O que fazer em Palmas: pontos turísticos, passeios e cachoeiras

Já pensou em conhecer a capital do Tocantins? Sabe o que fazer em Palmas?

Se você está pensando em fazer um passeio pelo Norte do país precisa conhecer Palmas. A cidade já foi até cenário de novela das nove!

Gostou? Então fica ligado neste post que vamos te mostrar os melhores pontos turísticos que a cidade de Palmas pode oferecer. Vamos lá?

Sobre Palmas: a capital mais nova do Brasil

Que Palmas é a capital do Tocantins isso você já sabe, né? O que você talvez não saiba é que a cidade é a capital mais nova do Brasil!

Isso mesmo! Palmas só foi construída em 20 de maio de 1989, pelo governador da época José Wilson Siqueira Campos.

Nos anos 90 e 2000 a capital passou por um crescimento acelerado e hoje é uma das principais cidades da região Norte.

Ficou com vontade de conhecer? Então vamos descobrir qual a melhor época para fazer a sua viagem.

Melhor época para fazer turismo em Palmas

 

Palmas é o destino ideal pra quem gosta de calor. Isso porque as temperaturas da cidade não costumam variar muito e ficam, no geral, em torno de 32ºC.

O período chuvoso vai de novembro a abril, quando há possibilidade de tempestades. Por isso, se você não gosta muito de chuva é melhor viajar em outra época.

Já entre julho e setembro quase não chove e as temperaturas caem um pouco, fazendo com que o clima fique mais agradável.

Agora que você já sabe qual a melhor época pra viajar que tal conhecer os pontos turísticos de Palmas?

O que fazer em Palmas: Pontos turísticos

Se você está pensando em viajar pra Palmas já deve estar se perguntando o que fazer na cidade, não é mesmo?

A capital do Tocantins tem, além de belas praias e cachoeiras, museus e monumentos históricos incríveis pra você visitar.

Vamos conhecer alguns e aproveitar o turismo em Palmas?

Praça dos Girassóis

A Praça dos Girassóis é uma das mais famosas da cidade. Ela é a maior praça da América Latina, além de ser a segunda maior praça pública do mundo! Incrível, né?

Nela ficam localizados os prédios-sede dos três poderes estaduais e monumentos como o Centro Geodésico do Brasil.

Além disso a praça ainda conta com uma fonte luminosa e uma variedade de árvores e plantas. Tem até exemplares do Pau Brasil!

Uma dica é fazer um passeio pela praça de bicicleta, pois o local tem uma estrutura própria para quem deseja praticar esportes.

E já que você está na praça, que tal aproveitar pra conhecer o Memorial Coluna Prestes?

Memorial Luís Carlos Prestes

O Memorial Coluna Prestes, como é mais conhecido, foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 2011 para homenagear o líder comunista.

No prédio há sala de vídeo, auditório e sala de exposições com fotografias, documentos e objetos doados pela família Prestes. Vale a pena uma visita!

Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana

O que fazer em Palmas tocantins

Fonte: site ckturistando

Um dos monumentos mais importantes de Palmas é a obra Dezoito do Forte. Localizada na Praça do Girassol, a obra impressiona pela beleza e imponência.

O monumento de Maurício Bentes faz homenagem aos revolucionários de 1922 que, cansados do regime de oligarquias no poder, se rebelaram e combateram três mil homens das forças governamentais.

A obra é composta por dezenove esculturas em bronze que representam: 1 civil, 1 fotógrafo e os 17 militares que participaram do movimento.

Gostou? Que tal visitar e tirar uma foto?

Monumento Súplica dos Pioneiros

O Monumento Súplica dos Pioneiros, também de Maurício Bentes faz homenagem aos primeiros moradores de Palmas que ajudaram a construir a cidade.

A obra é feita em bronze e retrata uma família de nove personagens: pai, mãe, filhos, filhas e um carneiro. As esculturas são enormes e impressionam pela beleza.

Palácio Araguaia

O que fazer em Palmas turismo

Fonte: site Governo Federal, 2017

Visitar Palmas e não conhecer o Palácio do Araguaia é praticamente impossível! O local é a sede do Governo do Estado de Tocantins e chama atenção pela beleza da sua arquitetura.

Ah, o Palácio oferece visita guiada e na recepção você ainda ganha um livrinho que explica cada atrativo dos lugares turísticos.

