O que fazer na Alemanha: cidades turísticas, mapa e quando viajar

Você já sabe o que fazer na Alemanha? O país é um dos mais visitados do mundo. Além da cultura rica e da gastronomia marcante, o destino conta com belíssimas paisagens que podem ser admiradas em diferentes épocas do ano.

Com tantas opções do que fazer, podemos acabar ficando perdidos na hora de planejar uma viagem.

Pensando nisso, nós separamos dicas do que você precisa saber sobre o país e listamos algumas das atrações imperdíveis para você se preparar e aproveitar ao máximo o seu passeio. Vamos lá?

O que é preciso para entrar na Alemanha?

Turismo na Alemanha

Por conta do Tratado de Schengen, os brasileiros não precisam de visto para ficar por até, no máximo, 90 dias no país. O passaporte deve ter validade superior a 3 meses e o seguro viagem Europa é obrigatório.

Além disso, você precisa comprovar onde ficará hospedado e se a quantidade de dinheiro trazida é suficiente para passar os dias estabelecidos no roteiro. Também precisa mostrar a garantia de volta para o local de origem, ou seja, a passagem de ida e volta.

Qualquer problema ou imprevisto, você pode procurar a Embaixada Brasileira em Berlim, ou a Embaixada da Alemanha em Brasília, ou então com um dos consulados em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.

A gente sempre espera que nunca aconteça nada, mas de todo modo é sempre bom estar prevenido, não é mesmo?

Por isso é muito importante que tenhamos um bom seguro na hora de viajar. E para isso, não deixe de conferir no Seguros Promo. Separamos as melhores opções com os menores preços do mercado.

Qual a melhor época para viajar para a Alemanha?

o que fazer na Alemanha

Fonte: Unsplash

A Alemanha é um país que tem as estações do ano bem definidas. As temperaturas no verão (junho a setembro) variam de 18ºC a 24ºC. Em alguns dias mais abafados, existe a chance de esquentar mais.

Na primavera (março a junho) e no outono (setembro a dezembro), que são consideradas estações de transição, a temperatura varia entre 8ºC a 18ºC. No inverno (dezembro a março) a temperatura pode chegar à mínima de -5ºC.

A melhor época para viajar para a Alemanha é, definitivamente, durante a primavera e o verão, quando as temperaturas estão mais altas.

O que fazer na Alemanha no verão?

Existem muitas opções do que fazer na Alemanha no verão!

Durante a estação, os termômetros marcam em média 24ºC, as atrações turísticas ficam lotadas e os preços mais caros.

É possível passear pelas cidades e por seus parques enquanto contempla a arquitetura local. E como as cidades abrigam turistas do mundo todo, a diversidade cultural também acaba se tornando um atrativo.

Em cidades como Berlim, as piscinas públicas ficam liberadas, e você pode dar um mergulho e afastar o calor. Aproveite também para dar uma volta pelos mercados de rua e provar da gastronomia local.

Para quem curte agitação, é nessa época que o país costuma abrigar alguns dos festivais mais famosos do mundo, como o Oktoberfest, por exemplo!

O que fazer na Alemanha no inverno?

Mesmo com a alta umidade, vento forte e a possibilidade de encontrar alguns estabelecimentos fechados por causa da neve, ainda há muito o que fazer na Alemanha no inverno.

Alguma cidades como Frankfurt possuem muitos bares e restaurantes. Você também pode fazer uma visita ao centro histórico local, e aproveitar a proximidade para tentar uma ida a Baden-Baden e relaxar em suas fontes termais.

E se você é daqueles que gostam de se aventurar no mundo dos esportes, não pode deixar de aproveitar a estação e o clima para esquiar pelo país. A Alemanha é um dos países com os preços mais acessíveis para a prática do esporte.

O que fazer na Alemanha: cidades turísticas

Pensando em te ajudar a programar o seu roteiro, decidimos separar algumas dicas de lugares que valem a pena visitar na Alemanha. Vamos lá?

Mapa turístico da Alemanha

 

1. Berlim

o que fazer na Alemanha

Fonte: Unsplash

O que fazer em Berlim? A capital alemã é uma das mais visitadas do mundo e uma das principais cidades da Europa. Rica pela sua cultura, história e gastronomia, Berlim reúne uma série de atrações que atendem a todos os gostos.

