Os principais pontos turísticos de Pernambuco: roteiro imperdível

Que tal uma viagem para conhecer Pernambuco? O local tem muitas belezas naturais e com certeza vai te deixar encantado. Mas você sabe quais os melhores pontos turísticos de Pernambuco?

Se você não sabe ou ainda tem dúvidas, não tem problema. Neste post, vamos te mostrar um roteiro imperdível com as principais atrações do estado. Vamos lá?

Pontos turísticos em Pernambuco: quando ir?

pontos turísticos de pernambuco

Pontos turísticos em Pernambuco

Fonte: Imagem de domínio público

Para curtir o melhor das cidades e dos pontos turísticos de Pernambuco, o segredo é se programar. Por isso, escolher a data da viagem é um dos itens mais importantes. Afinal qual é a melhor época para conhecer o estado?

O clima de Pernambuco varia conforme a região, na costa o clima é tropical úmido com chuvas abundantes. Para não pegar muita chuva, no entanto, a dica é ir entre setembro e fevereiro.

Já se você for fazer um passeio no interior prepare-se para encontrar um clima árido com duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa.

O sertão, mais da metade do território do estado, também é bem seco e quase não chove. Por isso, se for para lá a dica é se hidratar bastante e fazer refeições leves. Os melhores meses para viajar são entre julho e fevereiro

Além disso, em Pernambuco as temperaturas são predominantemente altas, em torno de 27º e 30º graus. Então não se esqueça do protetor solar, tá certo?

Passagem aérea para Pernambuco

Na hora de planejar uma viagem, a passagem aérea costuma ser um dos itens mais caro, não é mesmo?

Por isso a dica pra curtir os pontos turísticos de Pernambuco gastando pouco, é buscar um site completo, com muitas opções de voos. Para otimizar sua pesquisa, busque passagens aéreas em dias e horários alternados. Considere horários alternativos e diferentes dias de partida ou retorno.

Além disso, busque programar suas viagens, quando possível, em períodos de baixa temporada. Para ajudar, use um comparador de passagens e cadastre um alerta de preço, assim quando um trecho de sua preferência sofrer alteração no valor você será avisado.

Principais pontos turísticos em Pernambuco por cidade

Pernambuco tem muitas cidades lindas, e pra você não perder nenhum passeio ou ponto turístico separamos este guia em sete principais cidades do estado.

Tem opção de praias belíssimas em Pernambuco, piscinas naturais e passeios históricos. Tudo para você curtir o melhor do estado. Vamos conhecer alguns?

1. Recife

pontos turísticos de Recife pernambuco

Fonte: Imagem de domínio público

O que fazer em Recife? Para começar esse roteiro elegemos a capital do estado como primeiro destino, afinal Recife tem atrações incríveis!

E pra quem gosta de passeios históricos, a cidade é o destino perfeito. Então, vamos lá?

Instituto Ricardo Brennand

Se você gosta de arte e história então tem que conhecer o Instituto Ricardo Brennand, um dos principais pontos turísticos de Pernambuco para os amantes da cultura.

Construído em 2002, o local é um espaço sem fins lucrativos que guarda um valioso acervo artístico do artista Ricardo Coimbra de Almeida Brennand.

Lá você vai encontrar o Museu Castelo São João (museu de armas brancas), pinacoteca, biblioteca, auditório, Jardins das Esculturas e uma galeria para exposições temporárias e eventos. Tudo isso rodeado de mais de 77 metros quadrados de Mata Atlântica preservada. Incrível, né? Vale uma visita!

Recife Antigo

E já que estamos falando em passeios históricos, não podíamos deixar de fora o Recife Antigo, um dos pontos turísticos de Pernambuco mais tradicionais. O local é o centro histórico da cidade e tem várias atrações.

A boa notícia é que como as atrações são pertinhas umas das outras, você pode explorar o centro todo a pé e em apenas um dia. A dica é começar pela Praça do Marco Zero, seguir para o Centro Cultural Cais do Sertão, conhecer o Espaço R.U.A e o Museu Paço do Frevo, e finalizar o dia com um passeio de catamarã pelas pontes de Recife.

Ah, mas se você não abre mão de fazer compras durante a viagem, a dica é visitar a Feirinha de Bom Jesus. Ela funciona todo domingo à noite e lá você encontra lembrancinhas e comidas típicas de Recife. Não dá pra perder, né?

