Melhores praias de João Pessoa: praias urbanas, litoral Norte e Sul

Dentre as melhores praias de João Pessoa estão suas confortáveis praias urbanas, algumas próximas à região central e as dos litorais norte e sul.

Incluindo algumas em municípios vizinhos que vale a pena tirar um momento de viagem para visitar!

João Pessoa é uma bela cidade, que teve um grande crescimento turístico por suas atrações, especialmente suas praias.

Algumas dessas atrações podem ser melhor aproveitadas em épocas específicas, por isso é bom conhecer um pouco antes de ir!

Quando ir a João Pessoa?

Melhores praias de João Pessoa

Quer saber o melhor momento pra marcar sua viagem? Então acompanhe algumas informações:

A capital paraibana mantém temperaturas altas o ano todo, dificilmente caindo abaixo de 20ºC. Apesar de poder passar de 30ºC entre dezembro e abril, não vai muito além disso.

Nos meses de julho e agosto a incidência de chuva pode ser maior, quando as temperaturas também são mais amenas, os ventos são mais fortes e os preços ficam mais baixos.

A alta temporada ocorre no verão e vai até o carnaval, mas a cidade se mantém bem tranquila mesmo em épocas de festa.

Ainda assim, há muito o que fazer em João Pessoa e muitos pontos a visitar, a começar por suas praias maravilhosas.

Melhores praias de João Pessoa: praias urbanas

Melhores praias de João Pessoa pontos turísticos

João Pessoa é conhecida por sua ótima infraestrutura. O transporte pelas regiões é fácil e permite um bate-volta sem transtornos.

Ficar uns dias também é fácil, pois há muitas hospedarias próximas, especialmente na orla. Passar um tempo nas praias requer pouco esforço.

Vantagens das praias urbanas de João Pessoa

Em função da legislação de João Pessoa, os prédios localizados à beira-mar não passam de quatro andares, com raras exceções.

Desta forma, as praias urbanas não têm seu sol nem seus ventos prejudicados.

Além disso, há uma grande quantidade de quiosques nos arredores, próximos também ao calçadão de João Pessoa, que concentra comércio do local.

Cabo Branco e Tambaú

Embora os bairros sejam diferentes, as praias de Cabo Branco e Tambaú são a mesma, sem separação física.

Nestas praias, as mais procuradas de João Pessoa, de acordo com a PBtur, encontram-se ciclistas, caminhantes, banhistas, uma série de hospedarias, lanchonetes, bares, quiosques e restaurantes próximos.

Todos os dias, também, há passeios de barco de Tambaú a Picãozinho, onde frequentam turistas e fãs de mergulho.

Vários outros passeios turísticos também são facilmente acessíveis, partindo das praias de Tambaú e Cabo Branco, pra quem quiser dar uma variada na programação de praia!

Manaíra

Enquanto as praias de Tambaú e Cabo branco são uma linha contínua, a divisa é mais clara com a praia de Manaíra, próxima ao chamativo Tambaú Hotel.

A estrutura é boa, com quiosques e barracas de praia e muitos coqueiros, e é mais tranquila que suas vizinhas, ótima pra uma boa caminhada ou passeio de bicicleta!

Durante a maré alta, as areias podem ser tomadas pelas águas do mar. Nesse período fica difícil transitar, mas se torna uma bela vista, com as ondas se chocando contra o calçadão!

Bessa

Por estar localizada próximo de uma área residencial em João Pessoa, esta praia é mais frequentada por famílias e moradores da cidade.

Ainda assim, sendo uma das praias mais extensas, possui uma boa variedade de atrações e públicos.

Em uma de suas regiões, durante a maré baixa, formam-se piscinas naturais cercadas de corais, que atraem mais público, especialmente mergulhadores!

Melhores praias de João Pessoa: litoral Sul

Mais ao sul do litoral paraibano encontram-se praias célebres que tornam difícil a vida de quem quer decidir qual é a melhor praia de João Pessoa, ou a mais bonita.

Ponta do Seixas

Melhores praias João Pessoa paraiba

A curiosidade começa em saber que a ponta do Seixas não é apenas o ponto mais a leste de João Pessoa, mas de todo o continente americano!

Esta praia é procurada para mergulho livre, pela oportunidade nadar entre bancos de corais numa água morna e translúcida, nas maiores piscinas naturais de Paraíba.

Passeios de barco oferecem bares e uma visão panorâmica admirável, ficando visível também o farol do Cabo Branco, sobre uma falésia.

