O que fazer no Rio de Janeiro? 10 pontos turísticos da capital carioca
Tempo estimado de leitura 10 minutos

“O Rio de Janeiro continua lindo!”. Isso todo mundo sabe, mas o que fazer no Rio de Janeiro sempre é uma pergunta que ronda os pensamentos dos turistas.

Toda a beleza da Cidade Maravilhosa encanta e surpreende quem chega à capital fluminense. Principalmente se for para turistar!

Passagens até 35% off. Clique e confira!

São dezenas de praias, restaurantes, shows, bares e vários pontos turísticos para você se deliciar de verdade, aproveitando atração por atração e contemplando as mais belas paisagens.  

Se você ainda não teve o prazer de viajar para a Cidade Maravilhosa, chegou o momento de conhecer os pontos turísticos mais bonitos que ela tem e que são verdadeiros cartões postais do nosso país!

Mas, é claro, são tantas coisas para fazer no Rio de Janeiro, que preparamos uma lista com várias dicas para ler, pontuar, conhecer e decidir, enfim, o que fazer no Rio de Janeiro e aproveitar cada minuto de sua viagem.

E mesmo que já conheça a capital fluminense e já saiba sobre os melhores passeios para fazer, sempre é bom dar uma olhadinha nas dicas que preparamos para você.

Vamos lá?

O que fazer no Rio de Janeiro

Chegar lá e se deparar com os mais belos cenários naturais, como o Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea, já mostra que a viagem valeu a pena!

A energia e a agitação da rotina dos cariocas contagiam quem está conhecendo o Rio de Janeiro. Por isso, para aproveitar o passeio, a nossa primeira dica é: renda-se aos dias ensolarados que a cidade sabe bem como oferecer.

Por lá, o calor é predominante e descansar na beira das praias, praticar esportes ao ar livre, saborear aquela cerveja bem gelada ou o tradicional mate com limão, que os cariocas adoram, são apenas algumas coisas para se fazer no “ErreJota”.

Na hora de decidir o que fazer no Rio de Janeiro, é possível optar por passeios históricos com roteiros culturais até um voo de asa delta saindo de Pedra Bonita, onde você pode apreciar uma das mais deslumbrantes paisagens do mundo!

Conhecer uma escola de samba e toda a energia de uma comunidade que se dedica o ano todo para apresentar um dos maiores espetáculos do planeta, que é o Carnaval carioca, também não pode faltar.

Melhor época para viajar pro Rio de Janeiro

Vista do Pão de Açúcar no Rio
Visão aérea do Rio de Janeiro

Na Cidade Maravilhosa não tem período ruim!

A cidade é, sem dúvidas, um dos melhores destinos para viajar durante o ano inteiro. De dezembro a março é quando o verão acontece e a capital fluminense parece estar ligada numa tomada de milhares de volts, pela tamanha agitação e energia.   

Com tanto sol, mar, calor e dias mais longos, saber o que fazer no Rio de Janeiro se torna realmente uma tarefa difícil e deliciosa ao mesmo tempo.

De abril a novembro, passando pelo outono, inverno e primavera, passear pela cidade é uma das pedidas mais agradáveis para os turistas. 

O clima fica ameno, os dias de sol continuam menos intensos, mas sempre sendo atrativos para quem gosta de uma boa caminhada à beira-mar. Praias lotadas no inverno acabam sendo praxe por lá!

Tanto é que o fenômeno sempre é pauta de reportagens nos principais telejornais do país. Embora tenha dias frios, a capital fluminense tem fins de semana ensolarados e com temperaturas mais altinhas.

Portanto, a melhor época para viajar para a Cidade Maravilhosa dependerá do que você quer conhecer no Rio de Janeiro.

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva

Muitos já sabem que na cidade fluminense a predominância de chuvas é menor.  Mas isto não significa que você tenha todos os dias ensolarados durante sua viagem. Alguns deles podem ser de chuva.

E se ela chegar, o que fazer no Rio de Janeiro?

Certamente não vai dar praia, porém, muitos outros passeios e atrações estão garantidos e você vai se apaixonar ainda mais!

Se tiver que fugir do principal roteiro do Rio de Janeiro: sol, praia e mar, saiba que conhecer, por exemplo, a Igreja da Candelária ou o Mosteiro de São Bento vai tornar a sua viagem mais rica culturalmente.

