O que fazer em Gramado e Canela: 15 lugares turísticos inesquecíveis

Já sabe o que fazer em Gramado e Canela? O Rio Grande do Sul é famoso por ter cidades lindas e acolhedoras, entre elas as duas vizinhas se destacam pela beleza e pelo charme interiorano.

Mas, se você não sabe o que fazer nessas cidades, não tem problema. Neste post vamos te dar dicas de como aproveitar o melhor das duas em 15 lugares incríveis. Vamos começar?

O que fazer em Gramado e Canela

Muita gente sonha conhecer a Serra Gaúcha, mas não sabe como fazer o melhor roteiro de viagem.

Consideradas como ‘um pedacinho da Europa’ no sul do Brasil, Gramado e Canela têm várias opções de atividades ao ar livre, parques temáticos, museus e restaurantes.

Lá você também vai encontrar além da arquitetura bucólica e romântica, uma natureza exuberante com rios, matas de araucárias e animais silvestres.

Então, para você não ficar perdido sobre o que fazer em Gramado e Canela, nós montamos um roteiro com os melhores pontos turísticos de cada uma delas.

Quando ir em Gramado e Canela

O que fazer em Gramado e Canela

Fonte: Site TourOn

Quando ir em Gramado e Canela? Antes de saber o que fazer em Gramado e Canela, é importante definir a data da viagem. Afinal, você não vai querer perder nenhuma atração quando estiver nas cidades, não é mesmo?

Como são muito turísticas, as duas recebem turistas o ano todo. No entanto, é na época do natal e do inverno que elas ficam mais movimentadas.

Em dezembro Gramado fica cheia devido ao famoso Natal-Luz. A festa já é uma tradição e a cidade fica toda decorada. Um show a parte!

Já nos meses de junho e julho, inverno aqui no Brasil, as cidades recebem muitos visitantes que desejam curtir o friozinho da Serra Gaúcha apreciando a boa gastronomia e os bons vinhos da região.

Esses meses, no entanto, são considerados de alta temporada, e é a época em que tudo fica um pouquinho mais caro, em especial as passagens aéreas. Por isso, se puder, escolha outros meses para viajar, como fevereiro, março e abril.

Em maio, os preços também não estão tão altos e acontece o Festival de Cinema de Gramado. Uma ótima opção pra quem quer curtir um passeio diferente.

Ah, mas atenção: apesar das cidades serem famosas pelas temperaturas baixas, no verão os termômetros podem chegar a 35 graus. Então, se for nessa época, prefira levar roupas leves.

Como chegar em Gramado e Canela

Apesar de receberem muitos turistas o ano todo, Gramado e Canela não têm aeroportos. Por isso para chegar até elas você tem que pegar um avião até a capital Porto Alegre e depois um ônibus ou carro.

Mas não se preocupe pois o resto do trajeto não é demorado. Isso porque as cidades são pertinhas. Gramado está há 115 quilômetros da capital e Canela, está apenas 17 quilômetros de Gramado. Ou seja, bem rapidinho, né?

Se optar por terminar o trajeto de carro, você pode alugar um no aeroporto mesmo. Agora se preferir uma opção mais barata você pode utilizar o ônibus da Citral. Ele passa no aeroporto tanto na ida, quanto na volta e você não precisa de deslocar até a rodoviária.

Ah, e lembrando que Porto Alegre tem dois aeroportos: o Aeroporto Internacional Salgado Filho (o qual se refere às distâncias citadas acima) e o Aeroporto Regional de Caxias do Sul.

Esse último é mais próximo de Gramado, apenas 70 quilômetros, porém as passagem para lá costumam ser bem mais caras.

Como se deslocar em Gramado e Canela

Antes de fazer uma lista sobre o que fazer em Gramado e Canela, é bom saber como se locomover pelas cidades, né?

Como são cidades pequenas, a principal dica é andar a pé pelo centro e arredores. Além de ser de graça você pode aproveitar para explorar cada cantinho e tirar muitas fotos.

Se não gostar de andar muito, mas ainda quiser manter a vibe ecológica você pode fazer os passeios de bicicleta. Alguns hotéis costumam oferecer ou alugar algumas.

Além disso, você ainda pode pegar um Bustour. Ele faz uma rota pelos principais pontos turísticos das duas cidades. O ônibus circula entre 8h15min e 18h30min e você pode pegá-lo em qualquer ponto do roteiro e a qualquer hora.

