17 pontos turísticos de Roma: praças, ruínas, monumentos e mapa turístico

A capital italiana é o destino dos sonhos de muitos viajantes. A cidade é famosa pelos diversos pontos turísticos de Roma, como as praças, ruínas e monumentos.

Conhecida também como “A Cidade Eterna” sua história abrange mais de 2500 anos, sendo considerada uma das cidades mais antigas da Europa.

Enquanto ao nome dado pelos romanos, eles estavam certos! A cidade de Roma continua lá independente das guerras, invasões e queda do império.

A capital da Itália é uma das 20 cidades mais visitadas do mundo, e não é por acaso. Roma consegue unir história, romance e magia em um lugar só.

Mas como planejar uma viagem a Roma? Qual a melhor época? Onde ir? Fique tranquilo! Nós separamos as melhores dicas e montamos um mapa turístico de Roma para você.

Quando ir a Roma?

Quando ir a Roma

Roma é uma daquelas cidades que não é recomendado ir a qualquer época do ano por causa das chuvas. Em período chuvoso é praticamente impossível visitar os monumentos e ruínas ao ar livre.

Então, a primeira dica é: pesquise sobre qual a estação de Roma na data da sua viagem.

Uma das melhores épocas para viajar a Roma é na Primavera, nos meses de abril, maio e junho. Os dias de sol são certos, o clima é agradável durante o dia todo e o sol se põe às 21h.

Julho e Agosto são os meses mais quentes em Roma, podendo passar de 40ºC, e também é alta temporada. Durante o Verão os europeus do norte e americanos procuram a cidade para fugir do frio e curtir as férias.

Além de ficar cheia e quente, os hotéis e passeios na cidade ficam bem mais caros. Então, se quiser economizar e ter tranquilidade, evite viajar no verão romano.

O Outono também é uma boa opção para ir a Roma, sendo que setembro e outubro são os melhores meses da estação para o turismo.

Novembro e março são os piores meses para conhecer os pontos turísticos de Roma. Além de dias chuvosos e frios, a noite chega às 17h.

Agora que você já sabe sobre as estações e qual a melhor época para ir a Roma está na hora de montar seu roteiro de pontos turísticos em Roma.

-> Confira passagens aéreas para Roma na Promoção

Quantos dias são necessários para conhecer Roma?

ponto turisticos de roma

Fonte: Unsplash

O tempo de estadia na Cidade Eterna vai depender de alguns fatores, como seu ritmo de passeio e se está acompanhado de idosos e crianças.

Seu interesse na cidade e tempo disponível também vão influenciar no roteiro pela Itália. A nossa dica é que você se hospede em Roma de 5 a 8 dias, no mínimo.

Assim, você terá tranquilidade para conhecer os pontos turísticos e acrescentar alguma parada que lhe chame atenção pelo caminho. Veja nossas dicas de 17 pontos turísticos imperdíveis em Roma.

Passagens aéreas para Roma

Agora você precisa adquirir o item mais importante de uma viagem: as passagens aéreas.

Para que elas não pesem no seu orçamento e façam com que você abdique de passeios para economizar, realize uma pesquisa com antecedência!

Utilize um site comparador de passagens para encontrar o melhor preço para o seu trajeto. Pesquise também em dias e horários diferentes.

Ah, evite os fins de semana, momento em que a demanda de busca aumenta e, consequentemente, os preços também.

Pontos turísticos de Roma: monumentos e ruínas

Que Roma tem um papel importante na história, você já deve ter percebido, né? Afinal a cidade foi fundada em 753 a.C e sempre esteve presente no livros da escola.

Veja os pontos turísticos de Roma que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Separamos os principais museus, monumentos, palácios e ruínas que você precisa conhecer na capital italiana.

Mapa pontos turísticos de Roma

1. Coliseu de Roma

ponto turisticos roma

Fonte: Unsplash

Principal ponto turístico e cartão postal de Roma, o Coliseu é um dos monumentos mais famosos do mundo e o mais visitado por turistas.

