Mulheres viajantes: Dicas, desafios e destinos para viajar sozinha

É cada vez mais comum encontrar mulheres viajantes por aí. Isso porque estamos começando a remar rumo a nossa independência e cada vez mais dispostas a quebrar os tabus sobre o tal lugar da mulher no mundo.

É evidente que durante uma viagem solo, as mulheres podem estar sujeitas a riscos que nem passariam pela cabeça dos homens.

Como pegar uma carona em uma estrada deserta, por exemplo. Para o homem pode parecer algo normal, mas uma mulher jamais se sentiria 100% confortável nessa situação.

Por isso, é essencial se manter bem informada antes da viagem. Assim, você não será pega de surpresa por um possível imprevisto no caminho.

Pequenas coisinhas que podem ser evitadas se você pesquisar um pouco mais. Confira nossas dicas e comece a planejar sua viagem.

Vantagens de viajar sozinha

mulheres viajantes vantagens

No ano de 2017 o Ministério do Turismo divulgou uma pesquisa que constatou que cerca de 18% das mulheres preferem viajar sozinha. Enquanto apenas 12% dos homens preferem este tipo de viagem.

As vantagens de fazer uma viagem sozinha são muitas. Para começar, você não vai depender de nenhuma outra pessoa para marcar as datas da viagem e para definir um roteiro ou passeios.

Mulheres viajantes tem o poder de escolher os seus próprios caminhos e fazer o que dá na telha, sem se preocupar com a opinião de outra pessoa.

Outra vantagem de viajar sozinha é que a gente acaba ficando mais aberta para fazer novas amizades, e com isso, conhecemos mais pessoas.

Também passamos a prestar mais atenção nas pequenas coisas e isso melhora demais a nossa experiência como viajantes. Nossa percepção fica muito mais ampla quando estamos sozinhos.

Dê o play no vídeo com depoimentos de mulheres viajantes.

Os desafios das mulheres viajantes

Um dos obstáculos mais enfrentados pelas mulheres viajantes é a falta de segurança. Segundo uma pesquisa feita pelo TripAdvisor, 67% das mulheres que viajam sozinhas, priorizam a segurança na hora de escolher o destino. As outras 32% priorizam as atrações turísticas.

A segurança da mulher é um fator que precisa ser considerado antes da viagem. Isso porque, apesar dos diversos avanços que tivemos para fazer valer os direitos da mulher, ainda vivemos em mundo extremamente machista.

Em alguns países – principalmente nos asiáticos –, é cultural que a mulher ainda seja vista como um “ser inferior” e submissa aos homens.

Dessa forma, muitas visitantes podem ser reprimidas por usar determinadas roupas ou assumir determinados comportamentos. Por isso é importante pesquisar bastante sobre o destino antes de começar a planejar a viagem.

Dicas para mulheres que viajam sozinhas

mulheres viajantes dicas

Viajar sozinha não é o bicho de sete cabeças que muita gente prega por aí. Atualmente, com a criação dos diversos blogs e vlogs na internet, as mulheres viajantes tem várias formas de repassar informações e dar dicas para quem está fazendo a primeira ou a décima viagem solo.

Existem dicas específicas para alguns destinos, mas no geral, é possível pegar algumas indicações ali e aqui para pegar como aprendizado para qualquer lugar que você vá. Confira algumas delas.

Hospedagem em locais seguros

Pode parecer uma dica óbvia, mas se hospedar em um lugar seguro não significa que você precisa de uma fortaleza, com seguranças na porta e 5 chaves de acesso. Só significa que você precisa encontrar uma hospedagem onde você se sinta segura.

Viajantes solo tem a vantagem de se adaptar mais facilmente aos hostels. Isso porque quando estamos sozinhas, ficamos mais abertas a novas amizades.

E a maioria das pessoas que se hospedam em hostel, também estão fazendo a mesma coisa que você.

Se não se sentir segura em um quarto com muitas pessoas, opte por quartos femininos e com menos camas. É uma ótima chance para fazer novos amigos e arrumar possíveis companhias para as próximas aventuras.

Bagagem sem ostentação

Com as diversas mudanças nas regras da ANAC, os passageiros ganharam um aumento no limite da bagagem de mão e perderam o direito a mala despachada de forma gratuita. Mas para as mulheres viajantes isso pode ser uma vantagem, sabia?

Nós temos uma tendência gigante de tentar se prevenir de tudo e acabamos levando uma mala gigante nas viagens.

Atire a primeira pedra quem nunca viajou com aquela peça de roupa chique que nunca nem saiu da bolsa e que, no fundo, você sabia que não ia usar. Mas era só precaução, não é mesmo?

