O que fazer em Porto Seguro: passeios obrigatórios e melhores praias

Como diz Lenine em sua canção: “…você já foi à Bahia, meu irmão? Tem que ir, tem que ir”. Nesse artigo vamos falar sobre o que fazer em Porto Seguro, esse destino cheio de magia e badalação.

Um lugar de natureza privilegiada, rico contexto histórico, de pessoas divertidas, pontos turísticos lindos, restaurantes deliciosos, muito axé, samba, calor e mar! Vá ler de perto a placa: sorria, você está na Bahia!

O que fazer em Porto Seguro: belezas naturais, passeios e diversão

O que fazer em Porto Seguro passeios

Conhecido mundialmente pelas belíssimas praias, o litoral sul da Bahia tem, como ponto de partida, Porto Seguro.

O município dos museus, igrejas e construções dos séculos XVI e XVII, das festas, da capoeira e do acarajé tem muito mais a oferecer. Descubra porque a terra do descobrimento é tão procurada pelos turistas do Brasil e do mundo!

Temporada em Porto Seguro

Ao se pensar em quando ir a Porto Seguro, é importante observar, além do clima, os períodos de baixa e alta temporada. Diferente de Salvador e do resto do Nordeste, na região sul da Bahia acontecem chuvas espalhadas durante todo o ano.

Então, em qualquer época que você for para lá, pegará sol e também um pouco de chuva. Mas nada que atrapalhe seu roteiro! Porto tem a temperatura em torno de 25ºC ao longo do ano, com as eventuais chuvas.

Enquanto o restante do litoral nordestino estará chuvoso (entre abril e julho), o sul da Bahia estará “para praia”, com dias ensolarados e às vezes uma chuvinha leve à tarde, o que faz com que este seja um ótimo destino nesse período.

A época em que os locais ficam lotados e os preços, mais altos, é a da alta temporada, que acontece durante as férias escolares, nos meses de dezembro e janeiro, se estendendo até o Carnaval. As férias de julho e os feriados também recebem muitos visitantes.

Passagens aéreas para Porto Seguro

passagens aereas porto seguro

Sabemos que um dos itens mais caros de uma viagem são as passagens aéreas, não é mesmo? A dica é começar a se planejar com antecedência. Vale a pena procurar pelos melhores preços em plataformas de busca de passagens aéreas.

O Passagens Promo, maior comparador do Brasil, pode te ajudar nisso. Pesquise em dias e horários alternados. Se puder viajar em dia de semana, melhor ainda, pois em fins de semana e feriados os preços geralmente estão mais altos.

Você também pode se cadastrar para receber alerta de preços. Assim, quando um trecho sofrer alteração, você será avisado! Verifique em outros sites e confira que conosco você será mais feliz em sua compra!

O que fazer em Porto Seguro: passeios imperdíveis

Para você que está procurando programas em viagem para Porto Seguro, saiba que por lá irá encontrar ótimas opções de passeios, swing da Bahia e um sotaque que só de escutar, nos faz relaxar! Vem ver.

1. Centro Histórico de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro

Fonte: Flickr

A região central da cidade está localizada no alto de um monte, garantindo uma vista do belíssimo mar. Todo o contexto histórico a céu aberto, cheio de cores em suas casinhas de gramado verdinho, garantem um charme especial!

O complexo arquitetônico abriga: o Marco do Descobrimento, o mais antigo do país (1506); a Igreja de Nossa Senhora da Pena (1535) e a Casa de Câmara Cadeia (de 1756), onde é o Museu de Porto Seguro.

2. Parque Marinho de Recife de Fora

O Parque Marinho de Recife de Fora é uma reserva com todas as espécies de corais do Brasil e vários tipos de peixes, arraias e ouriços, sendo o terceiro maior centro de biodiversidade marinha do Brasil.

Para chegar até lá, é só fazer um passeio de escuna que dura aproximadamente 50 minutos. Não deixe de fazer lá um mergulho com snorkel nas águas cristalinas para ver as diversas cores dos corais!

Para garantir o respeito e preservação das espécies, a área para visitantes é delimitada e é proibido alimentar os peixes. Se atentando às normas, o passeio será incrível e os peixinhos e a natureza agradecem pelo amor e respeito!

3. Passarela do Descobrimento ou Passarela do Álcool

Passarela do Descobrimento ou Passarela do Álcool

Fonte: Wikimedia

Quer saber o que fazer na noite de Porto Seguro? A famosa Passarela do Álcool recebe turistas o dia inteiro. Especialmente à noite, período em que fica mais atraente.

A passagem cheia de lojinhas, bares e restaurantes fica efervescente a partir das 18hs, pois a maioria das lojas abre na parte da tarde.

Dividindo espaço com as barraquinhas de bebidas alcoólicas e drinks está a feirinha de artesanato. O nome da passarela não é à toa. Lá você poderá experimentar várias bebidas como Capeta, Chupa Cabra, Sangue de Virgem, entre outras!

