O que fazer em Brasília: 27 principais pontos turísticos da capital federal

Você já pensou em conhecer a capital federal? Sabe o que fazer em Brasília?

Ao contrário do que muita gente pensa Brasília é uma cidade muito interessante, além de ter uma arquitetura riquíssima.

Brasília foi a primeira cidade planejada para ser a capital do nosso país e suas planícies e paisagens são de tirar o fôlego. Que tal conhecer um pouquinho dessa cidade agora?

Quando ir à Brasília?

A melhor época para conhecer a nossa capital federal é entre abril e junho. Isto porque neste período o tempo está firme e a vegetação está verdinha devido às chuvas nos meses anteriores.

Mas se você for entre agosto e outubro é importante reforçar os cuidados com a hidratação em função do tempo seco.

Outra dica é visitar a cidade aos finais de semana e feriados. Nesta época Brasília fica mais vazia e é quando aumenta a possibilidade de preços mais interessantes para hospedagem.

Isto acontece porque a capital está na contramão dos destinos turísticos, e como a maioria dos empresários e políticos estão fora da cidade, os hotéis podem fazer algumas promoções legais. É bom ficar de olho!

O que fazer em Brasília: obras arquitetônicas e prédios governamentais

Lugares para visitar em brasília é que não faltam. Se você ainda não sabe bem o que fazer em Brasília, que tal começar visitando os prédios governamentais e as obras arquitetônicas?

A cidade é famosa por sua arquitetura com edifícios assinados pelo arquiteto Oscar Niemeyer e paisagismo de Burle Marx.

E pra começar, vamos conhecer um dos pontos mais importantes de Brasília: A Praça dos Três Poderes.

Nela ficam os prédios do Poder Legislativo (Congresso Nacional), Poder Executivo (Palácio do Planalto) e Poder Judiciário (Supremo Tribunal Federal)

Vamos conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Brasília?

Congresso Nacional

O que fazer em Brasília monumentos congresso nacional

Se você vai à Brasília precisa conhecer o Congresso Nacional. O local é de fácil acesso através de várias linhas de ônibus. Outra opção também é ir de carro ou táxi.

A arquitetura exuberante do prédio traz as famosas cúpulas invertidas, aquelas que parecem dois pratos. Com certeza vale tirar uma foto de um dos maiores cartões postais do Brasil!

Ah, outra curiosidade: o Congresso Nacional só passou a funcionar neste prédio em Brasília em 1960. Você sabia?

Exuberante por fora, o nosso Congresso também é lindo por dentro! Por isto não deixe de fazer uma visita interna guiada.

Elas acontecem geralmente entre às 9h e 17h30, são feitas em grupo e duram aproximadamente meia hora.

Mas fique atento aos dias: segundas e sextas-feiras há visitas por agendamento ou espontâneas. Nas quintas-feiras só acontecem com agendamento prévio.

Já aos finais de semana e feriados as visitas são sempre espontâneas. Nas terças e quarta-feiras não há visitas.

Então fique de olho para programar o melhor dia para o seu passeio, ok?

Palácio do Planalto

Não podemos continuar essa tour por Brasília sem citar o Palácio do Planalto!

É neste prédio que fica o Gabinete Presidencial. Além de sua importância política este edifício se destaca também pela sua arquitetura.

Além do presidente vários políticos, ministros e chefes de Estado passam por ali todos os dias, e é em frente a este prédio que acontecem as principais manifestações políticas da cidade.

Não só a arquitetura encanta o visitante, como também o interior do Palácio com belíssimas obras de artes. Fica até difícil escolher a mais bonita .

As visitas são gratuitas e acontecem aos domingos das 9h30 às 14h, em grupos e por ordem de chegada

Supremo Tribunal Federal

Continuando nossa caminhada pela Praça dos Três Poderes, o prédio do Supremo Tribunal Federal fica oposto ao Palácio do Planalto.

Em frente ao prédio fica a Estátua da Justiça. Uma obra de arte tão famosa com certeza merece uma foto, não é mesmo?

Se você quer fazer uma visita, fique atento aos horários. O prédio fica aberto à visitações de segunda a sexta, às 10h e 11h. Segundas, terças e sextas de 14h às 17h e as visitas tem que ser agendadas com antecedência pelo site.

