Passeios em Recife: 9 lugares imperdíveis para conhecer

Para você que está planejando visitar a terra do frevo, do maracatu e do manguebeat, chegou ao lugar certo! Venha que nesse post vamos te mostrar os melhores passeios em Recife!

Capital de Pernambuco e também patrimônio estadual mais antigo do país, Recife tem muita história para contar! Um pacote de atrações para todos os gostos espera por você! Bora lá?

Passeios em Recife, Pernambuco: cultura, história e lazer

Passeios em Recife

Fonte: Pixabay

O Recife tem destaque em diversos aspectos. O que fazer em Recife? Com forte influência holandesa, é um dos centros urbanos mais desenvolvidos do Brasil, conservando muitos resquícios de seu período colonial.

A “cidade dos arrecifes” oferece turismo histórico e cultural e o que não falta lá é alegria e simpatia! Neste artigo você verá ótimas dicas de passeio em Recife e descobrirá o que de melhor há para se fazer lá!

O que há de bom em Recife?

Passeios em Recife

Com tanto lazer disponível, ilhas, praias, atrações turísticas, museus, casarões antigos, pátios, igrejas, restaurantes e bares, é impossível não se encantar pelo Recife!

Aos amantes de história e arquitetura, opções não faltarão para abrilhantar os passeios para fazer em Recife, como o Marco Zero, Rua do Bom Jesus, Forte das Cinco Pontas, entre outros.

Culturalmente, a maior cidade do Nordeste possui talentosos artistas como Romero Britto, Francisco Brennand e Nelson Rodrigues. Os agitos musicais vêm do frevo, maracatu e outros ritmos alegres e contagiantes, fazendo jus à cidade!

Passagens aéreas para Recife

Um dos itens mais caros da viagem é a passagem aérea. É importante pesquisar com antecedência para conseguir preços melhores.

Uma boa dica é começar a olhar as passagens bem antes da data em que se quer viajar e pesquisar em horários distintos, evitando os finais de semana, quando os preços tendem a subir.

Passeios em Recife imperdíveis

Recife e Olinda formam a dobradinha perfeita de lugares para passeio em Recife. Vale a pena visitar a parte antiga dessas cidades e seus atrativos.

1. Tour pelo Recife Antigo

Passeios em Recife

Fonte: Domínio Público

Ir ao Recife e não conhecer o Recife Antigo é como ir para Paris e não ver a Torre Eiffel. Vá e aprecie o centro histórico com construções coloniais, as praças, museus, ruas e atrações turísticas mais tradicionais da cidade!

A região do Recife Antigo ou bairro do Recife e suas adjacências são contornadas pelo oceano e o Rio Capibaribe. E o legal é que dá para fazer o tour a pé!

Na cidade antiga acontecem diversas manifestações culturais que exaltam a memória do povo nordestino e das ilustres figuras pernambucanas da história.

Visite o museu Paço do Frevo. É imperdível. Relata a difusão, pesquisa, lazer e formação das extensões da dança e da música do frevo! Veja o que mais fazer na cidade antiga:

2. Visitar o Instituto Ricardo Brennand

Passeios em Recife

Fonte: Wikimedia

Fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, o complexo de 30.000 metros de arte está no bairro da Várzea. A propriedade já encanta de cara com a avenida de palmeiras imperiais embelezando sua entrada.

No interior do instituto tem um enorme salão de exposições muito estruturado e com equipamentos tecnológicos. Aproveite para tomar um café apreciando os jardins com várias esculturas em mármore branco!

O espaço também contém uma exposição permanente de armas medievais da coleção do Ricardo Brennand, em um castelo dentro do instituto.

Ah, não deixe de ver o museu dedicado aos registros históricos de Pernambuco que relatam o período colonial e o considerado Brasil Holandês. Trata-se de uma biblioteca rodeada por lagos e bosques, com mais de 60 mil exemplares!

3. Apreciar a Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Passeios em Recife Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Fonte: Wikimedia

Visite a oficina de cerâmica do artista Francisco Brennand, primo do Ricardo Brennand. Fundada em 1971, localizada nas ruínas da olaria criada pelo pai de Francisco no início do século XX.

O ateliê tem um grande e maravilhoso jardim, projetado por Burle Marx, onde ele expõe um pouco das suas criações.

Vale a pena passear pelo jardim, contemplando as inúmeras maravilhas criadas pelo Brennand. Os amantes das artes vão se encantar!

