Como viajar só com bagagem de mão

Desde que a Anac mudou as regras de despacho da bagagem, uma das maiores preocupações dos viajantes é ter que pagar para despachar sua mala.

Isso porque a franquia de 23 kg foi extinta pelas companhias aéreas. Apesar disso, o limite para bagagens de mão aumentou, de 5 para 10kg.

Dependendo do destino da sua viagem e do tempo que você vai ficar fora, é perfeitamente possível viajar apenas com a bagagem de mão. Quer saber como? A gente te dá algumas dicas para se organizar e levar apenas o necessário para a próxima viagem. E o mais importante, sem exceder os 10 kg.

Escolha uma bagagem de mão leve e flexível

Bagagem de mão - Passagens Promo

Viajar com aquelas malas pequenas, quadradas e de rodinha nem sempre é uma boa ideia. Pode ser mais prático e confortável na hora de sair do aeroporto, mas elas costumam ser mais pesadas e muito menos flexíveis.

Se você optar por uma bolsa ou mochila, por exemplo, não vai ter problemas se precisar amassá-la para caber em algum lugar. Sem contar que quanto mais leve, melhor. Assim, você garante que vai gastar os 10kg com roupas e objetos pessoais e não apenas com a mala em si.

Prefira peças que combinem com tudo

Bagagem de mão - Passagens Promo

Uma ótima dica para quem quer viajar apenas com a bagagem de mão é levar consigo apenas peças coringas. Mas o que isso significa? Significa peças que combinam com várias outras peças. Uma calça/short/bermuda jeans, por exemplo, você pode usar várias vezes com diferentes blusas, camisas e camisetas.

Tente seguir as mesmas regras para os sapatos. O ideal é levar um chinelo, um tênis e uma sandália, apenas. Caso queira levar outro calçado mais pesado, use-o na viagem. Assim, ele não ocupará espaço em sua bagagem de mão.

Aposte nos potinhos

Bagagem de mão - Passagens Promo

Uma das coisas que ocupam bastante espaço e pesam a bagagem de mão, são os produtos de higiene. Mas você não precisa levar um pote inteiro de shampoo, outro de condicionador e um creme de pele. Existem vários potinhos onde você pode colocar apenas o suficiente para a viagem.

Além disso, é importante ficar atento às especificações dos limites de líquido permitido na bagagem de mão. Verifique sempre com a companhia aérea, qual a quantidade e quais são os produtos permitidos no voo.

Vista as peças mais pesadas

Bagagem de mão - Passagens Promo

Sabe aquele casaco que sozinho ocupa a sua bolsa inteira? Ou aquele macacão jeans que é quase tão pesado quanto você? Então, se não der pra deixar essas peças em casa, é melhor ir vestido com elas. É só seguir a mesma linha de raciocínio do calçado. Assim você economiza espaço dentro da sua bagagem de mão e pode usar o espaço para colocar outras peças.

Evite ao máximo essas peças mais pesadas, prefira as roupas com tecido mais leve e de preferência que não fiquem amassados com facilidade. Outra dica boa são as bolsas à vácuo, que ajudam a controlar o volume das roupas.

Confira o peso da bagagem de mão antes de ir para o aeroporto

Bagagem de mão - Passagens Promo

Você não quer que, na hora do embarque, seja pego de surpresa pelo molde de mala da companhia aérea e descobrir que sua bagagem não é qualificada como bagagem de mão, não é?

Isso acontece com bastante frequência e é uma das maiores reclamações sobre as companhias aéreas após a mudança das regras.

Se isso acontecer, você é obrigado a despachar a mala e é cobrado o valor mais caro, por ter sido uma contratação no aeroporto.

Para evitar isso, o ideal é que você cheque o peso e as dimensões antes de ir para o aeroporto. Algumas pessoas compram uma balança para conferir o peso, mas você pode simplesmente ir até a farmácia mais próxima, por exemplo, e pesar.

Não se esqueça que você também tem o direito de levar uma bolsa pessoal, onde você colocar objetos mais pesados, já que ela não é pesada pela companhia aérea.

Dica extra para caber mais coisas na mala

Existem vários métodos desenvolvidos para dinamizar o espaço dentro da mala e fazer caber mais coisas. Um desses métodos é o Bundle Wrapping, que é basicamente dobrar uma roupa dentro da outra, usando uma primeira peça como o núcleo de tudo.

A desvantagem é que se precisar tirar alguma peça especificamente, vai precisar desdobrar tudo, mas você vai conseguir levar bastante coisa.

Vantagens de viajar só com bagagem de mão

Viajar apenas com a bagagem de mão tem muitos benefícios. Você não vai precisar perder tempo para despachar a bagagem, e nem ficar esperando ela voltar na esteira quando desembarcar.

Além disso, também não vai precisar se preocupar com a possibilidade de extravio ou de danos a sua mala, já que ela estará com você o tempo todo.

Em dúvida de quais são as regras da sua companhia aérea? Confira aqui e fique por dentro de todas as mudanças de bagagem de mão e bagagem despachada.

Malas prontas, que tal uma PROMO?

Recomendado para você
Gol lança bagagem despachada automatizada!

Gol lança bagagem despachada automatizada!

Bagagem: de mão, despachada, especial e outras informações úteis

Bagagem: de mão, despachada, especial e outras informações úteis

Bagagem despachada e bagagem de mão: entenda o que mudou

Bagagem despachada e bagagem de mão: entenda o que mudou