Lugares para viajar no Carnaval: 17 destinos para festejar ou descansar

Confira dicas de lugares para viajar no carnaval!

Há boatos de que no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval. A maior festa cultural brasileira reúne foliões em todos os cantos do país, todos os anos.

Pensando nisso, reunimos aqui várias dicas de lugares para viajar no carnaval. Venha conferir?!

Onde passar o Carnaval?

A primeira coisa que deve ser levada em conta na hora de escolher um destino é: você está buscando destinos para curtir o carnaval ou está tentando fugir dele?

Para quem ama carnaval e quiser curtir a folia, o ideal é começar a se planejar com bastante antecedência.

Isso porque durante a alta temporada os preços podem subir consideravelmente, então faça suas pesquisas antes para garantir bons preços.

Mas você não gosta de carnaval ou simplesmente quer aproveitar essa época do ano para descansar, fugir das multidões e conhecer um lugar diferente, é só seguir a direção contrária dos foliões. Fuja dos destinos famosos pelo carnaval.

Lugares para viajar no Carnaval para curtir

Vários destinos vem em mente quando a gente pensa em lugares para viajar no Carnaval, né? E o Brasil está cheio de cidades famosas no mundo inteiro pelo carnaval super animado.

Passando pelo glamour da Sapucaí, pelos deliciosos carnavais de rua, os famosos bonecos de Olinda e as inesquecíveis marchinhas de carnaval, é impossível não se encantar pelas tradições culturais do nosso país.

Rio de Janeiro, RJ

lugares para viajar no carnaval

Uma das cidades mais famosas pelo carnaval é o Rio de Janeiro. O desfile anual das escolas de samba encanta e atrai turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Pra muita gente já virou tradição acompanhar os desfiles pela TV, mas não existe a menor dúvida de que acompanhar esse espetáculo ao vivo pode ser muito mais emocionante e uma experiência única para quem curte essa festa.

Por esse motivo, a capital carioca é um dos melhores lugares para viajar no carnaval. E se engana quem acha que o carnaval do Rio se resume à Sapucaí, viu?

A festa toma conta da cidade inteira e arrasta multidões nos bloquinhos de rua.

Recife, Pernambuco

A capital de Pernambuco é um destino super concorrido durante o carnaval. Afinal, quem não gostaria de aliar uma festa tão gostosa com um banho de mar em algumas das praias mais lindas do país?

O Carnaval de Recife é uma das maiores festas do país e arrasta uma multidão pela cidade, todos os anos. O ponta pé inicial é dado pelo Galo da Madrugada, onde todo mundo se diverte ao som de muito frevo, samba, maracatu e vários outros ritmos.

A festa na região é diferente do Carnaval do Rio de Janeiro, por exemplo. Isso porque as tradições por ali sofreram influências das culturas africana e indígena, diversidade que torna tudo ainda mais bonito.

Um dos pontos altos e mais emocionantes para quem decide passar o carnaval da cidade é acompanhar a Noite dos Tambores Silenciosos, uma homenagem feita aos escravos africanos que morreram na prisão.

Olinda, Pernambuco

Localizada a 6 km da capital pernambucana, Olinda é uma cidadezinha cheia de encantos. Um lugar histórico, pacato e que segue o seu próprio ritmo.

Considerada um dos mais importantes centros culturais do país, a cidade foi tombada como Patrimônio Histórico pela UNESCO.

Além de toda a riqueza histórica e cultural, Olinda também é uma das opções de lugares para viajar no Carnaval.

A festa na cidade tem características únicas. A atração principal fica por conta do desfile dos famosos bonecos de Olinda.

Além disso, grandes nomes da música brasileira agitam a cidade no ritmo do frevo, maracatu e do samba. Estes ritmos arrastam foliões por toda a região.

Salvador, Bahia

lugares para viajar no carnaval destinos nacionais

Impossível não incluir Salvador na nossa listinha de lugares para viajar no Carnaval. A festa na cidade é uma das mais famosas do mundo. A folia é tão grande que se estende por todo o verão.