4. Conhecer a Praça Marco Zero

Passeios em Recife

Fonte: Wikimedia

Outra opção de passeio que não pode ficar de fora é a praça do Marco Zero! No Recife Antigo, oficialmente chamada de Praça Rio Branco, está o Marco Zero da capital Pernambucana.

Da praça, contemple a vista do oceano Atlântico, dos arrecifes que contornam a região e as obras de Francisco Brennand. Aproveite também para apreciar os prédios do período colonial que cercam a praça.

Lá também conta com um grande mercado de artesanato fixo e é um bom lugar para fazer ótimas fotos, almoçar, curtir a paisagem deslumbrante e se refrescar um pouco, já que este local venta muito, reduzindo a sensação de calor!

5. Visitar o Museu Cais do Sertão

Passeios Recife Museu Cais do Sertão

Fonte: Wikipedia

O museu e centro cultural oferece uma visita de imersão na cultura nordestina. Instalado no antigo Armazém 10 do Porto de Recife, faz uma grande referência ao legado artístico de Luiz Gonzaga.

O local valoriza a vasta cultura sertaneja, o modo de viver, as moradias, com exposições, filmes, salas de música e muita cultura!

Eleito um dos 20 melhores museus da América do Sul em 2015 pelos usuários de sites de viagens TripAdvisor, tem um espaço cortado por um curso d’água, que simboliza o Rio São Francisco! Ainda não foi até lá? Então vá!

6. Conhecer a Embaixada dos Bonecos Gigantes

Passeios em Recife

Fonte: Wikipedia

Na Rua do Bom Jesus, no Bairro Recife, estão os famosos Bonecos Gigantes de Olinda! Na Embaixada acontece a exposição permanente dos bonecos que brilham no carnaval e pode ser vista durante todo o ano.

Saiba sobre a confecção dos bonecos representativos de celebridades e personalidades brasileiras e internacionais. É um passeio bem turístico mesmo, que vale a experiência!

Dentre os bonecões da exposição permanente estão ícones como Cartola, Ayrton Senna, Elvis Presley, Chacrinha, Roberto Carlos, Michael Jackson, Tim Maia, e outros.

7. Passear no Centro Histórico de Olinda

Quem deseja fazer um passeio em Recife e Olinda vai se maravilhar e levar lembranças alegres das cidades-irmãs para casa!

Super colorida, cheia de ladeiras históricas que nos transportam ao século XVI, com um mar azul belíssimo, a cidade de Olinda está a 9 km de Recife.

Tombada como Patrimônio Mundial Cultural pela Unesco, Olinda atrai a atenção dos que passam pelo Alto da Sé, onde várias atrações se concentram.

Cheia de pontos turísticos históricos e culturais, com seus casarões antigos, igrejas, museus, oficinas de artesanato e mirantes que oferecem vistas incríveis do centro e do mar, a cidade pode ser toda visitada a pé!

8. Conhecer o Convento de São Francisco

O convento primitivo, de 1585, foi o primeiro estabelecimento franciscano do Brasil. Dentro dele estão: a Igreja Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque e a Capela Santana e o claustro.

O claustro tem 16 painéis de azulejos portugueses que contam a história de vida e morte de Francisco de Assis.

A beleza arquitetônica encanta visitantes de todo lugar, pelos detalhes barrocos, acervo de azulejos portugueses e as pinturas no teto! Seu interior é todo rebuscado com entalhes de madeira. Não deixe de ir!

9. Visitar o Alto da Sé, Elevador Panorâmico e a Igreja da Sé

Passeios em Recife

Fonte: Domínio Público

Para você que fará um passeio panorâmico em Recife e Olinda, vá ao Alto da Sé! É lá que estão as famosas tapioqueiras, as feirinhas de comidas típicas, o Mercado de Artesanato de Sé e as distrações pela rua Bispo Coutinho.

No Alto da Sé os turistas verão igrejas antigas, construções coloniais e uma paisagem maravilhosa da cidade de Recife e do mar. Aproveite o Elevador Panorâmico!

O Elevador Panorâmico do Alto da Sé é uma atração mais antiga e histórica, como tantos outros pontos turísticos da região de Olinda. Ideal para fazer boas fotos e contemplar a beleza da cidade.

Mais importante igreja da cidade, a Catedral da Sé foi erguida em 1540 e tem altares folheados a ouro, azulejos portugueses e o túmulo de D. Helder Câmara, ex-arcebispo de Olinda. Vale muito a pena conferir!