Você pode planejar roteiros diferentes para se aventurar por Berlim. As opções variam desde um roteiro clássico a outro mais alternativo.

São muitos museus, monumentos históricos, teatros, bares e restaurantes para conhecer. Aproveite também e passeie pela cidade, que é linda demais. Os parques públicos são maravilhosos, e os jardins, belíssimos!

-> Passagens aéreas para Berlim na promoção

2. Munique

Munique

Capital do estado da Baviera, Munique é considerada uma das principais cidades da Alemanha. Além de ser um dos polos econômicos do país, o lugar conta com paisagens belíssimas já que se encontra próximo dos alpes.

Não deixe de passear pela cidade e pelo seu centro histórico. A arquitetura local é de cair o queixo, e as praças e parques são lindos.

E se você gosta de aventura, não pode deixar de surfar no rio Eisbach do Englischer Garten. Além de divertida, a atração fica numa área arborizada muito bonita e você pode observar o movimento da cidade.

É também em Munique que acontece a famosa Oktoberfest. A comemoração acontece entre setembro, e é claro, outubro. Um programa imperdível para os amantes de cerveja e gastronomia.

3. Hamburgo

o que fazer na Alemanha

Fonte: Unsplash

Localizada às margens do Rio Elba, Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha e possui o segundo maior porto da Europa.

Por causa disso e das mais de 2300 pontes encontradas em todos os lugares, a cidade é considerada por muitos como a “Veneza Germânica”.

Também recebe o título de cidade mais verde da Alemanha, com grandes áreas arborizadas. Vale muito a pena passear pela cidade tanto de barco, quanto a pé.

A vida noturna agitada também deve agradar aos amantes de festas! A diversidade de bares e restaurantes garantem entretenimento para todos os gostos.

4. Frankfurt

alemanha o que fazer Frankfurt

Considerada a metrópole econômica mais importante da Alemanha, Frankfurt tem muito a oferecer para o seus visitantes. Além da história, a cidade também é agitada, e possui muitos restaurantes e bares.

Uma das maiores vantagens para o turista em Frankfurt é que muitas de suas atrações ficam bem próximas umas das outras. Então dá para aproveitar bastante a cidade!

Não deixe de visitar o museu Städel! Seu acervo conta com nomes famosos como: Monet, Renoir, Botticelli e vários outros. Além de abrigar algumas das coleções de arte mais importantes de todo o país.

E uma dica para economizar durante a sua estadia é adquirir um Frankfurt Card na versão de 1 ou 2 dias. Com esse cartão é possível passear gratuitamente nos transportes públicos da cidade, incluindo os seus distritos e o aeroporto.

Também fica incluso até 50% de desconto em ingressos para diversas atrações, como museus, parques e jardins.

5. Colônia

alemanha o que fazer Colônia

Se você ama história, Colônia certamente irá te encantar. A cidade é a quarta maior da Alemanha e possui dezenas de museus e galerias de arte.

Uma das atrações mais visitadas é o Museu Romano-Germânico que tem, em parte do seu acervo, peças e artefatos da época do assentamento romano na cidade.

O Centro de Documentação Nazista também é um dos lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro. O lugar é o maior memorial de toda a Alemanha dedicado às vítimas do Nazismo.

E se você gosta de folia, saiba que o Carnaval de Colônia é um dos maiores festivais de rua da Europa. Mas fique atento às datas! A festividade começa no dia 11 de novembro e dura até fevereiro ou março (dependendo do ano).

6. Dresden

o que fazer na Alemanha

Fonte: Unsplash

Dividida em duas partes (Altstadt – cidade antiga e Neustadt – cidade velha) a pequena Dresden surpreende tanto por sua beleza quanto por sua história.

O centro histórico da cidade foi destruído pelas Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi restaurado com o passar dos anos, e hoje, garantiu ao município um dos cartões postais mais bonitos da Alemanha.

A arquitetura local é impressionante. Principalmente levando em consideração que a cidade foi, quase que completamente, bombardeada. As imagens do antes e depois costumam surpreender.

