O que fazer em Aracaju: melhores passeios e praias

Já sabe o que fazer em Aracaju? Não? A capital sergipana tem praias belíssimas e pontos turísticos incríveis.

Para te ajudar a montar um bom roteiro de passeios, separamos algumas dicas. Vamos lá?

Quanto tempo ficar em Aracaju?

Quanto tempo ficar em Aracaju?

Aracaju é uma das cidades mais charmosas do Nordeste e como é pequenininha dá para ser visitada em apenas 3 dias.

No entanto, se você quiser fazer passeios mais distantes pela redondeza como o do Cânion do Xingó, o ideal é acrescentar mais dois dias.

Ah, mas se estiver indo para curtir as festas juninas e não quiser perder nenhum dia de festividade, escolha ficar 2 semanas, ok?

Quando ir a Aracaju?

Para aproveitar bastante a viagem e não perder nenhum passeio, o ideal é viajar no verão e/ou na primavera. A melhor época é entre setembro e março, quando há menos chances de chuva.

Pra quem gosta de axé e procura o que fazer em Aracaju, a dica é viajar em janeiro e aproveitar o Pré-Caju, um pré-carnaval super animado.

Passagens aéreas para Aracaju

A passagem aérea costuma ser um dos itens mais caros da viagem, não é mesmo? Por isso, para encontrar melhores preços e até mesmo uma promoção, a dica é pesquisar dias e horários diferentes.

Além disso, se possível, prefira viajar em dias de semana, pois no sábado, domingo e feriados o valor costuma aumentar.

Quer outra dica? Que tal usar um comparador de passagens aéreas? Deste modo fica mais fácil e rápido encontrar a sua passagem com melhor preço.

O que fazer em Aracaju: lugares para passear

o que fazer em Aracaju

A capital de Sergipe é apaixonante! Com belas praias de Aracaju, várias atrações turísticas e povo acolhedor ela encanta os visitantes.

A gastronomia também é impecável, e se engana quem pensa que as comidas são extremamente temperadas. O sabor sergipano é suave e agradável ao mesmo tempo. Uma delícia!

Então, que tal começar nosso tour por essa cidade tão atraente ?

1. Centro Histórico de Aracaju

Se você está procurando o que fazer em Aracaju, que tal começar o seu passeio pelo Centro Histórico?

Totalmente revitalizado, o local é patrimônio arquitetônico da cidade. Lá você encontra a Catedral Metropolitana, a Colina de Santo Antônio, o Museu da Gente Sergipana e os Palácios Fausto Cardoso e Olímpio Campos.

Cada museu e igreja, tem horários de funcionamento e preços específicos, por isso é bom pesquisar antes de ir, ok?

2. Mercados Centrais

Procurando o que fazer em Aracaju? Que tal conhecer os mercados centrais da cidade? Eles ficam próximos ao Centro Histórico e reúnem o melhor da cultura popular da cidade.

São três mercados: o Antônio Franco (fundado em 1929), o Thales Ferraz (fundado em 1949) e o Governador Albano Franco (mais recente, fundado em 2000).

O último é famoso por suas frutas frescas, deliciosas castanhas e os crustáceos de corda e carne de sol.

Não deixe de visitá-los e comprar os melhores ingredientes da culinária nordestina!

3. Mirante 13 de Julho

Inaugurado em 1998, o Mirante 13 de Julho fica no bairro de mesmo nome e oferece uma das vistas mais bonitas da cidade.

Lá você vai poder ver o encontro do rio Sergipe com o mar e o manguezal que rodeia o rio e fica lotado de belas garças brancas.

A dica é fazer o passeio de bicicleta ou a pé e aproveitar ao máximo a paisagem.

4. Palácio Museu Olímpio Campos

Outro lugar que não pode ficar de fora da lista do que fazer em Aracaju é o Palácio Museu Olímpio Campos.

O monumento já chama atenção pela imponência e beleza. Inaugurado em 1863 ele foi a sede do governo do estado de Sergipe até 1995. No ano de 2010 foi transformado em museu.