Torre Malakoff

Outra opção de ponto turístico em Pernambuco pra quem gosta de cultura e arte é a Torre Malakoff. De caráter militar e construída no século XIX sua arquitetura chama atenção, e sua fachada lembra mesquitas do Oriente.

Lá você encontra oito salas de exposição, além de salas educativas e administrativas. Ah, na área externa ainda funciona um anfiteatro que recebe diversos eventos.

Gostou? Quer conhecer? Então fique atento: a Torre funciona de terça a sexta, das 10h às 17h, sábados, das 15h às 18h e domingos, das 16h às 19h30, e a entrada é gratuita.

Embaixada dos Bonecos Gigantes

Quando pensamos em Pernambuco sempre lembramos dos tradicionais bonecos gigantes, não é mesmo?

Apesar deles serem mais presentes na cidade de Olinda, Recife também tem um espaço só para abrigar uma coleção deles, é a Embaixada dos Bonecos Gigantes.

Lá você vai encontrar um acervo com 45 bonecos de personalidades da música, televisão, esporte e jornalismo. Entre os homenageados estão: Alceu Valença, Michael Jackson, Chacrinha, Ayrton Senna, Chico Science e Dominguinhos.

Se você quiser visitar fique de olho: a Embaixada funciona todos os dias (exceto no Carnaval, Natal e Ano Novo), de 8h às 18h e a entrada custa 10 reais. Mas atenção, crianças menores de 12 anos acompanhadas de um adulto pagante, tem direito a meia entrada.

-> Confira passagens aéreas para Recife na promoção

2. Olinda

pontos turísticos de pernambuco

Fonte: Site Gazeta do Povo

E já que falamos em Olinda, este é o nosso próximo destino em Pernambuco! Famosa por suas ladeiras e pelo colorido das suas ruas, a cidade é uma das mais antigas de Pernambuco e mescla história e tradição.

Pra quem vai passear por lá, a dica é andar bastante e explorar os arredores. Se você for no Carnaval, melhor ainda. Olinda é famosa por ter uma das melhores festas carnavalescas do país.

Centro Histórico de Olinda

Se você está procurando por pontos turísticos em Pernambuco e vai visitar Olinda, então não pode deixar de conhecer o Centro Histórico da cidade.

A cidade é tombada pela Unesco e não é difícil encontrar muitas atrações históricas e culturais; são dezenas de igrejas, museus, casarões antigos e ateliês de artesanato.

Uma dica é visitar o Centro Histórico pela manhã e finalizar o dia com um banho de mar, uma vez que a praia fica ali pertinho. Nada melhor para refrescar do calor, não é mesmo?

Mosteiro de São Bento

A Igreja e o Mosteiro de São Bento são um dos pontos turísticos de Pernambuco mais importante para os católicos e devotos. Criados no século XVI, eles integram um importante complexo arquitetônico barroco em Olinda.

Em 1998, eles foram elevados à dignidade de Basílica Menor, pelo Papa João Paulo II, através da Carta Apostólica Spectabile quidem.

Ah, o altar da Igreja já foi desmontado e transportado para os Estados Unidos e ficou exposto no Museu Guggenheim de Nova Iorque. Incrível, né? Não perca a chance de conhecer.

Mirabilandia

Se você está buscando pontos turísticos em Pernambuco que unam diversão e aventura, então você tem que conhecer o parque de diversões Mirabilandia.

Localizado no bairro Salgadinho, o parque reúne vários brinquedos e atrações. Entre as mais famosas estão a montanha russa e os brinquedos giratórios. Ah, o parque também tem uma área dedicada apenas às crianças menores.

O local funciona de sexta a domingo (incluindo feriados) das 14h às 20h e o passaporte meia entrada custa 43 reais. Além disso, os aniversariantes do mês pagam apenas 20 reais. Imperdível!

3. Porto de Galinhas (Ipojuca)

pontos turísticos de pernambuco

Fonte: Site Viagens Cinematográficas

Porto de Galinhas é considerado um dos melhores pontos turísticos de Pernambuco e atualmente é o mais procurado pelos turistas.

A cidade que antigamente era coadjuvante no turismo nordestino foi revitalizada e se tornou um pólo turístico com a chegada de restaurantes, hotéis e resorts.

Hoje, Porto de Galinhas atrai visitantes do mundo todo que ficam encantados com sua natureza exuberante e com suas piscinas naturais de águas mornas. E aí? Tá esperando o quê pra conhecer esse paraíso?