O passeio é gratuito, com duração de uma hora e os grupos são limitados a 30 pessoas.

Outra dica é prestar atenção nas roupas. Não é permitido a entrada em trajes esportivos, tá certo? Por isso prepare um look bacana pra sair bem na foto!

Palácio Itamaraty

Outra dica do que fazer em Brasília é conhecer o Palácio do Itamaraty. O prédio é a sede do Ministério das Relações Exteriores e fica na Esplanada dos Ministérios.

O Palácio foi concebido com a função de apresentar o Brasil aos visitantes. Deste modo foi construído só com materiais nacionais e as obras de arte que enfeitam seus salões também são de autoria apenas de artistas brasileiros. Incrível, não é?

Se você ficou interessado já pode agendar a sua visita guiada. As visitas são gratuitas e acontecem todos os dias às 9h, 11h, 14h, 15h e 17h.

Mas fique atento: embora as visitas aconteçam todos os dias o agendamento só acontece em dias úteis das 9h às 17h.

Ah, as visitas comportam grupos de 15 pessoas e são oferecidas em português, inglês e francês. Ótimo lugar para levar o amigo estrangeiro pra conhecer.

Palácio da Alvorada

turismo em Brasília dicas

Outra dica de passeio para fazer em Brasília em um dia é conhecer o Palácio da Alvorada. O prédio é um dos mais cobiçados pelos turistas, afinal é a casa oficial do nosso presidente.

A arquitetura do local impressiona qualquer pessoa! Um lindo espelho d’água vai de encontro às estruturas de concreto do prédio. As entradas não tem cercas e nem muros.

Mas se você acha que o prédio fica desprotegido, está enganado. A segurança é rígida e os visitantes passam por uma revista de detector de metais antes de entrar no ônibus que os leva até lá.

As visitas duram meia hora e durante o passeio você vai conhecer as salas de reunião, a biblioteca oficial, a capelinha, o jardim e a piscina.

Ah, não deixe de prestar atenção nas obras de artes. Você vai encontrar obras de artistas como Ceschiatti, Volpi, Tarsila do Amaral, entre outros.

Não dá pra perder um passeio desses né? Então anota aí: as visitas acontecem nas quartas-feira das 15h às 17h e dependem se o presidente vai estar ou não na residência.

Uma dica é chegar com uma hora de antecedência para pegar a senha, pois elas costumam acabar rápido.

Palácio da Justiça

O Palácio da Justiça chama atenção por sua arquitetura moderna e gótica. Suas formas mais arredondadas com semi arcos dão ao prédio uma maior leveza, mas sem perder a imponência que um prédio governamental deve ter.

O destaque fica por conta das cascatas de água que ficam na fachada e o lago em frente ao prédio

O Palácio ainda tem um jardim de inverno, um Salão Negro, uma biblioteca composta por móveis do século 18 e 19 e um acervo de cem mil obras. Uma verdadeira relíquia, não é mesmo?

Você não pode deixar de conhecer esse ponto turístico de Brasília, então fica de olho: o Palácio da Justiça recebe visitas guiadas em grupos de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h e das 15 às 17h. É necessário agendamento prévio.

Biblioteca Nacional

Que tal um programa cultural? Se você gosta de ler e está procurando um lugar para passear em Brasília, então você não pode deixar de conhecer a Biblioteca Nacional de Brasília, ou BNB.

A BNB oferece uma biblioteca digital, salas de estudo e um espaço para eventos que comporta até 95 pessoas.

O prédio enorme em formato retangular é adornado com um belo painel do artista plástico Julio Pomar.

Quer conhecer? A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h45 e nos finais de semana das 12h30 às 18h30. Não deixe de ir.

Ponte JK

Se você está indo à Brasília não pode deixar de tirar foto em um dos monumentos mais famosos da cidade!

A ponte JK é um dos melhores lugares para passear em na cidade. São três arcos com design encantadores que atravessam o Lago Paranoá.

Você pode atravessá-la a pé, se estiver animado, mas se prepare para andar: são 1200 metros de extensão!

Agora se você não é fã de caminhadas, que tal se sentar em um dos bares na orla do lago e apreciar o entardecer? Um programa excelente para fazer a dois ou em família.

