Passeios em Florianópolis: melhores praias e lugares turísticos
Tempo estimado de leitura 9 minutos

A capital de Santa Catarina é uma das cidades mais bonitas do Brasil e recebe turistas o ano todo. Lá você vai encontrar as melhores praias e os lugares mais paradisíacos do Brasil. Além disso há uma infinidade de passeios em Florianópolis.

E para você não perder nenhum, nós fizemos um guia com as principais dicas de Floripa! Ficou curioso? Então olha só:

Passeios em Florianópolis

Florianópolis é uma cidade que tem opção de passeio para todas as idades, bolsos e gostos. Para os amantes de praia, a dica é curtir o mar geladinho e as areias branquinhas das praias catarinenses. Já quem gosta de aventura e natureza vai poder curtir as várias trilhas na capital

Agora se você está procurando passeios gastronômicos em Floripa, a dica é experimentar os restaurantes da cidade. Quem gosta de frutos do mar, vai se deliciar com as diversas receitas a base de peixes e camarões.

Ah, além de fazer vários passeios em Florianópolis você ainda pode conhecer os arredores da capital. Uma dica é conhecer as belezas de Balneário Camboriú e o parque do Beto Carreiro (que fica em Penha).

Quando ir a Florianópolis

Florianópolis passeios

Quando ir a Florianópolis? Uma das coisas mais importantes que você deve saber na hora de programar a sua viagem para Florianópolis é qual a melhor época para viajar.

A cidade tem clima bem definido, com verão quente e inverno bem frio. Para quem vai curtir as praias a dica é ir no verão, entre dezembro e março. Nesta época os termômetros podem chegar aos 30 graus!

Já para quem gosta de curtir um friozinho, o ideal é viajar entre junho e setembro. Mas prepare-se para temperaturas bem baixas, entre 15 e 10 graus. Por isso, capriche no casaco.

Agora se você prefere um clima mais ameno para curtir os passeios em Florianópolis, o melhor é ir na primavera e no outono. Por isso, programe sua viagem para o sul para os meses de abril e maio ou setembro e outubro.

Passagens aéreas para Florianópolis

Na hora de planejar uma viagem a passagem aérea costuma ser um dos itens mais caro, não é mesmo?

Por isso para encontrar sua passagem aérea para Florianópolis com o melhor preço a dica é buscar um site completo, com muitas opções de voos. Otimize sua busca pesquisando em dias e horários alternados. Considere horários alternativos e diferentes dias de partida ou retorno.

Além disso, busque programar suas viagens, quando possível, em períodos de baixa temporada onde boas oportunidades de compra de passagens podem surgir.

Para ajudar, use um comparador de passagens e cadastre um alerta de preço, assim quando um trecho de sua preferência sofrer alteração no valor você será avisado.

Passeios em Florianópolis: principais lugares turísticos

Passeios em Florianópolis principais lugares turísticos

Agora chegou a hora de conhecer os principais lugares turísticos para programar os seus passeios em Florianópolis. Tem lugares históricos, mirantes, lagoas e muito mais. Vamos conhecer?

1. Centro Histórico de Florianópolis

O Centro Histórico de Florianópolis é um dos passeios obrigatórios da cidade. Lá você vai encontrar a Praça XV, onde há uma figueira do ano de 1871.

Segundo a lenda a árvore é mágica e quanto mais voltas você der ao seu redor, mais riquezas e sorte terá. Então não perca a chance de conhecê-la, afinal um pouquinho a mais de sorte é sempre bom, né?

Ainda no Centro, você vai encontrar a Catedral Metropolitana e o Palácio Cruz e Souza, onde hoje funciona o Museu Histórico de Santa Catarina. Além disso você ainda pode visitar o Museu Victor Meirelles e a Casa da Alfândega, uma construção antiga que abriga várias lojinhas de artesanato.

2. Mercado Público

Passeios em Florianópolis Mercado Público

Fonte: Site Esse Mundo é Nosso

Continuando o passeio pelo Centro Histórico de Florianópolis, você vai encontrar o Mercado Público, um lugar cheio de lojinhas, bares e restaurantes.

O local é divido em duas alas: uma com lojas de calçados e roupas e outra com lanchonetes, bares e peixarias. Ah, não deixe de experimentar o famoso pastel de camarão e o bolinho de bacalhau, tradicionais na cidade e uma delícia!

E aí, alguma dúvida que esse é um dos melhores passeios em Florianópolis? Então não deixe de ir

3. Lagoa da Conceição

Um dos principais pontos turísticos de Florianópolis é a Lagoa da Conceição. Localizada bem no centro da cidade, lá você vai encontrar vários bares e restaurantes, ideal para curtir um agito de dia ou de noite.

Ah, não deixe de passear pela Avenida das Rendeiras, famosa pelas barraquinhas de artesanato e de rendas, é claro.

Além disso, na Costa da Lagoa, você pode andar de barco, fazer windsurf e stand-up paddle. Incrível, né?