Agora se preferir você pode ir de táxi ou de uber. Eles ficam espalhados pela cidade e é fácil solicitar o serviço.

O que fazer em Gramado

O que fazer em Gramado rio grande do sul

Agora que você já sabe algumas dicas de como aproveitar melhor as cidades, chegou a hora de descobrir o que fazer em Gramado e Canela!

Para te ajudar a montar o melhor roteiro, vamos começar com as principais atrações turísticas de Gramado.

A cidade é famosa, em especial pelo seu Natal-Luz, festa já tradicional e que atrai muitos visitantes. Além disso, tem programações para todas as idades e bolsos.

Se você for de casal, melhor ainda, pois a cidade possui viagem com bom custo-benefício,  super romântica e ideal para uma lua-de-mel.

1. Centrinho de Gramado

O Centrinho de Gramado é o ponto ideal para começar o seu passeio pela cidade. Por ser pequeno, você pode explorar todas as suas atrações a pé mesmo.

Lá você vai encontrar de tudo um pouco, como lojas, restaurantes, igreja e um guichê com informações turísticas.

Entre os lugares imperdíveis estão, a Rua Coberta que fica próximo à praça e tem vários restaurantes, cafés e lojas e algumas vezes até apresentações artísticas, a Igreja Matriz de São Pedro com sua torre exuberante de 42 metros de altura e as estátuas dos 12 apóstolos que fica em frente à igreja.

Ah, uma dica é visitar o centrinho nos dias de semana, pois é quando ele fica mais vazio e você pode aproveitar melhor das atrações.

2. Parque Lago Negro em Gramado

O que fazer em Gramado

Fonte: Site Portal Gramado

Famoso pelas suas águas escuras o Lago Negro atrai vários turistas que buscam o que fazer em Gramado e Canela. Ele é um dos pontos turísticos mais bonitos de Gramado, e sua vegetação composta de azaleias e hortênsias dão um ar mais romântico ao local.

Com uma área total de 17.470 m² e 14 metros de profundidade, é ideal para andar de pedalinho. Além disso, você pode aproveitar para fazer caminhadas pelo parque e curtir o pôr-do-sol. É deslumbrante!

3. Mini Mundo

O que fazer em Gramado Mini Mundo

Fonte: Site Mineiros na Estrada

Se você está com crianças e não sabe o que fazer em Gramado e Canela, a dica é visitar o Mini Mundo em Gramado!

A atração é construída em um parque ao ar livre e traz uma réplica de uma cidade em miniatura com mini construções dos pontos turísticos mais famosos do Brasil e do mundo.

Lá você vai encontrar réplicas das construções da Europa Antiga, Alemanha e Suíça. além do aeroporto de Bariloche e a Cordilheira dos Andes.

Ah, e na parte do Brasil você encontra miniaturas da Igreja de São Francisco de Assis, de Ouro Preto-MG e a Estação Ferroviária de São João Del Rei -MG, além do Museu do Ipiranga em São Paulo.

E tem mais: no local você ainda encontra três personagens que interagem com as crianças; o Ursinho Gui, a Ursinha Ana e a Bruxinha Ju. Incrível, né?

Gostou? Então fique atento: os ingressos para o Mini Mundo custam 36 reais a inteira e 18 a meia. Crianças menores de 2 anos não pagam e o horário de funcionamento é de 9h às 17h.

4. Reino do Chocolate

Outra dica do que fazer em Gramado e Canela é conhecer o Reino do Chocolate. O lugar é incrível e chama atenção até mesmo de quem não é muito fã da guloseima.

O local, que foi inaugurado em 2018 pela empresa Caracol Chocolates, é o primeiro espaço temático de chocolate no Brasil. Logo na entrada os visitantes são recebidos por um coelho de chocolate gigante, com quase 3 metros de altura.

No interior do espaço você vai conhecer um pouco mais da história do doce passando por diversos cenários diferentes.

Além disso, você pode conhecer a Mini Fábrica, onde acontece a produção do chocolate em tempo real e a Sala dos Tesouros, onde você pode comprá-los.

Ah, mas se você pensa que chocolate é só pra comer, está muito enganado. Na lojinha temática você também encontra vários produtos de beleza feitos à base do produto. Incrível, né? Então não deixe de conhecer.

