O que fazer em Petrópolis: dicas para roteiro de 1,2 e 3 dias
Tempo estimado de leitura 9 minutos

A cidade é encantadora e decidir o que fazer em Petrópolis pode não ser uma das tarefas mais fáceis. E não é difícil descobrir o porquê. A cidade encantou até Dom Pedro II e toda realeza.

Séculos depois, o município se desenvolveu, estruturou o turismo e entrou no roteiro como um dos destinos preferidos para quem procura o clima agradável da serra.

Petrópolis é realmente uma cidade encantadora e transmite até um clima da era imperial brasileira.

Então, vem com a gente e conheça esse lugar deslumbrante entre as montanhas fluminenses.

Procurando passagens para Petrópolis? Conte com o Passagens Promo para te ajudar em sua pesquisa!

O que fazer em Petrópolis: história, tradição e gastronomia

O que fazer em Petrópolis: tradição
Fonte: Pxhere

Já deu para entender o porquê de Petrópolis ter o título de cidade imperial, não é? Quando falamos que ela encantou até Dom Pedro II, é a mais pura verdade.

O então imperador ficou apaixonado pela região serrana do Rio Janeiro em 1822, em uma das suas viagens para Minas Gerais, ao ficar hospedado em uma propriedade da região.

Ano depois, Dom Pedro II comprou uma fazenda na região. Para resumir a história, a partir daí, Petrópolis ganhou muitas construções históricas, como palácios, igrejas e casarões, que preservam até hoje a arquitetura do período colonial.

Por isso, todo esse cenário misturado às belas montanhas e campos verdes, fez com que a cidade se tornasse um local para quem está em busca de descanso e requinte.

Com tudo isso, claro que a gastronomia também chamaria atenção no local. A culinária da de lá oferece as mais diversas opções de pratos, atendendo diferentes gostos e perfis de viajantes.

De restaurantes sofisticados aos bares e docerias, além de uma fábrica de cerveja e feiras de comida gourmet. Com certeza, a cidade é um local muito completo e as atrações em Petrópolis não param por aí!

Qual a melhor época para visitar Petrópolis?

Claro que dá para conhecer esse destino o ano inteiro, mas, por ser uma região serrana, o inverno é a época mais recomendada para curtir o clima ameno das montanhas. 

Entre junho e agosto, no inverno, as temperaturas na região ficam entre 10 graus na madrugada e 20 graus, no meio do dia.

Aliás, este também é um ótimo período para descobrir o que visitar em Petrópolis, pois é a época que acontece a festa do Colono Alemão, chamada de Bauernfest. A celebração é regada de comidas alemãs e muita cerveja.

O que fazer em Petrópolis no inverno

O que fazer em Petrópolis no inverno
Fonte: Pixabay

Durante as estações frias, quando as temperaturas estão mais baixas, o roteiro mais recomendado é visitar as construções históricas, como casarões, museus e palácios.

Mesmo com um clima mais gelado, é possível conhecer também os parques espalhados pela cidade, fazer um delicioso passeio de charrete pela área histórica da cidade.

Não deixe de acompanhar também o espetáculo de som e luz, que retrata o período colonial em Petrópolis. Ah, aproveite para se deliciar nos restaurantes, tomar uma boa cerveja e, claro, um delicioso vinho.

O que fazer em Petrópolis no verão

Nesta época, viajar para Petrópolis vai te proporcionar uma deliciosa sensação, afinal, o contraste entre as construções históricas e as belezas naturais fará você se apaixonar ainda mais pela cidade.

Claro que em toda viagem não dispensamos as comprinhas. A cidade possui muitas confecções e, por isso, é um bom lugar para conferir as novidades da moda.

Para os ousados, dá para fazer um voo-livre e conhecer Petrópolis do alto. Visite o Vale do Gourmets e o Parque Nacional da Serra, com lindas cachoeiras. Ah, aproveite e faça também um tour de charrete pelo centro histórico.

O que fazer em Petrópolis de graça?

O que fazer em Petrópolis de graça
Fonte: Pixabay

Para quem quer economizar na viagem, em Petrópolis há muita programação gratuita. Dá para visitar de graça o Palácio Rio Negro, que foi residência de muitos presidentes, como Lula, Fernando Henrique Cardoso, Getúlio Vargas, entre outros.

A Casa Santos Dumont não cobra nada dos visitantes. O local é um museu com um acervo de mobiliários, cartas e livros pertencentes ao inventor. 

Na cidade, dá para visitar o Orquidário, que é o mais antigo do país, além do Hortomercado Municipal, Palácio Amarelo, entre outros.

O que fazer em Petrópolis à noite?

Claro que lugares para visitar em Petrópolis à noite não faltarão.

Por isso, a nossa dica é conhecer a Casa da Cervejaria Bohemia que, durante a noite, abre o bar com um cardápio de petiscos, pratos deliciosos e, claro, vários tipos de cerveja.

