O que fazer em Recife: melhores praias, passeios e pontos turísticos

Não é difícil encontrar o que fazer em Recife, com tantas atrações nesta cidade que é ao mesmo tempo clássica, histórica, mas sem deixar de ser moderna.

Venha conhecer um pouco mais para saber quando fazer seu próprio passeio turístico em Recife!

Quando ir para Recife

Pernambuco se mantém quente o ano todo e as temperaturas dificilmente caem para abaixo de 20ºC durante a tarde.

O que influencia mais na decisão de quando ir para Recife são, principalmente, as chuvas e os preços.

Nos meses próximos a junho é a época de chuva, que apresenta os menores preços e quando a cidade se encontra com menor movimento.

Durante o verão, especialmente em dezembro e janeiro, os preços são os mais altos e toda a cidade fica movimentada. O tempo é ideal pra uma praia: quente e com pouca chuva..

O que fazer em Recife: melhores praias

As praias estão entre os principais atrações em Recife, dentre muitos destinos que mais merecem uma visita.

Seja para um passeio tranquilo, para um momento de descanso ou para praticar esportes, tanto na areia quanto na água, as praias pernambucanas são muito procuradas!

Praia de Boa Viagem

O que fazer em Recife praia

Quem já ouviu os maiores sucessos de Alceu Valença com certeza já ouviu falar da Praia de Boa Viagem, onde ele avistou a belle de jour.

Esta praia urbana é frequentada especialmente por pessoas que buscam relaxamento, com muitos quiosques à disposição.

Na região, do bairro Boa Viagem, há uma grande presença de hospedarias e comércio. Por isso se torna um ótimo ponto para a recepção de turistas. Ainda mais pela proximidade com o Aeroporto Internacional do Recife

Esta praia é famosa pela presença de tubarões. O nado no mar requer atenção à sinalização local, especialmente para além da barreira natural de recifes, que deu nome à cidade.

Ainda assim, a praia não perde o status de mais famosa de Recife.

Praia de Maria Farinha

As águas calmas e mornas desta praia atraem tanto famílias buscando relaxamento quanto esportistas aquáticos.

Outro atrativo são as piscinas naturais que se formam durante a maré baixa, o que atrai muita atenção.

Além disso, próximo à praia há o Veneza Water Park, que atrai muitas famílias com crianças.

Praia de Piedade

Assim como a Praia do Pina, a Praia de Piedade é uma continuação da Praia de Boa viagem, ambos em cidades que ficam na região metropolitana de Recife.

Não é tão movimentada quanto a Praia de Boa viagem, mas ainda próxima das hospedarias, lojas, bares e restaurantes.

Uma ótima pedida pra quem quer relaxar perto de suas piscinas naturais enquanto curte um belo pôr do sol!

Praia do Pina

dicas o que fazer em Recife

O mar é mais agitado, mas agrada praticantes esportes como o surf e o kitesurf. O que não significa que a sinalização local não deva ser respeitada! Ainda é bom seguir as recomendações e não se afastar muito da areia.

Similar à Praia da Piedade, há um fácil acesso a restaurantes, bares, hotéis e pousadas.

O que fazer em Recife: pontos turísticos

Dentre os mais visitados pontos turísticos de Recife estão locais com uma bela arquitetura, referências históricas e muita cultura e informação.

Os pontos a seguir são ótimas referências quando se está buscando o que fazer em Recife com a família. Confira:

Recife antigo

O que fazer em Recife ponto turistico

Fazendo juz a seu nome, esse bairro foi construído séculos atrás. Apesar de já ter passado por algumas reformas, manteve seu aspecto rústico, com edifícios usados para fins culturais.

Simplesmente dar um passeio por aí já é uma viagem ao passado. Imagine então visitar os centros de cultura, museus e exposições ao redor?

Praça do Marco Zero

Chamada oficialmente de Praça do Rio Branco, a Praça do Marco Zero ganhou esse apelido por ter sido o local onde tudo começou: foi feita a fundação de Recife.

Neste lugar, um dos principais pontos turísticos de Recife, além de poder conhecer a história do local, podem-se encontrar diversas lojas de artesanato.

Deste ponto, é fácil o acesso a diversos outros pontos turísticos, como o Museu Cais do Sertão e a Capela Dourada.

Museu Cais do Sertão

O que fazer em Recife passeios

Há muitos lugares bonitos em Recife, cada um à sua maneira. O Cais do Sertão com certeza é um deles, mostrando a beleza de se imergir na arte.

Neste espaço é possível encontrar peças automatizadas, interativas, tecnológicas e que trazem uma experiência única da cultura nordestina, além de muita informação sobre a região e sua história!

Capela Dourada

Sua construção contou com uma série de célebres artistas da região, com uma arquitetura divina, ornamentos, pinturas e esculturas memoráveis e uma forte presença do tom dourado que marcam esta capela.

Atendendo a religiosos e também a admiradores de arquitetura histórica, a própria Capela Dourada é uma obra de arte, e contém muita história e cultura em seu interior.

Instituto Ricardo Brennand

Dentre muitos lugares bonitos em Recife, este é difícil de deixar passar. O Instituto Ricardo Brennand procura ampliar o acesso a arte e cultura, em especial com um estilo clássico e colonial.

São inúmeras referências históricas, contemplando desde livros e pinturas a esculturas e até a própria arquitetura do local

Quem gosta de ver belíssimas pinturas e esculturas, livros raros e equipamentos e vestimentas medievais e coloniais não vai querer sair deste lugar.

