O que fazer em Montevidéu: 17 atrações turísticas imperdíveis

O que fazer em Montevidéu?

Se você está pensando em fazer uma viagem internacional, mas não quer ir pra longe ou não pode gastar muito, a capital do Uruguai pode ser o seu destino ideal. Mas você sabe o que fazer em Montevidéu?

Apesar da fama de pacata a cidade tem muitas atrações turísticas. Tem opções para todos os gostos, idades e bolsos.

Por isso, neste post vamos te dar dicas de 17 lugares incríveis para você visitar. Vamos conhecer?

Aproveite e confira as passagens aéreas para Montevidéu em promoção!

Turismo em Montevidéu

Montevidéu, no Uruguai, é conhecida por seu uma cidade com ares interioranos, por isso se você está buscando um lugar para relaxar vai se apaixonar pela capital.

Além disso, como Montevidéu é um destino barato para os brasileiros, é uma ótima opção para conhecer outro país gastando pouco. Outra vantagem é que para entrar no Uruguai você não precisa de passaporte. Por fazer parte do Mercosul o país só exige um documento de identidade com foto.

Mas afinal, o que fazer em Montevidéu? Apesar de pequena a cidade tem muitos lugares interessantes como museus, praças, estádios e parques.

E pra quem gosta de comer e beber bem, o lugar é ideal para tomar um bom vinho. Com certeza não vão faltar opções pra você, não é mesmo?

Quando ir a Montevidéu?

O que fazer em Montevideo

Decidir a data da viagem é uma das partes mais importantes do roteiro. A capital tem estações bem definidas, portanto é só escolher se você quer curtir um friozinho ou um tempo mais quente.

Para quem gosta de calor a dica é ir entre os meses de dezembro e março. Nesta época as temperaturas ficam na média de 21 graus e você pode aproveitar para nadar nas praias de água doce da cidade.

Já se você gosta do inverno, o ideal é ir entre junho e setembro. Se prepare para pegar temperaturas realmente baixas, pois nesta época os termômetros ficam entre 11 e 5 graus.

Independente do mês que você for, a dica é levar um casaquinho na mala, pois basta surgir uma frente fria para a cidade ficar gelada.

Outra dica do que fazer em Montevidéu é curtir as festividades. Em fevereiro e março é quando a cidade tem mais festas. Ah, e não deixe de aproveitar o carnaval: ele é o mais longo do mundo, com 40 dias de duração, por isso se você gosta de folia não pode perder!

Quantos dias são necessários para conhecer Montevidéu?

Agora que você já sabe a melhor época para conhecer a cidade, chegou o momento de descobrir quantos dias ficar em Montevideo.

Como a capital é pequena dois ou três dias são suficientes para conhecê-la. Deste modo, você pode aproveitar um final de semana ou um feriado prolongado para dar um pulinho na cidade.

No entanto, se você quiser e puder ficar mais, vai poder desfrutar de cada lugar com mais calma, além de explorar lugares pouco conhecidos na cidade. Outra dica é conhecer as cidades vizinhas como Colonia del Sacramento e Punta del Este. Garanto que não vai se arrepender!

O que fazer em Montevidéu: principais atrações turísticas

Agora que você já sabe quando ir e quantos dias ficar na cidade chegou a hora de descobrir o que fazer em Montevidéu!

Para te ajudar, fizemos um roteiro com os principais pontos turísticos. Se prepare para se apaixonar pela capital uruguaia.

1. Ciudad Vieja

Quando pensamos sobre o que fazer em Montevidéu, um dos principais lugares que imaginamos é na Ciudad Vieja.

O local é o famoso o centro histórico da cidade e chama atenção pela arquitetura. Lá você vai encontrar prédios imponentes e os principais pontos turísticos da cidade. Portanto, é o lugar ideal para começar o seu passeio.

2. Plaza Independencia

O que fazer em Montevideo Plaza Independencia

Fonte: Site Viagem e Turismo

Um pouco mais adiante da Ciudad Vieja você vai encontrar a Plaza Independencia. O local é uma das praças mais famosas da cidade e preserva um pedaço de uma antiga muralha, chamada Puerta de la Ciudadela.

