Lugares turísticos na Bahia: principais atrações, dicas e praias
Tempo estimado de leitura 9 minutos

Está de malas prontas para a capital brasileira do axé? Saiba que lugares turísticos na Bahia não faltarão em seu roteiro!

Além de muito acarajé e óleo de dendê, você encontrará na Bahia muitas histórias para contar por meio dos seus prédios e construções do período colonial. 

Surpreenda-se também com as belezas naturais jamais vistas em qualquer outro destino brasileiro. Bora se encantar com um dos lugares mais espetaculares do Brasil?

Lugares turísticos na Bahia: belezas naturais e diversão

Lugares turísticos na Bahia: diversão e belezas naturais
Fonte: Pixabay

Falar da Bahia e não citar as suas belezas naturais é o mesmo que falar da Amazônia e não citar seus rios e florestas.

Por isso, ao visitar o estado, você vai encontrar cachoeiras, ilhas, praias lindas e badaladas, de areia branca e águas cristalinas, como a Praia do Forte, a Ilha de Boipeba e o Mangue Seco

São lugares deliciosos. Para quem gosta de unir belas paisagens e muita badalação, Porto Seguro é o lugar certo para você. Na região, o que não faltam são bares e restaurantes. 

Ah, na sua passagem por lá, não deixe de conhecer a região da Passarela do Descobrimento ou Passarela do Álcool, um point muito badalado, onde são servidos bebidas bem fortes. 

Quando ir para Bahia?

Lugares turísticos na Bahia: quando ir
Fonte: Pixabay

Quais os melhores lugares para conhecer na Bahia é o tipo de dúvida que você terá ao desembarcar no estado independente da época do ano, já que por lá há atrações para dar e vender.

Porém, na hora de escolher a melhor época, é recomendado viajar entre os meses de abril e outubro, quando a possibilidade de chuva é menor e as temperaturas são mais agradáveis.

Passagens aéreas para a Bahia

Em uma viagem como essa, nada melhor do que encontrar passagens aéreas baratas para conhecer a Bahia.

Com tantas opções no mercado, é natural ficarmos em dúvida sobre o lugar certo para pesquisar as melhores opções. 

Por isso, uma dica bem bacana é fazer suas buscas no melhor site comparador, Passagens Promo.

Por lá, você encontrará os preços mais baixos e passagens aéreas com desconto. Não perca tempo e nem dinheiro, conte com o site Passagens Promo!

Lugares turísticos na Bahia: onde passear na Bahia?

Na terra do axé, você poderá curtir as mais lindas praias, apreciar as deslumbrantes cachoeiras de lá, além de conhecer lindas ilhas, como a Ilha Boipeba.

Mas a Bahia não vive apenas de belas paisagens. Sua capital Salvador, por exemplo, tem um centro histórico incrível, que retrata a época do período colonial brasileiro.

No seu tour, coloque ainda na lista: a Praia do Forte, Chapada Diamantina, Ilha de Boipeba, a região de Maraú, Mangue Seco e Caraíva

Todos estes são lugares lindos e perfeitos para momentos de descanso.

Mapa turístico da Bahia

Para conhecer tudo que o estado tem para oferecer, nada melhor do que um mapa turístico da Bahia. Por isso, montamos este mapa bem legal para você.

Pelourinho, Salvador

Para quem está se perguntando quais os melhores lugares para conhecer na Bahia, coloque aí na sua listinha o Pelourinho, em Salvador. 

Sem dúvida, ele é uma das atrações turísticas mais famosas do estado. Por lá, você ficará apaixonado pela vida boêmia e cultural do bairro e com os prédios barrocos cheios de cores. 

Na região, você encontrará as típicas baianas perambulando pelas ruas com suas saias rodadas e turbantes na cabeça, além de muito acarajé e cocada! 

No seu tour pelo local, conheça a Igreja da Ordem, os Museus Tempostal e da Música Brasileira, a Igreja de São Domingos e também a Fundação Casa de Jorge Amado. 