Mosteiro de São Bento

O que fazer em Recife roteiro

Um pouco mais distante Situado no município de Olinda, este complexo arquitetônico é outro espetáculo cultural e visual.

Com um estilo marcante barroco, o mosteiro foi tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade, assim como boa parte do centro da cidade de Olinda.

Vale uma visita, seja para a missa de domingo, ou pela contemplação da beleza artística do lugar!

Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Obras não são somente expostas aqui, mas também produzidas! Além de museu, também é um ateliê.

Fundada por Francisco Brennand, primo do empresário e colecionador Ricardo Brennand, o local não é frequentado apenas por turistas, mas também por estudantes de artes.

Desde a entrada até o interior do local são impressionantes, assim como as obras presentes em suas exposições e visitas guiadas.

Embaixada dos Bonecos Gigantes

O que fazer em Recife bonecos

Ao longo da história das festividades de carnaval em Recife, começaram a ser feitos bonecos, inspirados em tradições de festas religiosas na Europa.

Na medida em que sua quantidade e qualidade foram aumentando, surgiu a necessidade de um local em que se pudesse apreciar os bonecos.

Hoje, a Embaixada dos Bonecos Gigantes abriga uma série de personagens famosos, como Chacrinha, Pelé, Elvis Presley e Jô Soares – alguns com um realismo impressionante!

Palácio do Campo das Princesas

Desde sua construção foi pretendido que se tornasse o Palácio do Estado de Pernambuco, mas ganhou seu nome graças ao jardim onde as princesas, filhas de Dom Pedro II, brincavam.

O Palácio não apenas é a sede do poder executivo do estado, ele também passou por inúmeras reformas e revitalizações e se tornou um forte ponto turístico.

Além dos admiráveis visuais, arquitetura e decoração interna, os passeios turísticos gratuitos ensinam muito sobre a história do Brasil, de Pernambuco e de Recife!

Casa da Cultura

Desde o momento de sua criação, quando ainda era um presídio, a Casa já era conhecida pelos artesanatos produzidos pelos detentos em programas de reintegração.

Até panificadoras, bibliotecas e times de futebol se formavam em seu interior. Em 1973 a Casa de Detenção foi fechada e os detentos, transferidos.

Hoje, depois de várias reformas, a Casa da Cultura é reconhecida como Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco e contém dezenas de lojas de artesanato, livrarias e lanchonetes com comidas típicas da região!.

Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo

Outro dos maiores pontos turísticos religiosos e arquitetônicos, a Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo possui um estilo barroco em seu vasto espaço interno.

Então além de fazer um passeio espirituoso e artístico, você pode checar as várias lojas e restaurantes neste local, com tantos pontos turísticos próximos, como a Capela Dourada e a Praça do Marco Zero.

O que fazer em Recife: Restaurantes

O que fazer em Recife restaurantes

Quem se alojar no bairro de Boa Viagem vai encontrar uma série de restaurantes à disposição, como um dos mais famosos, o Restaurante Parraxaxá, com um self-service variado e por quilo, em um clima aconchegante.

Outro dos mais disputados é o Restaurante leite, próximo à Praça do Marco Zero. Não apenas é um local tradicionalíssimo, também é o restaurante mais velho do Brasil, operando por mais de 130 anos.

Em Olinda, a Oficina do Sabor oferece uma gastronomia deliciosa, somada a uma bela vista, da varanda de um casarão, além de um ótimo espaço interno.

E pra quem não quer sair de perto de uma praia, Recife possui alguns estabelecimentos à beira-mar, como o Restaurante Entre Amigos e o Orla Bar e Restaurante, que fica de sugestão tanto para o almoço quanto para curtir a noite!

O que fazer em Recife à noite

O que fazer em Recife à noite

O bar Central é famoso pelos happy hours, agitando a vida noturna em Recife – e com uma ótima seleção, no cardápio e nas músicas!

O Burburinho Bar, no Recife Antigo, também apresenta ótimas opções de pratos e bebidas, acompanhados de um bom blues, ou um rock nacional ao vivo.

Para uma experiência mais diversificada, o Barchef pode ser uma boa pedida, já que reúne lojas, galerias de arte, pub, bar e restaurante em um tradicional restaurante na região norte de Recife.

O Manhattan Café Theatro também apresenta uma programação diferenciada, já que oferece apresentações de música e teatro junto de sua gastronomia.

Seja dia, seja noite, encontrar uma boa programação não será difícil nesta cidade turística, capital de Pernambuco.

Um simples passeio pelos bairros mais tradicionais pode revelar mais das muitas atrações deste lugar encantador!

Passagens aéreas para Recife

Já pensou em ir com a família fazer um passeio turístico em Recife? Ou combinar com os amigos de ir curtir umas praias, bares, restaurantes ou museus.

O Passagens Promo te ajuda a chegar lá! Se a melhor hora não for agora, crie um alerta para não perder as próximas promoções!

Passagens Aéreas para Recife
Passagens aéreas saindo de
FOR Fortaleza REC Recife 06 Fev 13 Fev R$ 266 FOR Fortaleza REC Recife 07 Set 10 Set R$ 266 FOR Fortaleza REC Recife 09 Out 10 Out R$ 266 FOR Fortaleza REC Recife 26 Set 29 Set R$ 266 FOR Fortaleza REC Recife 18 Out 20 Out R$ 266 FOR Fortaleza REC Recife 03 Set 03 Set R$ 266
Recomendado para você
Melhores praias de Recife e arredores: conheça as TOP 10 praias imperdíveis

Melhores praias de Recife e arredores: conheça as TOP 10 praias imperdíveis