Quando falamos que Roma respira história não é por acaso. O maior anfiteatro já construído teve suas obras iniciadas em 72 d.C., e serviu de palco para o combate de gladiadores por décadas.

Os soldados lutavam entre si e também contra animais. A partir do ano 404 os jogos de luta foram proibidos.

Além de sua história, o Coliseu também encanta por seu tamanho. São 48,5 metros de altura, 188 de comprimento e 156 de largura.

Você sabia que o Coliseu de Roma é considerado uma das 7 maravilhas do mundo? Você não vai perder esse passeio, né? Então se programe comprando o ingresso antecipado e evitando filas.

2. Palatino

Aproveite a visita ao Coliseu e vá visitar o Palatino. Além de estarem um do lado do outro, é possível acessar o Palatino com o mesmo ingresso do anfiteatro.

O Monte Palatino é a mais central das sete colinas de Roma, que tem participação na sua fundação. É alí que a cidade de Rômulo teria começado a ser edificada.

Depois o local foi utilizado para a construção dos palácios imperiais romanos construídos a partir de 27 a.C., no período do Império. Já pensou caminhar pelo mesmo chão que os imperadores?

A parte mais antiga da cidade tem uma elevação de 40 metros com vista para o Fórum Romano e para o Coliseu.

3. Fórum Romano de Roma

ponto turisticos de roma

Fonte: Pixabay

Ao lado do Coliseu e do Monte Palatino está o Fórum Romano, conhecido também como o “berço do Direito”.

Assim como no Palatino e no Coliseu, o ingresso de visitação é o mesmo. Isso mesmo! Três pontos turísticos em um.

A distância entre os principais pontos turísticos de Roma é pequena e dá para conhecer no mesmo dia.

O Fórum Romano era um espaço público no centro de Roma, onde aconteciam encontros políticos, eleições, debates e outras funções da cidade.

Caminhando pelo Fórum você também conhecerá outras construções históricas, como o Arco do Tito, a Basílica Giulia e o Templo de Saturno.

Essas ruínas preservam a história de Roma e te levam para uma viagem no tempo. Prepare-se para uma boa caminhada durante o dia inteiro.

4. Arco de Constantino

ponto turisticos de roma

Fonte: Pixabay

Os arcos triunfais eram construídos para celebrar um triunfo, ou seja, uma batalha vencida.

O Arco de Constantino é um monumento construído em homenagem a vitória do imperador Constantino I sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvia no ano 312.

A construção do Constantino é diferenciada, pois utilizou partes de outros monumentos, homenageado também os vencedores Trajano, Marco Aurélio e Adriano.

O arco triunfal de Constantino foi construído a pedido do Senado Romano e está localizado próximo ao Coliseu e ao Monte Palatino, exatamente onde acontecia as batalhas.

Ah, o Arco de Constantino inspirou o arco mais famoso do mundo: o do Triunfo, na cidade de Paris.

5. Mausoléu de Adriano (Castelo de Santo Ângelo)

ponto turisticos de roma

Fonte: Pixabay

Já pensou em entrar em um monumento com mais de 2000 anos de história?

O Mausoléu de Adriano foi construído em uma área periférica de Roma e assumiu sua função até 403 d.C. Logo após veio a ser proteção militar e residência de nobres e papas.

O Mausoléu passou a se chamar Castelo de Santo Ângelo por causa da aparição do Arcanjo São Miguel no topo do castelo, vista pelo Papa Gregório I, indicando o fim de uma epidemia.

Ah, O papa Orsini até mandou construir o Passetto di Borgo – um caminho secreto que liga o Castelo de Santo Ângelo ao Vaticano.

Para chegar ao castelo é preciso atravessar a Ponte de Santo Ângelo sobre o rio Tibre. Lá de cima é possível ter uma bela visão do Vaticano e do rio.

Atualmente o Castelo de Santo Ângelo é um museu e recebe centenas de turistas por seus corredores e salas.

6. Panteão (Pantheon de Roma)

ponto turisticos de roma

Fonte: Pixabay

O Panteão de Roma é um templo dedicado a todos os deuses romanos. Lá estão enterrados grandes homens, como os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I.

