O que fazer em Vitória e arredores: pontos turísticos, passeios e praias

Quer conhecer a capital do Espírito Santo? Já sabe o que fazer em Vitória?

A cidade capixaba é a segunda capital mais antiga do Brasil e uma das 3 capitais situadas em uma ilha.

Além disso é uma ótima opção de viagem no quesito custo-benefício. Os hotéis costumam ter preços baixos nos finais de semana e no ano-novo.

Então se você quer conhecer mais de Vitória, confira nesse post as principais atrações da capital capixaba!

Quando ir a Vitória

O que fazer em Vitória

Se você está pensando em marcar uma viagem para Vitória fique tranquilo, a capital pode ser visitada o ano todo. Isso porque o seu clima não varia muito ficando na média dos 24º C.

Agora se você não quer correr o risco de pegar chuvas o ideal é evitar o período que vai de outubro a janeiro, em especial o mês de novembro, que é quando as chuvas ficam mais fortes.

A outra dica vai para os foliões: se você quiser curtir o carnaval de Vitória, tem que viajar uma semana antes da data oficial, pois as escolas de samba desfilam apenas neste período.

Agora se você é religioso, o ideal é viajar entre 24 de abril e 2 de maio. Nesta data os fiéis celebram a Festa da Penha, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, na cidade vizinha, Vila Velha. A celebração é a terceira maior festa religiosa do Brasil!

Agora que você já sabe a melhor época pra viajar, que tal conhecer os pontos turísticos de Vitória?

O que fazer em Vitória e arredores: pontos turísticos

 Santuário-Basílica de Santo Antônio em Vitoria

Quem vai a Vitória não pode deixar de conhecer as praias da cidade, entre elas a Praia de Camburi e a Curva da Jurema.

Mas além de praias a cidade também oferece vários passeios culturais, além de lindas praças pra você passear e curtir um pôr-do-sol. Vamos conhecer alguns desses locais?

Convento de Nossa Senhora da Penha

O Convento da Penha, como é mais conhecido, é um dos principais pontos turísticos de Vitória.

Localizado no alto de um penhasco com mais de 150 metros de altitude o local atrai turistas pela sua vista incrível. Do Convento é possível ver a cidade toda!

Além disso, você ainda pode conhecer o santuário que fica no interior do convento e foi construído em 1558, e o Altar Mor que tem mais de 200 peças esculpidas em 19 tipos diferentes de mármore.

Um lugar incrível desses merece uma foto, né? Conhecendo Vitória, não deixe de ir!

Catedral Metropolitana de Vitória

Conhecendo Vitória

A Catedral Metropolitana de Vitória chama atenção pela imponência. É quase impossível não ficar admirado pela sua arquitetura eclética que traz influências neogótica.

E se por fora as torres altas chamam atenção, por dentro o destaque fica por conta dos vitrais coloridos que formam imagens santas. Além disso, vista de cima o local tem formato de uma cruz.

A Catedral começou a ser construída em 1920 e só foi concluída em 1970. Já em maio de 1984 o local foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.

Igreja do Rosário

A Igreja do Rosário é uma das mais tradicionais de Vitória. Ela foi construída em 1756 pelos escravos da época em homenagem à Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Um pouco mais afastada do centro da capital seu acesso principal se dá através de uma escadaria voltada para o mar.

Além disso, ao lado da igreja foi construído um cemitério de uso exclusivo dos negros da época, pois os cemitérios da cidade não permitiam que os negros fossem enterrados ali, sendo eles escravos ou alforriados.

Ah, a igreja é tombada como patrimônio histórico e até hoje mantém as características originais na fachada e no frontão barroco.

Se você quiser conhecer, fique atento: as visitas acontecem de quarta a domingo, inclusive feriados, das 13h às 17h e são feitas em grupo.

Praça do Papa

Localizada na Enseada do Suá, a Praça do Papa é um famoso ponto turístico de Vitória. A Praça recebeu esse nome após o Papa João Paulo II celebrar uma missa no local, nos anos 90.

Famosa pela vista, a Praça é um dos melhores lugares para quem quer curtir um pôr-do-sol. Programa ideal para fazer a dois!

