O que fazer em São Luís: guia completo para passeios imperdíveis

Você já pensou em conhecer a capital maranhense? Sabe o que fazer em São Luís?

A cidade é famosa pelos seus centros históricos e suas belas praias e você com certeza já ouviu falar da beleza exuberante dos Lençóis Maranhenses, não é mesmo?

Além da natureza deslumbrante, a capital do Maranhão se destaca pela arquitetura que mistura influências portuguesas, francesas e espanholas.

Vamos conhecer um pouco mais desse paraíso nordestino?

São Luís do Maranhão: um pouco da sua história

São Luís do Maranhão ou simplesmente São Luís como é conhecida é um local que mistura diversas influências históricas. A cidade é a única capital brasileira fundada por franceses, em 1612.

A capital foi posteriormente invadida por holandeses e, por fim, colonizada por portugueses. Tais influências podem ser vistas em inúmeros imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual que trazem uma arquitetura singular.

Outra curiosidade: São Luís é o município mais populoso do Maranhão e o seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) foi considerado pela ONU, em 2010, o 3º melhor entre as capitais nordestinas.

Qual a melhor época para visitar São Luís?

Se você pensa que a melhor época para visitar São Luís é nas férias de janeiro, está enganado. A melhor época para conhecer a cidade é entre os meses de junho a setembro.

Isto porque neste período o tempo está firme, ou seja, a previsão é de pouca ou nenhuma chuva. Além disso, em junho acontece as principais festividades da cidade.

Por isso, o ideal é planejar sua viagem pensando nos passeios em São Luís que quer fazer.

O que fazer em São Luís: Pontos turísticos e passeios

São Luís é uma cidade rica em opções. Se você curte natureza vai se encantar com as praias e os parques naturais. Agora se você gosta de conhecer um pouco mais da cidade vai se encantar com a arquitetura da capital.

Além do famoso centro histórico, a cidade ainda é repleta de bares para animar a noite. Seja qual for seu estilo tem opção para todos os gostos. Que tal conhecer algumas atrações e tudo sobre o turismo em São Luís?

Centro Histórico de São Luís

O que fazer em São Luís roteiro

Você sabe o que fazer no Centro Histórico de São Luís? O local é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Ele abriga construções do século passado, que datam do período do apogeu econômico da capital.

O Centro abriga aproximadamente quatro mil casarões tombados e é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Os casarões são revestidos do clássico azulejo português que, além de lindos, são o cenário perfeito para uma foto.

Vamos conhecer alguns lugares que ficam no Centro Histórico?

Palácio dos Leões

O Palácio dos Leões, atual sede do Governo, fica localizado na Avenida Dom Pedro II e abriga na entrada duas esculturas enormes de leão.

No interior as salas mantêm decoração original com peças francesas dos séculos 18 e 19. Mas atenção, apenas uma parte do edifício fica aberta à visitas.

Além disso, as visitas dependem da disponibilidade da agenda oficial do Governador. Por isso, se você planeja conhecer o local, é bom ficar atento a agenda oficial do lugar.

Igreja da Sé

A Igreja da Sé ou Catedral Metropolitana, fica localizada nos arredores do Centro Histórico de São Luís.

Ela é considerada um dos monumentos mais antigos do Maranhão e foi denominada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, em homenagem a Nossa Senhora, protetora dos portugueses na Batalha de Guaxenduba.

A Igreja da Sé já passou por uma série de reformas desde seu surgimento . Entre 1993 e 1996 a Terceira Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou obras de restauração que recuperaram o seu ouro primitivo.

Até mesmo quem não é religioso fica encantado com a arquitetura da Igreja. Vale a pena conhecer sua exuberância. E você não vai perder né?

Casa de Nhozinho

Quem vai a São Luís do Maranhão não pode deixar de conhecer a Casa de Nhozinho!

O local é um museu e fica no coração da cidade. O nome do museu é uma homenagem ao trabalho de um dos artesãos maranhenses mais importantes: Antônio Bruno Pinto Nogueira, ou como era conhecido, Nhozinho.