Ótima pedida para o fim de tarde: comer aquela tapioca feita na hora, acompanhada de um café coado na hora, após ter dado uma volta para comprar lembrancinhas nas barracas e lojinhas de artesanato pela região!

-> Passagens aéreas para Recife na promoção

Passeios em Recife: melhores praias

recife pernambuco passeios

As praias são imperdíveis para quem vai fazer passeios turísticos em Recife. São exuberantes, de beleza inesquecível.

Tem que ir. Só é preciso ficar atento às placas de sinalização. Todas as praias são sinalizadas caso haja presença de tubarões. Veja as melhores praias de Recife e arredores:

Dicas de passeios diferentes em Recife

Muitos turistas que vão à capital pernambucana fazem um roteiro curto e mais conhecido. Às vezes por ter menos tempo ou porque vale a pena conhecer os lugares mais populares para quem ainda não viveu aquele frevo!

Mas temos mais lugares especiais para sugerir, de passeios gratuitos em Recife, não tão badalados e temos certeza de que você vai curtir! Vamos lá?

1. Tour guiados gratuitos

Imagine só, fazer um free walking tour, promovido pela Prefeitura de Recife? É só levar um quilo de alimento não perecível e está tudo certo! Há passeios a pé, de ônibus, de bicicleta e até de catamarã (uma embarcação).

Entre os passeios estão percursos em igrejas, poetas pernambucanos, pontes da cidade e o rio Capibaribe, entre outros. Para garantir o passeio, faça sua inscrição uma semana antes, pelo site.

2. Santo Antônio e São José

Separados pela ponte do Recife Antigo estão estes dois bairros que fazem parte do centro de Recife. Dê uma volta por lá para ver arquitetura antiga nas ruas. Traços de presença holandesa, portuguesa, francesa e judaica em casarões, pátios e igrejas.

3. Boa Vista

Também localizado no centro de Recife está o Bairro de Boa Vista. Ele abriga o bonito Cinema São Luiz, mais antigo cinema de rua da cidade, ainda em funcionamento.

Lá também conta com o tradicional Mercado da Boa Vista, uma boa opção para um almoço regional.

Tem ainda o lindo prédio da Faculdade de Direito do Recife, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, bares mais alternativos e adorados pela comunidade LGBT+!

4. Casa Forte, Poço da Panela e Apipucos

Que tal incluir a Zona Norte da cidade na lista de passeios em Recife? É uma região muito linda e tem bairros bem tradicionais, como o de Casa Forte.

Com mansões históricas convertidas em lojas de marcas locais, bares e restaurantes perfeitos, ruas arborizadas e a Praça de Casa Forte. O paisagismo fica por conta do Burle Marx e ao redor da praça tem cafés, livraria e restaurante.

No bairro ainda tem o Museu do Homem do Nordeste, com o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, que exibe filmes de arte!

No bairro de Apipucos você pode conhecer a Fundação Gilberto Freyre, com um acervo dedicado ao sociólogo em um lugar incrível.

O Poço da Panela é outro charmoso bairro com casario antigo e ruas calmas calçados com paralelepípedos. Praticamente colado no Casa Forte. Vale a pena!

5. Jaqueira, Espinheiro e Aflitos

Mais bairros queridinhos para andar a pé, seja para ir caminhando de bar em bar, café em café ou de lojinha em lojinha, são os vizinhos Espinheiro, Jaqueira e Aflitos.

6. Passeios de barco em Recife

Passeios em Recife

Fonte: Domínio Público

Quer fazer o delicioso passeio de barco em Recife e suas pontes? Prepare-se para contemplar as belezas e se divertir com músicas típicas, brincadeiras e a hora tão esperada de atravessar por sob a ponte!

É que quando o catamarã vai passar embaixo de alguma das pontes, é tradição de quem está no passeio gritar, aplaudir e fazer um pedido! Vá pensando quais serão os desejos pois ponte é o que não falta para atendê-los!

O catamarã é um dos passeios mais tradicionais do Recife. Os bilhetes são retirados na bilheteria no dia do passeio. Alguns hotéis oferecem oferecem o passeio, fazendo o agendamento com a empresa.

O guia a bordo fala da história e curiosidades dos locais vistos. Se você optar por fazer o passeio ao entardecer, verá o por do sol, tornando ainda mais inesquecível o passeio!

7. Passeios de buggy em Recife

Para conhecer o litoral da região pernambucana, nada melhor que um passeio de buggy! É possível fazer passeios de ponta a ponta em Porto de Galinhas, por exemplo. Incrível, não é?