A Passarela do Descobrimento é cheia de mesas espalhadas e bares com música ao vivo. Os restaurantes, como o Colher de Pau, oferecem pratos que mesclam a culinária portuguesa, indígena e baiana. Você vai gostar!

4. Reserva Indígena da Jaqueira

Reserva Indígena da Jaqueira

Fonte: Wikimedia

Esta reserva está a 10 km de Porto Seguro e na aldeia ficam mais de 30 famílias de índios pataxós. Não deixe de visitar e conhecer um pouco dos costumes, histórias e escutar o idioma patxohã!

No passeio pela aldeia você terá uma rica e distinta experiência cultura, guiado pelos próprios índios e eles vão te levar para andar pela mata. Esteja disposto! Aproveite para experimentar um peixe na folha de patioba. Uma delícia!

5. Memorial da Epopeia do Descobrimento

O Memorial da Epopeia homenageia o desbravamento pelo Oceano Atlântico até as águas do Brasil. O roteiro de cerca de 30 minutos passa pelo Jardim Botânico e é acompanhado pelos guias turísticos.

Conte com os guias para aprender sobre a história e curiosidades, além de ver esculturas, mosaicos, ilustrações feitas em azulejos, uma oca indígena e a réplica da Caravela Nau Capitânia.

A réplica da Caravela de Pedro Álvares Cabral impressiona com seus 35 metros de comprimento e 7 de altura, com o mastro maior de 27 metros. Suba nela, vá até os canhões e volte no tempo da descoberta das navegações portuguesas!

6. Observação de baleias

Nos meses de julho até outubro em Porto Seguro acontece a observação de baleias jubarte, um dos maiores mamíferos do mundo.

As belezuras migram das águas geladíssimas do Atlântico para o litoral da Bahia, com o objetivo de se reproduzirem no mar de águas quentinhas.

O passeio para ver este mamífero maravilhoso sai do píer de Porto Seguro com um biólogo instruindo para um roteiro respeitoso e assertivo de duração de quatro horas, sendo uma hora de observação. Prepare-se para momentos inesquecíveis!

7. Ilha dos Aquários

Outra atração imperdível é a Ilha de Aquários. Localizada na Foz do Rio Bunharém entre Porto e Arraial d’Ajuda, esta ilha é deslumbrante e recebe visitantes às sextas-feiras a partir das 18h.

A ilha com natureza preservada, enfeitada por coqueiros e bromélias que formam um caminho maravilhoso, tem cinco aquários distribuídos pelo parque com várias espécies marinhas como tubarões, arraias e outros vários peixes.

Além dos magníficos aquários, a ilha tem um palco ao ar livre para shows de músicas, teatro para crianças, malabares, restaurantes, bares, oficinas de pintura, feirinhas de artesanato, boate e muito mais!

O que fazer em Porto Seguro: melhores praias

Porto Seguro é um dos destinos mais encantadores do Brasil, com todo contexto histórico, festas, natureza linda, sem falar no mar em meio ao deslumbre das paisagens naturais.

Vamos agora às melhores praias de Porto Seguro. Tem para todos os gostos. Das mais pacatas às mais agitadas.

O que fazer em Porto Seguro e arredores

O que fazer em Porto Seguro e arredores

Fonte: Wikimedia

A praia mais badalada é a Taperapuan, cheia de barracas e casas de shows como Axé Moi, Toa Toa, Vira-sol e Barramares.

Perfeita para passar o dia e também curtir as atrações da noite conforme programações especiais, Taperapuan é ponto de encontro de nativos e visitantes.

A partir da tão visitada Porto Seguro, você verá também outros paraísos como Trancoso, Arraial d’Ajuda, Cabrália, Caraíva e muito mais. Vambora, meu rei?

Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda

Fonte: Pixabay

Para chegar até a vila de Arraial d’Ajuda é necessário pegar a balsa no Centro de Porto Seguro para fazer a travessia, com duração aproximada de 10 minutos.

As praias do vilarejo são admiráveis e tranquilas, como a Praia de Pitinga, do Parracho e do Mucugê, com águas límpidas, além de um centrinho charmoso lojinhas, bares e restaurantes.

À noite a diversão maior está na rua do Mucugê, onde o tempo parece parar para os turistas aproveitarem tudo o que o vilarejo tem de especial. Não deixe de conferir!

Trancoso

Trancoso

Fonte: Wikimedia

Vá conhecer a cidade de Trancoso. O acesso até ela pode ser feito de balsa (47km) ou pela estrada (77 quilômetros). Este destino ganha o coração de muitos visitantes pelo seu encanto, praias fascinantes e tranquilidade.

Trancoso tem um toque especial com o Quadrado, sua praça principal, cheia de casinhas antigas coloridas que hoje são lojas, centros culturais, bares e restaurantes, além de uma formosa igreja do século XVII.

As praias de Trancoso são incríveis, algumas com uma breve caminhadinha a partir do Quadrado. a excelente infraestrutura do local atrai muitas celebridades e turistas do mundo inteiro. Você não vai perder, não é?