Barra do Gramame

Ponto em que as águas de um rio desaguam no mar, esta praia é dividida pelo Rio Gramame.

Por isso e por suas águas calmas, o local favorece o trabalho de pescadores, além de atrair praticantes de alguns esportes aquáticos, como caiaque.

A infraestrutura é simples e amigável, neste ponto de encontro de água doce e salgada, bom pra um passeio tranquilo.

Praia Bela

Uma das praias mais distantes de João Pessoa, a Praia Bela também é ponto de encontro entre águas doce e salgada, sendo cortada pelo Rio Macatu.

Seja para conhecer a cidade próxima, de Pitimbu, ou para aproveitar a praia, vale a pena uma visita.

A infraestrutura conta com bares, restaurantes e lojas de artesanato, além de algumas hospedarias em Pitimbu, possibilitando tanto um bate-volta quanto uma estadia mais longa.

Praia do Amor

A praia do Amor atrai casais para conhecer a pedra furada, com a lenda que diz que quem tocá-la ou passar por dentro dela terá sorte em relações amorosas presentes ou que estão por vir.

Mas este não é o único atrativo desta praia pacata e de grande beleza, mar verde e recifes de rochas vulcânicas, ótima para relaxar longe de muito movimento.

Coqueirinho

A Praia de Coqueirinho fica no município de Conde, assim como as praias do Amor, de Tabatinga e Tambaba.

Fazendo juz ao nome, há uma enorme quantidade de coqueiros na orla, enfeitando a paisagem e caracterizando a praia.

A infraestrutura é mais simples do que a das praias maiores, mas é suficiente para providenciar comidas, bebidas e um bom conforto para curtir a praia e suas águas.

Tabatinga

Melhores praias João Pessoa dicas

Bem próximo à praia de Coqueirinho, temos Tabatinga. Uma de suas marcas, já visíveis em Coqueirinho, são suas íngremes falésias coloridas por argila branca e terra avermelhada.

As águas rasas e mornas se mostram como um lugar super tranquilo e seguro para se banhar, ótimo para levar crianças.

Tambaba

Mais ao sul, está uma praia bem conhecida por ser dividida em duas partes: uma normal, reservada para quem estiver vestido, e outra, mais isolada, que é uma área naturista!

Só é permitido entrar depois de remover suas roupas, e nada de fotos enquanto estiver lá. A praia nudista é cercada por vegetação com acesso difícil sem ser pela entrada.

Homens desacompanhados não entram, a menos que seja convidado de algum casal. A praia é linda como as vizinhas e possui estabelecimentos próximos com comidas, bebidas e artesanato.

Melhores praias de João Pessoa: litoral Norte

Desta vez passando para o norte de João pessoa, depois da Praia do Bessa, encontram-se a Praia de Camboinha, a Praia do Jacaré e a ilha de Areia Vermelha, cada uma com seu próprio espetáculo natural.

Areia Vermelha

Apenas durante a maré baixa, uma porção de areia de cor escurecida surge em meio ao mar. Ganhando o nome de Ilha de Areia Vermelha, o local deixa seus visitantes deslumbrados.

A popularidade do local é bem variável. De acordo com a época, pode estar mais vazio e tranquilo, ou pode estar completamente cheio, especialmente nos meses de férias.

De qualquer forma, então, é importante estar atento ao momento certo para marcar de ir lá, já que durante a maré alta a visitação fica limitada.

Camboinha

Enquanto as praias mais agitadas costumam ser as mais centrais, próximas a João Pessoa, as mais distantes, como a Praia de Camboinha, em Cabedelo, são as mais tranquilas.

Protegida por corais, a praia atrai alguns mergulhadores e os praticantes de snorkeling, para apreciar suas belezas subaquáticas.

Sobre a água, o que aguarda é muita paz e tranquilidade nas areias da praia, próximo a alguns bares e quiosques que deixam seus frequentadores bem servidos!

O que fazer em João Pessoa: outros passeios e pontos turísticos

Não falta o que fazer em João Pessoa. Só nas praias já dá pra ficar perdido nas belezas, encantos e atividades.

Pra quem quer algo mais, aí vão algumas indicações para complementar seu dia e sua viagem:

Pôr do sol na Praia do Jacaré

praias de João Pessoa brasil

A praia está localizada na Rua Pôr do Sol, e com bons motivos. A vista do horizonte é o suficiente para se tornar uma grande atração ao entardecer.

No local e em seus arredores é possível encontrar visitantes fazendo passeios românticos de barco, pessoas curtindo shows ao vivo, danças regionais e comprando artesanatos típicos.

