O que fazer em Berlim: 15 lugares para conhecer na capital alemã
Tempo estimado de leitura 9 minutos

O que fazer em Berlim?

Berlim é uma das cidades mais bonitas e visitadas do mundo. Além de curtir o frio e aproveitar a neve, você ainda pode passear pela capital e conhecer os pontos turísticos. Mas afinal, você sabe o que fazer em Berlim?

Se você não sabe ou ainda tem dúvidas de como aproveitar o melhor da cidade alemã, não tem problema. Nós listamos 15 lugares incríveis para você não perder nenhum passeio. Vamos lá?

O que fazer em Berlim, capital da Alemanha

O que fazer em Berlim capital alemanha

Berlim é uma cidade rica em tradições e atrações históricas. Entre os pontos turísticos mais visitados estão o Memorial do Holocausto e o Muro de Berlim.

Situada ao nordeste da Alemanha, ela tem uma população de mais de 3 milhões de habitantes e é considerada a maior cidade do país. A capital é um dos mais influentes centros mundiais de cultura, política, mídia e ciência.

Além disso, a cidade é influenciada por um clima temperado sazonal e sua área é composta por florestas, parques, jardins e lagos.

Com tanta coisa pra fazer em Berlim, dá vontade de arrumar as malas e viajar logo, não é mesmo? Mas afinal, qual a melhor época para conhecer a capital alemã?

-> Confira passagens aéreas para Berlim na promoção

Quando ir a Berlim?

O que fazer em Berlim quando ir

A cidade é muito plural e pode ser visitada em qualquer época do ano. As estações são bem definidas, então basta você decidir se quer curtir o calor ou o friozinho.

Pra quem gosta de calor, a dica é viajar entre junho e agosto, quando acontece a estação mais quente. Além de curtir as temperaturas mais altas, você ainda aproveita a época de festas, festivais de músicas e eventos ao ar livre.

Já se você gosta de frio e quer ver neve, o ideal é ir entre dezembro e março, mas se prepare, pois as temperaturas podem chegar a zero graus.

Na primavera e no outono a dica é aproveitar as belas paisagens para tirar várias fotos. A cidade fica linda!

Passagens aéreas para Berlim

Agora que você já sabe qual a melhor época para viajar, chegou a hora de pensar nas passagens aéreas para Berlim. Este costuma ser o item mais caro da viagem, por isso a dica é pesquisar bastante antes de comprá-las.

Outra dica é pesquisar em dias e horários alternados e evitar os finais de semana.

Além disso, você pode usar um comparador de passagens para te ajudar a achar o menor valor e usar um alerta de preços. Desse modo, sempre que um trecho da viagem sofrer alteração de valor, você fica sabendo.

O que fazer em Berlim: principais pontos turísticos

Depois de decidir qual época viajar, chegou a hora de descobrir o que fazer em Berlim.

A cidade tem atrações para todos os gostos, idades e bolsos. Vamos conhecer algumas? O que fazer em Berlim?

Mapa de pontos turísticos de Berlim

1. Portão de Brandemburgo

Pra quem está procurando o que fazer em Berlim, uma dica é começar o passeio por um dos símbolos mais importantes do país.

O Portão de Brandemburgo, construído em 1791, é um símbolo do triunfo da paz sobre as armas. Com 26 metros de altura e estilo neoclássico, a construção chama atenção pela imponência e remete às antigas construções de Atenas.

Apesar de ter cinco entradas, a passagem central do Portão só podia ser usada por membros da família real.

2. Reichstag (Parlamento Alemão)

O que fazer em Berlim dicas

E já que você está no Portão de Brandemburgo, que tal conhecer o Reichstag? O local fica bem pertinho e abriga o parlamento alemão.

O monumento histórico foi palco da proclamação da República Alemã em 1918, e sua arquitetura chama atenção pela beleza e tamanho.

Ah, a cúpula e o terraço do prédio são abertos à visitação, basta se inscrever pelo site. Incrível, né?

3. Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto

Fonte: Imagem de domínio público

Outra dica do que fazer em Berlim é conhecer o Memorial do Holocausto, um dos pontos históricos mais importantes da Alemanha. Ele também fica bem pertinho do Portão de Brandemburgo e dá para você conhecer tudo a pé.

O local foi construído entre 2003 e 2005 e é composto por 2.711 blocos de concreto de diferentes alturas. O visitante pode escolher qual caminho de entrada e saída quer percorrer.

Além disso, no Centro de Informações, há uma sala cujas paredes são cobertas com os nomes e anos de nascimento e morte das vítimas do holocausto.

O monumento funciona todos os dias do ano e a entrada é gratuita. Já o Centro de Informações funciona de abril a setembro, de terça a domingo, das 10:00h às 20:00h, e de outubro a março, de terça a domingo, das 10:00h às 19:00 h.

Ah, é importante lembrar que o Memorial do Holocausto de Berlim não é o Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau, aquele em que você pode fazer um tour pelo campo de concentração. Este fica na Polônia!