Elevador Lacerda, Salvador 

Elevador lacerda
Fonte: Pxhere

Lindo e Imponente, o Elevador Lacerda é um dos cartões-postais de Salvador. 

Ele possui mais de 73 metros de altura e conta com dois andares, duas torres e quatro cabines, de onde é possível ver o belíssimo mar da Bahia e parte da cidade.

O elevador transporta quase 800 pessoas todos os meses. O percurso é bem rapidinho, dura 22 segundos.

Mercado Modelo, Salvador

Fundado em 1861, o Mercado Modelo em Salvador, está entre os lugares turísticos na Bahia baratos para visitar. Isso porque a entrada é gratuita.

O local conta com cerca de 250 lojas com os mais diversos produtos, como artesanato, artigos decorativos, lembranças e peças de arte

Por lá, é possível fazer uma deliciosa refeição nos restaurantes para provar a comida baiana. 

Ah, mas não é somente a área comercial que atrai os turistas. O Mercado Modelo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Praia do Forte, Mata de São João

Praia do Forte
Fonte: Pixabay

A Praia do Forte é um dos lugares para relaxar na Bahia e curtir lindas paisagens. Ela está situada na cidade de Mata de São João, a cerca de 80 quilômetros de Salvador.

Além de se deliciar nas praias, não deixe de conhecer o Projeto Tamar e apreciar as fofíssimas tartarugas marinhas no Museu Tamar. 

O local abriga ainda a reserva da Sapiranga, que oferece atividades de ecoturismo. 

Ah, no seu tour pela região, conheça o Parque Municipal Klaus Peters, a Casa da Torre de Garcia d’Ávila e o Castelo de Garcia d’Ávila, que são construções muito antigas por lá. 

Trilhas e cachoeiras, Chapada Diamantina

Sem dúvida, um lugar espetacular que precisa estar no seu roteiro sobre lugares turísticos na Bahia. A Chapada Diamantina é o destino perfeito para quem adora turismo de aventura e ecoturismo.

Na região, faça um mergulho na Cachoeira do Buracão, que fica dentro de um enorme cânion e também na Cachoeira da Fumaça, que possui uma das maiores quedas d’água do país.

Se gosta de aventura e adrenalina, conheça a Cachoeira do Sossego, pois, por lá, há uma trilha com um certo nível de dificuldade, que dá acesso ao local. 

Ao visitar a região, não deixe de conhecer os poços que ficam dentro dos cânions. Eles oferecem uma experiência incrível aos seus visitantes. 

Você encontrará águas cristalinas e lindos fechos de luz que se formam nas frestas das grutas.

Claro que para chegar até esses locais, há muita trilha. Então, prepare um calçado confortável.

Confira ótimos preços de passagens aéreas para Salvador!

Passeio de Catamarã, Paulo Afonso

Passeio de catamarã
Fonte: Pxhere

O passeio de Catamarã deve fazer parte do seu mapa turístico da Bahia. 

Você fará um passeio para conhecer a Ilha de Santo Aleixo e Praia de Carneiros, repletas de piscinas naturais e bancos de areia.

Lá, não deixe de tomar um banho de argila e fazer uma parada para apreciar os belos cânions da região. Você vai amar o passeio!

Diversão e agito, Porto Seguro

Na hora de escolher quais os melhores lugares para conhecer na Bahia, inclua Porto Seguro.

Além das belas praias, como a Taperapuan, Mundaí e Parracho, não deixe de curtir a vida noturna da cidade, que é muito agitada.

Ao conhecer a região, a diversão ficará por conta da Passarela do Descobrimento ou Passarela do Álcool. 

Ela é repleta de restaurantes e bares, que são conhecidos em todo país por oferecer bebidas bem fortes e com nomes bem peculiares.

