O que fazer em BH: pontos turísticos, atrações e melhores passeios

O que fazer em BH?

Quer conhecer uma cidade rica em cultura, arte, bares e ainda por cima com uma gastronomia espetacular? Então você tem que visitar a capital mineira!

A cidade conhecida como a capital dos bares, também tem parques, praças, museus, feiras e muito mais. Além disso, os mineiros são conhecidos como um dos povos mais acolhedores do Brasil!

Com tantas qualidades você não vai perder a oportunidade de conhecer essa cidade, não é mesmo?

Então fica tranquilo que neste post vamos te mostrar como aproveitar o melhor de BH!

Turismo em BH: gastronomia, cultura e história

O que fazer em BH turismo

Belo Horizonte ou BH, como é mais conhecida, é a capital de Minas Gerais e tem, além de uma gastronomia privilegiada, um polo cultural rico em museus e teatros.

Mas você conhece a história da cidade?

BH foi planejada para ser a capital de Minas depois da constatação de que Ouro Preto não tinha estrutura para expansão urbana.

Sua construção começou em 1894, com o passar do tempo e o avanço da urbanização, boa parte da área verde foi dando lugar para casas, ruas e avenidas, e a cidade foi tomando forma.

Na década de 40, tendo como prefeito Juscelino Kubitschek, foram inaugurados espaços importantes na cidade como o Complexo Arquitetônico da Pampulha.

Já nas décadas de 60 e 70 o crescimento urbano foi ficando mais intenso e a cidade passou pelo processo de verticalização com o surgimento de prédios.

Atualmente BH continua crescendo e é marcada por projetos de revitalização e melhorias urbanas.

Agora que você já sabe um pouco da história da capital mineira, que tal conhecer alguns lugares?

O que fazer em BH: principais pontos turísticos

Se você vai viajar para Belo Horizonte se prepare para passear em museus, igrejas, teatros, bares e restaurantes – muitos lugares para conhecer em BH incríveis!

A cidade tem um clima ameno e é um excelente destino em todas as épocas do ano. No entanto, entre os meses de outubro a março começa o período chuvoso. Por isso se você não gosta muito de chuva o melhor é ir em outra época.

Como a cidade é bem versátil você vai encontrar opções para programas em família, programas a dois e até mesmo para uma viagem sozinho.

Outra dica é ficar atento às programações gastronômicas. Isso porque BH recebe vários festivais culinários, entre eles o famoso Comida di Buteco.

Você não vai querer perder as atrações em BH, né?

Então agora vamos mostrar o passeio certo pra você!

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

O que fazer em BH roteiro

Se você já viu alguma imagem de BH com certeza conhece um dos pontos do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

É que o Conjunto é um dos lugares turísticos mais famosos da capital, além de ser declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Projetada por Oscar Niemeyer a pedido de Juscelino Kubitschek, o Conjunto engloba a Igreja de São Francisco, a Casa Kubitschek (que preserva a memória do ex-presidente), a Casa do Baile, o Museu de Arte Moderna e o Iate Clube.

Se você quiser pode optar por fazer uma caminhada na orla da Lagoa da Pampulha para ir conhecendo os pontos e desfrutando da vista. São 18 km de orla para você caminhar, andar de bike, patins ou skate.

Agora se você não é fã de caminhadas pode pegar um ônibus circular que percorre os principais pontos da orla.

Os passeios podem ser feitos em um único dia e a dica é curtir o pôr-do-sol refletido nas águas da Lagoa.

Gostou? Então que tal conhecer um pouquinho mais de cada ponto? Veja mais dicas de passeios em BH:

Igreja de São Francisco de Assis

A Igreja de São Francisco de Assis ou Igrejinha da Pampulha como é conhecida pelos mineiros reúne obras de vários artistas importantes.

Suas linhas arrojadas foram projetada por Oscar Niemeyer e seu interior é ornado por 14 painéis que representam a via sacra, assinados por ninguém menos que Cândido Portinari!

Além disso, o jardim foi idealizado por Burle Marx e há ainda obras em bronze esculpidas por Alfredo Ceschiatti. Incrível né?

Museu de Arte da Pampulha

Você sabia que o Museu de Arte da Pampulha foi idealizado para ser um cassino? O prédio construído no início dos anos 40 é hoje um dos mais belos museus de BH e abriga exposições temporárias.