O axé é o ritmo que move a Bahia e agita os foliões. As atrações musicais ficam sempre por conta de grandes artistas brasileiros como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Timbalada, Olodum e diversos outros.

É preciso ter muita disposição e fôlego para ir atrás dos trios elétricos, viu? Os circuitos mais famosos são Osmar e Dodô, cada um acontece em um ponto diferente da cidade.

Cabe a você escolher como vai curtir os blocos, sendo um folião pipoca e correndo atrás dos trios ou adquirindo um abadá e participando da festa com um pouco mais de segurança. Quem quiser mais conforto também pode optar pelos camarotes.

Belo Horizonte, MG

O carnaval de Belo Horizonte tem ganhado cada vez mais força. Se antes apenas Ouro Preto tinha destaque durante a festa, hoje a capital da show de animação e diverte foliões de diversas partes do Brasil.

Os prés carnavais já começam a acontecer com quase um mês de antecedência. Os blocos de rua arrastam os foliões pela cidade e são tantas opções que é impossível não encontrar um bloco que tenha a sua cara.

A melhor parte é que você não tem custo com os blocos de rua, dá pra se divertir bastante e gastar apenas com bebida e alimentação.

Quem prefere lugares fechados pode optar pelas festas privativas que na maioria das vezes também contam com a participação de blocos famosos como o Então Brilha e Baianas Ozadas.

Confira nossa seleção de passagens aéreas para BH.

Florianópolis, SC

Muita gente esbarra em Floripa quando busca por lugares para viajar no Carnaval. Isso porque a festa na cidade é super versátil e atende a vários tipos de públicos.

Para quem gosta de eventos grandes, o ideal é acompanhar o desfile das escolas de samba.

Para quem gosta de estar junto com o povão e correr atrás de trio, a melhor opção é curtir os blocos de rua. Entre os mais famosos estão os Blocos dos Sujos, onde as mulheres se vestem de homens e os homens se vestem de mulheres.

Outra opção é curtir o carnaval pertinho da praia, onde geralmente a galera se reúne com DJs ou bandas para aproveitar melhor a festa.

Confira nossa seleção de passagens aéreas para Floripa.

Manaus, AM

dicas lugares no Brasil para viajar no carnaval

O grande atrativo de Manaus para quem busca por lugares para viajar no carnaval é o Carnaboi. Apesar de não ser tão famosa quanto outras capitais, também é bastante animada durante essa época do ano.

A cidade tem um grande apelo cultural e mistura o carnaval com o folclore amazonense, mais especificamente com as toadas, um ritmo super conhecido pelos locais.

O nome CarnaBoi se refere a uma das maiores tradições da região norte do Brasil, o Boi Bumba. Existem grupos de apresentação por todo o país, mas em Manaus durante o carnaval, essa manifestação cultural agita a cidade.

Existem também opções de eventos fechados e é claro, os famosos bloquinhos de rua. É só escolher a opção que mais combina com você.

Lugares para viajar no Carnaval para descansar

Se por algum motivo você não curtir carnaval ou simplesmente quiser aproveitar o feriado para fugir do tumulto e dar aquela descansada, não se preocupe. Também existem inúmeros destinos no Brasil para fugir do carnaval.

Confira algumas das opções para ir contra o fluxo carnavalesco.

Gramado, Rio Grande do Sul

Se a ideia é fugir do Carnaval, Gramado é um destino super indicado para a sua viagem. A cidade conhecida por ser super romântica, pode ser bem convidativa para quem quer curtir aquele merecido descanso no feriado.

Dá pra se programar com antecedência e passar o carnaval curtindo a cidade e aproveitando as atrações da cidade.

Porto de Galinhas, Pernambuco

praia para viajar no carnaval

Porto de Galinhas pode ser uma opção para quem está indeciso sobre curtir ou não o carnaval. Afinal, você pode curtir as festas e bloquinhos na capital Recife ou em Olinda e quando quiser descansar, dar uma escapada para Porto de Galinhas.