Torre de TV e mirante de Brasília

Quer conhecer uma vista sensacional? Então não deixe de ir à Torre de TV de Brasília. Um dos melhores lugares da cidade e localizada bem no centro do Plano Piloto, sua vista de 360º proporciona um visual de tirar o fôlego do alto do mirante, sendo um dos lugares bonitos de Brasília para passear em família.

Vale visitar em diferentes horários, pois tanto o amanhecer quanto o entardecer são deslumbrantes!

Já a noite, com as luzes da cidade acesas e tendo como plano de fundo o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios a paisagem vira um verdadeiro cartão postal.

O local foi reformado recentemente e é ponto de encontro de turistas e moradores. O mirante funciona às segundas-feira das 14h às 20h e de terça a domingo das 8h às 20h.

Feirinha da Torre

E pra quem gosta de fazer umas comprinhas, a feirinha da Torre é o lugar ideal. Lá você vai encontrar desde artesanatos, roupas, pedrarias e sapatos até comidas típicas do Centro-Oeste.

Bom pra garantir aquele presentinho né? Então fique atento aos horários: a feira funciona sábados, domingos e feriados de 9h às 18h.

O que fazer em Brasília: Jardins e natureza

Pra quem gosta de curtir a natureza, Brasília oferece boas opções de jardins e parques naturais.

Por ser uma cidade muito plana é ideal para fazer caminhadas, passeios de bicicletas, patins, ou alguns esporte ao ar livre.

Vamos conhecer alguns desses lugares turísticos em Brasília?

Pontão do Lago Sul

O que fazer Brasília dicas passeios

O Pontão do Lago Sul, ou apenas Pontão, é parada obrigatória para quem quer fazer um passeio incrível em Brasília!

O local é um dos maiores centros de lazer da cidade e um passeio perfeito e opção interessante do que fazer em Brasília no fim de semana. Você pode curtir um fim de tarde ou aproveitar a noite da capital federal por lá.

No Pontão você encontra bares, quiosques e restaurantes de culinárias variadas, parquinhos para crianças, além de um amplo estacionamento.

Ah, mas se você não quiser ir de carro pode chegar no local de lancha. Isto mesmo! O Pontão tem quatro opções de píers para facilitar o seu acesso.

Além disso, lá também tem caixas eletrônicos para você não ter que se preocupar com nada. Mas é bom preparar o bolso, os restaurantes apesar de lindos e encantadores costumam ser um pouco mais caros.

E se você gosta de uma programação mais agitada, lá costuma ter shows, exposições e eventos esportivos. Por isso fique de olho na agenda do lugar.

Apesar de bem agitado, o Pontão é cercado de muito verde que junto às águas do lago dão um ar mais praiano ao local. Portanto, se você quer curtir a natureza sem perder o agito de Brasília, o Pontão é o lugar perfeito!

Jardim Botânico de Brasília

Se você ama a natureza e gosta de fazer trilhas o seu lugar é aqui!

O Jardim Botânico de Brasília é composto por maior parte de vegetação do Cerrado e por isso ele também é chamado de Jardim do Cerrado. Você pode apreciar essa vegetação em trilhas abertas à visitação pública!

Mas se você não é muito fã de trilha pode conhecer também os Jardins Temáticos. São quatro tipos: o Jardim Evolutivo, Jardim de Cheiros, Jardim Japonês e Jardim de Contemplação. Cada um com suas particularidades encantam os visitantes e rendem lindas fotos!

Ah, e o local ainda conta com Centro de Visitantes, Centro de Excelência do Cerrado, área de piquenique, orquidário, cactário, biblioteca, permacultura e anfiteatro. Um lugar perfeito para um passeio em família!

Ecoparque Villa Giardini

Quer conhecer um lugar que une arte e natureza? Então você está pensando no Ecoparque Villa Giardini, um dos lugares mais bonitos de Brasília.

O parque de 36 mil metros quadrados em meio à vegetação do Cerrado une arte, natureza e arquitetura.

De acordo com os idealizadores do local, a ideia é promover a reflexão sobre como o homem se relaciona com o meio ambiente. Por isto, além de eventos sociais, no parque você também encontra oficinas de arte e cultura cujo tema é a valorização do espaço natural.