Piscinas Naturais

Pra quem gosta de águas calmas e mornas e está procurando tranquilidade Porto de Galinhas é o destino ideal. Lá você vai encontrar várias piscinas naturais de águas transparentes, ideal para um mergulho.

Além disso, você ainda pode fazer um mergulho com os peixinhos. Imperdível! Só fique de olho na maré, pois quando ela estiver muito baixa as piscinas podem ficar vazias.

Região de Maracaípe

Pertinho de Porto de Galinhas, há apenas 3,5 quilômetros está a Praia de Maracaípe, um local paradisíaco e ainda pouco frequentado pelos turistas, então se você está querendo curtir um dia de praia com tranquilidade vai adorar o local.

Lá além do mar quente e calmo, você vai encontrar alguns bares e restaurantes. Entre os mais famosos estão: Bar do Marcão e o Bar do Galo. Uma dica é experimentar os camarões australianos que vêm acompanhados de abacaxi.

Outra dica para aproveitar ao máximo esse ponto turístico de Pernambuco é fazer um passeio de jangada pelo Rio Maracaípe e ver de perto o estuário de cavalo marinho. Inesquecível!

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um dos mais famosos pontos turísticos de Pernambuco e do Brasil. Afinal, quem nunca sonhou em passear no arquipélago mais bonito do país?

Lá além de curtir a natureza exuberante e as águas cristalinas você ainda pode fazer mergulhos. Então não se esqueça de levar a máscara e o snorkel. Outra dica é levar um lanche e água potável, pois as ilhas não têm estruturas de barracas e bares.

Praias mar de dentro

Muita gente não sabe, mas Fernando de Noronha é dividido em duas costas: as praias do mar de dentro (que ficam voltadas para o Brasil) e as praias do mar de fora (que são voltadas para África).

As praias de águas mais cristalinas são as do mar de dentro e entre elas estão as já famosas Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Baía do Sancho.

Ah, é deste lado do arquipélago que o sol de põe. Então se você quer aproveitar para curtir uma das paisagens mais bonitas do país, a dica é ficar até de tardinha.

Praias mar de fora

Apesar da maioria das praias da costa do mar de fora serem proibidas para banho, o passeio vale a pena. Isso porque lá você vai conhecer um pouco mais da vida marinha da ilha.

Uma dica é visitar a Praia do Leão, onde ocorre a desova de tartarugas e a Ponta das Caracas, onde você vai encontrar peixes coloridos, arraias e cações.

No entanto, esteja atento às regras das praias. Como são pontos de desova e preservação das espécies marinhas, em muitas há horário de saída. Por isso, o ideal é chegar bem cedinho para aproveitar ao máximo esses pontos turísticos de Pernambuco.

5. Caruaru

pontos turísticos de Caruaru pernambuco

Fonte: Imagem de domínio público

Se você está procurando pontos turísticos em Pernambuco, que tal visitar Caruaru?

A cidade fica no interior do estado e é considerada a “Princesinha do Agreste”, por ser o maior pólo econômico da região.

Lá você vai curtir o melhor São João do país, mas se não for na época de junho, não tem problema. A cidade também tem feiras, centro histórico e construções antigas pra você conhecer. Opção é o que não falta, né?

São João em Caruaru

Na época da festa junina, Caruaru vira um verdadeiro pólo turístico. As ruas, bares e restaurantes ficam enfeitados e a cidade se torna a “capital do forró”.

Por isso, se você gosta da festividade e vai viajar para cidade nesta época a dica é reservar seu hotel com antecedência, uma vez que apesar de turística a cidade ainda tem uma estrutura precária.

Além de curtir as músicas e dançar muito forró, você ainda pode aproveitar as guloseimas. Não deixe de experimentar a maçã do amor e o bolo de fubá. Uma delícia!

Casa Museu Mestre Vitalino

A Casa Museu Mestre Vitalino é um dos principais pontos turísticos do agreste de Pernambuco.

O local que já foi a moradia de um dos maiores artesão do estado hoje é um museu que conta com obras que simbolizam a valorização da cultura nordestina. Vale a pena a visita!

Feira de Caruaru

Quem está procurando pontos turísticos em Pernambuco e não abre mão de fazer umas comprinhas tem que conhecer a Feira de Caruaru!

Lá você vai encontrar diversas lojas e barraquinhas que vendem desde artesanato até roupinhas de bebê. Além disso, há restaurantes e bares para você experimentar o melhor da gastronomia pernambucana.

