Parques em Curitiba: Top 14 melhores parques e bosques [Guia Completo]

Curitiba é conhecida por ser uma das cidades mais ecológicas do Brasil. Com uma área verde exuberante ela atrai turistas do país inteiro. Mas você sabe quais são os melhores parques em Curitiba?

Se você não sabe ou ainda tem dúvidas, fique tranquilo: neste post vamos te mostrar os 14 melhores parques e bosques para você curtir na capital paranaense.

Aproveite e confira também as promoções de passagens aéreas para Curitiba no final do artigo, ok? Vamos lá?

Curitiba: cidade verde

Curitiba é o destino ideal para quem quer relaxar e curtir a natureza. Com uma extensa área verde e mais de 30 parques espalhados por toda a cidade, ela oferece opções para todos os gostos.

Mas você sabe por que a capital recebe o título de ‘cidade verde’? É que Curitiba foi considerada pelo Green City Index, do grupo The Economist, uma das cidades mais verdes e sustentáveis do país e da América Latina.

Na pesquisa foram analisados os seguintes pontos: energia e emissões de CO², opções de transporte, água, gestão de resíduos, qualidade do ar, saneamento, construções verdes e governança ambiental global.

Além disso, desde a década de 1980 foram tomadas medidas que favoreceram um crescimento sustentável da cidade, como por exemplo, a criação de ônibus BRTMove, hoje um modelo de transporte adotado por outras cidades.

Os 14 melhores parques em Curitiba

Com tanta área verde fica até difícil decidir aonde ir, não é mesmo? A capital tem opções para todos os gostos e idades.

Tem parques para curtir a dois, para levar as crianças e para praticar esportes, ou seja, opção é o que não falta, né?

Então, agora fique atento que vamos listar os 14 melhores parques em Curitiba para você não perder nenhum passeio, ok?

1. Jardim Botânico de Curitiba

Parques em Curitiba 1. Jardim Botânico de Curitiba

Fonte: Site Casal Nômade

O Jardim Botânico é um dos principais parques em Curitiba. Construído em 1991, ele é um dos maiores da cidade: com uma área total de 245 mil metros quadrados!

Além disso, impressiona pela arquitetura. Inspirado no estilo art-noveau, sua estrutura metálica traz três estufas em formato de abóbadas que se tornaram cartão postal da cidade.

Já a vegetação traz vários exemplares da mata atlântica. Lá você também vai poder conhecer o Museu Botânico Municipal, que tem uma trilha em um bosque de araucárias. Imperdível!

Ah, e tem mais o Jardim Botânico ainda conta com lagos, quadras esportivas e um velódromo. Para chegar até lá basta seguir pela rua Engenheiro Ostoja Roguski. O local funciona todos os dias da semana das 6h às 21h e a entrada é gratuita.

2. Parque Tanguá

Parques em Curitiba

Fonte: Site Casal Nômade

Outro parque em Curitiba que impressiona pela beleza é o Parque Tanguá. Construído em um antigo complexo de pedreiras ele tem um mirante com uma das vistas mais bonitas da cidade.

Ao chegar lá, você vai se deparar com um belo jardim no estilo francês e um imenso espelho d’água. Além disso, o local tem ciclovia e pista para corridas para quem gosta de se exercitar, e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou a pé. Incrível, né?

Ah, o parque tem ainda estacionamento, banheiros e lanchonete, tudo para você curtir o passeio com muito conforto. Então, se você quer visitar fique atento: o local funciona diariamente das 8h às 18h.

3. Parque Barigui

Um dos maiores parques em Curitiba, o Barigui é um dos principais pontos de encontro na cidade.

Aos finais de semana, ele atrai turistas e moradores que querem aproveitar as diversas opções de entretenimento que o parque tem. Já nos dias de semana, é possível encontrar muitos moradores fazendo caminhadas ao redor do lago principal.

No parque você vai encontrar equipamentos de ginástica, sede campestre, churrasqueiras, restaurante, quadras poliesportivas e quiosques.

Além disso, lá ainda tem o Museu do Automóvel, Estação Maria Fumaça, parque de exposições, parque de diversão, pista de bicicross e a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente .

O Barigui ainda conta com uma área verde de 400 mil metros quadrados e uma fauna rica, com uma diversidade incrível de aves, como papagaio do peito roxo pavós, garças, tico-ticos, entre outras.