No centro da praça você ainda encontra o Mausoleo General José Artigas, que guarda as cinzas do militar e uma estátua do general. Além disso, ao redor do local ficam alguns dos principais prédios da cidade como o Teatro Solís e o Palácio Salvo.

3. Palácio Salvo

Já que você está na Plaza Independencia, que tal visitar o Palácio Salvo? O lugar fica ali pertinho, na esquina com a avenida 18 de julho e impressiona pela beleza.

O prédio que foi inaugurado em 1928, é o mais alto da América do Sul, com incríveis 95 metros e 27 andares.

Você pode visitá-lo às terças, quintas e sábado. As visitas guiadas acontecem às 16h e o custo é de US$ 7.

4. Teatro Solís

Teatro Solís Montevideo

Fonte: imagem de domínio público

Já que estamos buscando o que fazer em Montevidéu, que tal continuar explorando os arredores da Plaza Independência? É que lá você também encontra o Teatro Solís, um dos mais antigo da cidade, construído em 1856.

Você pode visitá-lo de terça a domingo durante o período da tarde. Às quartas-feiras a visita é gratuita, já nos outros dias é cobrado 90 pesos uruguaios.

Ah, o tour é feito em português e outros idiomas e o local ainda disponibiliza um aplicativo para você ter informações exclusivas de alguns objetos.

Agora se você quiser ir de noite, pode aproveitar para ver um dos vários espetáculos em cartaz. Para não perder nada e escolher o seu preferido é só ficar de olho na programação pelo site.

5. Avenida 18 de Julio

A Avenida 18 de Julio é a principal rua de comércio popular da cidade. Lá você encontra de tudo um pouco, desde lojas de roupas, calçados, eletroeletrônicos, até casas de câmbios, bares e restaurantes.

Lá também fica a “Fuente de los Candados”, a famosa fonte onde os casais prendem seus cadeados e fazem promessas de se encontrarem de novo no mesmo lugar.

Além disso, na avenida você encontra a Intendência de Montevidéu, com um elevador panorâmico conhecido como “mirador”.

Uma dica é conhecer o Bar Facal, um dos mais antigos da região, construído em 1822, e que tem o melhor da comida tradicional uruguaia. Entre os pratos mais pedidos está o “chivito” (sanduíche feito com carne, salada, queijo, presunto e maionese).

Ah, e não deixe de experimentar o sorvete de doce de leite artesanal, uma das delícias do lugar. Gostou? Alguma dúvida que esse lugar não pode ficar de fora da lista do que fazer em Montevidéu?

6. Mercado do Porto de Montevidéu

Mercado do Porto de Montevidéu

Se você está procurando o que fazer em Montevidéu e quer conhecer mais da gastronomia local então você não pode deixar de visitar o Mercado do Porto.

O local é um dos centros gastronômicos mais importantes da cidade e tem como carro-chefe a parrillada (prato com variadas carnes assadas na parrilla, churrasqueira à base de lenha).

Se você quiser ainda pode experimentar pratos mais exóticos de carnes de boi como riñones (rins), molleja (glândulas salivares) e chinchulines (intestinos). Para beber a dica é pedir um vinho branco.

Além de comer você ainda pode curtir a feirinha de artesanato que acontece nos arredores do mercado. Passeio imperdível, não é mesmo?

7. Estádio Centenário

Se você gosta de esportes e não sabe o que fazer em Montevidéu, a dica é conhecer o Estádio Centenário. Localizado no Parque Batlle, o lugar é considerado um monumento Histórico do Futebol Mundial e foi o estádio que recebeu a primeira Copa do Mundo.

Lá além de assistir uma partida de futebol da Seleção Uruguaia ou de algum outro clube você ainda vai poder visitar o estádio e o Museo del Futbol e conhecer mais sobre a história do esporte no país.

Gostou? Então fique atento: o museu funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e o ingresso custa entre 100 e 150 pesos uruguaios (aproximadamente 12 reais).

O que fazer em Montevidéu: museus

O que fazer em Montevidéu museus

E já que estamos falando em museu, que tal fazer um passeio cultural pela cidade e conhecer os mais famosos da capital?