Estes dois pontos turísticos são de fácil acesso e tradicionais na capital, além de ícones históricos que contribuem para a nossa cultura.

E, claro, os shoppings centers são sempre um bom roteiro para curtir o Rio de Janeiro enquanto a chuva não passa. Embora os turistas não gostem muito de associar o Rio a shoppings.

Passagens aéreas para Rio de Janeiro

Cristo Redentor ao pôr do sol
Fim de tarde no Rio de Janeiro

Viajar de avião é mais confortável, rápido, seguro e o preço da passagem cabe sim, no seu bolso. O Passagens Promo oferece descontos de passagens para o Rio com até 35% de desconto. Pesquise agora!

Se você mora em estados próximos à capital fluminense ou mesmo mais distante, sempre é válido planejar o orçamento e conhecer o Rio e sua maravilhas!

Pense em tudo o que fazer no Rio de Janeiro e quantos momentos incríveis você irá vivenciar em suas  praias belíssimas e naquele mar delicioso!!

E na hora de comprar as passagens aéreas para o Rio de Janeiro, não esqueça que fazer pesquisas em sites de comparador de buscas é quase que uma regra. O Passagens Promo pode te ajudar nisso! 

Não se esqueça que aos finais de semana e também nos feriados, os preços sobem de forma considerável. Por isso, pesquise em diferentes horários e dias.

O que fazer no Rio de Janeiro: 10 pontos turísticos

1. Cristo Redentor

Um dos principais cartões postais da cidade, o Cristo Redentor fica a 710 metros do nível do mar, no alto do Morro do Corcovado.

Conhecido mundialmente, ir ao Cristo Redentor é um dos passeios obrigatórios na hora de decidir o que fazer no Rio de Janeiro. A estátua tem 30 metros de altura e é uma das 7 Maravilhas do Mundo!

Para chegar aos pés do Cristo, é preciso subir 220 degraus, que levam você a um dos cenários mais apaixonantes do mundo! Lá do alto, é possível ver desde o Pão de Açúcar até a praia de Ipanema e a Pedra da Gávea.

Quer uma dica? Vá conhecer o Cristo Redentor usando sapatos confortáveis, roupas leves e carregue sempre uma garrafinha de água, devido ao calor.

2. Pão de Açúcar

Quer ter uma vista deslumbrante de toda a Cidade Maravilhosa?

O Bondinho do Pão de Açúcar te leva para conhecer o Rio de Janeiro do alto! E você precisa incluí-lo no seu roteiro sobre o que fazer no Rio de Janeiro, durante sua estadia na capital fluminense.

A saída do Bondinho é da Praia Vermelha em direção ao Morro da Urca. De lá, os visitantes vão num segundo bondinho até o topo do Morro do Pão de Açúcar, a 396 metros do nível do mar.

3. Parque Lage

Localizado no Jardim Botânico, o Parque Henrique Lage oferece passeios agradáveis com trilhas ecológicas e caminhadas, além de pequenas quedas d’água, aquário e o conhecido Lago dos Patos.

O Parque é um palacete com aproximadamente 52 hectares e seus jardins fazem parte do Parque Nacional da Tijuca. Administrado pelo Instituto Chico Mendes, o Parque Lage também abriga a Escola de Artes Visuais, onde podem ser vistas várias exposições.

4. Maracanã

Estádio do Maracanã
Maracanã

Conhecer o estádio do Maracanã já é um passeio que merece ser incluído na lista. Afinal, visitar o Maraca é conhecer também a história do futebol!

Nos gramados do Maracanã foi marcado o milésimo gol do Rei Pelé, em 1969. Além de terem recebido também jogos da Copa do Mundo e do Mundial de 2014.

O Tour do Maracanã – como é conhecido o passeio pelo estádio – tem duração média de 40 minutos e é feito diariamente.

Os visitantes são levados aos vestiários, salas de aquecimento e, claro, ao belíssimo e famoso gramado. Também conhecem as exposições permanentes, que reúnem peças históricas e curiosas do futebol brasileiro.