Reserve um dia para conhecer a Casa D’Angelo, que é muito tradicional, fundada em 1914. Por lá, você encontra boa comida, chopp gelado e muita música.

Claro que os locais mais badalados não podem faltar no seu tour noturno, por isso, inclua aí a Petiscaria Imperial, que oferece, além de um clima agradável, comida de boteco com diversos tipos de petiscos, além de chopp.

Passagens aéreas para o Rio de Janeiro

Na hora de comprar passagens áreas, precisamos também de um bom planejamento. Uma das principais e mais importantes dicas é comprar suas passagens sempre com antecedência e, assim, garantir bons preços.

Outra dica é fazer pesquisas no site comparador, Passagens Promo, que te ajuda a encontrar os menores preços e as melhores opções de voos.

Nosso buscador disponibiliza as principais companhias aéreas do Brasil e do mundo, procurando sempre o melhor custo benefício. Não deixe de se cadastrar também no alerta de preços.

Lugares para visitar em Petrópolis: 1 dia

Já deu para perceber que não faltam atrações em Petrópolis, mas se não tem muito tempo para conhecer todos os pontos turísticos, separamos alguns que você não deve perder.

Catedral São Pedro de Alcântara

Catedral São Pedro de Alcântara
Fonte: Pixabay

Com uma arquitetura gótica alemã e francesa, a Catedral de São Pedro de Alcântara é fantástica. Ela possui janelas ogivais, além de torres pontiagudas e imagens de santos refletidas em seus vitrais. Um encanto!

No interior, é possível apreciar a imagem São Pedro de Alcântara, além do Mausoléu Imperial com esculturas da família real.

Casa da Princesa Isabel

Uma linda mansão com pintura rosada. O lugar foi residência de veraneio da Princesa Isabel e do Conde d’Eu. Sem dúvida, uma casa suntuosa com muita história para contar. 

Em volta da mansão, um lindo jardim com camélias brancas. Faça um passeio pelo local. 

Casa da Ipiranga

Casa da Ipiranga
Fonte: Wikimedia Commons

Conhecida também como a Mansão Tavares Guerra, ela tem um significado muito importante para a história do país, sendo protegida, inclusive, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A decoração é a mesma do período colonial. No local que hoje abriga um centro cultural, há um amplo acervo de mobiliários, utensílios, pinturas e murais da época.

Restaurante Bordeaux

Além de apreciar um bom vinho e pratos deliciosos, no Restaurante Bordeaux você ficará encantado com a arquitetura do lugar, com a decoração e a iluminação noturna.

No cardápio, licores, cervejas, cafés e chás, além de massa, risoto, peixe, aves e carnes. A culinária do local é excepcional.

O que conhecer em Petrópolis em 2 dias

Se você tem pouquíssimo tempo, o passeio pela cidade também é garantido. O que fazer em Petrópolis em 2 dias certamente te deixará com boas lembranças. 

Museu Imperial de Petrópolis

Museu Imperial de Petrópolis
Fonte: Freeimages

Na sua lista, inclua o Museu Imperial de Petrópolis, pois ele abriga o mais importante acervo do país quando o assunto é a fase imperial no Brasil. 

O acervo conta com muitas relíquias. No local, você verá objetos pessoais e obras de arte da família real. 

Museu do Colono

Esse local é muito interessante, pois foi construído por um forasteiro da Alemanha e, por isso, o prédio conta com características do país germânico. 

O Museu do Colono está localizado no Quarteirão Castelânea, local onde moram muitas famílias alemãs, descendentes de colonizadores. O prédio ainda preserva paredes feitas de pau a pique, móveis e peças originais da época. 

Palácio Amarelo – Câmara Municipal

Hoje, ele sedia a Câmara Municipal de Petrópolis, mas no passado foi construído para ser a residência de verão do imperador, sendo vendido para a administração da cidade em 1894. 

O prédio já passou por muitas reformas e restaurações, mas, mesmo assim, ele foi tombado pelos Institutos Estaduais do Patrimônio Cultural e Artístico Nacional.

Casa de Santos Dumont

Já falamos dela aqui, mas vale a pena trazemos um pouco mais da casa do famoso Santos Dumont. 

O local é um museu com um amplo acervo de mobiliários, cartas e livros pertencentes ao inventor, além de um chuveiro e uma escada, que é incrivelmente recortada em forma de raquete. 

Em um cômodo anexo à casa principal, dá para assistir um filme sobre o inventor. É bem interessante incluir este local no seu roteiro de atrações em Petrópolis.

Cervejaria Bohemia

O local oferece um tour pelas dependências da cervejaria, que é repleta de luzes, sons, painéis e vídeos em 3D. 

No trajeto, você vai conhecer a sala do Mestre Cervejeiro, passando por espaços que representam várias outras etapas da produção da bebida, terminando no Estúdio da Cervejaria, onde é possível fazer fotos e se divertir com jogos eletrônicos. 