Explore os pontos litorâneos mais belos. O passeio leva até os extremos mais turísticos de Porto de Galinhas: em um lado temos a praia de Muro Alto e, de outro, o Pontal de Maracaípe. Lugares sensacionais!

Certifique-se se o buggy tem um selo que garante que o buggy tem credenciamento. Assim, você estará com um um “bugueiro” registrado e de qualidade.

Passeios bate e volta a partir de Recife

recife pernambuco

O Nordeste do Brasil é muito procurado. Recife, então, é um dos destinos mais queridos pelos turistas, por sua vasta opção de passeios e belezas históricas, além da badalada noite.

Existem passeios rápidos que dão para fazer numa ida e volta, aproveitando bastante, saindo do Recife. Vamos lá?

Praia dos Carneiros, Tamandaré

As praias de Carneiros e Tamandaré são conhecidas pelo mar de água tranquila e translúcida. Com paisagens de tirar o fôlego, as praias são as mais desertas do litoral sul pernambucano.

Seus recifes formam enormes piscinas naturais com águas quentinhas, areias clarinhas (brancas!) e coqueiros envergados, como os do Caribe.

Em Tamandaré estão as casas de veraneio e as barracas que bombam na alta temporada e fins de semana.

Carneiros já é mais rústica, com 8 km de orla, ou seja, sempre agradável para longas caminhadas sem tumulto!

Praia de Calhetas, Cabo de Santo Agostinho

Pertinho de Recife está a Praia de Calhetas. É um paraíso de belezas naturais com águas em tons azuis e verdes, além da vista que se tem ao chegar ao alto do morro.

Um dos maiores atrativos desse oásis é uma tirolesa que tem na Praia de Calhetas. A descida começa no alto do morro e termina no mar de água quentinha. Imagine que delícia!

Há também o passeio de teleférico, com os mesmos equipamentos utilizados para descer de tirolesa, porém com menos velocidade. Perfeito para quem tem medo dos esportes radicais!

Passeio Praia de Itamaracá e Igarassú

A Ilha de Itamaracá, que em tupi guarani significa “pedra que canta”, tem praias lindas, ótimos passeios pelo rio e pelo mar, comidinhas típicas deliciosas e muita natureza!

Uma das mais lindas ilhas do Estado de Pernambuco, tem seu entorno cheio de praias exóticas de águas quentes e calmas, com seus coqueiros e manguezais, além das colinas de mata nativa.

Praia Porto de Galinhas, Ipojuca

Uma das mais badaladas de Ipojuca, eleita a praia mais bonita do Brasil por 10 vezes! Não faltam atividades para fazer nesse destino incrível.

Porto de Galinhas, com seu mar de águas cristalinas, de piscinas naturais, oferece desde as praias, mergulho com os peixes, passeios como o de jangada, de jet ski, de buggy pela orla.

E ainda, conta com vários restaurantes, pousadas e uma rede de hotéis com ótima estrutura disponível para todos os gostos e bolsos! Vá ver!

Passagens aéreas para Recife na promoção

recife pernambuco

Agora que você já viu sobre os melhores passeios e praias de Recife, deve estar com vontade de ir correndo para lá e tomar uma água de coco de frente pro mar, não é mesmo?

O jeito mais prático, rápido e seguro de ir é o de avião. Entre no nosso site para pesquisar as promoções de passagens aéreas para Recife.

Você pode fazer um cadastro para receber alerta de preços. Desse modo, quando algum trecho sofrer alteração de valor, você receberá um aviso!

Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro das dicas de roteiros e novidades! E aí? Pronto para arrumar as malas? De Promo, você pode!

Passagens aéreas para Recife
Passagens aéreas saindo de
Azul FOR Fortaleza REC Recife 21 Mar 24 Mar R$ 221 Azul FOR Fortaleza REC Recife 14 Dez 18 Dez R$ 231 Azul FOR Fortaleza REC Recife 10 Mar 12 Mar R$ 231 Gol FOR Fortaleza REC Recife 23 Nov 27 Nov R$ 244 Azul FOR Fortaleza REC Recife 13 Dez 16 Dez R$ 249 Latam Brasil FOR Fortaleza REC Recife 04 Dez 09 Dez R$ 250
Recomendado para você
Melhores praias de Recife e arredores: conheça as TOP 10 praias imperdíveis

Melhores praias de Recife e arredores: conheça as TOP 10 praias imperdíveis

O que fazer em Recife: melhores praias, passeios e pontos turísticos

O que fazer em Recife: melhores praias, passeios e pontos turísticos