O que fazer em Porto Velho: pontos turísticos, passeios e dicas de turismo
Tempo estimado de leitura 8 minutos

Já pensou em fazer uma viagem para o Norte do país? Se você está programando a sua viagem para a região, não pode deixar de conhecer a capital de Rondônia. Mas você sabe o que fazer em Porto Velho?

Se você não sabe ou ainda está em dúvida, fique tranquilo que neste post vamos te mostrar os principais pontos turísticos da cidade e quando viajar para Porto Velho.

Turismo em Porto Velho

Porto Velho é a capital de Rondônia e a única cidade do estado que faz fronteira com a Bolívia.

A capital surgiu no século XX em razão da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Na época, muitas pessoas migraram para a cidade e por isso sua população até hoje é composta de pessoas de vários lugares do país.

Apesar de não ter ser considerada uma cidade muito turística, Porto Velho, tem vários lugares interessantes pra você conhecer.

Além disso, sua culinária é rica em várias delícias. Uma dica é experimentar o clássico tacacá.

Ah, e se você está acostumado a comer açaí como doce, em Porto Velho você vai poder experimentar a versão salgada. É que os rondonienses comem açaí com peixe ou com farinha.

Outra curiosidade é que Porto Velho está atrasada uma hora em relação à Brasília. Se você for na época do horário de verão, o atraso é de duas horas. Por conta do fuso horário, fique atento ao relógio pra não perder o voo.

Com tanta coisa legal você já deve estar querendo pegar as malas e ir correndo para lá, né? Mas você sabe qual a melhor época para viajar pra cidade?

Quando ir a Porto Velho?

Se você está programando sua viagem para Porto Velho, com certeza quer saber qual a melhor época do ano para viajar, não é mesmo?

A capital de Rondônia faz calor o ano todo e as temperaturas costumam ficar entre 20ºC e 34ºC. Mas para aproveitar do rio e das piscinas, a dica é ficar atento para não pegar chuva.

A época em que o tempo fica mais firme é entre junho e agosto. Já entre janeiro e março o tempo fica abafado e chove muito!

Então, agora que você já sabe quando ir a Porto Velho, que tal conhecer os pontos turísticos? Vamos te mostrar alguns dos mais legais da cidade.

Clique aqui e encontre sua passagem aérea com o melhor preço do Brasil

O que fazer em Porto Velho: principais pontos turísticos

Conhecendo Porto Velho! Apesar de não ser um polo turístico muito explorado, Porto Velho surpreende os visitantes. Além dos cartões postais a cidade tem uma gastronomia diferenciada e um povo muito acolhedor.

Por isso, se você ainda tem dúvidas do que fazer na cidade, nós vamos te mostrar os principais lugares de Porto Velho pra você conhecer.

Estrada de Ferro Madeira Mamoré

turismo em porto velho

Fonte: Site Na Hora Online

A Estrada de Ferro Madeira Mamoré é um dos lugares mais importantes da cidade.

Ela foi a primeira construção feita por norte-americanos no Brasil e tinha por objetivo facilitar o escoamento de produtos, em especial da borracha, durante a Segunda Guerra Mundial.

Sua extensão impressiona: são 300 km de estrada por dentro da mata da Amazônia. Além disso, ela liga Porto Velho a Guajará-Mirim, cidade que faz fronteira com a Bolívia

A estrada é tão famosa que sua construção foi retratada na minissérie Mad Maria, transmitida pela Globo em 2005.

Em 28 de dezembro de 2006, a ferrovia foi tombada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Apesar de ter sido desativada na década de 1960, ainda é possível ver antigos vagões no local.

Museu Ferroviário Madeira Mamoré

O Museu Ferroviário Madeira Mamoré fica em frente a estrada e é um importante acervo que preserva a história da construção da ferrovia.

Lá você vai encontrar itens da antiga estrada, materiais centenários, trilhos e a Locomotiva Coronel Church, a primeira máquina a vapor a chegar na Amazônia.

Ah, e aos finais de semana acontece uma feira de artesanato em um dos galpões do museu. Um passeio incrível assim você vai vai perder, né?