6. Tamandaré

pontos turísticos de pernambuco

Fonte: Site Roteiros Possíveis

Se você está procurando um lugar para descansar então Tamandaré pode ser o seu destino! A cidade tem lindas piscinas naturais e cinco praias, a mais famosa delas a Praia dos Carneiro, que tem uma famosa igrejinha em frente.

Depois de aproveitar um dia de descanso na praia, que tal curtir uma boa música ao vivo no Submarino Amarelo? O bar em homenagem aos Beatles é um dos mais famosos da região. Vale a pena conferir!

Praia dos Carneiros e Capela de São Benedito

A Praia dos Carneiros é um dos pontos turísticos mais legais de Pernambuco. A praia que fica localizada a poucos quilômetros de Porto de Galinhas tem mar calmo e de águas cristalinas.

Além disso, a praia ainda tem uma barreira de corais que formam piscinas naturais com vários peixinhos.

Uma dica é fazer um passeio de catamarã que passa por três trechos da praia: um banco de areia extenso, uma área para tomar banho de argila e a Capela de São Benedito (construída no final do século XVIII). O passeio custa em média 60 reais. Não vai perder, né?

Forte de Santo Inácio

Se você gosta de passeios históricos então vai adorar conhecer o Forte de Santo inácio. A construção data do século XVII e chama atenção pela sua arquitetura militar.

Você pode fazer uma visita guiada e a entrada custa 5 reais. Além disso, lá você encontra lojinhas de roupas e artesanato. Perfeito para garantir a lembrancinha da viagem, né?

Casa do Artesão

E já que estamos falando em lembrancinhas, que tal conhecer a Casa do Artesão? O local fundado em 2002 é hoje um dos mais charmosos pontos turísticos de Pernambuco.

Lá você encontra vários artistas populares que vivem da venda de seus produtos, em especial mulheres que largaram a vida de pescadoras de mariscos ou faxineiras das casas de veraneio e hoje se dedicam à arte. Não deixe de visitar e se encantar com o artesanato pernambucano.

Ilha de Itamaracá- Coroa do Avião

pontos turísticos de pernambuco Ilha de Itamaracá- Coroa do Avião

Fonte: Site Mochi Léo

Localizada no litoral norte do estado a Ilha de Itamaracá é o destino perfeito pra quem quer descansar e curtir a natureza. O local tem praias de águas tranquilas, coqueiros, manguezais e colinas de matas nativas.

Uma dica é fazer um passeio e conhecer o Forte de Santa Cruz, que preserva a história da fundação da ilha. Além disso você pode fazer um roteiro ecológico de barco pelas praias.

Ah, e não deixe de visitar o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos, considerado o maior do Brasil, o local é dedicado ao estudo e preservação da espécie de peixes boi. Imperdível, né?

Outra dica é ficar até de tardinha para curtir o pôr-do-sol, um dos mais bonitos de Pernambuco. Então pegue seu drink ou água de coco e contemple esse visual paradisíaco.

Passagem aérea para Pernambuco na Promoção

Agora que você já conhece os melhores pontos turísticos de Pernambuco, chegou a hora de fazer a mala e ir correndo pra lá. No entanto, para aproveitar o melhor da viagem gastando pouco o ideal é comprar as passagens aéreas na promoção.

Por isso, para garantir o menor preço a dica é ficar de olho no nosso site e nas nossas redes sociais. Além disso você pode cadastrar um alerta de preços e sempre que um trecho sofrer alteração no valor, nós enviaremos uma mensagem. Legal né?

Gostou? Então agora é só compartilhar esse texto com a família e com os amigos e aproveitar o melhor de Pernambuco. Quer viajar com tranquilidade? De PROMO você pode!

Passagens Aéreas para Pernambuco
Passagens aéreas saindo de
Azul FEC Feira De Santana REC Recife 16 Nov 23 Nov R$ 205 Latam Brasil FOR Fortaleza REC Recife 21 Mar 24 Mar R$ 234 Latam Brasil FOR Fortaleza REC Recife 13 Fev 18 Fev R$ 234 Latam Brasil FOR Fortaleza REC Recife 13 Dez 16 Dez R$ 234 Latam Brasil FOR Fortaleza REC Recife 15 Dez 17 Dez R$ 235 Latam Brasil FOR Fortaleza REC Recife 20 Nov 27 Nov R$ 235
Recomendado para você
Passagens aéreas baratas para viajar em outubro

Passagens aéreas baratas para viajar em outubro