Uma visita ao Panteão sob a luz do sol é quase uma parada obrigatória para qualquer turista. O templo é o edifício da Roma Antiga mais bem conservado.

Aproveite para ficar até o anoitecer e jantar em um dos restaurantes nos arredores do Panteão de Roma, na Piazza della Rotonda.

Durante a noite, a agitação próxima ao ponto turístico fica por conta dos cantores e artistas de rua, bem no estilo italiano.

7. Mercado de Trajano

 Mercado de Trajano roma

Fonte: Domínio Público

Se você tem interesse em arqueologia romana esse passeio é perfeito.

O Mercado de Trajano foi o primeiro centro comercial coberto do mundo. Apesar de ser menos conhecido do que o Coliseu, o mercado conserva grande parte do seu aspecto original.

Construído no século II d.C., o complexo monumental contava com 6 andares e mais de 150 estabelecimentos comerciais.

Em 2007, foi inaugurado o Museu dos Foros Imperiais dentro do Mercado de Trajano, onde é possível apreciar recomposições de partes da arquitetura dos antigos fóruns.

O mercado fica junto às ruínas do Fórum Trajano, onde também está a famosa Coluna de Trajano, que atualmente possui um painel que narra toda a história do local.

8. Monumento Vittoriano

lugares turisticos de roma

Fonte: Pixabay

O imponente Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II ou apenas Vittoriano é uma homenagem ao rei Vittorio Emanuele II, considerado pai da pátria italiana.

Desenhado por Giuseppe Sacconi, em 1885, atualmente é um museu importante para a cidade de Roma.

Localizado na Praça Veneza, o edifício possui um terraço panorâmico com uma vista magnífica. O local é surpreendente e relativamente novo, sendo utilizado desde 2007.

Sua majestosa construção em mármore branco, que pode ser visualizada de grande parte da cidade, rendeu um apelido carinhoso por parte dos turistas: “bolo de casamento”.

Pontos turísticos de Roma: praças e fontes

Você já deve ter ouvido falar que Roma é uma cidade com muitas praças, né? Pois é, pensando nisso destacamos as praças imperdíveis que você precisa conhecer.

Ah, sabe aquelas fontes lindas e grandes que vemos em filme? Também separamos duas que precisam estar no seu itinerário por Roma. Vem conferir!

9. Fontana di Trevi de Roma

lugares turisticos de roma

Fonte: Unsplash

Imortalizada pelo cinema mundial em filmes como La Dolce Vita, A Princesa e o Plebeu e a Fonte dos Desejos, a Fontana di Trevi é um dos pontos turísticos mais cheios que você visitará.

E, é claro que os turistas não deixariam de fazer o famoso ritual de jogar a moeda, que segundo a lenda garante sua volta para a Cidade Eterna, né?

Para você cumprir o seu ritual, a dica é ir bem cedinho ou tarde da noite, quando o número de turistas é menor.

A fonte mais famosa de Roma é uma construção do século XVIII nos estilos barroco e neoclássico e faz parte da fachada do Palazzo Poli.

Com uma arquitetura única, a estátua de Netuno – o deus do mar, localizada no centro da Fontana representa as forças da natureza que ameaçam o homem e seu trabalho.

10. Praça do Capitólio (Piazza del Campidoglio)

pontos turisticos roma

Fonte: Pixabay

A Praça do Capitólio é referência na capital italiana, sendo uma das sete colinas históricas no qual Roma foi construída.

Atualmente considerada uma das “praças do poder”, abriga a sede do Comune de Roma – uma espécie de prefeitura brasileira.

No local também é possível visitar o Museu Capitolino, um dos museus públicos mais antigos do mundo.

Ao entrar no museu é possível se deparar com pedaços da estátua colossal do imperador Constantino, considerada uma das obras mais importantes da escultura romana.

A Praça do Capitólio também ficou famosa por ter sido remodelada por Michelangelo, que projetou a Cordonata – a escada de acesso a praça.