Você também não pode deixar de conferir o artesanato local. As peças em madeiras são lindas e muito charmosas! Mas são as porcelanas que deixam seus visitantes maravilhados.

A cidade fica perto de Meissen (onde são fabricadas as porcelanas mais famosas do mundo) e Dresden tem várias lojinhas com esses produtos à sua disposição!

Fica difícil não deixar alguns euros por lá, não é mesmo?

7. Düsseldorf

alemanha o que fazer Düsseldorf

Assim como Frankfurt, Düsseldorf também é considerada um dos polos financeiros da Alemanha.

Para os fashionistas e interessados em compras de plantão, a cidade também é uma opção imperdível na sua lista. Isso porque além de linda, Düsseldorf também é o município referência em moda no país.

Dos pontos turísticos mais visitados, não deixe de passar pela Königsalle. A avenida é a mais movimentada da cidade e reúne alguns dos principais nomes do mercado internacional de moda.

A parte antiga da cidade também é um dos atrativos para os turistas. Aproveite para caminhar por lá com calma e observar as belezas locais. A região fica às margens do Rio Reno e a paisagem é linda.

E não deixe de experimentar a Altbier, a cerveja local. Você poderá encontrá-la pelos bares ou restaurantes da cidade.

8. Füssen

o que fazer na Alemanha

Fonte: Unsplash

É impossível não se encantar com os castelos e as paisagens de Füssen. Suas casas, lojas, bares, e restaurantes, seguem toda uma temática medieval. Você vai se sentir em outra época!

Além disso, é a primeira cidade ao sul do circuito da Rota Romântica Alemã (uma das mais cobiçadas pelos turistas). Füssen parece ter saído direto de um livro de contos de fadas!

Não deixe de ir ao centro histórico e, principalmente, aos castelos! O de Neuschwanstein é o mais famoso da cidade e foi uma das inspirações para o castelo da Cinderela.

9. Marburg

Marburg

A pequenina Marburg é uma das cidades do estado de Hesse. Assim como Füssen, o lugar parece ter parado no tempo. Sua arquitetura tradicional é, com certeza, um dos atrativos locais. As casas são lindas e as ruas muito charmosas!

Não deixe de fora do seu roteiro o Castelo de Landgrave. A vista panorâmica da região é maravilhosa!

A cidade universitária também é famosa por ter tido como alguns dos seus mais ilustres estudantes os Irmãos Grimm. Por esse motivo, Marburg integra a Rota Alemã dos Contos de Fada.

Faça a Grimm-Dich-Pfad, uma trilha que passa por 15 pontos contendo esculturas inspiradas nos personagens criados pelos Irmãos. Imagina só a sensação de relembrar alguns dos seus contos favoritos. Imperdível não é?

Passagens aéreas para a Alemanha

Agora que você já sabe o que fazer na Alemanha, é só arrumar as malas e partir!

A forma mais rápida, eficiente e segura de chegar ao seu destino é de avião. E para não perder nenhuma promoção e pagar caro na passagem, a dica é usar um comparador. Por isso, fique de olho no Passagens Promo, o melhor site comparador do Brasil.

Não deixe de cadastrar o alerta de preços, assim nós te avisaremos sempre que algum trecho sofrer alteração no valor.

E claro, não deixe de seguir a gente nas nossas outras redes sociais! Lá nós também te damos dicas de passeios e promoções para você se aventurar pelo mundo!

Compartilhe esse texto com seus amigos e amantes da Alemanha, e tenha uma ótima viagem!

Quer viajar com tranquilidade? De Promo você pode!

Passagens aéreas para a Alemanha
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil GIG Rio de Janeiro FRA Frankfurt 15 Abr 29 Abr R$ 3254 Latam Brasil GIG Rio de Janeiro HAM Hamburgo 10 Set 21 Set R$ 3334 Air Europa GRU São Paulo FRA Frankfurt 11 Mai 10 Jun R$ 3744 Air Europa GRU São Paulo FRA Frankfurt 06 Fev 12 Fev R$ 3906 Latam Brasil GRU São Paulo TXL Berlim 12 Dez 08 Jan R$ 4069 KLM GRU São Paulo FRA Frankfurt 19 Nov 30 Nov R$ 4222