4. East Side Gallery (Muro de Berlim)

Chegou a hora de conhecer o ponto turístico mais famoso da cidade (e do país): o Muro de Berlim!

Construído em 1961, o muro dividia a cidade em Berlim Oriental e Berlim Ocidental, e mais que isso, era a prova física da guerra ideológica entre socialistas e capitalistas.

Com sua queda em 1989, o local se tornou um dos pontos turísticos mais famosos do mundo. Em alguns locais da cidade é possível encontrar ainda alguns pedaços do muro, como na East Side Gallery, que fica ao longo do rio Spree.

Ah, e esses trechos do muro ainda têm pinturas de artistas de diversas partes do mundo. Imperdível, né?

5. Checkpoint Charlie

Outro lugar para conhecer na cidade é o Checkpoint Charlie. Ele era uma das únicas passagens permitidas entre a Alemanha Oriental e Ocidental.

Através deste caminho, vários alemães tentaram migrar para o lado ocidental na época da Guerra Fria. Alguns tiveram sucesso, mas aqueles que eram reconhecidos pela vigilância eram mortos no local.

Atualmente, o local traz uma réplica do cartaz que diz “Você está abandonando o setor americano”. Além disso, há uma pequena fronteira onde os turistas podem tirar fotos.

6. Topografia do Terror

Topografia do Terror berlim

Fonte: Imagem de domínio público

Outra opção para quem se interessa por história e está procurando o que fazer em Berlim, é conhecer a Topografia do Terror.

O museu funciona no antigo prédio da GESTAPO, a Polícia Secreta do Estado Nazista, onde também funcionava a SS (Schutzstaffel), famosa tropa de proteção nazista. Era lá que os oponentes ao regime ditatorial de Hitler eram presos e interrogados.

Após o regime de Hitler, durante muitos anos, o local foi usado para fins comerciais e somente em 1987, a exposição “Topografia do Terror” foi aberta ao público. A data marcou a comemoração dos 750 anos de Berlim.

Tanto a exposição ao ar livre quanto o Centro de Documentação trazem documentos históricos importantes do regime nazista. A entrada é gratuita e você pode chegar ao local de trem ou de ônibus.

7. Potsdamer Platz

Nem só de passeios históricos vive a capital alemã, não é mesmo? E se você está procurando o que fazer em Berlim, mas não quer perder o agito da cidade, a dica é conhecer a Potsdamer Platz, uma praça com prédios grandes e modernos.

Lá você vai encontrar várias opções de lazer. Tem lojas, bares e restaurantes, cinemas e até cassinos. Ah, e dá pra chegar até lá de ônibus e de trem. Não deixe de ir!

8. Gendarmenmarkt

Gendarmenmarkt

Fonte: Imagem de domínio público

Outra praça que vale a pena conhecer é a Gendarmenmarkt. Ela fica no centro de Berlim e tem três prédios harmoniosos; a Casa de Concertos, a Catedral Francesa e a Catedral Alemã.

Além disso, lá tem vários restaurantes e bares, e uma estátua linda do poeta Friedrich Schille, inaugurada em 1871. Incrível né?

9. Alexanderplatz e a Torre de TV de Berlim

Alexanderplatz e a Torre de TV de Berlim

Fonte: Imagem de domínio público

Quem está procurando o que fazer em Berlim não pode deixar de visitar a Alexanderplatz, outra praça da cidade.

Lá fica uma das principais estações de metrô, de onde saem diversas linhas para vários lugares da capital. Além disso, a praça tem muitas opções para quem deseja fazer compras.

No local você também vai encontrar a Torre de TV, uma das construções mais altas de Berlim. Ao subir nela, o visitante consegue ter uma visão 360 graus da cidade. Incrível né? E se você quiser conhecê-la uma dica é comprar os ingressos antecipadamente pelo site.

10. Kurfürstendamm (Kudamm)

Outra opção do que fazer em Berlim para quem gosta de compras é conhecer a Kurfürstendamm, uma das avenidas mais famosas da cidade. Lá você vai encontrar lojas, restaurantes e teatros.

Entre as principais lojas, você vai encontrar marcas famosas como Zara, Chanel, Gucci, Bulgari, entre outras. Ah, mas também tem farmácias, lojas de souvenirs e redes de lojas mais populares. Opções para todos os gostos e bolsos, não é mesmo?

11. Catedral de Berlim (Berliner Dom)

Berliner Dom

Se você está procurando o que fazer em Berlim, uma dica é conhecer a Catedral da cidade ou Berliner Dom, como é chamada a maior e mais importante igreja protestante da da Alemanha.

A construção é imponente e chama atenção pelo tamanho e beleza. Sua cúpula, que foi destruída em 1944 devido ao bombardeio da cidade na época da guerra, foi totalmente reconstruída em 2002 e tem, hoje, uma das vistas mais bonitas da cidade. Incrível né? Não deixe de ir!