Nhozinho era portador de uma doença degenerativa e cego de um olho e trabalhou até os seus 70 anos! Sua arte consta de peças indígenas, utensílios de pesca, carros de bois, vasos de cerâmica, entre outras peças.

A visita ao museu é uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais a arte local. Ah, e as visitas são guiadas, tá bom?

A Casa de Nhozinho fica localizada no Centro Histórico de São Luís, na Rua Portugal.

Rua Portugal

O que fazer em São Luís maranhão dicas

E por falar em Rua Portugal, que tal um passeio em uma das ruas mais antigas de São Luís?

Localizada no bairro da Praia Grande, a Rua Portugal abriga os mais antigos sobrados e becos da cidade. Suas fachadas são cobertas por azulejos que dão um ar vintage à rua.

O local é ideal para turistar e rende fotos maravilhosas!

Casa do Maranhão

E pra quem gosta de um passeio histórico, aí vai mais uma opção: Casa do Maranhão.

Instalada em um amplo casarão neoclássico do século 19, o local oferece exposições culturais permanentes. Entre os temas: folclore, lendas, histórias e tradições maranhenses.

Ah, e fica pertinho da Rua Portugal que falamos aí em cima, ou seja, dá pra visitar tudo a pé e em um único dia.

A Casa do Maranhão fica aberta todos os dias das 9 h às 18 h.

Casa da Festa

A Casa da Festa também é um passeio ideal para quem curte conhecer um pouco mais da história de São Luís.

O Casarão do século 19 tem quatro andares e traz um acervo rico para os turistas. Na Casa de Festas, você vai conhecer vestimentas típicas e objetos utilizados em ritos como Carnaval.

A visita ao local também é guiada.

Convento das Mercês

A princípio o nome pode parecer estranho, mas não se engane, o Convento das Mercês de São Luís é um importante e interessante centro histórico.

Construído em 1654, o local abriga o Memorial José Sarney, um espaço cultural e o Museu da Memória Republicana.

O Convento das Mercês fica aberto de segunda a sexta, das 14 h às 18 h e sábado até às 12 h. As visitas são guiada e gratuitas. Não dá pra perder né?

Museu histórico e artístico do Maranhão

O que fazer em São Luís turismo

Não podíamos falar de passeios históricos sem citar o Museu histórico e artístico do Maranhão, não é mesmo?

O Museu fica localizado no centro de São Luís, mais precisamente no Solar Gomes de Souza, prédio histórico da capital maranhense.

O lugar conta com um acervo rico em móveis e itens pertencentes à família que ali viveu. Ah, e tem mais, no Museu você ainda vai poder ver a cidade através de um lindo mirante. É um passeio ideal para toda família.

Se você gostou e quer conhecer, preste atenção nos horários. O Museu funciona de terça à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 16h. Ah, e as entradas custam R$5.

Feira da Praia Grande (Tulhas)

Nem só de passeio histórico vive o turista, não é mesmo?

Agora vamos descobrir o que comprar em São Luís do Maranhão. E pra isso uma boa opção é a Feira da Praia Grande ou Casa das Tulhas.

Estamos falando de uma construção aberta do século 19 e que abriga uma feira com diversos quiosques.

Neles você vai poder comprar desde doces, licores e cachaças até temperos e panelas de ferro e alumínio.

E fique atento: em algumas sextas-feira de noite acontece apresentação de uma dança típica maranhense, o Tambor de Crioula. Imperdível!

Espigão da Ponta d’Areia

Quer uma opção perfeita para um passeio em família ou ainda praticar esportes?

Então você precisa conhecer o Espigão da Ponta d’Areia. O lugar tem 527 metros de calçadão. Ideal para uma caminhada, passeio de bicicleta ou patins, ou até mesmo uma corridinha no fim de tarde.

Você pode ir para se exercitar ou simplesmente curtir um pôr-do-sol maravilhoso!

Além disso tem brinquedos pras crianças e lanchonetes pra você não precisar se preocupar em levar lanches, ok?