5. Le Jardin – Lavandário

O que fazer em Gramado e Canela

Fonte: Site Mapa do Mundo

O Le Jardin é um passeio ideal para ir a dois ou com a família. O local é o primeiro parque de lavandas do país e foi inspirado nos campos de lavanda de Provence, na França.

As plantas de beleza exuberante estão distribuídas em três hectares de área, e o local ainda conta com uma casa de chá super charmosa e romântica e uma lojinha que vende cosméticos feitos à base da planta, é claro.

Ah, o Lavandário tem estacionamento gratuito, ok? E funciona de terça a domingo, das 9h30 às 17h30. Você não pode deixar de ir!

6. Dreamland: Museu de Cera

Os museus de cera são famosos no mundo todo, certo? E se você já sonhou em conhecer um, mas ainda não teve a oportunidade de viajar para longe, não tem problema. Em Gramado você vai conhecer o primeiro museu de cera da América Latina, o DreamLand.

O museu tem mais de 90 esculturas de cera de personalidades famosas, além de cenários temáticos. Você vai poder encontrar a Rainha da Inglaterra, o filósofo Albert Einstein, o Shrek e muitos outros personagens.

Ah, o local funciona diariamente das 08h às 19h e você pode comprar os ingressos pelo site.

7. Snowland

O que fazer em Gramado e Canela

Fonte: Site Destinos Imperdíveis

Se você quer conhecer a neve sem sair do Brasil, então não pode deixar o Snowland de fora da sua lista do que fazer em Gramado e Canela.

O local é uma das principais atrações de Gramado e atrai turistas do Brasil inteiro. Lá você vai poder andar de esqui, patinar no gelo, andar de snowboard, snow kart, esquibunda e descer montanhas em colchões infláveis.

Além disso você ainda pode curtir o Snowland Night, com apresentações musicais, que acontece das 18h às 21h15 .

As atrações são para toda a família, inclusive crianças e você pode comprar os ingressos no site com antecedência.

8. Cristais de Gramado

A última, mas não menos importante, atração da cidade é a “Fábrica de Cristais Gramado”. O diferencial desta fábrica é que lá os visitantes podem acompanhar o processo de produção dos cristais ao vivo.

Além disso, o local conta também com uma loja que vende mais de 18 mil modelos de semijoias em pedra natural, zircônia e cristal murano.

A fábrica funciona diariamente das 8h30min às 17h30 e o translado pra lá é gratuito para os turistas que estão hospedados em Gramado ou Canela.

O que fazer em Canela

O que fazer em Canela

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos de Gramado chegou a hora de falarmos de Canela.

A cidade vizinha também encanta pelo charme e pela arquitetura bucólica. Por ser muito pertinho de Gramado você pode visitá-la de ônibus, táxi ou uber.

O ideal é separar um dia ou mais da sua viagem para conhecer todos os atrativos desta cidade. Ah, e uma dica, costuma ser mais barato se hospedar em Canela do que em Gramado. Portanto, pesquise bastante antes de reservar sua hospedagem.

1. Parque Caracol em Canela

Se você gosta de natureza e está procurando o que fazer em Gramado e Canela, então o Parque Caracol é o seu lugar ideal!

Além de uma ótima infraestrutura com estacionamento, lanchonetes e centro de visitantes esse parque chama atenção pela natureza e pelas trilhas bem marcadas.

Lá você também vai encontrar a famosa Cascata do Caracol com 131 metros de altura no meio da mata atlântica. Incrível, né?

A entrada do parque custa 20 reais, e se você quiser, por mais 12 reais pode visitar o mirante “Observatório Ecológico” e ter uma vista incrível do lugar.

2. Parque da Ferradura em Canela

Outra opção do que fazer em Gramado e Canela para os amantes da natureza é conhecer o Parque da Ferradura.

Localizado há 13 quilômetros do centro de Canela, o parque de natureza exuberante oferece várias opções de trilhas para quem gosta de aventura.

A mais conhecida é a “trilha do rio caí”. Para fazê-la você vai levar 2 horas na subida e 1 hora na descida. Do ponto mais alto da trilha é possível avistar o Rio Santa Cruz contornando a mata em formato de ferradura, daí a origem do nome.

3. Ecoparque Sperry

E já que estamos falando de natureza não poderíamos deixar de fora um dos parques mais famosos de Canela. O Ecoparque Sperry fica entre as duas cidades e é simplesmente incrível!