Santa Cruz de Cabrália

Santa Cruz de Cabrália

Fonte: Wikipedia

A cerca de 20 quilômetros de Porto Seguro fica o município de Santa Cruz de Cabrália, onde Pedro Álvares Cabral fez o desembarque de sua expedição. Com paisagens de tirar o fôlego, este local abriga praias como a de Coroa Vermelha.

Sabia que na Praia de Coroa Vermelha foi realizada a primeira missa do Brasil, em 1500? Por isso, o lugar tem uma Cruz como marco histórico dessa celebração! Aproveite para fazer comprinhas nas barracas dos índios pataxós também em Coroa Vermelha.

As praias de Santa Cruz tem mar de águas mornas e cristalinas e areia branca. Na parte mais alta da cidade tem as construções históricas do século XVII e XVIII e mirantes para você admirar a bela vista. Aproveite!

Caraíva

Caraíva

Fonte: Wikimedia

Um pouco mais distante de Porto Seguro (a 82km), está Caraíva. Chegue às margens da ilha e pegue uma canoa para acessar a vila rústica, de ruas de areia, sem carros, de paz infinita que dá a impressão de que o tempo parou para você estar lá.

Lugar onde rio encontra mar. Você vai descer de boia pelo rio Caraíva e se misturar entre água doce e salgada no fim do passeio. Este destino é uma experiência singular para a vida toda.

Aproveite a tranquilidade do lugar para descansar e apreciar a rara beleza natural e do mar azul da cor do céu. Vá para o forró da meia noite. Aproveite pra chegar até a Praia do Espelho, também na região. Não perca. É de babar!

O que fazer na noite de Porto Seguro?

Quando o sol se pôr você pode se preparar para fechar o dia (e a noite) com chave de ouro. Venha ver o que fazer a noite em Porto Seguro!

Curta a brisa do mar e da noite na Passarela do Álcool com seus bares, restaurantes e a feira, como citamos. Aproveite para provar a tapioca da Tia Leia, tome um drink na barraca da Adriana, ou refresque-se na Sorveteria do Coelhinho.

Vá para a Rua do Mucugê e conheça o Beco das Cores, os restaurantes, bares, lojas e casas noturnas. Sorria, você está na Bahia! Há ótimos hotéis e pousadas por lá se quiser passar a noite.

Ah, não se esqueça de “dar uma pinta” no Morocha, um bar super animado e grande, com opções de cervejas, drinks e vários pratos. Separe uma noite para um luau na praia de Taperapuan. Você não vai se arrepender. No Toa Toa ou ou Cabana Sued’s. Fica a dica!

Outra atração imperdível para se fazer à noite é ir até a Ilha dos Aquários, já citada no início do post. Curta sua programação no palco a céu aberto, além dos bares e restaurantes, e, claro, os belíssimos aquários com suas espécies marinhas!

Choveu? O que fazer em Porto Seguro com
chuva

Mas e quando a chuva cair? Calma que também tem opções sobre o que fazer em Porto Seguro em dia chuvoso. Afinal, o calor continua e você estará de férias, na Bahia!

Sugerimos que você vá visitar os centros históricos, além de fazer as compras de lembrancinhas e apreciar os pratos típicos baianos nos restaurantes.

Até mesmo a Passarela do Álcool estará bem disponível com chuva, sem contar que muitas barracas de praia tem estrutura para você aproveitar seu passeio mesmo na chuva! Espere um pouco, o sol sempre volta!

Confira mais dicas de turismo no Brasil:

Passagens aéreas Porto Seguro Bahia

porto seguro

E aí? Agora que você já sabe o que fazer em Porto Seguro, que tal pesquisar suas passagens e fazer as malas?

Faça já sua pesquisa no site do Passagens Promo e garanta as suas passagens pelo menor preço. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossas dicas de viagem e tudo mais para que você realize viagens inesquecíveis! De Promo, você pode!

Passagens aéreas para Porto Seguro
Passagens aéreas saindo de
Azul SSA Salvador BPS Porto Seguro 05 Mar 10 Mar R$ 313 Latam Brasil CNF Belo Horizonte BPS Porto Seguro 15 Abr 24 Abr R$ 324 Latam Brasil CNF Belo Horizonte BPS Porto Seguro 28 Fev 05 Mar R$ 324 Latam Brasil CNF Belo Horizonte BPS Porto Seguro 14 Abr 23 Abr R$ 411 Latam Brasil CNF Belo Horizonte BPS Porto Seguro 03 Fev 10 Fev R$ 411 Azul BSB Brasília BPS Porto Seguro 03 Dez 19 Dez R$ 420
Recomendado para você
Praias em Ilhéus: as melhores praias de Ilhéus na Bahia

Praias em Ilhéus: as melhores praias de Ilhéus na Bahia

Férias no Nordeste: passagens aéreas em promoção

Férias no Nordeste: passagens aéreas em promoção

Morro de São Paulo: um lugar incrível na Bahia

Morro de São Paulo: um lugar incrível na Bahia