Catedral Sagrado Coração de Jesus

Outro ponto turístico importante de Porto Velho é a Catedral Sagrado Coração de Jesus. Ela começou a ser construída em 1917 mas só foi finalizada dez anos depois devido às dificuldades de conseguir material.

Sua arquitetura é mista: por fora destaca-se o estilo romântico e por dentro o gótico. A parte externa também é coberta por vitrais com tema da Via Sacra que foram doados pela comunidade portovelhense.

Com o passar dos anos a igreja sofreu poucas restaurações mantendo assim a sua arquitetura original.

Mercado Cultural de Porto Velho

O mercado inaugurado em 2010 pela Prefeitura de Porto Velho é o ponto de encontro perfeito pra quem quer gosta de uma boa música, dança e exposições de arte.

O local recebe vários shows e lançamentos de livros durante o ano. Por isso, quando estiver na cidade fique atento à programação para não perder nenhum evento.

Além disso, o mercado conta com um anfiteatro, praça de alimentação e lojas para vendas de produtos regionais como artesanato, CD’s de artistas locais, livraria e comidas típicas. Incrível né? Então não deixe de conhecer.

Mercado Central de Porto Velho

Outro mercado famoso na cidade é o Mercado Central de Porto Velho. Se você busca por comidas típicas, remédios naturais e artesanato, lá é o seu lugar.

São 79 boxes que vendem os mais variados tipos de peixes, folhas e frutos regionais. O destaque é para o jambu, erva típica usada para fazer o tacacá. Algumas pessoas garantem que ele ajuda também no emagrecimento.

E se você gosta de um bom peixe, no Mercado você pode comprar várias espécies. Os mais consumidos são o dourado, o tambaqui e o filhote.

Gostou? Então não perca esse passeio.

Museu Internacional do Presépio

pontos turistico de porto velho rondonia

Fonte: Site TripAdvisor

Se você vai a Porto Velho não pode deixar de conhecer o Museu Internacional do Presépio. O local traz exposições permanentes e atrai até mesmo os turistas que não são religiosos.

No museu você vai poder conhecer mais de mil presépios, com três mil peças de obras de artes originais!

São obras de artistas de todos os estados do Brasil e de 50 países, entre eles: Filipinas, Itália, China, Bolívia, Peru.

O museu recebe visitas monitoradas de segunda-feira a domingo, de 8h às 21h e a entrada custa 3 reais por pessoa.

Palácio Presidente Getúlio Vargas

O Palácio Presidente Getúlio Vargas, construído em 1954, hoje abriga o Museu da Memória Rondoniense. Quem gosta de um passeio cultural e quer conhecer um pouco mais sobre a história do estado, não pode deixar de ir!

Lá você vai encontrar obras de artes e um acervo de jornais que tem desde o antigo “Porto Velho Times” até os jornais impressos atuais. Todo material está disponível pra consulta externa.

Ah, e o museu ainda tem um laboratório de análise arqueológica, sala de pesquisa, salas de exposição e auditório.

Você pode visitar o local de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, das 9h às 15h. Não perca!

Capela de Santo Antônio de Pádua e Centro Cultural Indígena

pontos turisticos em porto velho rondonia

Fonte: Site Agenda Porto Velho

A Capela de Santo Antônio de Pádua é um dos pontos turísticos mais importantes de Porto Velho. Localizada à margem do Rio Madeira, a pequena e simples capela é uma das construções mais antigas da cidade.

Atualmente, o local passou por uma revitalização, ganhando pintura externa e interna, bancos, e ar-condicionado.

Ao seu entorno foi inaugurado o Centro Cultural Indígena. O centro busca preservar a memória da população indígena rondoniense e é utilizado para diversas apresentações culturais.

O destaque fica para uma construção em forma de oca. Lá os visitantes podem conhecer de perto esse tipo de construção feita pelos índios.

O que fazer em Porto Velho: parque, praça e natureza

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos urbanos de Porto Velho, que tal desfrutar mais da natureza?

A cidade tem várias opções de parques e praças pra você conhecer. Além disso você pode aproveitar a beleza do Rio Madeira em um passeio de barco. Vamos descobrir alguns passeios?

Praça das Três Caixas D’Água

Na Praça das Três Caixas D’Água você vai encontrar três construções grandes, cilíndricas, cobertas por metal e que foram inauguradas entre 1910 e 1912 pelo governo norte-americano na época da construção da ferrovia Madeira Mamoré.