5. Museu do Amanhã

Museu do Amanhã no Rio de Janeiro
Museu do Amanhã

Você é curioso? Então, este aqui é o lugar certo para você que gosta de conhecer o passado, as transformações atuais e idealizar cenários para as próximas cinco décadas.

Assim é o Museu do Amanhã, que oferece ambientes audiovisuais para imersões, ambientes interativos e muitos jogos em vários idiomas.

Conhecê-lo é garantia de ter o que conhecer no Rio de Janeiro  para enriquecer sua bagagem cultural  e sua imaginação por meio de experiências inovadoras e até um observatório.

6. Bairro da Lapa

Se tem um lugar eclético no Rio de Janeiro, ele chama-se Bairro da Lapa.

Um dos points mais democráticos, na Lapa certamente terá um local (bar, restaurante, boteco, danceteria…) que vai combinar perfeitamente com o seu estilo, seja ele qual for.

As noites de sextas-feiras são sempre as preferidas pelos turistas e cariocas também por serem as mais agitadas e animadas da semana.

Ir ao Bairro da Lapa é uma das coisas para fazer no Rio de Janeiro que irá encantar quem gosta de agitação e muita gente bonita e cheia de energia.

7. Feira de São Cristóvão

Conhecido como o pedaço mais nordestino do Rio de Janeiro, a Feira de São Cristóvão é o lugar com as mais variadas opções de artesanato, comidas, bebidas e com um estacionamento para 800 veículos.

A feira é realizada no Centro Municipal Luiz Gonzaga  de Tradições Nordestinas e é um dos passeios baratos no Rio de Janeiro.

8. Jardim Botânico

Jardim Botânico no Rio
Jardim Botânico

Imperdível! Mais que um ponto turístico, o Jardim Botânico é um dos melhores lugares do Rio de Janeiro. Não dá para decidir o que visitar no Rio de Janeiro  sem listar um belo passeio pelo Jardim Botânico.

Inclusive, ele já é considerado o mais importante instituto de pesquisa, além de ser patrimônio nacional pela Unesco.

Passagens aéreas até 35% off. Clique e confira!

9. Pedra da Gávea

O que dizer dessa beleza natural que pode ser vista de diversos pontos da cidade do Rio?

Lindíssima! Vale à pena conhecer, fazer um passeio pelas trilhas e até saltar de asa delta ou paraquedas.

Do alto da Pedra da Gávea tem-se uma das mais impressionantes e encantadoras paisagens do Rio de Janeiro.

10.   Aterro do Flamengo

Praia Aterro do Flamengo
Aterro do Flamengo

|Uma das coisas baratas para se fazer no Rio de Janeiro  é curtir o Aterro do Flamengo. Caminhadas, várias práticas de esportes, aulas de defesa pessoal, parquinho para as crianças, apresentações culturais, blocos de carnaval, enfim…

Se você ainda tem dúvidas sobre o que fazer no Rio de Janeiro, vá ao Aterro do Flamengo e divirta-se com passeios quase de graça!

O que não deixar de fazer no Rio de Janeiro

É praticamente impossível ir ao Rio de Janeiro para turistar e não conhecer uma das centenas de praias que a capital fluminense tem.

E o Carnaval? Também não tem como não visitar  a quadra de samba de uma das escolas carnavalescas.

Ambos passeios sempre estão pontuados em roteiros que trazem sobre coisas para fazer de graça no Rio de Janeiro , já que são passeios baratos.

As principais praias para conhecer são: de Ipanema e do Arpoador (uma bem pertinho da outra), do Leblon (vôlei e futevôlei por lá são regras), a famosa Praia de Copacabana e sua continuação Praia do Leme.

Ainda é muito bacana colocar os pés na areia da Praia da Barra da Tijuca, que é a maior da cidade e tem uma areia branquinha e o mar azul e bem limpinho.

E o que dizer da Praia Vermelha, que fica aos pés do Pão de Açúcar, e é bem mais sossegada do que as outras? Vale a pena conhecer!

Bônus: Praias do Rio

Joatinga

Joatinga, Rio de Janeiro
Joatinga

Pense em um lugar de gente bonita? Uma praia pequena e bem descolada? Esta é a Praia da Joatinga, que fica entre a Barra da Tijuca e São Conrado.