Quando o sol começa a se pôr, a tradição é tocar o Bolero de Ravel, com uma duração que coincide com o tempo que leva até o sol se esconder totalmente, performado pelo músico famoso na região, conhecido como Jurandy do Sax.

Centro Histórico de João Pessoa

Uma grande fartura de informações sobre a cidade de João Pessoa e sua história no Brasil se encontram no Centro Histórico, reconhecido como patrimônio nacional desde 2007.

São 37 hectares de área, então é recomendado ter um bom transporte à disposição, ou buscar indicações sobre o transporte público de lá, para poder aproveitar melhor o passeio.

A área do passeio cultural engloba vários parques, praças, hotéis, inclusive também o Farol do Cabo Branco, antigamente o ponto mais oriental da América do Sul, no lugar da Ponta do Seixas.

Farol de Cabo Branco

Melhores praias de João Pessoa dicas

Com uma forma interessante e excêntrica, o Farol é triangular, branco, exceto por uma faixa central em preto, e com três projeções pontiagudas similares a hélices.

O ponto é um dos cartões postais mais famosos de Paraíba e já era muito visitado, mesmo antes de João Pessoa se estabelecer como destino turístico comum.

Estação Cabo Branco

Construída pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, a Estação Cabo Branco difunde cultura, artes, ciências e tecnologia através de atividades, projetos e exposições.

Funciona de terças a sextas, das 9 às 18 horas, e em fins de semana e feriados, das 10 às 19. Um passeio imperdível por sua grande variedade de informações das mais interessantes.

Desde aulas de Dança do Ventre ou Tai Chi Chuan, Coral infantil, visitas guiadas a exposições artísticas ou ao planetário, até cursos de astronomia e demonstrações de robótica.

Tudo isso pode ser encontrado na Estação Cabo Branco. Então fique com um olho atento à agenda divulgada no portal!

Igreja e Centro Cultural de São Francisco

Também incluído no Centro Histórico está o complexo arquitetônico que inclui a secular Igreja de São Francisco, que passou a funcionar como Centro Cultural em 1990.

Seu público diverso é composto por artistas, pesquisadores, músicos, religiosos, admiradores dentre outros interessados na imensidão de cultura contida ali.

Além de várias capelas, igrejas e claustros, o Centro Cultural abriga exposições temporárias e permanentes abertas para visitantes.

Feirinha de Artesanato de Tambaú

Começando em 1980, frente ao Hotel Tambaú, entre as praias de Manaíra e Tambaú, acontece a Feirinha de Artesanato de Tambaú!

Se precisar de uma lembrancinha de João Pessoa, guardar uma lembrança das praias mais bonitas desta cidade, ou quiser provar da melhor comida típica do nordeste, não tenha dúvidas de onde ir.

Não apenas o local concentra muito comércio local, também são realizados shows e atividades culturais.

Uma ótima opção pra quem busca conhecer mais sobre a cultura de João pessoa, ou levar um pedacinho de lá pra deixar em casa ou presentear a alguém!

Passagens aéreas para João Pessoa

E aí, precisava de mais motivos pra viajar pra a capital de Paraíba?

Se o que falta é só comprar a passagem, está no lugar certo! O Passagens Promo oferece os melhores preços para uma viagem a João Pessoa.

Se a hora não for agora, crie um alerta e as próximas promoções serão enviadas para o seu e-mail.

Chame seus amigos também pra acompanhar as nossas redes sociais e não deixar escapar bons cupons de desconto!

Passagens Aéreas na Promoção para João Pessoa
Passagens aéreas saindo de
SSA Salvador JPA Joao Pessoa 01 Out 07 Out R$ 350 BSB Brasília JPA Joao Pessoa 22 Out 29 Out R$ 605 BSB Brasília JPA Joao Pessoa 09 Out 16 Out R$ 693 BSB Brasília JPA Joao Pessoa 15 Out 22 Out R$ 693 BSB Brasília JPA Joao Pessoa 08 Out 15 Out R$ 693 CNF Belo Horizonte JPA Joao Pessoa 12 Set 23 Set R$ 773
Recomendado para você
Turismo em João Pessoa: passeios, praias e o que fazer em JAMPA

Turismo em João Pessoa: passeios, praias e o que fazer em JAMPA

Viagem para Natal: Quando ir, passeios, gastronomia e melhores praias

Viagem para Natal: Quando ir, passeios, gastronomia e melhores praias