As Três Marias, como são mais conhecidas, funcionaram até a década de 1950 e podem ser vistas de vários pontos da cidade. No Natal, elas recebem iluminação especial.

Além disso, elas estão presentes na bandeira de Porto Alegre, devido ao seu valor simbólico para a cidade. Que tal aproveitar o passeio e tirar uma foto?

Parque Natural Municipal de Porto Velho

Quem quer um lugar pra curtir a natureza não pode deixar de ir no Parque Natural de Porto Velho!

O local abriga diversos tipos de árvores, além de 70 mil mudas no viveiro central. Além disso, lá você vai poder escolher entre três tipos de trilhas para explorar a natureza.

Já as crianças podem fazer arvorismo ou tirolesa com queda livre de 30 metros e escalada vertical.

Ah, e os idosos ou pessoas que têm algum tipo de dificuldade de locomoção podem fazer uma trilha de madeira com 750 metros de extensão.

O Parque ainda conta com um playground para crianças, lanchonete e quadras de areia, e é um excelente lugar para fazer um piquenique com a família ou amigos.

Você não vai ficar de fora, né? Então fique de olho: o parque funciona de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 9h às 17h e a entrada é gratuita.

Pôr-do-Sol e passeio de barco no Rio Madeira

o que fazer em porto velho rondonia

Fonte: Site Projeto 101 países

Se você quer curtir a natureza em um passeio maravilhoso, não pode perder a chance de fazer um passeio de barco pelo Rio Madeira, o maior afluente do Rio Amazonas.

O tour é breve, cerca de 45 minutos, e leva o turista do Rio à Corredeira de Santo Antônio.

Uma dica é ir no fim de tarde e curtir um belíssimo pôr-do-sol. Se você der sorte ainda pode ter a companhia dos botos, inclusive o cor-de-rosa.

Ah, o passeio é super em conta, em torno de 15 reais por pessoa. Com tanta coisa boa, você não vai perder, né?

O que fazer em Porto Velho: gastronomia

Além dos belos pontos turísticos e da natureza exuberante, Porto Velho chama atenção pela sua gastronomia.

Seja na culinária regional ou nos pratos estrangeiros, os restaurantes da cidade são destaque quando o assunto é comida boa! Vamos conhecer alguns?

Casarão do Peixe

O Casarão do Peixe é uma ótima opção pra quem quer experimentar a típica comida portovelhense.

Lá você vai encontrar diversos pratos a base de peixe e frutos do mar. Uma dica é pedir o tambaqui assado.

Além do ambiente aconchegante e familiar, o restaurante tem um bom custo-benefício. Um prato para duas pessoas custa em média 40 reais e vem com bastante fartura.

San Gennaro

Pra quem não abre mão de desfrutar da culinária estrangeira, o San Gennaro é o lugar ideal.

Especializado em comida italiana encanta pelas massas e pela bonita decoração. Não deixe de experimentar as pizzas e os vinhos da casa. Imperdível!

Passagens aéreas para Porto Velho

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Porto Velho, que tal programar sua próxima viagem pra lá?

O jeito mais rápido de chegar à capital de Rondônia é de avião, por isso fique de olho no nosso site e nas nossas redes sociais para não perder nenhuma promoção.

Ah, não esqueça de cadastrar o alerta pra ficar sabendo quando algum trecho sofrer alteração de valor, tá bom?

Agora é só compartilhar esse texto com os amigos e com a família e boa viagem! De PROMO você pode!

Passagens Aéreas na Promoção para Porto Velho
Passagens aéreas saindo de
Gol MAO Manaus PVH Porto Velho 25 Nov 08 Dez R$ 846 Gol MAO Manaus PVH Porto Velho 02 Dez 02 Dez R$ 974 Gol MAO Manaus PVH Porto Velho 09 Jan 16 Jan R$ 974 Latam Brasil CWB Curitiba PVH Porto Velho 07 Fev 12 Fev R$ 1098 Latam Brasil SAO São Paulo PVH Porto Velho 17 Jan 26 Jan R$ 1123 Azul SAO São Paulo PVH Porto Velho 27 Nov 02 Dez R$ 1126