O lugar é procurado durante todo o ano, por isso, não dá pra garantir se ele vai ficar vazio no Carnaval, mas com certeza estará menos cheio do que no restante do verão.

Bonito, Mato Grosso do Sul

Bonito é uma cidade famosa pelo ecoturismo e consequentemente pelo contato direto com natureza. Lá você vai poder mergulhar, flutuar, fazer trilhas e praticar vários esportes radicais como rafting, boia cross e arvorismo.

É uma ótima opção para fugir do carnaval e das multidões. E se a sua intenção é fugir da festa aproveitar os baixos preços, Bonito pode ser o lugar ideal, afinal, não acontecem muitas festas na cidade e a mesma pode estar mais vazia e com preços mais em conta.

Chapada dos Veadeiros, Goiás

É o lugar perfeito para quem quer desacelerar e ter um contato maior com a natureza, sem axé e sem folia. A Chapada dos Veadeiros é ideal para fugir do Carnaval e contemplar a natureza.

Lá você encontra algumas das mais lindas paisagens do país. O cenário é composto por cachoeiras, cânions, piscinas naturais e paredões que dão todos charme ao lugar.

Lugares para viajar no Carnaval no exterior

A festa mais esperada do ano pelos brasileiros já está batendo na nossa porta! Se você é daqueles que, quando começa o ano, já procura lugares para viajar no Carnaval, veja nossa seleção de destinos internacionais para conhecer no feriado prolongado.

Nesta época, os destinos brasileiros costumam estar mais caros e cheios de turistas, então, se você prefere usar os dias de folga para descansar e relaxar um pouco, escolher lugares para viajar no carnaval fora do Brasil são uma ótima opção.

Lisboa, Portugal

lugares para viajar no carnaval no exterior

Que tal curtir os dias de folga em Portugal? Lisboa, a capital, oferece um cenário de ruas charmosas, uma das melhores gastronomias do mundo e tradições preservadas por anos.

Além de tudo isso, é um dos destinos com o melhor custo x benefício para conhecer no continente europeu e a facilidade de comunicação é apenas uma vantagem a mais!

Mas nem vá pensando que que a capital lusitana está tão longe assim dos eventos carnavalescos… quem não perde uma oportunidade para se jogar na farra, nem que seja um pouquinho, pode aproveitar as festas de rua nas cidades Torre Vedras e Loures.

Montevidéu, Uruguai

Para os fãs do carnaval que querem usar a folga para viajar para destinos baratos no exterior, mas, claro, sem largar a folia, o melhor destino fica aqui do lado na América do Sul.

Enquanto o Brasil tem a fama de ter o carnaval mais famoso do mundo, é o Uruguai que leva o destaque de carnaval mais longo do mundo!

Começando no final de janeiro e vai até março, são cerca de quarenta dias de folia para curtir muito e cair na farra.

E o lado bom é que, como o feriado prolongado não é tão longo assim, você pode optar por viajar para um destino perto e que você consegue conhecer em poucos dias – e, o melhor, dá para fazer tudo a pé!

Agora, se o intuito é turistar pelas ruelas de Montevidéu, é bom ficar atento ao planejamento! Pode ser que você encontre alguns estabelecimentos fechados e hotéis com vagas esgotadas.

Buenos Aires, Argentina

lugares para viajar no carnaval argentina

A gente sabe que viagem em feriado de carnaval é quase um bate e volta, a coisa toda tem que ser rápida e, ainda assim, legal, divertida e especial. É por isso que nossa vizinha Argentina está na nossa lista!

Buenos Aires já é um destino popular entre os brasileiros (geralmente é a primeira experiência no exterior). Não é à toa, claro, além da facilidade de comunicação, a comida boa, os passeios e a arquitetura especial são um show.

Sem contar que nem precisa visto para desembarcar por lá – e você pode se aventurar pelas ruelas de Buenos Aires durante o dia, almoçar o famoso churrasco argentino e curtir um show de tango à noite.