A cidade tem muitas opções, por isso agora vamos listar 3 museus incríveis que não podem ficar de fora da sua lista de o que fazer em Montevidéu.

8. Museo Andes 1972

Apesar do nome ‘museu’ esse espaço é relativamente novo na cidade, mas atrai vários turistas o ano todo.

O lugar traz um acervo dedicado à história do acidente aéreo que ocorreu na Cordilheira dos Andes em 1972, com o avião que trazia o time de rugby universitário do Uruguai.

Após as buscas foram encontradas 45 vítimas mortas, no entanto, surpreendentemente após 72 dias de busca foram encontrados dois passageiros com vidas que estavam caminhando em meio às montanhas em busca de ajuda.

A história do acidente e dos outros sobreviventes é contada no museu que funciona de segunda à sexta, das 10h às 17h, e sábado das 10h às 15h. Ele fica localizado na rua Ricón, 619 (próximo à Plaza Plaza Independencia).

9. Museo Histórico Nacional

Se você está procurando o que fazer em Montevidéu e não quer correr o risco de ficar entediado, então o Museo Histórico Nacional é a opção ideal.

Isso porque na verdade o museu é um conjunto de sete casas de personalidades distintas. São elas: Casa de Fructuoso Rivera, Casa de Juan Antonio Lavalleja, Casa de Antonio Montero, Casa de Giuseppe Garibaldi, Casa de Manuel Ximénez y Gómez, Casa de Juan Francisco Giró e Casa de Luís Alberto de Herrera.

Como cada casa tem sua programação, horário e endereço próprio o ideal é ficar de olho no site do museu. Afinal, você não vai perder esse passeio, né?

10. Museo de Arte Precolombino e Indígena (MAPI)

O Museo de Arte Precolombino e Indígena, ou MAPI como é mais conhecido, é um dos principais da cidade. Construído no século XIX e declarado como Monumento Histórico em 1986, ele abriga várias exposições em um espaço de mais de 4 mil metros quadrados.

Entre as exposições permanentes se destaca a coleção com mais de 3 mil peças arqueológicas e etnográficas da América Latina e dos povos que a habitavam.

Já as exposições temporárias abordam temáticas diferentes e estão organizadas em duas áreas temáticas e cinco geográficas e culturais. Além disso, lá você ainda encontra o “espaço Uruguai”, com peças do atual território uruguaio.

E aí, gostou? Com tantos atrativos não vai faltar o que fazer em Montevidéu, não é mesmo?

O que fazer em Montevidéu: parques e natureza

Além de museus e monumentos históricos, a cidade tem várias opções para quem gosta de parques e praias

Por isso, se você não abre mão de relaxar e curtir a natureza e não sabe o que fazer em Montevidéu, nós vamos te mostrar 4 lugares lindos para você visitar.

11. Praia de Pocitos

Se você gosta de praia e está viajando no verão, então você tem que conhecer a Praia de Pocitos!

A praia fica no bairro de mesmo nome e encanta os turistas pela areia branquinha e fina. Além disso, o bairro tem uma ótima infraestrutura com bares, restaurantes e comércios. Tudo para você curtir com bastante conforto.

12. Parque Rodó

Parque Rodó Montevideo

Fonte: Site Pinterest

Outra opção do que fazer em Montevidéu é conhecer o Parque Rodó. Localizado numa área nobre da cidade ele conta com dois ambientes: um para crianças e um para os adultos.

Além disso o local ainda tem um lago com pedalinhos, um castelo onde fica uma biblioteca infantil e o Museu de Artes Visuais.

Ah, e tem mais, no parque você encontra quadras de tênis e futebol. Ou seja, ótima opção pra quem quer praticar esportes ao ar livre.

13. Parque Batlle

E já que estamos falando de praticar esportes ao ar livres, outra excelente opção é o Parque Batle.

O local tem uma área verde de 60 hectares, onde ficam o Centenário (campo de futebol citado acima), dois outros campos de futebol, um velódromo, pista de atletismo, clube de tiro e uma academia ao ar livre.

Ah, é lá que fica o monumento e cartão-postal da cidade “ La Carreta”, portanto, se estiver procurando o que fazer em Montevidéu, não perca a chance de conhecer o parque.