Que tal um passeio por lá?

Reserva do Itapiracó

Agora se você é daqueles que gosta de curtir a natureza, não pode deixar de ir na Reserva de Itapiracó.

A Reserva que fica em São Luís, abriga mais de 200 espécies de fauna e flora amazônicas.

Para se ter uma ideia são mais de 174 espécies de animais e 33 espécies de plantas!

Além das matas, a Reserva conta com 3 praças com campos de futebol, área para andar de skate, quadra poliesportiva coberta, área para futevôlei e parques infantis.

O ideal é reunir a família e os amigos e fazer um piquenique por lá enquanto aprecia a natureza exuberante.

Você também pode fazer uma trilha ecológica ou um cooper na pista que tem mais de 10 km de extensão.

Fique atento: se optar por fazer uma trilha o ideal é pedir o acompanhamento dos agentes do Batalhão da Polícia Ambiental. Isto porque pode haver algumas cobras pelo caminho.

Mas não se preocupe, os agentes do Batalhão estão presentes 24 horas por dia espalhados em postos no interior da Reserva. Não esqueça de chamá-los, combinado?

Lagoa da Jansen

Outra opção para quem curte natureza é a Lagoa da Jansen.

O parque ecológico fica no meio da área urbana de São Luís.

O local além de uma linda paisagem, conta com quadras esportivas, local para caminhada e vários restaurantes. Vale a pena uma visita!

Letreiro “Ilha do Amor”

Quer tirar uma foto legal em São Luís do Maranhão?

Então que tal aproveitar e conhecer o letreiro “Ilha do Amor”? A atração foi instalada pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo e tem atraído vários turista.

O letreiro tem um coração decorado com lindos azulejos portugueses, ideal para uma foto romântica. Aproveite a luz do fim do dia para sua foto ficar ainda mais bonita.

O que fazer em São Luís: Praias

Ao contrário da maioria das cidades do Nordeste, São Luís não é famosa por suas praias. Isto porque a maior parte delas é imprópria pra banho

Mas não desanime, vamos te dar dicas de algumas praias com bares e quiosques para você curtir um fim de noite animado.

Praia de Calhau

A Praia de Calhau acompanha toda a extensão da Avenida Litorânea e tem águas calmas e dunas, além de vegetação rasteira.

A praia é ideal para praticar esportes e o charme fica por conta dos quiosques e restaurantes sobre palafitas. A noite também tem apresentações de música ao vivo. Uma boa pedida para um happy hour, não acha?

Praia de Olho d’Água

Apesar de urbanizada, a praia tem um visual rústico que atrai os turistas. A paisagem exuberante é formada por dunas, morros e falésias.

E pra quem gosta de praticar esporte à vela, a praia é ideal entre os meses de julho e dezembro devido ao ventos fortes

Praia Ponta d’Areia

A praia Ponta d’Areia é a mais famosa e mais frequentada pelos turistas, embora não seja indicada para banho.

Além de abrigar o Espigão reúne diversos bares, restaurantes e clubes de reggaes. É uma opção para todo tipo de público.

O que fazer em São Luís: Festas típicas

São João

Se você está planejando viajar pra São Luís no meio do ano é uma ótima oportunidade de vivenciar a festa mais importante do Maranhão.

O São João começa no mês de junho, quando são celebrados Santo Antônio, no dia 13, São João, no dia 24, São Pedro no dia 29 e São Marçal no dia 30.

A festa reúne milhares de pessoas entre moradores e turistas. Além das danças tradicionais, há barracas de comidas típicas, apresentação do Tambor de Crioula, dança portuguesa, dança do coco, do boiadeiro e o famoso bumba-meu-boi.

Ah, e se engana quem pensa que os arraias ficam apenas no centro da cidade. Há arraiais espalhados em diversos pontos de São Luís, ou seja, muita opção para você conhecer.