Você pode visitá-lo de terça a domingo, das 9h às 18h30. A entrada é gratuita

Casa do Baile

A Casa do Baile fica em uma pequena ilha artificial ligada à Lagoa da Pampulha. Projetada para ser uma casa de dança, hoje o espaço traz exposições com obras que preservam a memória de Niemeyer.

A Casa fica aberta para visitação todos os dias de 9h às 18h. Nas quintas, você pode visitar de 9h às 21h.

Mineirão

O que fazer em BH dicas roteiro

Você já ouviu falar do Estádio Governador Magalhães Pinto? Não? Mas certamente já ouviu falar no Mineirão, não é? É que este é o nome do estádio mais famoso de BH.

O campo fica na região da Pampulha e recebe partidas de futebol dos diversos campeonatos. As partidas dos rivais Atlético e Cruzeiro são as que mais agitam o estádio.

E se você gostou, que tal aproveitar o passeio e conhecer também o Museu Brasileiro do Futebol?

O museu fica dentro do Mineirão e lá você vai poder conhecer um pouco mais da história desse esporte tão popular.

Além disso você também pode fazer uma visita guiada ao campo e conhecer áreas restritas aos jogadores e à imprensa. Os ingressos para o passeio ao museu e a visita custam R$ 20 reais a inteira e R$ 10 a meia. Imperdível, não é?

Ah, mas nem só de futebol vive o Mineirão. Sua esplanada também recebe vários shows e festivais ao longo do ano.

Aos finais de semana os belo-horizontinos costumam ir andar de bicicleta, patins ou skate na área externa.

Mineirinho

Já que você está no Mineirão que tal conhecer o Ginásio Mineirinho? O local fica do ladinho do estádio, e além de receber partidas de vôlei tem uma feira de artesanato e gastronomia, na parte externa, que acontece todos os domingos.

Ah, lá também tem música ao vivo. Programa ideal para levar a família e os amigos não é mesmo?

Mercado Central de Belo Horizonte

O que fazer em Belo horizonte

Ir a Belo Horizonte e não visitar o Mercado Central é inadmissível! O lugar é o maior mercado de BH e vencedor, em terceiro lugar, do prêmio “TAM nas Nuvens” que lista os dez melhores mercados do mundo!

O Mercado Central tem tudo que você precisa. Tudo mesmo! Em especial restaurantes com a típica comida mineira.

São mais de 400 lojas que vendem temperos, ervas, flores, frutas, decoração, roupas, artesanato, entre outros produtos. O destaque, no entanto, fica para as variedade de queijos e cachaças mineiras.

Ah, e se você gosta de uma cervejinha pode reunir os amigos e pedir de acompanhamento o clássico fígado acebolado. É sucesso na certa! Mas chegue cedo: os bares costumam encher antes do horário do almoço.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

o que fazer em Belo Horizonte

Localizado em uma das praças mais charmosas de BH, o Circuito Cultural Praça da Liberdade é o paraíso para quem curte programas culturais.

São vários espaços voltados para a cultura. Entre eles: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Centro Cultural Banco do Brasil, Memorial Minas Vale, Casa Fiat de Cultura, Espaço do Conhecimento UFMG, entre outros.

E por falar em Espaço do Conhecimento UFMG, quem curte astronomia vai adorar o lugar! Nele fica o Terraço Astronômico, cujo teto retrátil permite a observação celeste através de telescópios.

Lá também fica o Planetário que possui um conjunto de projetores de imagem que permitem ao visitante visualizar o céu como se estivesse em qualquer lugar do planeta e em qualquer época (passado, presente ou futuro).

Dá pra imaginar? Então, se você gostou não deixe de fazer uma visita.

Praça da Savassi

Outro ponto turístico importante é a Praça da Savassi. Localizada em uma das regiões mais privilegiadas da cidade, a Praça reúne ao seu redor uma fonte artificial, restaurantes, lojas e shopping.

Nos anos 40 a Praça foi palco de encontros de políticos importantes, hoje é considerada um dos principais pontos de encontro dos jovens de BH.

Se você gosta de curtir uma balada, não deixe de dar uma passeada na Praça de noite. Ao entorno você vai encontrar boas opções de casas noturnas para os mais diversos gostos.

Praça do Papa

Famosa pela sua bela vista a Praça Israel Pinheiro é um dos principais pontos turísticos de BH.

Localizada no alto da Avenida Afonso Pena, a praça recebeu o Papa João Paulo II em 1980, quando celebrou uma missa campal.

Desde então o lugar passou a ser chamado carinhosamente pelos mineiros como Praça do Papa.

