O que fazer em Manaus: principais passeios e pontos turísticos
Tempo estimado de leitura 9 minutos

Você já pensou em visitar a capital do Amazonas? Sabe o que fazer em Manaus? Talvez o Amazonas não seja sua primeira ideia de viagem, mas você com certeza vai se surpreender com esse paraíso.

Manaus, a capital do maior estado do Brasil, é conhecida pela sua fauna e flora, e principalmente pela Floresta Amazônica, mas a capital também tem muitos outros pontos turísticos a serem explorados. Vamos conhecer um pouco mais sobre a cidade?

Conheça Manaus

Manaus o que fazer conheça

Quem vai a Manaus se apaixona pela natureza exuberante! O turismo na cidade tem crescido cada vez mais, e sua infraestrutura tem se desenvolvido nos últimos anos devido ao fluxo de visitantes ser cada vez maior.

Entre os diversos tipos de turismo se destacam o acadêmico (para estudar a fauna e flora brasileira), para relaxamento, de aventura, e ecológico (que visa a contemplação e preservação da natureza). Seja qual for o seu, com certeza a cidade vai te conquistar.

Ah, e não podemos deixar de falar da gastronomia, não é mesmo? A culinária amazonense é a que mais conservou suas origens indígenas e teve pouca influência externa. Rica em peixes, frutos do mar, frutas e farinha, ela é a considerada a mais exótica do país. Vale a pena experimentar.

Quando ir a Manaus

Se você está planejando ir a Manaus, já deve estar se perguntando qual a melhor época para fazer a sua viagem, não é mesmo?

Antes de definir a data é preciso entender que a cidade tem duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa, e em cada uma delas é possível encontrar uma Manaus diferente.

Se você optar por ir no período de seca, vá entre os meses de setembro e fevereiro. Nessa época o nível das águas do rio fica baixo e várias praias naturais se formam. Ah, se você for em setembro, leve protetor solar e se hidrate bastante, pois esse é o mês mais quente.

Já se você preferir ir no período chuvoso, vá entre março e agosto. Nesses meses chove bastante e o nível do rio aumenta cerca de 15 metros. É nessa época que se formam os igapós e igarapés.

Uma curiosidade é que como o volume dos rios aumenta muito, as construções têm que se adaptar às mudanças, e a cidade vai ganhando uma nova forma a cada estação.

Outra dica é ficar de olho no cartão de vacinação: se você não tomou a vacina contra febre amarela, o indicado é tomar uma dose 10 dias antes da viagem.

O que fazer em Manaus: principais pontos turísticos

Turismo amazonas manaus
Quais os pontos turísticos de Manaus? Agora que você já sabe quando ir a Manaus está na hora de descobrir o que fazer na cidade.

A capital tem vários pontos turísticos entre eles teatros, parques, prédios históricos e igrejas. Vamos conhecer alguns?

Centro Histórico de Manaus

Para começar a conhecer Manaus nada melhor que um passeio pelo Centro Histórico, não é mesmo? O local fica no coração da cidade e chama atenção pela arquitetura e pelas cores vibrantes das construções.

Os prédios e casarões antigos datam do século XIX e contrastam com os edifícios recentes. O seu calçadão se assemelha ao de Copacabana, mas, na realidade ele retrata o encontro do Rio Negro e Rio Solimões.

Ah, o Centro ainda fica próximo ao porto, de onde saem várias embarcações para outras cidades da região Norte.

E tem mais: domingo de manhã acontece uma feirinha de artesanato e gastronomia. Ideal para explorar a culinária e fazer as compras da viagem, né? Então não perca o passeio.

Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Turismo em manaus

Fonte: Site Vamos Fugir

E já que estamos falando em compras, não podíamos deixar de citar o Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Construído em 1880, o prédio foi inspirado na galeria Vittorio Emanuelle II de Milão.

Em seu interior você vai encontrar várias barracas que vendem produtos artesanais, enfeites para a casa, roupas, bebidas, quitutes da gastronomia local, plantas, sementes, pescados, entre outras coisas. Uma dica é experimentar o famoso X- Caboclinho.

Ficou com vontade de conhecer? Então anota aí: o mercado funciona de segunda a sábado das 6h às 18h e domingo das 6h ao meio dia.

Teatro Amazonas

teatro amazonas manaus

Fonte: Site Viajei Bonito

Aproveite que você já está no Centro Histórico para conhecer o teatro mais bonito da cidade. O Teatro Amazonas, é o maior e mais imponente de Manaus e chama atenção dos turistas.

Construído em 1896 ele é o retrato do apogeu do Ciclo da Borracha, época em que a região amazônica vivia o auge da exportação de látex para a Europa. Sua cúpula é feita com cerâmicas esmaltadas e ladrilhos que lembram as escamas do peixe pirarucu.

Já seu interior tem salões com painéis pintados a mão, galerias e exposições permanentes que apresentam figurinos e peças antigas do período da extração da borracha.