4. Mirante do Morro da Lagoa e Mirante Ponto de Vista

Quem está procurando passeios por Florianópolis e quer curtir uma bela vista não pode deixar de conhecer os mirantes da cidade.

Eles ficam pertinhos da Lagoa da Conceição, então depois de passear de barco e saborear os deliciosos camarões dos restaurantes de lá, que tal assistir o pôr-do-sol em um deles?

Seja qual for o mirante de sua escolha, em ambos você vai ter uma vista linda Lagoa e das dunas da Joaquina e da Praia Mole.

No Mirante Ponto de Vista você também encontra um estacionamento, uma cafeteria e uma loja de souvenires.

5. Vilarejo de Santo Antônio de Lisboa

Vilarejo de Santo Antônio de Lisboa

Se você está procurando passeios em Florianópolis então não pode deixar de conhecer o Vilarejo de Santo Antônio de Lisboa.

Localizado pertinho da capital catarinense, o lugar é bucólico, artístico e romântico. Além disso, pra quem deseja fazer um tour gastronômico o Vilarejo é o lugar ideal.

Que tal aproveitar para experimentar as delícias da região em um dos restaurantes à beira-mar? Opções é que não faltam.

6. Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Passeios em Florianópolis

Fonte: Imagem de domínio público

Uma dica de passeio em Florianópolis para quem gosta de história é conhecer a Fortaleza de São José da Ponta Grossa .

Suas antigas muralhas de pedra foram construídas entre 1739 e 1745, e tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938. Na década de 1990 elas foram restauradas e hoje são um dos monumentos mais belos da cidade.

Se você quer conhecê-las de perto, fique de olho: o acesso à parte externa das muralhas é livre, mas para visitar seu interior a entrada custa 8 reais e o horário de funcionamento é de 9h às 12h e de 13h às 17h.

7. Parque Ecológico do Córrego Grande

Para os amantes da natureza, o Parque Ecológico do Córrego Grande é uma ótima opção de passeio. O local conta com 21,3 hectares de área verde e mais de 100 espécies de árvores.

Quem gosta de trilha vai poder se aventurar pelo parque em mais de 131 metros de percurso ao todo. Ah, as trilhas contam com cordas guias e placas de identificação em inglês, espanhol, braile e libras. Super acessível!

Para as crianças, o parque ainda conta com um parquinho infantil, e para os esportistas há duas quadras poliesportivas. Opção é o que não falta né?

E se você não quer perder esse passeio em Florianópolis fique atento: o parque funciona todos os dias de 07h às 19h.

8. Projeto TAMAR

E já que estamos falando de natureza não podíamos deixar de fora o Projeto TAMAR, projeto de proteção e preservação das espécies marinhas, em especial das tartarugas.

Localizado na praia da Barra da Lagoa, há 25 km do centro de Florianópolis, o local conta com cinco tanques de observação com exemplares de quatro espécies de tartarugas marinhas, além de uma sala de vídeo e exposições, espaço infantil e loja para venda de produtos TAMAR.

Ah, os produtos vendidos na lojinha tem a renda revertida para a conservação do Projeto.

-> Confira Passagens Aéreas baratas para Florianópolis

Passeios em Florianópolis: as melhores praias

Se você gosta de praia, sombra e água fresca então vai adorar Florianópolis. Isto porque a capital tem nada menos que 42 praias!

Ou seja, opção é o que não vai faltar, não é mesmo? Então pega seu protetor solar e vem conhecer as principais praias da região.

Praia da Joaquina

Praia da Joaquina

Conhecer a Praia da Joaquina é um dos melhores passeios em Florianópolis. Localizada há 15 quilômetros do centro da cidade, ela tem uma boa estrutura que permite muito conforto e segurança para os banhistas.

Os bares e restaurantes funcionam até de noite, ideal para você curtir a praia até mais tarde.

Sua orla tem 3,5 quilômetros de extensão e é considerada uma das mais belas da cidade. O destaque também fica para as dunas de areia, que formam pequenos lagos com a água das chuvas.

Praia Mole

Se você está procurando passeios em Florianópolis para curtir um agito e uma paquera, então a Praia Mole é o seu lugar!

Para paquerar a dica é curtir os bares e restaurantes da orla, onde geralmente tem música ao vivo ou DJs. O lado esquerdo da praia é considerado o point da galera LGBT

Já para os surfistas, a praia tem mar agitado e com boas ondas. Se você for no carnaval, dá para aproveitar bastante os agitos da época.

Praia da Barra da Lagoa

Visitar a Praia da Barra da Lagoa é considerado por muitos turistas e moradores um dos passeios mais legais de Florianópolis.

Lá você vai encontrar além da areia branquinha, um mar de água cristalina e piscinas naturais. Uma dica é nadar no Canal da Barra, espécie de “rio” que liga a Lagoa da Conceição ao oceano. Mas é importante tomar cuidado com as correntezas e embarcações.