Eco Parque, Arraial d’ Ajuda

Eco parque
Fonte: Pixabay

Gosta de diversão e aventura? Então, o Eco Parque, Arraial d’ Ajuda deve estar no seu roteiro de viagem. 

Por lá, é possível nadar em praias artificiais, descer em enormes tobogãs, conhecer aquários, praticar esportes de aventura, como tirolesa, arvorismo, andar de caiaque e muito mais. 

O local é perfeito para levar toda a família. Portanto, não esqueçam o protetor solar, a garrafinha d’água, disposição e aproveitem! 

Praias paradisíacas, Ilhéus

O estado da Bahia é repleto de lindas praias com águas cristalinas e areia branquinha. Mas com tantas opções, fica difícil escolher quais os melhores lugares para conhecer.

Em Ilhéus, a Praia Mar e Sol é uma das mais bonitas. Cheia de piscinas naturais e água mornas, ela é uma das mais apreciadas quando o assunto é banho de mar. 

Na região, conheça ainda a Praia do Pé de Serra, um local quase desértico, que é bem tranquilo e possui lindas paisagens. 

A Praia dos Coqueiros também deve estar no seu roteiro, pois ela conta com uma excelente infraestrutura com pousadas e hotéis, além de vários quiosques. 

Lugares para relaxar na Bahia

Lugares turísticos na Bahia pra relaxar
Fonte: Pixabay

A Bahia não é só agito e badalação. Por lá, há muitos lugares onde você pode relaxar e curtir a natureza. 

Para te ajudar a escolher os melhores lugares para relaxar na Bahia, separamos alguns aqui, que você vai amar!

Ilha de Boipeba

Linda, repleta de coqueiros e com uma das vistas mais incríveis de todo o estado, a Ilha de Boipeba tem belíssimas paisagens de mar azul, águas claras e piscinas naturais, perfeitas para relaxar.

O local é quase desértico, onde é possível fazer longas caminhadas, passeios de barco e lancha para conhecer os manguezais existentes no local. 

Claro que você não pode deixar de fazer um mergulho e também praticar snorkeling.

Maraú

Em Maraú, relaxar é quase que uma regra. Por lá, você não verá muitos turistas, pois ela não faz parte das regiões mais visitadas pelos turistas. 

Então, aproveite para mergulhar e ver os recifes de corais e várias espécies de peixes.

Mesmo sendo quase fora da rota das praias mais baladas, o local oferece infraestrutura para receber os turistas com restaurantes e pousadas.

No seu passeio pela região, dê uma volta de barco até a ilha da Pedra Furada e não deixe de fazer um mergulho na lagoa do Cassange. 

Mangue Seco

Mangue seco
Fonte: Pixabay

Lembra da novela Tieta? A região do Mangue Seco ficou famosa em todo o país por ter sido cenário de muitas cenas na novela de Jorge Amado.

O cenário é paradisíaco, cheio de dunas, praias belíssimas e ruas de areia, além de muitos coqueiros

Dá para passear de buggy e de barco pelas dunas. Aproveite para descansar também nas redes existentes nas praias.

Caraíva

O vilarejo de Caraíva é conhecido por ser um dos mais isolados de Porto Seguro. À beira mar, o local é puro charme, sendo perfeito para quem quer uma experiência mais rústica.

Há opções mais glamourosas também, para quem quer mais requinte. Caraíva fica na memória de quem visita. 

Desça o rio Caraíva de bóia até o mar e contemple a natureza pelo curso do passeio. Depois conta para a gente sobre esta renovadora sensação! 

Na pequena vila, você vai se deparar com ruas repletas de casas coloridas, ruas de terra batida e bares, que ficam à beira mar e sempre cheios de turistas. 

Aproveite para conhecer as praias da região, a vila de índios e fazer um passeio de barco e um tour de caiaque pelo mangue.

Lugares turísticos na Bahia: quais são os mais baratos?