Ah, e tem mais: no parque fica um heliporto onde você pode alugar um helicóptero para percorrer vários pontos turísticos de Curitiba. Incrível, né? Então não deixe de conhecer!

4. Parque Passaúna

Pra quem gosta de esportes aquáticos o Parque Passaúna é a opção ideal. Com uma área total de aproximadamente 6,5 milhões de metros quadrados, mais da metade é tomado por um lago onde você pode andar de caiaque e praticar stand-up paddle.

Além disso, uma dica é visitar o mirante do parque, que proporciona uma bela vista da região. Não deixe de tirar fotos!

Localizado há cerca de 20 quilômetros do centro da cidade, ele é um dos parques em Curitiba mais afastados, mas vale muito a pena a visita. Você pode ir de carro ou de ônibus. Aproveite para passar o dia e curtir a natureza.

5. Parque Tingui (Memorial Ucraniano)

Parques em Curitiba

Fonte: Imagem de domínio público

O Parque Tingui é um dos melhores parques em Curitiba para quem quer curtir a natureza e ainda fazer um passeio histórico. O parque tem quadras de futebol e vôlei, parquinhos para as crianças e quiosques para churrasco.

Lá você também vai encontrar o Memorial Ucraniano. O local que está localizado na réplica de uma igreja ucraniana preserva a memória dos imigrantes. Além de monumentos, você pode visitar uma loja de artesanatos com produtos típicos.

Ah, outra curiosidade: você sabia que o parque foi batizado em homenagem aos povos indígenas que habitavam a região?

Isso mesmo! O nome faz referência à tribo dos índios tinguis. Logo ao entrar, você vai avistar uma estátua do Cacique Tindiquera, líder da tribo da época.

Gostou? Então anota aí: o parque fica aberto para visitação 24 horas por dia, mas o Memorial Ucraniano e a loja de artesanato funcionam de terça a domingo das 10h às 18h. Não vá perder, hein?

6. Parque do Bacacheri

O Parque do Bacacheri fica mais ao norte da cidade e traz várias opções de lazer como quadras de vôlei e futebol, playground e um lago artificial.

O principal atrativo no entanto fica para o Museu da Múmia, localizado bem próximo ao parque. O museu é famoso por ter uma das únicas múmias egípcias existentes no país. Portanto, se for ao parque não deixe de dar uma passadinha lá.

7. Passeio Público

Se você está procurando parques em Curitiba não pode deixar de visitar o Passeio Público. O parque, que é o mais antigo da cidade, já foi um zoológico.

Hoje, com a inauguração do Zoológico de Curitiba, o parque abriga menos animais, mas ainda é possível encontrar dezenas de espécies menores.

A fachada do local é inspirada no famoso Cemitério de Cães de Paris, e no interior você vai encontrar lagos, ponte pênsil e palco flutuante. Além disso, o parque ainda tem restaurante, pistas de caminhadas e pedalinhos.

8. Bosque do Papa

Parques em Curitiba

Fonte: Site Partiu pelo Mundo

O Bosque do Papa recebeu esse nome após uma visita do Papa João Paulo II, em 1980, quando celebrou uma missa no local.

Cercado por uma vegetação de araucárias, o bosque tem 7 casinhas tipicamente polonesas, formando assim uma aldeia. Em uma delas, encontra-se um pequeno museu que conta a história da imigração polonesa no Brasil.

Além de caminhar pelo bosque e admirar a paisagem, você ainda vai poder comprar uma pêssanka, escultura típica da Polônia em forma de ovo, pintado à mão e tradicional no período da Páscoa. Você não vai perder, né?

9. Bosque do Alemão

Parques em Curitiba Bosque do Alemão

Fonte: Imagem de domínio público

Outro lugar que preserva um pouco da cultura dos imigrantes em Curitiba, é o Bosque do Alemão. O local une cultura e natureza e é ideal para ir com as crianças.

Em meio a mata nativa, os pequenos vão encontrar uma trilha que conta a história clássica de João e Maria. Nesta trilha é possível acompanhar a narrativa através de quadros em azulejos.

Além disso, no meio da trilha fica a biblioteca infantil, conhecida como “Casa da Bruxa”. Lá também acontece a “Hora do Conto”, que é uma leitura de contos e peças de teatros infantis. A atração acontece aos finais de semana e em horários especiais.

Já para os adultos, entre os principais atrativos estão o Oratório Bach, uma sala para concertos musicais, a Torre dos Filósofos, com 15 metros de altura e a fachada da Casa Milla, uma representação da arquitetura alemã.