Para conhecer o teatro e não perder nenhum detalhe, o mais indicado é fazer uma visita guiada. Elas custam 20 reais e duram em média 1 hora. O teatro tem programação cultural de terça a domingo, então fique de olho na agenda do local.

Museu do Seringal

O Museu do Seringal fica a 25 minutos da cidade, no Igarapé São João, na zona rural e é um dos passeios mais legais pra quem vai a Manaus. Para chegar até lá é preciso pegar um barco no porto, próximo ao centro.

No local você vai encontrar uma casa-restaurante toda decorada com móveis e objetos do período do ciclo da borracha. Todo o passeio é feito com guias que contam a história do seringal e da exploração do látex.

Uma curiosidade é ver o contraste da riqueza da casa do Barão da Borracha e a simplicidade da casa dos trabalhadores da época.

Ah, outra curiosidade: antes de ser um museu, o local foi cenário do filme “A Selva”, adaptado do romance de mesmo nome do autor Ferreira de Castro. Incrível, né?

Museu da Amazônia (MUSA)

Ponto turístico Museu da Amazônia (MUSA)

Fonte: Site Museu da Amazônia

O Museu da Amazônia ou MUSA como é popularmente conhecido é um museu a céu aberto que fica no norte da cidade.

Criado em 2009 e com aproximadamente 100 hectares de reserva florestal o local permite que o turista faça passeios guiados e conheça um pouco mais da fauna e da flora da Floresta Amazônica, além de visitar um borboletário experimental.

Se você gosta de trilha lá é o seu lugar! São vários tipos de trilha pra você aproveitar. Além das caminhadas, você vai poder visitar a famosa torre de 42 metros de altura. Nela você consegue contemplar a natureza em diferentes estágios.

A primeira parada é no tronco das árvores, ideal para ver preguiças, a segunda nas copas, de onde você pode avistar uma diversidade de pássaros, e a terceira acima das árvores, de onde você consegue ver Manaus inteira e um pedaço da Floresta Amazônica.

Se você ficou interessado, fique atento: o museu fica aberto todos os dias, exceto quarta-feira, de 9h às 17h. O valor das trilha guiadas é 10 reais e a subida na torre 20 reais.

O que fazer em Manaus: parques e natureza

E já que estamos falando em natureza, que tal conhecer os parques e praias da região? A cidade encanta pela sua natureza exuberante e pela possibilidade de ver alguns animais silvestres.

Então se você não quer perder nenhum passeio fique de olho nas nossas dicas.

Parque Ecológico do Lago Janauari

O que fazer em manaus amazonas

Quem vai a Manaus não pode perder uma visita ao Parque Ecológico do Lago Janauari. O local fica a uma hora da capital e lá você pode fazer um passeio de barco sobre os igapós, ver jacarés, pássaros, macaco de cheiro, árvores enormes e claro, as vitórias-régias.

Além disso, é possível conhecer uma comunidade ribeirinha flutuante no Rio Negro, ver suas construções e seus costumes. É interessante reparar nas casas flutuantes fixadas sobre toras enormes de madeira que ficam décadas dentro da água.

Ah, o parque conta com restaurantes e uma feira de artesanato. Além disso os passeios são feitos com guias. Você não vai perder, né?

Zoológico do CIGS

O Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) é uma ótima opção de passeio pra quem está com crianças. Lá você vai encontrar mais de 200 animais da fauna amazônica, entre eles a onça pintada e a pantera negra que estão ameaçados de extinção.

Além dos animais terrestres, o CIGS tem um aquário imenso com uma grande variedade de animais marinhos como o pirarucu e tambaqui. Não deixe de conhecer!

Praia da Lua e Praia de Ponta Negra

Agora chegou a hora de conhecer as praias de Manaus. Uma ótima opção para refrescar do calor amazonense, as praias da cidade são de águas fluviais e calmas, ideais para um mergulho.

Localizada à margem do Rio Negro, a 23 quilômetros de Manaus, a Praia da Lua recebe esse nome devido ao seu formato: sua orla se assemelha a uma lua crescente.

Lá você vai encontrar barracas e quiosques, mas se quiser também pode levar o seu lanche e fazer um piquenique na areia. Como a praia é calma, é ideal para ir com crianças

Já sua vizinha, a Praia da Ponta Negra, tem a orla mais movimentada de Manaus. Além de vários quiosques, o local ainda tem um mirante e algumas áreas para esporte. Como a praia fica cheia, é comum ver pessoas nadando a noite. Então aproveite para se refrescar até mais tarde.

O que fazer em Manaus: passeios turísticos

Além dos pontos turísticos já citados, Manaus tem passeios típicos que não podem ficar de fora da lista. Afinal, não dá pra ir ao Amazonas e não ver os rios Negro e Solimões, não é mesmo?

Por isso, separe alguns dias da sua viagem para fazê-los com calma, aproveitando cada um com tranquilidade. Para você não perder nada separamos os principais.

Ver o encontro das águas do Rio Negro e Solimões

O que fazer Manaus

Fonte: Site Rede Tiradentes

Já pensou em ver o encontro de dois rios que não se misturam? Em Manaus isso é possível!

