Pontos turísticos em Madrid: 15 atrações turísticas imperdíveis

A capital da Espanha é uma das cidades mais visitadas no mundo e chama atenção pela sua cultura e história. Mas você conhece os pontos turísticos em Madrid?

Se você ainda não conhece ou está em dúvida de quais lugares visitar, fique tranquilo: vamos fazer um guia com 15 atrações turísticas para te ajudar a escolher os seus passeios na cidade espanhola.  Aproveite também e confira as passagens aéreas para Madrid na promoção. Vamos lá?

Turismo em Madrid

A cidade de Madrid é famosa por unir tradição e modernidade. Sua arquitetura singular chama atenção e pode ser vista em prédios, casas, igrejas e palácios. Além disso, as avenidas largas e os casarões cheios de janelas são outro atrativos da cidade.

Para conhecer os pontos turísticos em Madrid, o ideal é separar de 3 a 4 dias de viagem. Se puder ficar mais, melhor ainda. Dá pra explorar cada cantinho com calma e tranquilidade.

Clima de Madrid

Para conhecer os pontos turísticos em Madrid e aproveitar ao máximo a cidade, a dica é programar bem a sua viagem. As melhores épocas para visitar a capital são no outono e na primavera.

Quando viajar? No outono, entre os meses de setembro e dezembro, a temperatura fica mais agradável e as folhas coloridas secas compõem um cenário bem romântico. Na primavera, as temperaturas continuam agradáveis e a cidade fica toda florida.

Já em julho, período de férias escolares aqui no Brasil, as temperaturas ficam bem altas, podendo chegar aos 40 graus. O ponto positivo é que como o sol se põe bem tarde (21h30) dá pra aproveitar bastante o dia na cidade.

Agora se você gosta de frio, a dica é viajar em janeiro. O inverno madrilenho é gelado, com temperaturas médias de 6ºC. No entanto, o céu costuma ficar totalmente limpo, ideal para passeios ao ar livre.

Pontos turísticos em Madrid: monumentos, praças e principais atrações

Pontos Turísticos Madri

Fonte: Imagem de domínio público

Madrid é uma cidade muito plural, e tem opções para todos os gostos, desde restaurantes, museus, cafés, até igrejas e monumentos históricos.

Por isso, para não ficar perdido pela cidade mais cosmopolita da Espanha, nós vamos te dar algumas dicas dos principais pontos turísticos em Madrid, começando pelos monumentos e praças.

1. Palácio Real

Pontos Turísticos Madrid Palácio Real

O Palácio Real da Espanha é um dos principais pontos turísticos de Madrid. O local que já foi residência oficial da Família Real hoje é utilizado para realização de eventos da realeza.

Em seu interior você encontra salões e muitos quartos, todos decorados com esculturas, quadros e pinturas que mostram a grandiosidade da realeza espanhola.

É possível visitar o interior do palácio o ano inteiro, pagando apenas 10 euros, mas vá preparado para enfrentar filas, especialmente se for no verão.

Além disso, na primeira terça-feira de cada mês há a troca da Guarda Real, na qual participam 429 guardas de 105 cavalos. Um espetáculo imperdível!

2. Puerta del Sol

Atrações Turísticas Madrid Puerta del Sol

Historicamente chamada de ‘quilômetro zero’, Puerta del Sol é um dos principais pontos turísticos em Madrid. O local fica no centro da cidade, e lá é possível encontrar vários turistas e vendedores ambulantes.

No local também fica a Estátua do Urso e do Medronheiro, símbolos da cidade. Portanto, se estiver passando por ali, não deixe de tirar uma foto.

3. Plaza Mayor

Pontos Turísticos Madrid Plaza Mayor

A Plaza Mayor chama atenção pela sua arquitetura. Considerada por muitos como a mais bonita do país, foi erguida no século XV e atrai turistas do mundo todo.

Além da beleza dos prédios, outro atrativo da praça são os bares em volta. O local reúne bares, restaurantes e cafés para todos os bolsos. Ideal para curtir um fim de tarde.