Para quem quer conhecer lugares para viajar na Bahia com pouco dinheiro, a cidade de Barra Grande é perfeita para seu estilo de viagem. 

Mesmo gastando pouco, prepare-se para conhecer praias paradisíacas, piscinas naturais, uma linda vegetação, além de vilarejos muito charmosos, que ficam à beira-mar. 

Pratique atividades aquáticas como surfe, mergulho e windsurfe

A cidade de Feira de Santana também é um dos lugares turísticos na Bahia mais interessantes e baratos para conhecer.

 Na região, as grandes atrações são os prédios culturais, igrejas e museus

Inclua ainda no seu passeio econômico, a cidade de Itacaré, dona de lindas praias e belezas naturais de tirar o fôlego. 

Na sua viagem, conheça as praias de Concha, Prainha, Itacarezinho, entre outras.

Quais os melhores lugares para conhecer na Bahia?

Melhores Lugares turísticos na Bahia
Fonte: Pxhere

Já citamos esses paraísos, mas falaremos novamente. Claro que no seu roteiro você deve incluir a capital Salvador, cheia de lugares turísticos, como o bairro do Pelourinho com muitos pontos históricos.

Para quem quer curtir belas paisagens, a Praia do Forte não pode faltar na sua lista, assim como as lindas praias de Ilhéus e a Ilha Boipeba

Se quer tranquilidade e lugares paradisíacos, inclua Maraú e Mangue Seco, pois você viverá dias deliciosos de descanso na região. 

Se quer curtição, a cidade de Porto Seguro deve estar na sua lista.

Qual é o lugar mais bonito da Bahia?

O estado todo é lindo, mas se tem um lugar que podemos eleger como um dos mais lindos é Trancoso. 

Ao viajar para a região, prepare-se para apreciar belezas naturais exuberantes, além de encantadores vilarejos de casas coloridas cheios de história.

Visite a igreja do Quadrado, que fica às margens da praia e que já foi palco de casamentos de muitos famosos. Certamente, você vai amar a atmosfera da região.

Cotação passagens aéreas para a Bahia

Quer comprar as passagens aéreas mais baratas para conhecer os lugares turísticos na Bahia? No site Passagens Promo você encontra. Isso mesmo!

O nosso buscador faz pesquisas nas principais companhias aéreas do Brasil para trazer sempre as melhores opções de passagens com os menores preços.

Passagens aéreas para Salvador, Bahia!
Passagens aéreas saindo de
Azul IOS Ilhéus SSA Salvador 27 Mar 31 Mar R$ 228 Azul IOS Ilhéus SSA Salvador 19 Jun 22 Jun R$ 247 Azul IOS Ilhéus SSA Salvador 13 Fev 17 Fev R$ 249 Azul IOS Ilhéus SSA Salvador 13 Mar 15 Mar R$ 279 Azul VDC Vitoria Da Conquista SSA Salvador 09 Mar 10 Mar R$ 297 Azul IOS Ilhéus SSA Salvador 05 Fev 17 Fev R$ 314 Ver mais ofertas

Quer viajar barato? De Promo você pode!

Recomendado para você
Viagem para Bahia: melhores destinos, praias, gastronomia e compras

Viagem para Bahia: melhores destinos, praias, gastronomia e compras

Praias da Bahia: Top 10 melhores praias baianas para visitar

Praias da Bahia: Top 10 melhores praias baianas para visitar

O que fazer em Salvador: principais atrações e melhores praias

O que fazer em Salvador: principais atrações e melhores praias

O que fazer em Porto Seguro: passeios obrigatórios e melhores praias

O que fazer em Porto Seguro: passeios obrigatórios e melhores praias

Praias em Ilhéus: as melhores praias de Ilhéus na Bahia

Praias em Ilhéus: as melhores praias de Ilhéus na Bahia

Férias no Nordeste: passagens aéreas em promoção

Férias no Nordeste: passagens aéreas em promoção