O roteiro de visitação é bem didático e mostra a transição do Império para República. A entrada é gratuita e você pode consultar mais informações no site.

5. Museu da Gente Sergipana

E por falar em museus, que tal visitar o Museu da Gente Sergipana?

Ele foi inaugurado em 2011, com o objetivo de promover ações que valorizam a diversidade artística e cultural dos sergipanos.

No acervo há um espaço multimídia de última geração, mostrando um pouco mais da história e tradição da cidade.

6. Oceanário e Projeto TAMAR

o que fazer em Aracaju

Fonte: Unsplash

O Oceanário de Aracaju foi inaugurado em 2002, é o primeiro do Nordeste e o quinto do Brasil. Com capacidade de até 300 pessoas, o local ocupa uma área de 1700 metros quadrados em forma de tartaruga gigante.

É lá que funciona o Projeto Tamar, que visa recuperar e prolongar a sobrevivência dos animais marinhos.

Ah, o local ainda tem uma lojinha de souvenirs, e toda a renda arrecadada com a venda dos produtos é destinada para a preservação dos animais.

7. Teleférico Parque da Cidade

Já ouviu falar do Teleférico de Aracaju? Não? Pois é, a atração ainda é pouco explorada pelos turistas, mas não deixa de ser imperdível!

O teleférico fica no Parque José Rollemberg Leite, mais conhecido como Parque da Cidade, no bairro Industrial, na zona norte.

Com aproximadamente 600 mil metros quadrados de área verde, no local ainda é possível ver mata atlântica preservada.

A entrada do parque é gratuita, mas o passeio de teleférico custa 16 reais por pessoa (estudantes e idosos acima de 60 anos pagam meia).

O que fazer em Aracaju: melhores praias

Depois de conhecer os principais pontos turísticos da capital sergipana, chegou a hora de se aventurar pelo belo litoral.

A cidade tem várias praias de mar calmo, cristalino e de água quente. Aproveite também as piscinas naturais. Atração ideal para as crianças.

Praia de Atalaia

Esta praia é a mais famosa da cidade. Ela tem uma orla de 6 quilômetros e uma charmosa passarela de madeira que leva o turista do calçadão até as areias brancas.

E tem mais: em Atalaia você ainda vai encontrar parquinhos infantis, quadras poliesportivas, pista de skate e campo de futebol.

Para quem gosta de curtir um agito, a dica é passear pela Passarela do Caranguejo, famosa pelos bares e restaurantes. Perfeita para curtir a noite com os amigos, né?

Praia dos Artistas

o que fazer em Aracaju

Fonte: Pixabay

Essa praia é ideal para quem está procurando o que fazer em Aracaju e gosta de surfar. Localizada ao norte da cidade, é continuação da Praia de Atalaia e famosa pelas suas ondas fortes.

Mas atenção: é necessário um pouco de cuidado, pois logo ao entrar no mar você se depara com um canal que chega a aproximadamente 5 metros de profundidade.

Praia de Aruana

Já se você está procurando o que fazer em Aracaju e gosta mesmo é de mar calmo, sombra e água fresca, então Aruana é o seu lugar ideal.

A 5 minutos de Atalaia, no sentido sul, essa praia, que é considerada a melhor pelos turistas, tem uma faixa de areia extensa e mar tranquilo e cristalino.

Mas não se engane: Aruana é bem versátil. Nos dias de semana, a praia é pouco frequentada. Propícia para quem quer apenas curtir as águas calmas e beber nas barraquinhas da praia.

Já aos finais de semana, as casas de shows garantem o agito da noite. Opção é o que não falta, não é mesmo?

Praia dos Náufragos

Quem está procurando um lugar para passear com as crianças, vai adorar conhecer a Praia dos Náufragos.

Além do mar calmo e areia bem branquinha, o local tem uma ótima infraestrutura com barracas e restaurantes. Tudo para você passear tranquilamente, sem preocupações, ok?

Barra dos Coqueiros

o que fazer em Aracaju

Fonte: Pixabay

Se você está procurando tranquilidade, então este é o seu lugar!

Localizada próxima ao centro da capital, essa praia chama atenção pela vegetação exuberante. Uma dica é ficar até o final do dia e curtir o belo pôr do sol.