São tantas surpresas boas que a capital argentina reserva que, com certeza, você vai se divertir muito em uma viagem durante o carnaval!

Santiago, Chile

Se você está procurando lugares para viajar no Carnaval e fugir da folia, Santiago é o destino internacional mais barato para viajar durante o feriado.

Para começar, um bom motivo para colocar o Chile em seu roteiro é que por lá não é feriado durante o carnaval, então você pode aproveitar normal para conhecer estabelecimentos como parques, museus e shoppings.

Você também pode aproveitar a oportunidade para visitar algumas vinícolas, participar de colheitas de uva (já que o período da colheita acontece entre fevereiro e abril) e ainda dá para provar diferentes tipos da bebida.

E durante a noite a diversão fica por conta dos bares e baladas da cidade. A vida noturna é super agitada e você pode aproveitar muito e conhecer gente nova!

Cancun, México

lugares para viajar no carnaval cancun

Para os animados com o carnaval e que desejam aproveitar a oportunidade para conhecer o exterior, que tal conciliar os dias de folga com o spring break de Cancun?

Todo ano a festa mais animada do México acontece durante todo o mês de março, mesmo mês do carnaval 2019!

Além da farra e diversão, você pode curtir as belas praias, os hotéis de luxo e tirar alguns dias para mergulhar na história com os pontos turísticos legítimos da cultura maia na cidade caribenha.

Miami, EUA

Muita gente aproveita um dos feriados mais longos do Brasil para conhecer Miami, a cidade dos famosos outlets e das compras. Além disso, também há uma ampla rede de entretenimento para você aproveitar durante a viagem.

Já para quem não perde a chance de se jogar na folia, o Carnaval On The Mile é um evento americano que propõe uma experiência de carnaval – mas nada de ir esperando algo como nossas festas do Brasil, viu?!

A coisa por lá é bem mais calma e conta com apresentações de jazz e rock para divertir a galera.

Afinal, qual é o melhor lugar para passar o Carnaval?

Como vimos, o melhor lugar para viajar no carnaval vai depender de viajante para viajante e de muitos outros fatores.

A primeira coisa é ter em mente qual tipo de viagem você deseja fazer… quer relaxar e descansar? Farrear atrás dos bloquinhos? Isso pode ser decisivo para sua escolha.

Depois, é hora de analisar o orçamento para ver qual dos destinos atende sua expectativa sem doer no bolso. Tudo decidido? É só começar a planejar e organizar para curtir muito o feriado de Carnaval.

Passagens Aéreas para Carnaval na Promoção

No Passagens Promo você encontra muitas ofertas de passagens aéreas de lugares para viajar no Carnaval!

Faça sua pesquisa em nosso site e veja nossas ofertas. Depois, é só ativar as notificações e nós te avisamos sempre que a sua rota de viagem estiver com o melhor preço!

Passagens Aéreas na Promoção
Passagens aéreas saindo de
GRU São Paulo CWB Curitiba 21 Ago 26 Ago R$ 212 CWB Curitiba GRU São Paulo 29 Ago 09 Set R$ 212 SAO São Paulo CWB Curitiba 02 Set 05 Set R$ 212 CNF Belo Horizonte VCP Campinas 20 Jun 24 Jun R$ 222 SLZ São Luis FOR Fortaleza 04 Set 07 Set R$ 228 BSB Brasília VCP Campinas 24 Ago 28 Ago R$ 229
Recomendado para você
Roteiro Rio de Janeiro: principais atrações e pontos turísticos

Roteiro Rio de Janeiro: principais atrações e pontos turísticos

Praias no Rio de Janeiro: As 11 melhores praias da Cidade Maravilhosa

Praias no Rio de Janeiro: As 11 melhores praias da Cidade Maravilhosa

Passagens para o Rio de Janeiro

Passagens para o Rio de Janeiro

Melhores destinos nacionais

Melhores destinos nacionais

As melhores praias do Rio de Janeiro

As melhores praias do Rio de Janeiro