14. Parque del Prado

Está procurando o que fazer em Montevidéu com a família ou a dois? O Parque del Prado é uma ótima opção! Com cerca de 106 hectares de área verde e 12 mil roseiras o local atrai turistas do mundo todo.

Uma dica é aproveitar uma tarde para fazer um piquenique debaixo das belas árvores do local. Ah, e se você estiver com bebê não se preocupe, pois o parque tem uma trilha para facilitar o trajeto com o carrinho.

O que fazer em Montevidéu: gastronomia

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos da cidade, vamos falar de gastronomia. Afinal, nem só de passeios vive Montevidéu, não é mesmo?

A cidade é famosa pelos seus restaurantes e bares e por ter um dos melhores churrascos do mundo. E pra quem gosta de beber, Montevidéu tem excelentes opções de vinhos para acompanhar qualquer prato. Ou seja, opções é o que não falta!

15. Francis

Francis Montevideo

Fonte: Site Francis

Quem está procurando o que fazer em Montevidéu e não abre mão de experimentar o melhor da gastronomia uruguaia não pode deixar de conhecer o Francis.

O restaurante é especializado em carnes com cortes nobres e na tradicional “parrillada”. Além disso, a arquitetura chama atenção e dá um charme a mais ao local.

O local é LGBTfriendly, e recebeu o certificado de excelência do “Salón de la Fama” em 2017.

Com tanta coisa boa você não vai ficar de fora né? Então fique atento: o Francis funciona de segunda a domingo das 12h às 15h30, e aos sábados e domingos das 20h às 24h.

16. La Commedia

Agora, se você não abre mão de comer uma boa massa, uma excelente opção é o La Commedia.

Localizado no bairro de Pocitos, ele é referência quando o assunto é massa. O local foi inclusive reconhecido pelo Governo Italiano como um “Autentico Ristorante Italiano”. Entre as especialidades estão o cordeiro mediterrâneo e os raviolis de salmão com creme de camarões.

Você pode escolher almoçar (de segunda a domingo das 12h às 15h30) ou jantar (de segunda a sábado das 20h às 0h30). Ah, e o restaurante aceita a nossa moeda. É ou não é uma ótima opção do que fazer em Montevidéu?

Lavender Tea Room

O que fazer em Montevideo

Fonte: Site Café Viagem

Outra opção gastronômica incrível é o Lavender Tea Room. O lugar é um bistrô charmoso que funciona dentro de uma floricultura. Simplesmente encantador!

Além da beleza do ambiente, as louças inglesas também chamam atenção. Fica até mais gostoso tomar chá em uma delas, não é mesmo?

Ah, e o local também serve almoço de quarta à sábado, mas não se esqueça de agendar antes, pois as filas costumam ser enormes.

Passagens aéreas para Montevidéu no Uruguai

Agora que você já sabe o que fazer em Montevidéu, com certeza já quer ir correndo para lá não é mesmo? A maneira mais rápida e segura é indo de avião. Por isso, para não perder nenhuma promoção e não pagar caro na passagem, a dica é ficar de olho no nosso site.

Você também pode cadastrar um alerta de preços, assim sempre que algum trecho sofrer alteração no valor, nós te avisaremos.

Ah, e não deixe de seguir as nossas redes sociais, lá você encontra várias promoções e descobre novos destinos para suas próximas viagens. Legal né?

Agora é só compartilhar esse texto com os amigos, fazer as malas e boa viagem. Quer viajar com tranquilidade? De PROMO você pode!

Passagens aéreas para Montevidéu
Passagens aéreas saindo de
Aerolíneas Argentinas POA Porto Alegre MVD Montevidéu 22 Nov 24 Nov R$ 1123 Latam Brasil GRU São Paulo MVD Montevidéu 24 Nov 30 Nov R$ 1185 Latam Brasil GRU São Paulo MVD Montevidéu 06 Fev 10 Fev R$ 1185 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro MVD Montevidéu 28 Set 10 Out R$ 1259 Aerolíneas Argentinas GRU São Paulo MVD Montevidéu 19 Out 23 Out R$ 1283 Aerolíneas Argentinas GIG Rio de Janeiro MVD Montevidéu 10 Out 15 Out R$ 1435