Durante uma viagem solo, você vai acabar aprendendo a ser mais econômica, por vários motivos. O principal motivo é que, se você é uma só, não vai ter ninguém pra te ajudar a dividir o peso das malas – e muito menos te ajudar a vigiar tudo quando for ao banheiro do aeroporto, por exemplo.

Pesquise o roteiro de viagem

Como já citamos antes, pesquisar sobre o seu roteiro de viagem é algo totalmente indispensável. Assim, você fica mais atenta a dicas e sugestões de outras mulheres viajantes que já visitaram o destino.

Também é importante se informar sobre os pontos turísticos mais seguros e os mais perigosos da cidade, assim como os melhores e piores horários para fazer passeios e caminhar pela cidade.

Pesquise sobre os transportes que irá utilizar, preste atenção na conversão de moeda para não gastar demais, e fique atenta aos costumes e língua quando for preparar o seu roteiro.

Fique atenta também aos possíveis golpes que podem acontecer por lá, principalmente ligados a taxistas e a agências de turismo.

Compartilhe sua viagem e roteiro com amigos e família

Mesmo que você não tenha em mente um roteiro todo certinho, com os pontos turísticos e lugares que irá visitar. É importante saber pelo menos por quais cidade você pretende passar, ou em quais regiões você pretende se hospedar.

Você não precisa ficar refém de um roteiro, mas é importante que alguém da sua família ou até mesmo um amigo, saiba onde você vai estar.

Assim, caso aconteça alguma coisa durante a viagem e você fique impossibilitada de entrar em contato, as pessoas saberão onde te procurar.

Mulheres viajantes em grupo

Caso você nunca tenha viajado sozinha e tenha receio de fazer esse tipo de viagem, experimente montar ou se juntar a um grupo de mulheres viajantes.

Existem vários grupos nas redes sociais, onde você pode achar uma companhia bem legal para a sua viagem e exercitar a sua capacidade de fazer novas amizades.

Fazer uma viagem em grupo com mulheres viajantes pode ser o ponta pé inicial que você precisa para finalmente tomar coragem e ir conhecer esse mundão, sem depender de mais ninguém.

Destinos nacionais mais procurados por mulheres viajantes

mulheres viajar sozinha Brasil

Sabemos que devemos ir aonde nosso desejo nos levar, mas alguns destinos nacionais são mais comuns entre as mulheres viajantes, seja por questão de segurança ou maior diversidade de atrações turísticas que agrada todo tipo de turista. Veja quais são eles:

Rio de Janeiro – RJ

Um dos lugares mais indicados e procurados por mulheres viajantes é a Cidade Maravilhosa. São muitas atrações turísticas para deixar seu roteiro incrível, indo desde os pontos mais conhecidos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar aos passeios mais alternativos.

Claro, não podemos esquecer que é preciso redobrar a atenção ao andar pelas ruas cariocas, mas a grande vantagem é que é muito difícil se sentir sozinha no Rio, principalmente se você se hospedar em um hostel.

Assim, vai ter a chance de conhecer muita gente, inclusive estrangeiros, e encontrar companhia para alguns passeios.

Ouro Preto – MG

Não dá para se sentir sozinho em Minas Gerais, né?! Estamos falando do povo mineiro, sempre muito acolhedor e pronto para receber os visitantes com pão de queijo…

Se você está procurando um lugar para viajar sozinha, já pode começar a cogitar Ouro Preto.

Se seus roteiros sempre contam com passeios culturais e históricos, o destino é um dos melhores para viajar.

Além de ser perfeita para conhecer muito da história do Brasil, é uma cidade universitária, então você vai estar sempre rodeado de gente legal, nova e animada.

Bonito – MS

Em 2016, Bonito chegou no marco de mais de 30 anos sem relatos de violência, assalto e roubo contra turistas. Já deu para ver que a cidade é segura, né?!

Além disso, é um dos destinos nacionais mais bonitos – faz jus ao seu nome – e é sede do ecoturismo no Brasil.

As mulheres viajantes que escolhem Bonito como destino, não se arrependem! Se a ideia é viajar solo para se reencontrar com você mesma, não existe destino nacional melhor.

As paisagens incríveis são um show à parte, são muitas as opções de roteiros: grutas, cachoeiras, trilhas, flutuações e muito mais.

Joinville – SC

Joinville, uma das cidades mais populosas do sul, é uma cidade industrial com o charme das cidades pequenas da Alemanha.

Para quem vai viajar sozinha, notícia boa – a cidade é a 2ª menos violenta do Brasil! Por lá, você pode se perder entre as ruas e pontos turísticos sem maiores preocupações.

Ainda dá para aproveitar e estender a viagem para conhecer Balneário Camboriú e Florianópolis, outros destinos incríveis da Região Sul.