Ah, e já que você está na Praça do Papa que tal conhecer o Projeto Tamar?

A estação do Projeto fica bem pertinho e lá você vai poder ver tartarugas marinhas em um aquário imenso!

Além disso, você pode comprar lembrancinhas na lojinha do Projeto. O dinheiro arrecadado é revertido em ações para preservação da vida marinha. Legal, né?

Parque da Pedra da Cebola

pontos turisticos vitoria

Quem vai à capital tem que conhecer o Parque da Pedra da Cebola, uma atração turística de Vitória!

O local é uma das áreas verdes mais bonitas da cidade e ideal para ir com crianças, pois conta com brinquedos, além de mais de 100 mil metros de área verde. Ou seja, espaço é o que não falta para andar de bicicleta, skate ou patins.

Ah, e o local também tem uma área própria destinada para a prática de esportes e realização de eventos.

Além disso, no Parque você vai poder ver animais como patos, gansos, cabritos, tartarugas, entre outros. Pra quem gosta de natureza é o lugar ideal!

Mas você sabe a origem do nome do Parque?

Pra quem ficou curioso aí vai a explicação: o nome deriva de uma grande pedra que repousa sobre outra rocha e que “descama” tal qual as palhas da cebola.

Gostou? Então que tal fazer uma visita?

Praça dos Namorados

Outro ponto turístico de Vitória é a Praça dos Namorados. A praça tem parquinhos, pista para skate e patinação e área para exercícios. Além disso, no entorno você vai poder desfrutar de bares e restaurantes. Ideal para um programa a noitinha, né?

E se você gosta de fazer compras, na Praça dos Namorados, todos os finais de semana acontece uma feirinha com barraquinhas de artesanato e comida. Ela funciona das 18h às 22h. Não perca!

Principais praias de Vitória e região

praias em vitoria

Agora chegou a hora de conhecer as praias de Vitória! Nem todas são propícias pra banho, mas a vista e o calçadão compensam o passeio. Vamos conhecer?

Praia de Camburi

A Praia de Camburi é um exemplo de praia que não é própria pra banho, no entanto, o seu calçadão compensa a visita. São 5 km de orla pra você caminhar, andar de bike ou patins.

Além disso você pode reunir a galera e praticar algum esporte na areia. Opções não faltam.

Praia de Castanheira

A Praia de Castanheira não fica exatamente em Vitória, mas na sua vizinha famosa: Guarapari! Mas não se preocupe as cidades são próximas (51 km de distância) e Guarapari sempre vale uma visita, né?

Famosa por suas castanheiras, como o próprio nome diz, a praia de areia fofa e águas calmas e frias tem bastante sombra. Ideal para fazer um piquenique com os amigos ou com a família.

Curva da Jurema

Se você está procurando uma praia para sentar na orla e aproveitar o fim do dia, sua melhor opção é a praia da Curva da Jurema!

A praia tem ótimas opções de quiosques para quem quer terminar o dia curtindo uma música boa e bebendo uma cervejinha e é frequentada por todo tipo de público. Bom pra paquerar, né?

O que fazer em Vitória: gastronomia

gastronomia vitoria ES

Depois de curtir tantos passeios por Vitória dá uma fome, né? E você deve estar se perguntando o que e aonde comer bem na capital capixaba. Mas não se preocupe nós vamos te dar as melhores dicas agora.

Moqueca do Teresão

A gastronomia capixaba é rica em peixes e frutos do mar. O prato mais tradicional é a moqueca, que diferente da baiana não leva leite de coco e nem azeite de dendê.

Para comer uma boa moqueca a dica é ir no Moqueca do Teresão. O restaurante fica localizado na Ilha das Caieiras e é um dos mais recomendados.

O prato tradicional é sempre feito em panela de barro e leva peixe, tomate, coentro, alho, cebolas, entre outros ingredientes. Ah, algumas costumam levar camarão que é acrescentado por último.

Outra dica é pedir as casquinhas de siri. O prato é saboroso, carnudo e com bom custo-benefício.

Com opções tão saborosas você não vai deixar de conhecer, né?