Linda, tranquila, porém de acesso mais complicado, esta praia fica inacessível quando a maré está alta. A faixa de areia chega a sumir! Mas é dona de um mar limpíssimo, preferido pelos surfistas e de águas transparentes.

Reserva

Perto da Barra da Tijuca, essa praia fica exatamente numa reserva ambiental. Com águas muito azuis, é pouco movimentada e é a preferida para quem busca tranquilidade e paz.

Tem poucos quiosques e ir à Praia da Reserva pedalando é uma pedida bem legal, já que a vista é linda e  o passeio demora cerca de 20 minutos pela orla da Praia da Barra.

Praia de São Conrado

Pouco conhecida pelos turistas, ela fica próxima à Praia do Leblon.

A Praia de São Conrado tem aproximadamente 1 km de extensão e é onde os turistas e cariocas preferem para saltar de asa delta. Preste atenção, no entanto, porque a qualidade da água do mar nesta praia é ruim e, portanto, imprópria para o banho de mar.

O que fazer no Rio de Janeiro à noite

Rio de janeiro à noite
O que fazer no Rio à noite

Casa da Boemia. Assim muitos turistas gostam de intitular a noite do Rio de Janeiro. Samba, carnaval, bailes funk, rock, bossa nova, qual é o seu estilo musical?

Se você já sabe o que fazer no Rio de Janeiro, agora você terá que decidir qual som vai quer ouvir na noite carioca!

Samba da Pedra do Sal e o Samba do Trabalhador são as duas mais tradicionais rodas de samba que acontecem nas noites de segunda-feira.

A Pedra do Sal fica no Largo da Prainha, perto do Museu do Amanhã. Já o Samba do Trabalhador fica no Clube Renascença.

Lembra do Bairro da Lapa? Lá é um excelente local para curtir as noites cariocas com botecos que tocam desde o forró até a presença ilustre e espontânea de músicos da MPB, como Chico Buarque, que sempre dá uma palhinha no Bar Semente.

Passagens aéreas até 35% off. Clique e confira!

Cotação passagens aéreas Rio de Janeiro

Viu como o Rio de Janeiro pode ser um dos destinos mais bacanas da sua próxima viagem?

Anotou aí quantos passeios, praias, curtições e roteiros maravilhosos você pode fazer pela capital fluminense?

Tem sempre muito o que fazer  no Rio de Janeiro, mas antes de embarcar nessa viagem é importante que você faça uma cotação de preços das passagens aéreas.

E aqui, a nossa dica é que você faça sua cotação no site Passagens Promo e surpreenda-se com preços acessíveis que vão caber perfeitamente no seu bolso e na sua preferência.

Depois dessas dicas, o Rio de Janeiro continua lindo pra você também, não é mesmo? Agora é preparar a mala e embarcar para uma viagem incrível. 

Melhores preços de passagens para o Rio de Janeiro
Passagens aéreas saindo de
Azul CNF Belo Horizonte RIO Rio de Janeiro 06 Fev 09 Fev R$ 216 Azul BSB Brasília SDU Rio de Janeiro 18 Fev 19 Fev R$ 219 Azul CNF Belo Horizonte RIO Rio de Janeiro 12 Fev 16 Fev R$ 220 Azul GRU São Paulo RIO Rio de Janeiro 06 Mai 13 Mai R$ 238 Gol CNF Belo Horizonte RIO Rio de Janeiro 02 Abr 06 Abr R$ 244 Gol BHZ Belo Horizonte RIO Rio de Janeiro 23 Abr 28 Abr R$ 244

Veja mais dicas de viagem:

Recomendado para você
Roteiro Rio de Janeiro: principais atrações e pontos turísticos

Roteiro Rio de Janeiro: principais atrações e pontos turísticos

Praias no Rio de Janeiro: As 11 melhores praias da Cidade Maravilhosa

Praias no Rio de Janeiro: As 11 melhores praias da Cidade Maravilhosa

Lugares para viajar no Carnaval: 17 destinos para festejar ou descansar

Lugares para viajar no Carnaval: 17 destinos para festejar ou descansar

Passagens para o Rio de Janeiro

Passagens para o Rio de Janeiro

Melhores destinos nacionais

Melhores destinos nacionais

As melhores praias do Rio de Janeiro

As melhores praias do Rio de Janeiro