Com uma área de 20 hectares em meio à Mata Atlântica, o local tem trilhas, cachoeiras e mirantes. As trilhas variam das mais íngremes (com subidas mais difíceis) às mais simples (ideal para levar as crianças).

Outro destaque do parque é o restaurante Bêrga Motta. De decoração rústica e comida deliciosa ele é super integrado à natureza. Logo na entrada o visitante recebe uma cachacinha para abrir o apetite.

No interior, a lareira e o fogão à lenha dão um charme especial e deixam o lugar mais aconchegante, e no lado de fora tem redes para você descansar enquanto as crianças brincam ao ar livre. Gostou, né? Então não perca a oportunidade de conhecer.

4. Castelinho Caracol em Canela

O que fazer em Gramado e Canela

Fonte: Site Formosa Casa

O Castelinho Caracol é um dos pontos turísticos mais antigos de Canela. Construído em 1915 a casinha conserva o charme da época e atualmente funciona como museu.

O imóvel foi todo construído em madeira de araucária, árvore típica do estado, e os móveis no interior da casa datam da época da construção. Um charme!

Ah, e quando estiver indo embora não esqueça de passar na cafeteria da casa e pedir um apfelstrudel (torta de maça), doce típico austríaco. Uma delícia!

5. Catedral de Pedra em Canela

A Catedral de Pedra em Canela é um dos pontos turísticos que não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Gramado e Canela.

Com uma arquitetura imponente, no estilo gótico inglês, ela já foi considerada uma das sete maravilhas do Brasil pelo Portal Terra em 2010.

À noite a igreja ganha uma iluminação especial que encanta os turistas. No natal, o momento marcante é a descida do Papai Noel. Portanto, se estiver por lá nessa época, não deixe de ver.

6. Alpen Park

Se você está procurando o que fazer em Gramado e Canela e não abre a mão da aventura, que tal conhecer um parque de diversões? o Alpen Park é um dos principais parques em Canela e tem mais de 15 atrações para adultos e crianças.

Entre as atrações estão a montanha russa, muro de escalada, tirolesa, arvorismo, quadriciclo e touro mecânico. Ou seja, opção é o que não falta, não é mesmo?

E se você quiser visitar, fique atento: o parque funciona diariamente das 9h às 17h45, e você pode comprar os ingressos pelo site.

7. Parque Terra Mágica Florybal

E como falar em parques sem citar o Parque Terra Mágica Florybal? Premiado como um dos melhores parques temáticos do Brasil, o local reúne mais de 40 atrações e mil esculturas.

Lá você vai encontrar diversos personagens e bonecos gigantes, além de montanhas russas e cinema 7D. Imperdível, né?

E se você gostou, fique de olho: o parque funciona diariamente, inclusive nos feriados, de 9h às 17h30 e os ingressos custam 70 reais a inteira e 35 reais a meia e podem ser adquiridos na bilheteria e no site.

Passagens Aéreas para Porto Alegre

Agora que você já sabe o que fazer em Gramado e Canela, só falta arrumar as malas e ir correndo para lá, não é mesmo?

A maneira mais rápida e segura de chegar é indo de avião, no entanto, como já dissemos as duas cidades não têm aeroportos. Por isso, a dica é pegar um voo até Porto Alegre e depois terminar o trajeto de carro ou ônibus.

E para não pagar caro nas passagens aéreas, fique de olho no nosso site e nas nossas redes sociais. Lá você sempre encontra promoções e dicas de destino para as suas próximas viagens.

Ah, e não esqueça de cadastrar um alerta de preços, assim sempre que um trecho sofrer alteração no valor nós te enviaremos um aviso, ok?

Gostou? Quer viajar com tranquilidade e pagando menos? Então vá de PROMO!

Passagens aéreas para Porto Alegre
Passagens aéreas saindo de
GRU São Paulo POA Porto Alegre 16 Ago 19 Ago R$ 322 SAO São Paulo POA Porto Alegre 30 Ago 02 Set R$ 322 SAO São Paulo POA Porto Alegre 29 Ago 01 Set R$ 322 GRU São Paulo POA Porto Alegre 12 Out 13 Out R$ 322 GRU São Paulo POA Porto Alegre 29 Ago 01 Set R$ 322 SAO São Paulo POA Porto Alegre 02 Out 06 Out R$ 322
Recomendado para você
5 lugares para viajar com crianças

5 lugares para viajar com crianças