E aí, alguma dúvida que este lugar é uma das melhores opções entre os bosques e parques em Curitiba?

Então se quiser conhecer, fique atento: o parque funciona todos os dias de 8h às 18h, mas a Casa da Bruxa e a Hora do Conto tem horários específicos que podem variar. Por isso, a dica é ficar atento à programação do local.

10. Bosque Zaninelli (Unilivre)

O Bosque Zaninelli é um marco de sustentabilidade entre os parques em Curitiba. Cercada de mata nativa, sua arquitetura é constituída de materiais sustentáveis.

Apesar de não ser muito conhecido, esse bosque é um dos mais importantes da cidade. É lá que fica a Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente), uma organização educacional e cultural, independente, que oferece conhecimentos socioambientais para a população.

Além disso, no local ainda há uma torre onde os visitantes podem subir para contemplar a paisagem e apreciar o lago que tem o formato do estado do Paraná.

Você pode visitar o bosque todos os dias, das 07h às 19h.

11. Parque São Lourenço

O Parque São Lourenço é uma ótima opção pra quem quer curtir com a família. O local tem várias opções de lazer, cultura e esporte.

Lá você vai encontrar pistas para caminhada, ciclovia e equipamentos para ginástica. Para as crianças tem playground e pistas de rolimã

Além disso, no local você encontra o Centro de Criatividade de Curitiba, a Casa Museu Erbo Stenzel e o Teatro Cleon Jacques. Ah, o parque é pet friendly, ou seja, ideal para levar o seu animalzinho. Com tanta coisa boa, você não vai deixar de ir, né?

12. Bosque Reinhard Maack

O Bosque Reinhard Maack é uma das melhores opções de parques em Curitiba para quem quer levar as crianças.

Isso porque o local oferece uma trilha de aventura infantil com 15 brinquedos com graus de dificuldades diferentes. Para os pequenos, é diversão na certa!

Além disso, lá você pode fazer um piquenique debaixo das árvores. O parque tem uma vegetação densa com grande variedade de plantas, entre elas: araucárias, aroeiras, caúbas e bracatingas. Vale a pena uma visita!

13. Parque Lago Azul

O Parque Lago Azul é um dos parques em Curitiba mais afastado do centro, mesmo assim vale a visita. Lá você vai encontrar uma área de mais de 128 metros quadrados, repleto de árvores e plantas nativas.

No local também há um mirante situado ao final de uma ponte de madeira, de onde o turista pode contemplar uma das vistas mais bonitas da cidade. Para chegar até lá você tem que fazer uma pequena trilha por dentro do bosque.

Ah, e tem mais: as antigas instalações foram totalmente restauradas e a famosa casinha de madeira hoje é um charmoso bistrô.

Além disso, o parque conta com lanchonetes, estacionamento, uma estação da Guarda Municipal, um parquinho de madeira para as crianças e 9 churrasqueiras. Ou seja, tudo que você precisa para curtir com conforto e segurança.

Gostou? Quer visitar? O parque funciona das 7h às 19h. Você pode ir de ônibus ou de carro.

14. Parque Estadual do Marumbi

Parques em Curitiba

Fonte: Site Top Trip Adventure

O Parque Estadual do Marumbi fica pertinho de Curitiba e é um dos principais pontos turísticos do Paraná.

O local, que fica no coração da Serra Mar e tem vegetação da mata atlântica, é ideal para a prática de esportes ao ar livre. Lá você encontra diversas opções de trilhas e cachoeiras, além de escalada em paredes montanhosas.

Para chegar até lá você deve seguir de trem ou a pé. O trem parte da capital paranaense, pela ferrovia Curitiba-Paranaguá e leva duas horas até chegar no local.

Já se preferir ir por conta própria, você deve descer a serra de carro pela BR-277, que vai pela estrada da Graciosa, até a cidade de Morretes. A partir desse trecho inicia-se uma caminhada de 10 quilômetros em estrada de chão.

Ah, além disso você pode pernoitar no local se quiser. É só levar sua barraca e arranjar um lugarzinho na área de camping. Incrível, né ?

Qual melhor época para visitar os bosques e parques em Curitiba?

Agora que você já sabe quais os melhores parques em Curitiba, deve estar se perguntando qual a melhor época para viajar, não é mesmo?

