências para lugares menos visitados, assim as chances de viajar barato aumentam muito.

Principalmente quem viaja a dois ou em família, às vezes com muitas pessoas, em que os gastos se multiplicam, os destinos que não estão na mira do turismo podem reservar belezas encantadoras e experiências únicas.

Não se engane pensando que destinos menos badalados e não-turísticos não possuem inúmeras atrações e possibilidades. Aposte neles e garantimos que você não vai se arrepender!

7. Viaje em baixa temporada

Como viajar barato baixa temporada

Fonte: Unsplash

Se todo mundo decide viajar ao mesmo tempo, o preço sobe pela alta disputa, não é? Para quem quer gastar menos, vale se programar para viajar na baixa temporada.

Quem não precisa esperar as férias escolares para cair na estrada, tem a sorte de conseguir viajar barato.

Durante a alta temporada, as cidades mais turísticas recebem uma alta demanda e, com isso, acabam aumentando o preço de passagens aéreas, hotéis, passeios e mais.

Meses como setembro, outubro ou novembro são boas oportunidades para viajar dentro do Brasil pagando pouco. Nas cidades litorâneas, por exemplo, ainda faz calor e elas ficam mais vazias.

A dica aqui é pesquisar seu país de destino e analisar se durante a baixa temporada por lá, as condições climáticas também são favoráveis. Se for, é só se jogar!

8. Compre comida e lanches em feiras e mercados

viagem economica

Fonte: Unsplash

A gente pode até pensar que não, mas a alimentação também pode causar impacto no valor total de uma viagem.

Claro que provar a culinária local é uma das, se não a mais, importante das experiências nos destinos.

Mas para quem está preocupado em como viajar barato, trocar almoços e jantares caros por idas à feiras e mercados pode ajudar a baratear esse item.

Se você optar por hospedagens em que é possível cozinhar, vai conseguir economizar com refeições em restaurantes. – já que vai dar para fazer sua própria comida algumas vezes!

9. Controle seu orçamento durante a viagem

Como viajar barato orçamento

Fonte: Unsplash

Outro passo importante para o planejamento de viagens baratas é definir o orçamento disponível para o tempo que estiver fora.

Para não estourar esse limite, calcule durante os dias em que estiver em viagem quanto foi gasto, assim você consegue estabelecer um valor máximo para uso e até mesmo economizar.

Se estiver viajando em grupos, essa dica é ainda mais importante!

Se você quer viajar barato e algumas pessoas preferem se render ao luxo alguns dias, você pode optar por passeios e atrações alternativas que não irão interferir no gasto programado para a viagem.

E use os aplicativos ao seu favor! Antes de embarcar, busque aplicativos de controle financeiro para ter fácil acesso aos seus gastos. Afinal, se a dúvida é como viajar barato, não dá para voltar com dívidas, não é?

Como viajar barato em destinos no Brasil

● Escolha bem sua hospedagem.

Ficar mais perto dos principais pontos turísticos da cidade (ou dos que você mais quer conhecer) é uma dica de ouro! Assim você pode fazer a maioria dos seus passeios a pé ou de transporte público.

● Fuja da alta temporada.

Nós já falamos, mas não custa reforçar, não é? Se você tem flexibilidade nas datas das suas viagens, opte por períodos menos usuais e em que há menos pessoas viajando.

A verdade é que nem todo mundo pode escolher livremente quando viajar, então, se você possui esse benefício, aproveite!

● Defina um destino que cabe no seu bolso.

O Brasil é muito grande para ficarmos presos a apenas alguns destinos! Expanda seu leque de opções e pesquise destinos alternativos.

Veja o custo de vida em determinado local e o quão em alta ele está no momento da sua viagem… temos certeza que você vai encontrar outras opções tão boas quanto os mais procurados.

Passagens aéreas na Promoção Destinos Nacionais
Passagens aéreas saindo de

Como viajar barato em destinos no Exterior

● Escolha destinos mais próximos do Brasil.

Embora não é uma regra que os voos para destinos vizinhos são mais baratos, se você ainda não tem um passaporte, você consegue reduzir alguns custos viajando apenas com sua Carteira de Identidade. Já pensou que moleza?

● Compre seus ingressos e entradas com antecedência.

Ainda bem que a internet existe para facilitar a vida dos viajantes. Comprando os ingressos das atrações mais procuradas com antecedência, você aumenta suas chances de economizar e ainda evita as filas enormes que pode encontrar no destino (e rola até uma economia de tempo de viagem 😉).

Passagens aéreas na Promoção Destinos Internacionais
Passagens aéreas saindo de

Passagens Aéreas na Promoção

Agora que você já viu como viajar barato, que tal conhecer nossas promoções? Aqui no Passagens Promo, você encontra as melhores tarifas para viajar para o Brasil e exterior!

Acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhum voo promocional. Nós divulgamos diariamente as melhores ofertas para você viajar pagando pouco.

De PROMO você pode viajar barato!