Outra vantagem da Praia da Barra é o mar ‘democrático’. Do lado esquerdo da praia, o mar fica agitado e com muitas ondas, ideal para quem quer surfar, já no lado direito ele fica bem calminho, perfeito para entrar com as crianças.

Com tanta coisa boa, você não vai perder esse passeio, não é mesmo?

Praia da Galheta

Se você está procurando passeios em Florianópolis e quer experimentar coisas novas, então a Praia da Galheta pode ser o seu destino perfeito! Isso porque esta praia é considerada de nudismo desde da década de 1980.

Lá você vai poder tirar a roupa, se sentir à vontade. Mas ao contrário da maioria das praias de nudismo, se despir não é obrigatório.

Além disso, a Praia da Galheta tem como principal público alvo, a comunidade LGBT. Mais um espaço para inclusão e diversidade, não é mesmo?

Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses é uma das mais movimentadas de Florianópolis. Com boa infraestrutura, atrai turistas o ano todo.

Para os que gostam de dançar, a praia conta com vários bares e casas noturnas que animam a noite dos turistas.

Além disso, como recebe muitos estrangeiros, não é difícil encontrar estabelecimentos bilíngues, além de jornais e revistas e revistas argentinos. Legal, né?

Praia de Jurerê Internacional

Passeios em Florianópolis

Fonte: Site Pinterest

Conhecer a Praia de Jurerê Internacional talvez seja um dos passeios em Florianópolis mais famosos. O local é conhecido como Miami Beach brasileira e reúne mansões milionárias e desfiles de carros importados.

No verão, há festas regadas a espumantes e música eletrônica nos descolados “beach lounges”, mas pra quem prefere a calmaria a orla ainda é uma ótima opção.

Praia de Canasvieiras

A Praia de Canasvieiras é o destino ideal para visitar com a família. O lugar é calmo e a boa infraestrutura torna o passeio seguro e confortável.

Lá você vai encontrar bancos, supermercados, centros de saúde e padarias, além de lojas de conveniência e lazer. Perfeito para fazer as comprinhas da viagem, não é mesmo?

Ilha do Campeche

Se você está procurando passeios em Florianópolis que unam história e natureza, então a Ilha do Campeche pode ser o seu lugar ideal.

Lá você vai encontrar um rico ecossistema e uma parcela do patrimônio arqueológico do Estado de Santa Catarina. A geografia é formada por costões e morros cobertos por Mata Atlântica, e a praia tem mar de águas cristalinas e calmas.

Uma dica para aproveitar ao máximo esse passeio é levar o lanche de casa, pois há apenas um restaurante funcionando na Ilha e ele pode ficar sobrecarregado especialmente no verão.

Passagens Aéreas para Florianópolis na Promoção

Agora que você já conhece um pouquinho mais da capital catarinense chegou a hora de comprar as suas passagens aéreas.

Para não perder nenhuma promoção e aproveitar o melhor dos passeios em Florianópolis gastando pouco a dica é ficar de olho no nosso site e nas nossas redes sociais.

Lá você encontra sua passagem com o melhor custo, e se quiser ainda pode cadastrar um alerta de preços, assim sempre que um trecho sofrer alteração de valor, nós te avisaremos. Incrível né?

Agora é só compartilhar esse texto com a família e com os amigos e boa viagem. Quer viajar gastando menos? De PROMO você pode!

Passagens Aéreas para Florianópolis
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil SAO São Paulo FLN Florianópolis 28 Ago 31 Ago R$ 268 Latam Brasil SAO São Paulo FLN Florianópolis 29 Fev 05 Mar R$ 268 Latam Brasil SAO São Paulo FLN Florianópolis 19 Mar 25 Mar R$ 268 Gol SAO São Paulo FLN Florianópolis 23 Mar 28 Mar R$ 284 Azul GRU São Paulo FLN Florianópolis 08 Jan 16 Jan R$ 284 Gol SAO São Paulo FLN Florianópolis 09 Mar 17 Mar R$ 284
Recomendado para você
O que fazer em Florianópolis: melhores praias, passeios e restaurantes

O que fazer em Florianópolis: melhores praias, passeios e restaurantes

Praias em Florianópolis: as 10 melhores praias de Floripa

Praias em Florianópolis: as 10 melhores praias de Floripa

Viagem para o sul do Brasil: Top 15 destinos imperdíveis na região Sul

Viagem para o sul do Brasil: Top 15 destinos imperdíveis na região Sul

Quando ir a Florianópolis: melhor época para viajar para Floripa

Quando ir a Florianópolis: melhor época para viajar para Floripa

Viajar sozinho: melhores destinos, vantagens e dicas essenciais

Viajar sozinho: melhores destinos, vantagens e dicas essenciais

Melhores praias do Brasil: seleção das praias mais bonitas por região

Melhores praias do Brasil: seleção das praias mais bonitas por região