12. Ilha dos Museus em Berlim

Localizada em uma ilha no rio Spree, o local abriga cinco museus renomados mundialmente. Além disso, a ilha é reconhecida como patrimônio mundial pela UNESCO e é um lugar dedicado exclusivamente à arte e a ciência.

Os museus que compõem a ilha são:

13. Parque Tiergarten

Parque Tiergarten

Se você gosta de curtir a natureza e está procurando o que fazer em Berlim, então o Parque Tiergarten é o lugar ideal! O local é o segundo maior parque da cidade, tem 210 hectares de área verde e é considerado o “pulmão de Berlim”.

Lá você vai poder andar de bicicleta, fazer caminhadas ao ar livre, piqueniques, jogar bola ou simplesmente relaxar nas sombras das árvores. Ideal para um passeio de manhã, não acha?

14. Mauerpark

Outra opção pra quem gosta de natureza e está procurando o que fazer em Berlim é o Mauerpark. O local fica no bairro Prenzlauer Berg e tem esse nome por causa do Muro de Berlim.

Isto porque, o local funciona onde antes era a famosa “faixa da morte”; faixa de terra que ficava entre os dois lados do Muro de Berlim.

O que antes era ocupado por cercas elétricas e espinhos, hoje abriga uma pequena quadra de esportes, playground e um gramado. Lá você pode fazer piqueniques, praticar esportes, andar de bicicleta e até fazer churrasco. Incrível, né?

Ah, e o local ainda conta com uma parede de escaladas e aos domingos acontece o mais famoso mercado de pulgas da cidade. Não tem como perder, não é mesmo?

15. Curry 36

E já que estamos fazendo um roteiro sobre o que fazer em Berlim, é claro que não poderíamos de deixar de citar um lugar para comer as famosas salsichas alemãs, não é mesmo?

A Curry 36 é uma das lanchonetes mais famosas de Berlim e tem as melhores salsichas da cidade. A lanchonete tem duas filiais: uma em Kreuzberg, na Mehringdamm 36 (linha U6, estação Mehringdamm) e outra na Hardenbergplatz 9, pertinho da estação Zoologischer Garten.

Ah, se você quiser conhecer fique atento: as duas lojas funcionam diariamente das 9h às 5h da manhã. Imperdível, né?

Aproveite e confira dicas de viagem para Europa:

Seguro Viagem para Berlim

Na hora de planejar a sua viagem não basta apenas programar os passeios e esquecer da segurança, né?

Por isso, para viajar tranquilo e não se preocupar com nada um seguro viagem internacional é a opção ideal. Além disso, em alguns países ele é obrigatório.

Para te ajudar a encontrar o seguro mais adequado e não gastar muito a dica é pesquisar bastante.

E pra te ajudar nisso a dica é acessar a Seguros Promo, um comparador de seguros viagem. Lá você encontra um atendimento rápido e eficiente, e ainda encontra o melhor seguro com o menor preço. Incrível, né?

Seguro Viagem: Europa
GTA 60 EUROMAX GTA 60 EUROMAX Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 23/dia*
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 10/dia*
Affinity 60 Mundo (exceto EUA) Affinity 60 Mundo (exceto EUA) Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 19/dia*

Passagens aéreas para Berlim

Agora que você já sabe o que fazer em Berlim, é só arrumar as malas e partir para a Alemanha.

A maneira mais rápida e segura de chegar até lá é indo de avião. E para não perder nenhuma promoção e não pagar caro na passagem, a dica é ficar de olho no nosso site.

Outra dica é cadastrar um alerta de preços, assim sempre que algum trecho sofrer alteração no valor, nós te avisaremos.

Ah, e não deixe de seguir as nossas redes sociais, lá você encontra várias promoções e descobre novos destinos para suas próximas viagens. Legal né?

Agora é só compartilhar esse texto com os amigos e boa viagem. Quer viajar com tranquilidade? De PROMO, você pode!

Passagens Aéreas para Berlim na Promoção
Passagens aéreas saindo de
Tap FAO Faro TXL Berlim 07 Dez 09 Dez R$ 647 Iberia GRU São Paulo TXL Berlim 03 Mai 12 Mai R$ 2964 Latam Brasil GRU São Paulo TXL Berlim 24 Dez 31 Dez R$ 4002 Latam Brasil GRU São Paulo TXL Berlim 24 Dez 01 Jan R$ 4089 British Airways GIG Rio de Janeiro TXL Berlim 26 Jul 09 Ago R$ 4210 Latam Brasil GRU São Paulo TXL Berlim 24 Dez 02 Jan R$ 4224
Recomendado para você
O que fazer na Alemanha: cidades turísticas, mapa e quando viajar

O que fazer na Alemanha: cidades turísticas, mapa e quando viajar

Lugares frios para viajar: os 18 melhores destinos no inverno

Lugares frios para viajar: os 18 melhores destinos no inverno