Morro de São Paulo: um lugar incrível na Bahia

Morro de São Paulo é um dos destinos mais conhecidos da Costa do Dendê, localizado na ilha de Tinharé, a apenas 248 km de Salvador. É uma área de preservação natural, com areias limpas, águas mornas, mata e praias desertas.

A proibição de circulação de automóveis mostra o estilo simples de vida – os turistas são levados de tratores para as acomodações e atrações.

Como chegar em Morro de São Paulo

Para chegar lá você tem quatro opções:

Saindo do Aeroporto Internacional de Salvador (Deputado Luís Eduardo Magalhães), onde saem voos de companhias locais com destino às pistas na Quarta Praia, que recebem aviões monomotor e bimotor.

Ou ir até o Aeroporto de Valença, que é próximo à ilha e recebe aviões de grande porte 24h.

Você também pode ir de catamarã, saindo do terminal marítimo de São Joaquim em Salvador, com um itinerário de duas horas.

Outra opção é o ferry-boat, com saídas do Mercado Modelo, também em Salvador.O trajeto é mais demorado, mas para quem quer economizar, é a opção mais em conta.

As praias do Morro de São Paulo

morro de são paulo

As praias de Morro de São Paulo têm nomes incomuns, sendo as principais conhecidas como Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Praia.

Primeira Praia

É a menor de todas, com apenas 300 metros de extensão. É a mais frequentada pelos moradores por ser mais próxima da vila. É ideal para praticar esportes como natação, mergulho livre e com cilindro, banana-boat e abriga a maior Tirolesa do Brasil.

Segunda Praia

Com 400 metros de extensão, cercada de arrecifes de coral, é ótima opção para tomar banho de sol, jogar frescobol, vôlei e deitar nas piscina naturais. Com inúmeros bares, restaurantes e quiosques, é a praia mais badalada.

Terceira Praia

Separada da Segunda pela Ilha da Saudade. Com cerca de 800 metros concentra grande parte de hotéis, pousadas e restaurantes. É dali que partem os passeios de barco e é um dos melhores pontos para mergulho.

Quarta Praia

Com quatro km, é menos frequentada, tem piscinas naturais de um lado e faixa de coqueiros do outro. É ideal para longas caminhadas.

Praia do Encanto

Uma das praias mais bem preservadas e sem estrutura de bares, é a mais distante do centro e também a mais deserta. Sim, é deserta. Tem alguns hotéis, piscinas naturais, e termina num imenso manguezal, a Ponta Panã.

Outras duas praias que completam o tour são Garapuá, que fica uma hora de barco da vila e conta com piscinas naturais de águas quentes, formadas por recifes de corais e cheias de peixes. E Gamboa, a 40 minutos de caminhada do centro, que é um povoado de pescadores.

O que fazer no Morro de São Paulo

morro de são paulo

Além das praias, outra atração do Morro de São Paulo são as construções históricas, como o Farol do Morro que tem uma das vistas mais bonitas da vila e as Ruínas da Fortaleza de Tapirandu, um mirante de 678 metros.

A vila tem apenas duas ruas principais: a Caminho da Praia e a Fonte Grande, que concentram o movimento dos bares e restaurantes. Lá é onde estão as lojinhas para comprar desde lembrancinhas até roupas de praia.

Na feira que acontece na praia principal, você pode encontrar até prata e trabalhos de materiais reciclados.

Outra coisa para se fazer no Morro de São Paulo é provar os pratos típicos que misturam a culinária baiana com outras culinárias trazidas pelos moradores de diversos cantos do Brasil e do mundo.

Você não pode deixar de provar as moquecas de peixe, siri e os bobós de camarão e lagosta, que dividem espaço com as receitas italianas, espanholas e japonesas.

Passagens em promoção para Salvador

Recomendado para você
Férias no Nordeste: passagens aéreas em promoção

Férias no Nordeste: passagens aéreas em promoção

Maragogi: conheça o Caribe brasileiro

Maragogi: conheça o Caribe brasileiro

As melhores praias do Rio de Janeiro

As melhores praias do Rio de Janeiro