Você não vai ficar de fora desse passeio, né?

O que fazer em Palmas: praias, parques e feiras

Agora que você já conhece a parte urbana de Palmas, que tal curtir um pouco a natureza?

A cidade tem várias praias de água doce e parques pra você relaxar e curtir um bom passeio. E pra quem gosta de fazer umas comprinhas as feiras são uma excelente opção.

Vamos conhecer alguns desses lugares?

Praia da Graciosa

turismo em Palmas

Fonte: site Scryscrapercity

A Praia da Graciosa é parada obrigatória pra quem vai a Palmas. Localizada às margens do Rio Tocantins a praia é perfeita pra quem quer se refrescar do calor da cidade.

Além de dar uns mergulhos, você ainda pode andar de bike, patins ou caminhar pela orla de 520 metros.

Ah, e tem mais: na orla você encontra bares e restaurantes pra almoçar ou comer um petisco.

Outra dica é curtir o fim do dia na praia. Isso porque o local é famoso por ter um dos mais bonitos pôr-do-sol do Tocantins!

Curtiu? Então não deixe de visitar esse paraíso

Ilha da Canela

Aproveitando que você está na Praia da Graciosa, que tal pegar um barco até a Ilha da Canela?

Lá você vai aproveitar as delícias de uma praia com água rasa e também curtir os bares e barraquinhas que ficam na água; um verdadeiro bar molhado!

A ilha, além de praia, tem uma estrutura com área gramada, banheiros e um restaurante. Tudo para você curtir seu passeio com muito conforto.

Ah, você com certeza vai reparar nas redes que ficam cercando a ilha. Elas servem pra proteger os banhistas contra os ataques de piranha. Mas fique tranquilo, você só vai ver as piranhas de longe.

Parque Cesamar

O Parque Cesamar é uma excelente opção pra quem curte uma área verde. São 96.770 m² de reserva biológica, contando com um lago, área de lazer, orquidário e pedalinho.

Além disso, o parque também é ideal para os amantes de esporte. Lá você vai encontrar uma pista de corrida de 2.820 metros de extensão em meio a mata típica do cerrado, pistas de skate e bicicross e academias ao ar livre.

Também tem opção para as crianças: além do parquinho o local tem um espaço baby. Perfeito para ir em família, né?

Se você gostou e quer visitar, fique atento: o parque funciona todos os dias das 5h às 23h.

Mirante da Serra do Lajeado

Localizado há 22 km do centro de Palmas, o Mirante da Serra do Lajeado é o lugar ideal para quem ama curtir uma bela vista. De lá é possível avistar a cidade toda e também o lago da hidrelétrica do Lajeado, no Rio Tocantins.

Além disso, no Mirante é possível praticar parapente e fazer várias trilhas. Quem gosta de emoção não pode ficar de fora.

Feira do Bosque

O que fazer em Palmas dicas

Fonte: site Turismo Tocantins, 2015

Agora vai uma dica pra quem gosta de comprar lembrancinhas. A Feira do Bosque acontece todo domingo a partir das 17h e reúne barraquinhas de comida e artesanato.

Entre as peças de artesanato, destaque para as feitas com capim dourado, matéria prima da região.

Já nas barraquinhas de comida você vai encontrar o melhor da culinária nortista. Entre as delícias: tapioca, vatapá, acarajé, maniçoba, tacacá, entre outras. Pra acompanhar que tal pedir o tradicional guaraná da Amazônia? Garanto que você não vai se arrepender.

Feira da 304 Sul

Outra opção pra quem quer fazer compras é a Feira da 304 Sul. Ela é bem famosa em Palmas e acontece toda sexta-feira das 12h às 0h

Além do artesanato outro ponto forte é a gastronomia. A feira tem várias barracas de comidas típicas e sucos de frutas regionais..

Não deixe de experimentar as frutas do cerrado, doces tradicionais e as castanhas. Uma dica é comer a paçoca salgada, um dos pratos mais famosos da região.

O que fazer em Palmas: Cachoeiras

Pra refrescar do calor de Palmas nada melhor do que uma que uma cachoeira, não é mesmo?

A cidade tem várias opções e aqui vamos te mostrar algumas delas. Então coloca o protetor solar na mochila e vem escolher o seu passeio.