Curitiba é uma cidade muito plural e tem atrações o ano todo, mas como estamos falando em passeios ao ar livre o ideal é fugir das chuvas.

Por isso, os melhores meses para conhecer os parques são julho e agosto. Nessa época, as chuvas são raras, no entanto, as temperaturas estão muito baixas, por isso leve agasalhos grossos.

No mês de julho a cidade costuma estar mais cheia por causa das férias escolares, já em agosto há menos turistas.

Agora se você não puder ir em nenhum dos dois meses, outras boas opções são abril e maio. Há mais chances de chuvas, mas a cidade está mais vazia e as temperaturas mais confortáveis.

Quais parques em Curitiba aceitam cachorro?

parques em Curitiba aceitam cachorro

Se você quer viajar, mas não abre mão de levar o seu animalzinho de estimação, não tem problema. Curitiba tem vários parques pet friendly para você passear com o seu amigo. Vamos listar algumas opções para você escolher o seu passeio:

Entre os já citados estão:
● Parque Lago Azul
● Parque Barigui
● Parque São Lourenço
● Bosque Reinhard Maack

E tem outras opções como:
● Parcão
● Parque Capão da Imbuia – Calçada da Fama Animal

Para curtir o passeio, a dica é se programar direitinho para atender todas as necessidades do animal. Se você ficar com alguma dúvida sobre as normas dos parques, basta procurar a direção dos mesmos.

Quais parques em Curitiba têm churrasqueira?

Além de curtir a natureza, a beleza dos parques, e passear com seu animalzinho de estimação em Curitiba você pode reunir os amigos e fazer um churrasco no parque.

Isso mesmo! Muitos parques em Curitiba têm área comum para churrasco com churrasqueiras no local de uso gratuito. Entre eles estão:

Os já citados:
● Parque Barigui
● Parque São lourenço
● Parque Tanguá
● Parque Passaúna
● Parque Bacacheri
● Parque Lago Azul
● Parque Tingui

Outras opções:
● Parque Barreirinha
● Parque dos Tropeiros

Outros parques em Curitiba

Além dos parques mostrados neste post, Curitiba tem várias outras opções para você curtir com a família e os amigos, entre os principais estão:

● Bosque do Trabalhador
● Bosque São Nicolau
● Parque das Pedreiras
● Parque Diadema
● Bosque Martin Lutero, entre outros

Todos os parques são bem conservados e têm uma ampla área verde. Por isso, é só escolher a melhor opção pra você e aproveitar.

Passagens Aéreas para Curitiba

Agora que você já conhece os melhores parques em Curitiba, é só programar a sua viagem e ir correndo pra lá.

A maneira mais rápida e segura de chegar é indo de avião, por isso para não perder nenhuma oferta fique de olho no nosso site e não esqueça de nos seguir nas redes sociais, ok?

Ah, cadastre um alerta de preços, assim sempre que um trecho sofrer alteração no valor você será avisado. Quer voar com tranquilidade? Voe PROMO!

Passagens aéreas na Promoção para Curitiba
Passagens aéreas saindo de
Azul RAO Ribeirao Preto CWB Curitiba 23 Nov 27 Nov R$ 232 Latam Brasil GRU São Paulo CWB Curitiba 12 Dez 14 Dez R$ 233 Latam Brasil SAO São Paulo CWB Curitiba 14 Nov 18 Nov R$ 233 Latam Brasil GRU São Paulo CWB Curitiba 31 Dez 02 Jan R$ 233 Latam Brasil GRU São Paulo CWB Curitiba 08 Nov 11 Nov R$ 233 Latam Brasil GRU São Paulo CWB Curitiba 22 Fev 25 Fev R$ 233 Azul RIO Rio de Janeiro CWB Curitiba 07 Nov 27 Nov R$ 267 Azul SDU Rio de Janeiro CWB Curitiba 27 Nov 02 Dez R$ 271 Latam Brasil SAO São Paulo CWB Curitiba 29 Nov 02 Dez R$ 273
Recomendado para você
Viagem para o sul do Brasil: Top 15 destinos imperdíveis na região Sul

Viagem para o sul do Brasil: Top 15 destinos imperdíveis na região Sul

Passeio turístico em Curitiba: Guia completo de pontos turísticos e parques

Passeio turístico em Curitiba: Guia completo de pontos turísticos e parques

9 Destinos baratos no Brasil para viajar com família e amigos

9 Destinos baratos no Brasil para viajar com família e amigos