O que fazer em Bonito: dicas para uma viagem perfeita

Bonito é um destino de muitas atrações. Por isso, é necessário planejar tudo com antecedência – seja sua viagem de um final de semana ou de uma semana inteira – para não correr o risco de deixar de fora um lugar que você queria muito conhecer.

Pensando nisso, reunimos aqui uma listinha de atrações imperdíveis para te ajudar a decidir o que fazer em Bonito durante sua viagem.

Flutuação é a atração mais procurada em Bonito

Bonito é um dos melhores lugares do Brasil para praticar ecoturismo e observar a natureza, inclusive debaixo d’água. Isso porque as águas são tão cristalinas, que nem é preciso mergulhar para ver os peixinhos, os cardumes e a flora subaquática.

Diferente do mergulho, na flutuação, o corpo da pessoa fica o tempo todo boiando na superfície. Para curtir o passeio, você só vai precisar de uma máscara, um snorkel e um colete salva-vidas. O resto fica por conta da correnteza!

Onde praticar flutuação em Bonito?

  • Rio da Prata
  • O Rio da Prata é o destino mais procurado pelos turistas para fazer flutuação em Bonito. O motivo é o percurso, que é mais extenso que os demais. É ideal para quem curte mais adrenalina, já que a correnteza irá te levar por trechos com corredeiras e pedras.

  • Aquário Natural
  • A flutuação no Aquário Natural é um passeio mais calmo, sem correnteza e pode inclusive ser feito de barquinho. Mas é totalmente imperdível para quem quer ver muitos peixinhos e tirar fotos incríveis em um cenário que, como o próprio nome diz, lembra um aquário natural.

  • Nascente Azul
  • A flutuação na Nascente Azul é ideal para crianças e adultos que tenham menos intimidade com a água. O passeio por lá é mais curtinho, bem tranquilo, já que quase não tem correnteza e não deixa de ser igualmente lindo.

  • Rio Sucuri
  • Apesar de não ser o lugar onde você vai encontrar mais peixes, o Rio Sucuri é considerado o 3º mais cristalino do mundo, além de ter o segundo percurso mais longo entre os principais lugares para fazer flutuação em Bonito.

  • Abismo Anhumas
  • O Abismo Anhumas é um desses lugares capazes de te fazer vencer qualquer medo para conhecer. O lugar só é acessível através de uma descida de 72 metros de altura feita de rapel, que termina em uma lagoa linda que pode chegar a 80 metros de profundidade. É possível flutuar e mergulhar também, desde que você tenha uma credencial para isso.

    Tem trilhas com várias opções de cachoeira

    O que fazer em Bonito - cachoeiras

    Pra galera que curte trekking, Bonito tem diversas opções de trilhas que passam por várias cachoeiras. Alguns percursos são mais longos, outros mais curtos, alguns são mais tranquilos, enquanto outros são mais carregados de adrenalina. São opções bem variadas e você pode escolher a que melhor se encaixa no seu perfil de viajante.

    Onde praticar trekking em Bonito?

  • Trilha da Boca da Onça
  • A trilha da Boca da Onça é um percurso de 4 km, contemplada com quedas de até 7 metros, piscinas naturais e o maior rapel do Brasil, com 90 metros de altura. Um dos lugares mais recomendados é o Buraco do Macaco. Mas para chegar até essa cachoeira é preciso nadar por baixo de uma rocha.

  • Estância Mimosa
  • A Estância Mimosa é uma fazenda especializada em ecoturismo. Lá, o visitante pode fazer os 3 km de trilha, encontrar cerca de 7 cachoeiras no caminho e nadar em 5 delas. Na entrada da fazenda, você vai encontrar um lago cheio de jacarés. Também é possível fazer observação de aves e andar a cavalo.

  • Rio do Peixe
  • Quem opta por fazer o passeio na Fazenda Rio do Peixe, será apresentado a um circuito, dividido em 2 partes. A primeira parte se resume em fazer uma trilha de 2 km e conhecer 7 cachoeiras. Depois do almoço, o viajante faz mais 800 m de trilha e conhece mais 3 cachoeiras. Haja pique, né?

    Se divirta fazendo arvorismo e bóia cross!

    No Hotel Cabanas, hóspedes e não-hóspedes tem a opção de curtir um circuito para bóia cross no Rio Formoso. Para quem não sabe, bóia-cross se resume em descer as corredeiras de um rio montado em uma bóia inflável. Enquanto o arvorismo é um circuito suspenso nas árvores, onde o visitante tem que passar por obstáculos diversos.

    A Gruta Lagoa Azul é parada obrigatória em Bonito

    A Gruta Lagoa Azul é um dos cartões postais e consequentemente, um dos pontos turísticos mais visitados de Bonito. Beleza e curiosidade são dois fatores que atraem os visitante para conhecer o lugar. Além disso, é preciso disposição para descer os 300 degraus que levam até lá.

    Uma curiosidade interessante é que ninguém sabe ao certo qual a profundidade do lago. O máximo já alcançado foi 87 metros. Na gruta já foram encontrados fósseis de uma preguiça gigante e de um tigre dente de sabre. É um dos passeios mais disputados de Bonito, já que a quantidade de visitantes por dia é limitada a 305 pessoas.

    Como chegar

    Voando direto para Bonito

    Essa é definitivamente a forma mais fácil de chegar a Bonito, porém, a mais cara. A Azul faz voos diretos de Campinas para Bonito. Aqui no Passagens Promo você encontra voos para a cidade com os melhores preços.

    Como as atrações não são muito próximas uma das outras, o ideal é alugar um carro, ou contratar passeios direto com as agências, que disponibilizam vans ou até ônibus para levar os viajantes aos pontos turísticos.

    Voando para Campo Grande

    As passagens aéreas para Campo Grande, são mais acessíveis. Mas é preciso se programar para ir até Bonito, pois são cerca de 3h40 de viagem. No próprio aeroporto é possível alugar um carro. E você pode continuar com ele até o final da viagem.

    Outra opção é pegar um ônibus na rodoviária de Campo Grande até Bonito. O valor da passagem é de R$ 67,00.

    Qual a melhor época para visitar Bonito?

    Bonito se divide em duas estações principais, a época de seca, que acontece durante o inverno – entre os meses de maio e agosto – e a época de chuva, que coincide com o verão – entre os meses de dezembro a março.

    Existem vantagens e desvantagens para cada época do ano. Na época de seca, por exemplo, apesar das temperaturas um pouco mais baixas, os rios ficam mais cristalinos e com mais peixes. Além disso, a falta de chuva faz com que os animais saiam em busca de água, fazendo a alegria dos visitantes, que podem tirar fotos dos bichinhos.

    Como a época de chuva coincide com o verão, quem visita Bonito durante esse período encontra a cidade mais quente. Ideal para aproveitar as cachoeiras geladas da Cidade. Em contrapartida é a época com mais chuva e com mais mosquitos.

    Fica a seu critério escolher o melhor período!

    Encontre aqui sua passagem aérea para Bonito!

    Aqui no Passagens Promo você encontra os melhores preços para conhecer Bonito! Faça sua pesquisa e comprove.