Ah, e a arquitetura bucólica é tão deslumbrante que atrai vários casais. É que o local é um dos pontos preferidos para realização de casamentos. Você com certeza vai ficar encantado! E quem sabe você também não se inspira em se casar lá?

Parque Ecológico de Águas Claras

Outra opção pra quem curte natureza é o Parque Ecológico de Águas Claras. O local é uma porção verde em meio à urbanização de Brasília

Lá você pode curtir as quadras de vôlei e futevôlei, e fazer algumas trilhas. Além disso você ainda pode encontrar capivaras, gansos, tucanos e bem-te-vis que vivem entre os ipês e árvores frutíferas.

São 86 hectares de muito verde para você ficar em total sintonia com o meio ambiente. Ah, e lá também tem uma unidade da Polícia Florestal para você ficar bem seguro.

Curtiu né? Você pode visitar o parque todos os dias das 06h às 22h. Que tal fazer uma caminhada matinal?

Ermida Dom Bosco

dicas o que fazer em Brasília turismo

Agora se você ama apreciar um belo pôr-do sol, o seu lugar é no parque Ermida Dom Bosco!

Afastado do Plano Piloto, o local é um dos mais tranquilo e tem o pôr-do-sol mais bonito de Brasília! A área verde à beira do lago é excelente para fazer um piquenique em família, e esportes ao ar livre.

Para se refrescar do calor, você ainda pode dar um mergulho no lago ou praticar stand up paddle. Imperdível né?

Praça dos Cristais

A Praça dos Cristais, projetada por Burle Max, fica localizada no Setor Militar Urbano e suas formas chamam atenção.

Inspirada em cristais que viu em sua viagem para Cristalina, Burle Max criou uma paisagem ímpar.

Além disso, a praça conta com alguns tipos de plantas que não são nativas do Cerrado, uma delas é o buriti de aproximadamente 12 metros. Vale uma foto, não é mesmo?

O que fazer em Brasília: Museus

Brasília é rica em museus, então se você gosta de um programa cultural vai adorar visitá-los. Além disso, por serem cobertos o programa é ideal para dias chuvosos.

Vamos conhecer alguns?

Memorial JK

Brasília dicas passeios

O Memorial JK é parada obrigatória para quem quer conhecer mais da história da nossa capital federal.

O museu que homenageia a vida do presidente Juscelino Kubitscheck, foi projetado por Niemeyer e fica no ponto mais alto da cidade.

No interior você vai poder ver fotos da época da construção de Brasília, roupas de gala e objetos pessoais do presidente. Além disso, no segundo andar, os visitantes podem conhecer a câmara mortuária, onde ficam guardados os restos mortais de Juscelino.

Uma dica: não deixe de tirar foto com as estátuas do casal Kubitschek. As esculturas são em tamanho real!

O Memorial JK funciona todos os dias de 9h às 18h e a taxa de entrada é de R$ 4 a inteira e R$ 2 a meia.

Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil, ou CBBB como é mais conhecido está presente em quatro cidades, entre elas Brasília.

O espaço oferece exposições, teatro, shows e cinema gratuitamente ou por valores bem baratinhos. Além de um amplo espaço verde o local ainda conta com um charmoso café e uma excelente livraria.

Ah e tem mais: o Centro Cultural disponibiliza ônibus gratuitos para os visitantes, partindo dos principais pontos da cidade.

Você não tem desculpa pra não ir, não é mesmo? Então anota aí o horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 21h.

Caixa Cultural Brasília

Outra opção para os amantes de museus é a Caixa Cultural Brasília. Além de exposições de artes visuais o local ainda recebe espetáculos de música, dança e teatro.

A maioria da programação é gratuita ou com preços bem acessíveis. Não vai perder, né?

Museu de Valores do Banco Central

Você sabe qual era a moeda vigente quando você nasceu? Conhece todas as moedas que o Brasil já teve?

Você pode descobrir isso tudo com uma visita ao Museu de Valores do Banco Central em Brasília!

Além das moedas nacionais, você também vai conhecer moedas estrangeiras, barras de ouro e também objetos usados na produção do dinheiro.