Barba Ruiva

A dica agora é pra quem gosta de cerveja e quer experimentar vários sabores de diferentes de produções artesanais.

A Cervejaria Barba Ruiva oferece vários tipos de rótulos, desde as mais suaves como as pilsen até as mais encorpadas como as do tipo stout.

Além de apreciar as cervejas você pode fazer um mini tour e aprender mais sobre o processo de fabricação. E pra acompanhar isso tudo, a cervejaria ainda oferece boas opções de petiscos.

Ah, aos finais de semana tem música ao vivo. Então se você quer beber uma boa cerveja e escutar um bom rock não pode deixar de ir!

O que fazer em Vitória: outros passeios e curiosidades

Pontos turísticos Vitoria

Além das praias, praças e museus, Vitória tem outras opções de passeios super interessantes pra você fazer.

Vamos conhecer alguns deles?

Fabricação das panelas de barro

Uma dica boa pra quem está visitando Vitória é conhecer o galpão das Paneleiras de Goiabeira.

Localizada no bairro Goiabeiras, ao lado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o local permite que o visitante tenha a oportunidade de produzir uma panela de barro com as próprias mãos!

A produção das panelas é totalmente artesanal, custa R$ 10 por pessoa e você pode levar a sua panela pra casa.

Ah, lá também vende, além de panelas, outros utensílios feitos de barro como colher, potes, caldeirões e travessas.

Você também pode fazer uma encomenda especial e retirar depois. Eles fazem uma decoração de acordo com o seu gosto. Incrível, né?

Fábrica de Chocolates Garoto

Outra dica de passeio é conhecer a Fábrica de Chocolates Garoto. A fábrica fica em Vila Velha, mas como é bem pertinho você pode ir e voltar no mesmo dia.

Na fábrica você pode fazer um “Chocotour” e conhecer todo o processo de produção de um dos chocolates mais famosos do Brasil

O tour é guiado e acontece de segunda à sexta das 9h às 15h e sábado das 9h às 10h30. Ah você tem que fazer um agendamento prévio, ok?

Outra informação importante é sobre a vestimenta. Por questões de segurança você deve ir de calça comprida (sem rasgos ou desfiados) e que cubra completamente a perna (sem deixar o tornozelo amostra), blusa de manga e tênis (sem salto).

Então fique atento pra aproveitar o melhor do passeio, tá bom?

Vitória Online

Agora uma curiosidade sobre a cidade: você sabia que é possível acessar à internet de graça em Vitória?

Isso mesmo! Graças ao Programa Vitória Online o sinal de internet é aberto em mais de 181 localidades. Para acessar basta fazer um cadastro para entrar no sistema e conectar o dispositivo móvel.

Incrível né? Agora você não tem desculpa pra não mandar aquela selfie no grupo de amigos do WhatsApp.

Passagens aéreas para Vitória

Agora que você já conhece um pouquinho mais de Vitória com certeza está com vontade de viajar pra lá, não é mesmo?

A maneira mais rápida e prática é indo de avião. Por isso fique de olho nas nossas passagens aéreas para Vitória pra não perder uma promoção e não se esqueça de ativar o alerta para saber quando o trecho sofrer alterações de valor.

Ah, compartilhe esse texto com seus amigos e familiares. Com certeza eles vão amar conhecer Vitória também.

Quer voar com tranquilidade? Voe PROMO!

Passagens Aéreas na Promoção para Vitória-ES
Passagens aéreas saindo de
GRU São Paulo VIX Vitória 15 Ago 20 Ago R$ 252 SAO São Paulo VIX Vitória 21 Ago 29 Ago R$ 252 GRU São Paulo VIX Vitória 21 Ago 29 Ago R$ 252 GRU São Paulo VIX Vitória 20 Ago 27 Ago R$ 252 SAO São Paulo VIX Vitória 13 Ago 20 Ago R$ 265 GRU São Paulo VIX Vitória 25 Set 30 Out R$ 268

 

Recomendado para você
Praias de Vitória e redondeza: seleção de praias para esporte e banho

Praias de Vitória e redondeza: seleção de praias para esporte e banho