O lugar é ideal para um passeio com crianças e para ver o pôr-do-sol agarradinho no seu amor. Você não vai perder né?

Parque das Mangabeiras

O que fazer em BH

Aproveite que você já está na Praça do Papa e suba um pouquinho mais em direção ao Parque das Mangabeiras.

O Parque é a maior reserva ambiental de BH! Cercado pela mata da Serra do Curral, lá você pode fazer trilhas, ver esquilos, micos e outros animais silvestres.

O local ainda tem quiosques, quadras poliesportivas, arenas para show, brinquedos para as crianças e um mirante com vista para a cidade toda! Tudo de bom, né?

Ah, e o parque é acessível para pessoas com deficiências físicas e motoras. Se você precisar ainda pode pegar emprestado uma cadeira de rodas no local.

Mas fique atento: por questões de saúde pública para visitar você deve apresentar documento de identidade com foto e comprovante de vacinação contra febre amarela, com validade de 10 anos. Não esqueça o seu em casa!

Feira Hippie

Quem gosta de fazer compras e quer conhecer uma das maiores feiras a céu aberto da América Latina não pode deixar de ir à Feira Hippie de BH!

Ela acontece todos os domingos, de 7h às 14h, mesmo se for feriado. Ao todo são mais de 2000 expositores divididos em aproximadamente 16 setores.

Lá você encontra desde roupas, sapatos e bijuterias até artesanato e decoração para sua casa. Isso claro, sem contar as barraquinhas de comidas que vendem até acarajé!

O que fazer em BH: gastronomia mineira

Já que estamos falando em comida, você com certeza deve estar se perguntando aonde comer em BH, não é mesmo?

A cidade tem tantas opções que fica até difícil escolher uma. Mas não se preocupe, aqui vamos te mostrar os melhores restaurantes da cidade para você experimentar a famosa comida mineira.

Dona Lucinha

O restaurante Dona Lucinha é um dos mais tradicionais de BH. Ele fica em dois endereços: um na Savassi e um no bairro Funcionários.

Famoso por sua comida mineira, o restaurante funciona com buffet a quilo e pratos executivos.

Cada dia da semana há uma opção exclusiva de prato executivo. Entre eles estão: carne moída com angu, linguiça com tutu, frango com quiabo, canjiquinha com costelinha e rabada com agrião.

Os preços do buffet variam mas costumam ficar na faixa de R$ 58, já os pratos executivos custam R$ 22.

Uma dica é chegar cedo, especialmente no domingo, que é quando o restaurante enche mais.

Restaurante Maria das Tranças

Um dos pratos mais tradicionais da culinária mineira é o frango ao molho pardo com arroz, angu e quiabo.

Se você está pensando em experimentar este prato não pode deixar de ir no Restaurante Maria das Tranças. O local é famoso por ter o melhor frango ao molho pardo da cidade, além de outros 19 tipos de receitas com frango!

Para desfrutar de tudo isso, você pode pedir uma cachacinha pra acompanhar. São cerca de 20 rótulos no cardápio, incluindo uma de fabricação própria.

Além disso, quem gosta de sobremesa vai poder se deliciar com os doces de leite, frutas cristalizadas e queijo com goiabada. Impossível resistir!

Restaurante Xapuri

Quer conhecer um pedacinho da roça no meio da cidade? Então você tem que ir no Xapuri!

O restaurante fica localizado em um local tranquilo na Pampulha e tem uma decoração rústica com bancos e mesas de madeira, vasinhos de planta e flora natural.

O lugar é ideal para ir com a família, pois tem uma área com brinquedos, especial para crianças. Além disso, você ainda pode fazer hípica e compras na lojinha de artesanatos. Não é incrível?

Ah, e quando for não deixe de experimentar as linguiças de fabricação própria, tá bom?

Restaurante Glouton

Se você quer desfrutar da alta gastronomia mineira o seu lugar é no Glouton. O famoso restaurante tem paredes de tijolinhos que dão um ar aconchegante ao local.

Os pratos misturam o sabor da roça de Minas com a sofisticação das técnicas da culinária francesa.

Além disso o restaurante oferece um menu degustação pra você conhecer melhor um pouquinho de cada prato.

O Glouton é um dos restaurantes mais premiados de BH e foi eleito o melhor restaurante da região Sudeste em 2016. Você não vai perder a chance de conhecer, né?

Chopp da Fábrica

O Chopp da Fábrica oferece o melhor da comida mineira até de madrugada. Isso mesmo, o restaurante fica aberto até tarde e é uma ótima opção para o fim de noite.