Sem contar o bar da Bohemia, que já falamos dele aqui. 

O que fazer em Petrópolis em 3 dias?

Se o seu tempo na cidade pode ser um pouco maior, você está na vantagem. Por isso, preparamos um roteiro sobre o que fazer em Petrópolis em 3 dias.

Palácio de Cristal

Palácio de Cristal
Fonte: Wikimedia Commons

Infelizmente ele não está mais lá, sendo que no lugar você vai encontrar um pavilhão de esportes. Quando ainda existia, o Palácio de Cristal foi inspirado no Crystal Palace londrino.

Hoje, você pode fazer um lindo passeio pelos jardins, apreciar fontes e estátuas, além, claro, de ver lindas espécies de plantas. 

Rua Teresa e 16 de Março

Esses locais são conhecidos como um shopping a céu aberto. Nas Rua Teresa e 16 de Março, você encontra acessórios e roupas com ótimos preços, pois são lojas de fábrica. 

Só que a região é muito mais que isso. No passado, antes mesmo de Petrópolis ser um centro têxtil, as ruas já eram vias muito importantes para a cidade, pois eram os únicos acessos entre a Serra da Estrela e a Fazenda do Córrego Seco.

Casa do Alemão

É um bar muito tradicional na cidade, fundado em 1945. A Casa do Alemão é fabricante dos produtos Kern. 

Ela é, sem dúvida, uma parada obrigatória no seu roteiro sobre o que conhecer em Petrópolis, pois lá você pode apreciar sanduíches, queijos, porções, salgados, doces, pães, além da tradicional cerveja, que é a pedida da casa. 

Igreja Luterana

Ela é uma verdadeira relíquia do período Imperial no Brasil. A Igreja Luterana foi construída em 1863, sendo um dos prédios mais antigos de Petrópolis. 

Em seu acervo, há monumentos que fazem referência à colonização dos alemães na cidade. É possível fazer uma visita guiada pelo local. 

Museu Palácio Rio Negro

Palácio Rio Negro
Fonte: Wikimedia Commons

Construído em 1889, no passado, o prédio do Museu Palácio Rio Negro foi a residência do rico Barão do Rio Negro, que era comerciante de café. 

No local, você pode conferir um acervo muito completo de mobiliários e objetos históricos, assim como quadros dos presidentes do Brasil em ordem cronológica. 

Museu da FEB

Esse museu vale muito a pena conhecer e deve estar no seu roteiro sobre o que visitar em Petrópolis. No local, os visitantes podem apreciar cerca de 670 peças expostas, como documentos, fotos e outros objetos.

Esse passeio é muito interessante. Não deixe de conferir as exposições que estão espalhadas em três salas. 

Praça 14 Bis

O local conta com uma réplica do 14 Bis, inventado pelo famoso Santos Dumont. O monumento foi inaugurado há mais de 10 anos, para comemorar o centenário do primeiro voo. 

Além do monumento, o local recebe ônibus e vans de turismo, que ficam estacionados no local. Aproveite para fazer uma foto!

Hamburgueria Dom Gourmet

Pensa num lugar aconchegante! Esta é a Hamburgueria Dom Gourmet, que fica no bairro Valparaíso, um polo gastronômico. O local consegue acomodar 40 pessoas e a decoração é muito simpática e moderna. 

No local, você vai apreciar deliciosos hambúrgueres que dão água na boa. 

Passagens aéreas na promoção para o Rio de Janeiro

Agora que você já sabe o que fazer em Petrópolis, chegou a hora de comprar suas passagens! Viajar nem sempre é barato, mas claro que sempre vale a pena investir no seu bem-estar. 

Para encontrar passagens aéreas em promoção, conte com a ajuda do site Passagens Promo, que traz sempre as opções mais vantajosas para você. Quer viajar barato? De Promo você pode!

Recomendado para você
Pontos turísticos no Rio de Janeiro: 15 lugares para conhecer

Pontos turísticos no Rio de Janeiro: 15 lugares para conhecer

O que fazer em Cabo Frio: diversão, turismo e praias paradisíacas

O que fazer em Cabo Frio: diversão, turismo e praias paradisíacas

O que fazer no Rio de Janeiro? 10 pontos turísticos da capital carioca

O que fazer no Rio de Janeiro? 10 pontos turísticos da capital carioca

Roteiro Rio de Janeiro: principais atrações e pontos turísticos

Roteiro Rio de Janeiro: principais atrações e pontos turísticos

Praias no Rio de Janeiro: As 11 melhores praias da Cidade Maravilhosa

Praias no Rio de Janeiro: As 11 melhores praias da Cidade Maravilhosa

Lugares para viajar no Carnaval: 17 destinos para festejar ou descansar

Lugares para viajar no Carnaval: 17 destinos para festejar ou descansar