Ao subir a Cordonata você irá se deparar com uma réplica da estátua de bronze de Marco Aurélio. O monumento original está dentro do Museu Capitolino.

11. Praça da Espanha (Piazza di Spagna)

ponto turisticos de roma

Fonte: Pixabay

A Praça da Espanha ou, no italiano, Piazza di Spagna é uma parada agradável e muito
divertida.

O nome se deve ao fato de que antes da unificação da Itália, o território da praça pertencia a embaixada espanhola.

Construída no século XVI durante a consagração da igreja Trinità dei Monti tem como principal atração a magnífica Escadaria de Trinità dei Monti.

A escadaria é ponto de encontro dos turistas e também dos moradores, que gostam de relaxar e conversar em um dos 135 degraus.

A escadaria é toda decorada com jardins e fica incrivelmente linda durante o verão e a primavera. A fonte central que possui o formato de um barco é o cenário preferido das lentes fotográficas.

Ah, gosta de fazer compras? Os arredores da Piazza di Spagna está cheio de lojas de luxo, como Armani, Gucci e Valentino.

O passeio vale a pena tanto durante o dia quanto à noite.

12. Praça Navona (Piazza Navona em Roma)

ponto turisticos de roma Praça Navona

Fonte: Pixabay

A Praça Navona se tornou atração turística por causa dos monumentos e ótimos restaurantes à sua volta.

A Embaixada Brasileira na Itália também fica nessa praça, no Palazzo Pamphilj construído em 1650.

Há outros prédios interessantes na região, como a Igreja Sant’Agnese e o Palácio Torres Massimo Lancellotti.

Os restaurantes e cafés são ótimas opções para os amantes da gastronomia italiana.

Ah, e o atrativo principal da Praça Navona é a sua Fontana dei Quattro Fiumi. Cenário preferido dos turistas para as fotos da viagem.

13. Fontana dei Quattro Fiumi

ponto turisticos de roma

Fonte: Pixabay

A Fontana dei Quattro Fiumi foi construída a pedido do papa Inocêncio X com objetivo de embelezar a região de sua residência.

A tradução de seu nome para português significa a Fonte dos Quatro Rios, uma referência aos 4 continentes e rios mais importantes do mundo: África, Europa, Ásia e América.

A localização da fonte é uma ótima pedida para quem deseja descansar, apreciar a culinária e tirar boas fotos.

Durante a noite a fonte fica agitada com atuação de diferentes artistas de rua, como mágicos, cantores e dançarinos.

14. Praça Veneza (Piazza Venezia)

A Praça Veneza é uma das praças mais famosas de Roma, onde está o monumento Vittoriano dedicado ao rei Vittorio Emanuele II.

Uma hora ou outra você passará por essa praça. Ela está no caminho de famosos pontos turísticos, como o Coliseu e o Fórum Romano.

Bem alí está um ponto turístico movimentado da cidade: o Palácio Veneza, uma das primeiras construções renascentistas da Itália.

Aproveite o dia de visitas ao Coliseu, Fórum Romano e Palatino para conhecer a Praça Veneza. Assim, você economiza tempo para as outras atrações.

Pontos turísticos do Vaticano

O Vaticano é o menor país do mundo e símbolo mundial do catolicismo. Mas visitar o Vaticano vai muito além da religião é também uma viagem pelo contexto histórico e cultural.

Além da casa do Papa, você conhecerá incríveis basílicas e os museus mais ricos do mundo. A entrada no Vaticano é gratuita, mas a visitação aos museus é paga.

15. Basílica de São Pedro (Basilica di San Pietro)

ponto turisticos de vaticano

Fonte: Unsplash

A Basílica de São Pedro é referência mundial, sendo a igreja em que o Papa reza as missas.

Importante símbolo do Vaticano, a nossa dica é começar o passeio pela Basílica e ir bem cedinho, pois depois das 9h as filas começam a se formar.

Dizem que ir ao Vaticano e não ver o Papa não é ir ao Vaticano. Caso você tenha interesse, o pontífice costuma aparecer aos domingos na sacada da Basílica.