Além disso, na praça você encontra um ponto de informações turísticas onde você pode pegar mapas, tirar dúvidas e comprar passagens de transporte público.

4. Puerta de Alcalá

Pontos Turísticos em Madri Puerta de Alcalá

Fonte: Imagem de domínio público

Entre os pontos turísticos de Madrid, está a Puerta de Alcalá, famoso monumento construído no século XVIII. A escultura imponente fica no meio da Plaza de La Independencia e é a versão espanhola do famoso Arco do Triunfo.

Outra curiosidade é que cada lado da porta é pintado com desenhos diferentes. Incrível, né?

5. Plaza de Cibeles

Pontos Turísticos Madrid Plaza de Cibeles

Fonte: Site Viagens e Destinos

Localizada em uma das principais encruzilhadas da cidade, a Plaza de Cibeles é um dos pontos turísticos de Madrid mais conhecidos. Lá você vai encontrar a Fuente de Cibeles e o Palácio de Comunicaciones.

Dentro do Palácio funciona um centro cultural com várias exposições, concertos, palestras, workshops e eventos variados. Portanto, a dica é ficar de olho na programação do local para não perder nada.

6. Gran Vía

Gran Vía espanha madri

Conhecida como Broadway madrilenha a Gran Vía é uma das principais avenidas da cidade. Reduto de cinemas, teatros, restaurantes, bares e cafés, a rua atrai moradores e turistas do mundo todo.

E quem gosta de compras também vai curtir, é que a rua é ponto de comércio de lojas de grife e marcas famosas.

Outro ponto que chama a atenção é a arquitetura. Suas construções são grandiosas e cada uma delas tem uma fachada diferente.

Além disso, você pode fazer uma excursão de noite para o local e contemplar a iluminação dos principais prédios. O passeio ainda inclui um show de flamenco no Parque Florida. Imperdível!

7. Catedral de la Almudena

Madri Catedral de la Almudena

A Catedral de la Almudena é um dos principais pontos turísticos em Madrid e a igreja mais importantes da cidade. Sua construção começou em 1883, mas a obra só foi finalizada um século depois.

Em 1993 ela foi consagrada pelo Papa João Paulo II e se tornou um marco, por ser a primeira catedral no mundo consagrada fora de Roma.

Sua arquitetura traz elementos de todos os estilos, mas se destacam o estilo neogótico (no interior), neoclássico (na fachada), e alguns elementos barrocos.

A igreja é dividida em três partes: o Museo de La Catedral (museu), a cripta e o templo. Cada uma delas tem entradas e valores diferentes, por isso é bom conferir antes de ir. Se você quiser ir de metrô é só descer na linha Ópera e andar 500 metros, não tem erro.

8. Templo Debod

Localizado no Parque Del Oeste, um dos mais arborizados da Espanha, o Templo Debod atrai vários turistas o ano todo.

O monumento foi construído no Egito e doado à Espanha em 1970. Suas peças foram desmontadas e cuidadosamente montadas novamente na capital espanhola, com a mesma orientação geográfica que tinha no Egito.

Você pode visitar o Templo aos sábados, domingos e feriados das 09:30h às 20:00h e de terça a sexta das 10:00h às 14:00h. A entrada é gratuita e pode ter filas, portanto a dica é chegar cedinho.

9. Mercado de San Miguel

Pontos Turísticos Madrid Mercado de San Miguel

Fonte: Imagem de domínio público

O Mercado de San Miguel é um dos principais pontos turísticos de Madri pra quem quer curtir a gastronomia local.

Lá você vai encontrar opções de bebidas, frutos do mar, tapas e muitas outras comidas típicas. Se você quiser ainda pode fazer um tour de tapas e vinhos por 30 euros.

Além disso, você vai encontrar os ingredientes mais frescos para comprar: tem frutas, legumes, verduras e até mesmo ingredientes para confeitaria.