O menu traz várias opções, mas o prato mais famoso é o Mexidão que pode servir até duas pessoas. Para acompanhar, uma cerveja bem gelada ou um chope, é claro, vai muito bem.

Pão de Queijaria

gastronomia bh turismo

Vir a BH e não comer um pão de queijo é praticamente um pecado capital! E para comer o melhor da cidade você tem que ir na Pão de Queijaria.

A loja é especializada em pães de queijo e traz no cardápio desde o tradicional até os recheados.

São várias opções de recheios entre elas costelinha com vinagrete e sobrecoxa de frango com quiabo. Ah, mas não se preocupe tem também opções para os vegetarianos.

Para sobremesa, a Pão de Queijaria oferece um sorvete especial. De quê? Pão de queijo! Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas o sorvete de queijo com farofinha de pão de queijo e melaço é uma delícia!

Você não vai perder a chance de experimentar, né?

Rei do Pastel

Já que estamos falando tanto de restaurantes, que tal agora falarmos de um bar? O Rei do Pastel é um dos mais famosos de BH e ponto certo dos jovens no fim de noite.

Além de cerveja gelada o bar ainda tem uma variedade de pastéis e salgados para matar sua fome.

Ótimo para reunir os amigos e curtir o fim do passeio.

Festival Comida di Buteco

Como falar de BH sem citar o famoso Festival Comida di Buteco? Um dos maiores festivais gastronômicos do país nasceu aqui, e hoje já está presente em 21 cidade.

O Festival celebra a melhor comida de boteco de acordo com um júri composto por chefs, jornalistas e especialistas.

O Festival geralmente acontece entre os meses de abril e maio, por isso, se estiver em BH nesta época não deixe de conhecer a culinária dos principais botecos da cidade.

O que fazer nos arredores de BH

Que BH é uma cidade incrível isso já deu pra perceber, o que você talvez você não saiba é que tem muito passeio legal pra fazer nos arredores também.

Por isso agora vamos te dar algumas dicas do que fazer nas cidades vizinhas de BH.

Ouro Preto

O que fazer em BH ouro preto

Ouro Preto é uma das principais cidades históricas de Minas e fica a 97 km da capital. Se você quiser fazer um passeio por lá pode pegar um ônibus na rodoviária de BH, na área central. A passagem custa em média R$35.

Chegando lá além de conhecer os principais pontos turísticos, você ainda pode fazer trilhas que levam à cachoeiras incríveis.

Agora, se você gosta de um agito a dica é curtir as festas que acontecem nas repúblicas. Mas fique atento às datas: elas geralmente acontecem durante o período letivo.

Serra do Cipó

turismo em bh Serra do Cipó

Para os amantes de natureza a Serra do Cipó é uma excelente opção. O lugar tem inúmeras cachoeiras e o ideal é visitar no verão. Além de aproveitar as cachoeiras, você ainda pode fazer trilhas.

Para aproveitar o melhor do lugar o melhor é reservar um final de semana. Para isso você pode ficar em uma das inúmeras charmosas pousadas da região

Passagens Aéreas para Belo Horizonte

Gostou de BH? Quer conhecer? Então confira as nossas promoções e reserve suas passagens aéreas para BH!

Não se esqueça de ativar o alerta para saber quando o trecho sofrer variações de valor, tá bom?

Agora é só compartilhar esse texto com os seus amigos para eles também se apaixonarem por BH! Quer voar com tranquilidade? Voe PROMO!

Passagens Aéreas na Promoção para BH
Passagens aéreas saindo de
RIO Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 20 Ago 28 Ago R$ 242 RIO Rio de Janeiro BHZ Belo Horizonte 13 Ago 13 Ago R$ 243 RIO Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 09 Ago 11 Ago R$ 244 GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 27 Ago 29 Ago R$ 251 BSB Brasília BHZ Belo Horizonte 27 Ago 31 Ago R$ 257 BSB Brasília CNF Belo Horizonte 18 Set 20 Set R$ 261
Recomendado para você
Mulheres viajantes: Dicas, desafios e destinos para viajar sozinha

Mulheres viajantes: Dicas, desafios e destinos para viajar sozinha

29 Lugares para viajar no Brasil com família, amigos ou a dois

29 Lugares para viajar no Brasil com família, amigos ou a dois

Voo direto de Jericoacoara para BH é novidade da Azul

Voo direto de Jericoacoara para BH é novidade da Azul

Melhores destinos nacionais

Melhores destinos nacionais