No local chamado “Encontro das Águas” você vai ver o Rio Negro e o Rio Solimões se juntando sem se misturarem. Mas você sabe por que isso acontece? A explicação é que eles têm composição, densidade, acidez, velocidade e temperaturas diferentes.

Outra diferença entre eles é que o Rio Negro, como o próprio nome já diz, tem as águas muito escuras e o Solimões tem as águas mais barrentas uma vez que carrega sedimentos da Cordilheira dos Andes.

Então se você se interessou, fique atento: o passeio é feito de barco, com um guia que vai explicando o fenômeno. Ao chegar no local, a embarcação para e é possível tirar fotos e até mesmo tocar os rios. A dica é observar a mudança temperatura entre eles.

Ah, durante o percurso há postos de gasolinas flutuante com banheiro, pra ninguém passar aperto. Você não vai perder esse passeio, né?

Navegar pela Floresta Inundada

Manaus o que fazer

Fonte: Site InfoEscola

Já pensou em navegar em uma floresta? Isso mesmo! No período de cheia, algumas florestas de Manaus costumam ficar alagadas e é possível fazer um passeio de barco por dentro delas.

O tour é feito com um guia, e no passeio você vai conhecer mais da diversidade da flora e da fauna da Amazônia. É possível encontrar além de uma infinidade de peixes, mamíferos como capivaras e antas que estão adaptadas às condições climáticas. Incrível, né?

Visitar uma tribo indígena

Conhecer uma tribo indígena é uma experiência única, afinal é um mergulho na nossa história e origem. O passeio é feito com um guia, e na aldeia é possível conhecer um pouco mais sobre os costumes, culinária, dialetos, artesanato e instrumentos destes povos.

Além disso, os índios fazem apresentação de um ritual típico e convidam os turistas a participarem de uma dança. Ao final, os visitantes podem comprar algumas peças de artesanato feito pelas índias.

Mas atenção: como não são todas as tribos que aceitam receber visitas a dica é conferir o passeio em uma agência de viagem confiável.

Nadar com botos

Um dos passeios mais procurados pelos turistas que vão a Manaus é nadar com os botos. O tour é feito de barco e acontece nas águas do Rio Negro. Lá é possível ver de perto os animais, e em alguns casos até mesmo acariciá-los (com autorização do guia).

No entanto esteja atento, é imprescindível respeitar os animais! Como eles estão em seu habitat natural há regras de visitação e limitação no número de pessoas por visita.

O ideal é procurar uma agência de viagem para programar o passeio com segurança e responsabilidade.

Seguro de viagem para Manaus

Para viajar com segurança e curtir os passeios com tranquilidade, o mais indicado é fazer um seguro de viagem. Deste modo você não se preocupa com o extravio de bagagens ou com outros imprevistos.

Além disso como a comida e o clima da cidade são um pouco diferentes você pode se sentir mal, e nessas horas contar com um seguro é fundamental. Então, se você não quer ter dor de cabeça é só contar com Seguros Promo!

Seguro Viagem: Brasil
GTA BRASIL 18 GTA BRASIL 18 Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 600 R$ 4/dia*
APRIL 15 Brasil Basic APRIL 15 Brasil Basic Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 1.000 R$ 4/dia*
ITA 18 NACIONAL ITA 18 NACIONAL Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 300 (COMPLEMENTAR) R$ 21/dia*

Passagens Aéreas para Manaus

Agora que você já sabe o que fazer em Manaus, que tal marcar sua próxima viagem pra lá? Com tanta coisa boa que a Amazônia pode te oferecer, garanto que você vai se encantar.

E para chegar até lá, o jeito mais rápido e prático é indo de avião, por isso para não perder nenhuma promoção de passagem aérea para Manaus a dica é ficar de olho no nosso site e nas nossas redes sociais.

Ah, e não esqueça de cadastrar o alerta de preços, tá bom? Assim sempre que um trecho sofrer alteração no valor nós iremos te avisar.

Gostou? Agora é só compartilhar esse texto com a família e com os amigos e arrumar as malas. Quer voar com tranquilidade? Voe PROMO!

Passagens Aéreas na Promoção para Manaus
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil BEL Belém MAO Manaus 13 Mar 18 Mar R$ 306 Latam Brasil BEL Belém MAO Manaus 07 Mar 11 Mar R$ 306 Latam Brasil BEL Belém MAO Manaus 13 Mar 15 Mar R$ 306 Latam Brasil BEL Belém MAO Manaus 28 Mar 30 Mar R$ 335 Gol STM Santarem MAO Manaus 24 Jan 28 Jan R$ 443 Azul REC Recife MAO Manaus 07 Mai 27 Mai R$ 502
Recomendado para você
Viagem para Amazônia: dicas, passeios e principais atrativos turísticos

Viagem para Amazônia: dicas, passeios e principais atrativos turísticos

Passagens Aéreas para Manaus

Passagens Aéreas para Manaus