Fernando de Noronha – PE

Que Fernando de Noronha é um dos destinos nacionais mais bonitos não é surpresa para ninguém, mas esse não é o único motivo para você escolher o arquipélago para a sua viagem solo.

Além da calmaria e belezas naturais, Noronha é um bom destino para mulher viajante por causa da infraestrutura gigante que deixa qualquer um despreocupado.

Para além da super estrutura preparada para receber os viajantes, o índice de criminalidade em Noronha é menor que 1% – ou seja, segurança é um item certo na sua viagem.

E vai dar para curtir as maiores e mais bonitas praias do mundo com tranquilidade.

Destinos internacionais mais procurados por mulheres viajantes

mulheres viajantes exterior

Nova Zelândia

Quer fazer amizades durante sua viagem solo? Nova Zelândia é o destino ideal para você! O país ocupa o 4° lugar no índice global da paz e é muito receptivo com os viajantes.

Além disso, são tantas atrações e atividades que vai ser impossível você não encontrar algo que te agrade.

A infraestrutura também é uma vantagem a mais. São muitos aeroportos, meios de transporte e várias opções de hospedagens, que vão desde áreas de hotéis aos campings e hostels, esses dois últimos perfeito para conhecer gente nova!

Irlanda

Viajar para destinos internacionais pode dar muito mais medo do que conhecer outros estados e cidades do nosso próprio país, mas na Irlanda isso não vai ser um problema. Outro país que é super amigável e hospitaleiro.

O destino também é muito procurado por pessoas que querem fazer intercâmbio, então, com certeza você não vai ter dificuldade de encontrar gente nova e animada para fazer amizade e sair para conhecer os pontos turísticos e as noites irlandesas.

Costa Rica

Quem nunca sonhou em conhecer a Costa Rica? O país super simpático é o que mais recebe mulheres viajantes – e claro que isso se deve um pouco à boa receptividade dos costarriquenhos!

Com praias, vulcões e florestas, a Costa Rica, apesar de ser um pouco caro, é um dos destinos mais bonitos para se conhecer nas Américas, além de ser desenvolvido e oferecer uma ótima infraestrutura para os viajantes.

Se prepare para ouvir sempre um “pura vida!” por lá, a saudação oficial dos locais que são pura alegria!

Mulheres viajantes inspiradoras

mulheres viajantes inspiração

E se você ainda não tomou coragem, vamos te apresentar algumas mulheres que acreditam que o mundo é a sua casa.

Confira aqui algumas das histórias e iniciativas de mulheres viajantes para inspirar a sua próxima viagem.

Projeto Woman Trip

O projeto Woman Trip foi desenvolvido pelas mineiras Dandara Degon e Larissa Degon. É a primeira rede social desenvolvida para encorajar a primeira viagem sozinha de uma mulher e para promover viagens em grupos totalmente femininos.

A escritora Letícia Mello

Se você ainda não leu o livro “Do it for love”, pode adicionar essa leitura na sua listinha de desejos, viu? Principalmente se tiver com a intenção de botar o pé na estrada. A escritora passou 6 meses viajando sozinha pelo sudeste da Ásia, fazendo trabalhos voluntários e contou toda sua experiência no livro. É uma inspiração e tanto pra quem quer começar.

Mulheres Viajantes

Mulheres Viajantes é um blog que surgiu da iniciativa da historiadora Thaís Carneiro, após o incômodo causado depois do assassinato de duas turistas argentinas que viajavam juntas pelo Equador. Muitas pessoas ficaram alarmadas e outras começaram a culpar as jovens por supostamente “abusar da sorte”.

O blog surgiu como uma tentativa de empoderar as mulheres através de viagens solo. Defendendo o direito de ir e vir de qualquer mulher e rendendo diversos relatos incríveis de viajantes espalhadas por todo o mundo.

Mihaela Noroc

Mihaela Noroc é uma fotógrafa que viajou o mundo fotografando mulheres de diferentes culturas com o objetivo de mostrar a singularidade da beleza existente em cada uma de nós.

Comece já a planejar a sua viagem!

mulheres viajantes desafios

Se você já está decidida a entrar pro time de mulheres viajantes, faça sua pesquisa em nosso site e encontre os melhores preços para a sua passagem aérea.

Aqui no Passagens Promo você pode contar com o melhor atendimento do mercado e ainda fica por dentro das melhores ofertas das companhias! Faça sua busca e comprove!

Recomendado para você
29 Lugares para viajar no Brasil com família, amigos ou a dois

29 Lugares para viajar no Brasil com família, amigos ou a dois

Voo direto de Jericoacoara para BH é novidade da Azul

Voo direto de Jericoacoara para BH é novidade da Azul

Melhores destinos nacionais

Melhores destinos nacionais