Bumba- meu-boi

O que fazer São Luís maranhao

O bumba-meu-boi é a principal festa típica do Maranhão. Ela acontece nos meses de junho e julho, mas há muitos eventos fora de época que acontecem durante todo o ano. Por isso, não estranhe se você estiver em São Luís e der de cara com uma celebração da festa.

O bumba-meu-boi conta a história de um escravo que matou o gado do seu senhor para satisfazer o desejo da esposa grávida. Por ser uma festa originalmente idealizada por negros sofreu perseguição durante o século 19.

A festa é totalmente democrática e aberta ao público. Então, não perca a chance de conhecer essa relíquia do Maranhão.

O que fazer pelas redondezas de São Luís

Que São Luís é uma cidade incrível e cheia de opções você já sabe né? Agora vamos conhecer destinos que ficam próximos e também são imperdíveis.

Aproveite que você já estará perto e não perca esses passeios

Alcântara

A cidade de Alcântara fica há aproximadamente 1h20 de São Luís partindo de barco. Sua arquitetura é composta de ruínas bem conservadas que dão um ar melancólico e cenográfico ao local.

É possível fazer um bate e volta rápido, mas se você deseja conhecer mais da cidade e dos seus moradores o ideal é pernoitar. Isto porque com o sol da tarde a cidade fica praticamente vazia, o calor é muito intenso e as fotos acabam ficam super expostas.

Mas assim que o sol vai embora a cidade começa a ficar mais povoada e rende lindas fotos.

E aí animou? As embarcações para Alcântara partem do cais da Praia Grande e os horários variam de acordo com a maré. O preço médio é de R$ 15.

Lençóis Maranhenses

passeios dicas O que fazer em São Luís

Você com certeza já ouviu falar sobre os Lençóis Maranhenses, não é mesmo?

Famoso por suas dunas de areias claras e suas belas lagoas o local atrai milhares de turistas todos os anos.

Além da paisagem exuberante, as lagoas são de águas quentes, perfeitas para o banho. O indicado é separar dois dias de viagem para conhecer e não perder o pôr-do-sol.

Mas se prepare: os Lençóis não ficam muito próximo de São Luís. O ideal é pegar um ônibus até Barreirinhas, de onde partem os passeios. De lá o acesso é feito por uma balsa. Depois disso começa uma trilha feita por um carro estilo jardineira.

A viagem é ideal pra quem gosta de emoção, pois a trilha dura uma hora e passa por uma estrada cheia de buracos

Não se esqueça de levar água e protetor solar, pois o sol é forte e não há sombras.

Outra dica importante é ir entre os meses de junho a dezembro, em especial no mês de junho. Isto porque as lagoas estarão cheias devido às chuvas dos meses anteriores.

Passagens aéreas para São Luís do Maranhão

E aí, gostou de saber um pouquinho mais sobre São Luís? Quer agendar a sua viagem?

O jeito mais fácil e rápido de conhecer a capital maranhense é indo de avião. Por isso para ficar por dentro dos melhores preços de passagens aéreas é só ficar de olho no Passagens Promo.

Não se esqueça de seguir a gente nas redes sociais e ativar o alerta de preços para ficar sabendo antes quais as melhores ofertas e qual a melhor época para comprar sua passagem, combinado?

Ah, e compartilha esse texto com seus amigos e familiares. Assim eles já vão conhecendo um pouquinho desse paraíso nordestino.

Passagens Aéreas na Promoção para São Luís do Maranhão
Passagens aéreas saindo de
FOR Fortaleza SLZ São Luis 21 Mar 03 Jun R$ 200 FOR Fortaleza SLZ São Luis 17 Mai 19 Mai R$ 201 FOR Fortaleza SLZ São Luis 11 Abr 15 Abr R$ 211 FOR Fortaleza SLZ São Luis 16 Mar 19 Mar R$ 216 FOR Fortaleza SLZ São Luis 24 Mai 27 Mai R$ 226 FOR Fortaleza SLZ São Luis 14 Jun 16 Jun R$ 228
Recomendado para você
Passagens aéreas baratas para viajar em agosto

Passagens aéreas baratas para viajar em agosto