Se você se interessou pode visitar o museu de terça a sexta das 10h às 17h30 e aos finais de semana e feriados das 14h às 18h.

Museu Nacional

O que fazer em Brasília passeios museu

O Museu Nacional de Brasília encanta pela sua arquitetura: por fora formas arredondadas, por dentro linhas tortas traçam um cenário incomum. Lá você ainda ainda vai encontrar exposições de diversos artistas plástico.

O museu é aberto ao público sem necessidade de agendamento, mas se você preferir fazer uma visita guiada em grupo, é só agendar pelo telefone.

Museu do Catetinho

Ao contrário da maioria dos museus e prédios de Brasília, o Museu do Catetinho não tem uma arquitetura muito imponente, e este é o seu principal charme.

O prédio todo construído em madeira foi a residência oficial de Kubitschek na época da construção da cidade e mantém a decoração da época.

Lá você vai poder conhecer os quartos de JK e Niemeyer, além de ver uma linda exposição fotográfica.

As visitas acontecem de terça a domingo das 9h às 17h

Além de museus, prédios governamentais e parques naturais, Brasília também tem várias opções de igrejas pra você conhecer.

Seja pela fé ou para admirar a arquitetura todas valem uma visita. Vamos conhecer algumas?

Catedral Metropolitana de Brasília

O que fazer em Brasília igrejas templos

A Catedral Metropolitana de Brasília é famosa pelos seus 16 arcos de concretos e pelos vitrais que mudam de cor de acordo com o horário e a posição do sol.

Além disso, em seu interior, há três esculturas de anjos de bronze penduradas no teto e painéis que representam a via sacra pintados por Di Cavalcanti.

A Catedral é um dos pontos mais visitados da cidade e recebe visita todos os dias das 8h às 19h30.

Templo da Boa Vontade

O Templo da Boa Viagem também é um dos pontos turísticos em Brasília mais visitados! Formado por uma pirâmide de 7 faces, o templo ecumênico visa promover a confraternização dos seres humanos com o espiritual, sem restrição de religião

Além disso, o local é totalmente acessível com rampas e elevador e também tem folhetos explicativos em vários idiomas espalhados pelo local.

Igreja Dom Bosco

Com um interior adornado por milhares de ladrilhos em diferentes tons de azul, o visitante ao entrar na Igreja Dom Bosco tem a sensação de estar rodeado por um céu estrelado.

Se você for fazer uma visita vale a pena ir no horário do pôr-do-sol quando a vista é ainda mais bonita!

A visitação é gratuita e se você quiser ver alguma missa é bom conferir os horários no site, tá bom?

Igrejinha

A Igrejinha de Brasília é famosa pelos azulejos com desenhos de pomba invertida que adornam sua lateral.

Ela foi construída a pedido da ex- primeira dama, Sarah Kubitschek como forma de pagar uma promessa pela saúde de sua filha.

Se você quiser visitar fique atento aos horários: a Igrejinha funciona às segundas-feira de 9h às 21h, de terça a sábado de 06 às 20h e domingo de 6h às 21h

Passagens Aéreas para Brasília

Agora que você já conhece um pouco mais de Brasília com certeza ficou com vontade de ir correndo pra lá, né?

Pra chegar rapidinho o melhor jeito é ir de avião, por isso fique de olho nas nossas passagens aéreas para Brasília e não perca uma promoção!

Ah, e não esqueça de ativar o alerta para saber quando o trecho sofrer variações de valor, tudo bem?

Agora é só compartilhar esse texto com seus amigos e marcar a data da viagem. Quer voar com tranquilidade? Voe PROMO!

Passagens Aéreas para Brasília
Passagens aéreas saindo de
CNF Belo Horizonte BSB Brasília 30 Out 03 Nov R$ 247 CNF Belo Horizonte BSB Brasília 29 Out 04 Nov R$ 247 CNF Belo Horizonte BSB Brasília 30 Out 31 Out R$ 247 CNF Belo Horizonte BSB Brasília 24 Out 30 Out R$ 247 CNF Belo Horizonte BSB Brasília 12 Set 16 Set R$ 248 CNF Belo Horizonte BSB Brasília 19 Set 24 Set R$ 252