Ah, cuidado com a roupa que vestirá durante o passeio, a entrada com vestes como minissaias e ombros de fora é proibida.

A igreja está localizada em um dos pontos mais conhecidos do Vaticano: a Praça de São Pedro.

16. Praça de São Pedro (Piazza San Pietro)

ponto turisticos de roma Praça de São Pedro

Fonte: Unsplash

Sabe aquela praça que fica lotada de pessoas enquanto o Papa faz seu pronunciamento? Então, essa é a Praça de São Pedro.

Grande e circular, é um dos cartões postais do Vaticano. A nossa dica é que chegue o mais cedo possível para conseguir fotografá-la com calma.

Se o seu objetivo for ver o Papa esse é o local certo. Todas as quartas-feiras acontece a audiência papal na praça, exceto em dias que pontífice está em viagem oficial.

Agora se você não faz questão de ver o Papa e quer mesmo é aproveitar as atrações do Vaticano, não vá nesses dias. A praça fica lotada de fiéis.

17. Museus Vaticanos

ponto turisticos de roma

Fonte: Unsplash

Os Museus do Vaticano são um complexo de 6 museus pequenos e interligados, localizado ao lado da Basílica de São Pedro.

O complexo é formado pelos seguintes museus: Museu Pio Clementino, Museu Etrusco, Museu Gregoriano Egípcio, Museu Chiaramonti, Museu Missionário Etnológico, Museu Gregoriano Profano e Museu Pio-Cristão.

Os Museus do Vaticano são considerados os mais ricos do mundo por causa de suas coleções com valores inigualáveis.

As exposições são as mais variadas, como peças gregas e romanas, obras em cerâmica e metais do antigo povo do norte da Itália, obras do Império Romano e relíquias do Antigo Egito.

Para visitar os Museus do Vaticano é necessário adquirir um ingresso. Programe-se e compre pela internet, evitando as grandes filas no local.

Seguro viagem obrigatório para Itália

Tão importante quanto as passagens para a sua viagem é o Seguro Viagem.

Não se esqueça que a contração do serviço é obrigatória para entrada nos países que fazem parte do Tratado de Schengen. E esse é o caso da Itália!

O Seguro Viagem Europa te dá cobertura médica e jurídica. Além de possuir planos com suporte em casos de extravio de bagagens, voos cancelados, entre outros.

Utilize o Seguros Promo para comparar os preços e planos de até quatro seguradoras de uma vez, e encontre a melhor cobertura para sua viagem.

Ah, o Seguros Promo oferece atendimento 24h por telefone, email, whatsapp e chat.

Faça sua cotação!

Seguro Viagem: Europa
GTA 60 EUROMAX GTA 60 EUROMAX Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 22/dia*
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 9/dia*
AT 40 INTER AT 40 INTER Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.500 (COMPLEMENTAR) R$ 27/dia*

Passagens aéreas para Roma na Promoção

Agora que você já sabe quais pontos turísticos não pode deixar de visitar e que a contratação de um Seguro Viagem para a Itália é de extrema importância. É hora das passagens aéreas para Roma.

Faça sua pesquisa com antecedência e em dias alternados, isso garantirá que você encontre bons preços na hora de comprar as passagens.

Ative também os alertas de preços, assim quando o seu trecho cadastrado tiver alteração, nós te avisaremos!

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de novos destinos e das principais promoções.

E aí, bora viajar? De PROMO você pode!

Passagens Aéreas para Roma
Passagens aéreas saindo de
Iberia GRU São Paulo FCO Roma 16 Mar 26 Mar R$ 2273 Iberia GRU São Paulo FCO Roma 23 Nov 20 Fev R$ 2799 British Airways GRU São Paulo FCO Roma 18 Abr 06 Mai R$ 3060 Iberia GRU São Paulo FCO Roma 05 Nov 26 Nov R$ 3068 Air Europa GRU São Paulo FCO Roma 21 Fev 12 Mar R$ 3141 Air Europa FOR Fortaleza FCO Roma 01 Set 13 Set R$ 3212