O local tem recebido muito investimento do governo sergipano, que está construindo um porto na costa da praia.

Ah, e para chegar até lá você pode ir de carro ou pegar um tororó (tipo de embarcação).

Outras praias de Aracaju

Que Aracaju é linda e cheia de praias, isso você já sabe! Além das já citadas, a cidade sergipana tem outras opções. Veja só:

Cada praia tem sua beleza, e além de aproveitar o mar e a orla, a dica é experimentar um pouco mais da gastronomia local nas barraquinhas de comida!

Pratos com frutos do mar e caranguejo são o ponto alto. Não deixe de pedir um drink para acompanhar e aproveite!

O que fazer nos arredores de Aracaju

o que fazer em Aracaju

Além dos pontos turísticos e das belas praias de Aracaju, o litoral sergipano também tem outras boas surpresas. Por isso, vamos te dar dicas do que fazer nos arredores da cidade. Veja só:

Cânion do Xingó

Localizado entre os estados de Sergipe e Alagoas, o Cânion do Xingó é um pedacinho de paraíso no Brasil. Você pode desbravar suas águas verdes e paredões alaranjados em um passeio de catamarã.

E uma curiosidade: esse passeio só foi possível a partir de 1994, com a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó. Antes disso a área era somente uma fenda entre duas montanhas próximas.

Você pode chegar até o local de carro ou de ônibus, e pegar o catamarã em seguida. O passeio de barco dura aproximadamente 1 hora e, ao final, você poderá nadar nas belas piscinas naturais. Incrível, né?

Mangue Seco

Outra dica do que fazer em Aracaju e nos arredores é visitar o Mangue Seco. A 93 quilômetros da capital, dá até pra fazer uma viagem ‘bate-volta’.

O pequeno vilarejo, cercado de dunas e coqueiros, ficou famoso ao ser usado como cenário da novela Tieta, baseada em uma obra de Jorge Amado.

Você pode visitar a pequena cidade em qualquer época do ano, no entanto, em julho costuma chover muito.

Parque dos Falcões

Do ladinho de Aracaju, a 45 quilômetros da capital, este local é referência mundial nos cuidados, auxílio na reprodução, reabilitação e adestramento de aves de rapina.

O instituto tem parceria com o Ibama e é um dos poucos autorizados a criar este tipo de ave em cativeiro.

Para visitar é necessário fazer um agendamento por telefone (79) 9962-5457 / (79) 9885-2522 / (79) 9131-3496.

Confira mais dicas de viagem pelo nordeste:

Passagens aéreas para Aracaju na Promoção

o que fazer em Aracaju

Agora que você já sabe o que fazer em Aracaju, chegou a hora de fazer as malas e curtir o melhor da capital sergipana.

E para desbravar a cidade gastando pouco, a dica é economizar nas passagens aéreas. Por isso, conte sempre com o Passagens Promo! Aqui você encontra o menor preço nas melhores companhias aéreas.

Ah, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Lá você encontra as melhores dicas dos destinos mais incríveis.

Quer voar gastando pouco? De PROMO você pode!

Passagens aéreas para Aracaju
Passagens aéreas saindo de
Azul SSA Salvador AJU Aracaju 20 Nov 23 Nov R$ 284 Azul SSA Salvador AJU Aracaju 22 Nov 25 Nov R$ 349 Azul REC Recife AJU Aracaju 01 Dez 02 Dez R$ 431 Latam Brasil SAO São Paulo AJU Aracaju 22 Nov 06 Dez R$ 527 Azul BSB Brasília AJU Aracaju 18 Mar 24 Mar R$ 565 Gol BSB Brasília AJU Aracaju 04 Nov 11 Nov R$ 587
Recomendado para você
As melhores praias de Aracaju: Top 10 praias da capital de Sergipe

As melhores praias de Aracaju: Top 10 praias da capital de Sergipe

Viagem pelo Nordeste: Roteiros, melhores lugares e dicas por região

Viagem pelo Nordeste: Roteiros, melhores lugares e dicas por região