Cachoeira do Roncador

Pra quem é aventureiro a Cachoeira do Roncador é a opção perfeita!

O acesso é feito através de uma trilha com escadaria. Chegando lá você vai se deparar com uma enorme queda d’água de 70 metros! A água é bem gelada, ideal para os dias quentes de Palmas.

E para os corajosos, a dica é fazer o rapel. São aproximadamente 70 metros de descida.

Como fica em uma propriedade privada é necessário pagar uma taxa de 10 reais para entrar. Portanto não esqueça a carteira em casa, tá certo?

Cachoeira Escorrega Macaco

Localizada próxima à Cachoeira do Roncador, a Escorrega Macaco é ideal pra quem quer curtir a natureza e ver alguns animais silvestres. Lá você vai encontrar alguns macacos e micos pulando nos galhos das árvores.

Pra chegar até o local você deve percorrer uma trilha de 1500 metros em meio às matas. Mas não se preocupe, todo o percurso é bem sinalizado.

O ideal é visitar a cachoeira no período de chuva, pois sua queda d’água é fraca e em outras épocas ela pode estar seca.

Para quem gosta de rapel, a cachoeira também é uma ótima opção. Ah, outra dica: se tiver sapatos do tipo neoprene é bom levar, pois a cachoeira tem muitas pedras e assim você tem menos chances de escorregar.

E se você ficou curioso sobre o nome, aí vai a explicação: a cachoeira recebeu esse nome devido a uma planta presente em suas matas e parecida com um cipó por onde os macacos escorregavam. Legal, né?

Onde comer em Palmas?

Depois de conhecer tantos pontos turísticos, cachoeiras, praias e parques aposto que você ficou com fome, né?

Então agora vamos te mostrar as melhores opções para comer em Palmas. Vem ver.

Adelaide Bistrô

Se você gosta de comer bem, ouvindo uma boa música, em um ambiente charmoso, então o seu lugar é no Adelaide Bistrô!

O local chama atenção pela beleza e pela decoração, a piscina no canto dá um charme a mais.

Para um programa a dois, o restaurante é perfeito e super aconchegante. Uma dica é pedir o risoto de pequi.

O atendimento dos garçons é impecável e eles estão sempre prontos pra te atender. Com tanta coisa boa, você não vai deixar de ir, não é mesmo?

Kowa Hamburgueria

O que fazer em Palmas dicas

Fonte: site Prefeitura de Palmas (Aline Batista)

A dica agora é pra quem não dispensa um bom hambúrguer. A Kowa Hamburgueria tem os hambúrgueres mais deliciosos de Palmas, com várias opções inclusive vegetarianas.

E para acompanhar, a carta de bebidas e drinks também é variada. São muitas bebidas diferentes, uma delas é a limonada de morango que faz sucesso entre o público.

Outro ponto de destaque é a decoração. Quem vai à hamburgueria fica encantado com os detalhes, desde os desenhos nas paredes, até as luzinhas penduradas passando pelas placas com os nomes dos destinos próximos, tudo é encantador.

Então se você gosta de uma boa comida e de um lugar diferente, não pode deixar de conhecer.

Passagens Aéreas para Palmas

Gostou de Palmas? Já quer ir correndo conhecer? Então fique de olho nas nossas passagens aéreas para Palmas pra não perder nenhuma promoção.

Ah, não esqueça de ativar o alerta pra saber quando um trecho sofrer alterações de valor

Agora é só compartilhar esse texto com seus amigos e marcar a viagem! Quer voar com tranquilidade? Voe PROMO!

Passagens Aéreas na Promoção para Palmas
Passagens aéreas saindo de
GRU São Paulo PMW Palmas 15 Out 21 Out R$ 662 SAO São Paulo PMW Palmas 24 Set 30 Set R$ 663 GRU São Paulo PMW Palmas 14 Ago 18 Ago R$ 678 GRU São Paulo PMW Palmas 14 Ago 19 Ago R$ 678 SAO São Paulo PMW Palmas 15 Ago 19 Ago R$ 678 GYN Goiânia PMW Palmas 22 Ago 29 Ago R$ 767
Recomendado para você
Palmas para Jalapão: como chegar, o que fazer e dicas de viagem

Palmas para Jalapão: como chegar, o que fazer e dicas de viagem

Passagens Baratas para Palmas

Passagens Baratas para Palmas