Se quiser visitar, fique atento: o mercado está localizado na praça de mesmo nome e funciona às segundas, terças, quartas e domingos de 10h às 24h. Já nas quintas, sextas e sábados o local fecha às 02h.

Ah, e quando estiver lá não deixe de reparar na arquitetura do prédio. Ele é um dos últimos mercados com estrutura de ferro original do início do século XX. Suas enormes janelas de vidro dão um charme a mais ao local.

10. Estádio Santiago Bernabéu do Real Madrid

Quem vai à Madrid não pode deixar de conhecer o principal estádio da cidade. Considerado como um dos mais importantes da capital ele atrai turistas amantes e não amantes de futebol. Por isso, mesmo se você não for muito fã do esporte vale a pena visitar.

O local é a casa do Real Madrid, um dos times mais consagrados mundialmente. E lá você vai poder fazer um tour e conhecer um pouco mais da história do clube, passar pela sala de troféus, vestiários e chegar pertinho do campo.

O estádio recebe visitas todos os dias, exceto no natal e no ano novo e os ingressos custam 25 euros para adultos e 18 euros para crianças de até 14 anos.

As entradas são vendidas na bilheteria ou pelo site, e os horários podem variar se tiver jogo no dia. Portanto consulte a programação com antecedência e não deixe de visitar um dos principais pontos turísticos de Madrid!

Pontos turísticos em Madri: museus e teatro

Além de monumentos históricos e as belas praças, Madrid tem várias opções pra quem gosta de passeios culturais.

São inúmeros museus e teatros, onde você vai encontrar obras de pintores famosos como Goya, Picasso, Botticelli, entre outros. Então, vamos conhecer alguns desses lugares?

11. Museo del Prado

O Museo del Prado é um dos principais pontos turísticos em Madri e um dos mais famosos do mundo. Nele, você encontra obras de pintores como Goya, Velázquez, Picasso, El Greco, entre outras. O local reúne a maior coleção de pinturas espanholas do mundo!

Como o museu é grande, o ideal é programar um tour com as principais obras que você quer ver. Você pode visitar de segunda a sábado, de 10h às 20h e domingo de 10h às 19h, e a entrada custa 15 euros.

12. Museo Nacional Centro de Reína Sofia

Pertinho do Museo del Prado, o Reína Sofia é outro que não pode ficar de fora da lista de pontos turísticos em Madrid a serem visitados.

É lá que fica o famoso quadro Guernica, pintado por Pablo Picasso. Além disso, você vai encontrar obras de Juan Miró e Salvador Dalí, além de outras obras de arte moderna espanhola.

O museu cobra entrada, no entanto, você pode optar por ir nos horários gratuitos que acontecem de segunda à sábado (exceto terça-feira) a partir das 19h ou domingo a partir das 13h30. Ou seja, não tem desculpa para não ir.

13. Teatro Real

O Teatro Real é um dos mais importantes da cidade. Foi a primeira construção voltada para apresentações musicais e de artes cênicas e tem grande projeção internacional.

Lá você vai encontrar apresentações de ópera, flamenco, concertos, recitais, entre outras atividades. Você também pode fazer uma visita guiada que dura cerca de uma hora. Não perca!

Pontos turísticos em Madrid: parques e natureza

Nem só de museus e monumentos vive Madrid, não é mesmo? A cidade tem uma natureza exuberante que convive harmoniosamente com os prédios e construções antigas.

Além disso, a capital tem várias opções de parques para você passear, andar de bike, patins, fazer caminhadas e curtir a natureza.

Quer conhecer alguns?

14. Parque del Retiro

Pontos Turísticos Madrid Parque del Retiro

Fonte: Imagem de domínio público

Quem gosta de natureza não pode deixar de conhecer o Parque del Retiro, um dos mais bonitos da cidade. Com 125 hectares de área, o local tem vários jardins que encantam os turistas.

Entre as atrações estão o Passeio das Estátuas, a Porta da Espanha e o Palácio de Cristal. Além disso, o parque também oferece passeios de pedalinho, aluguel de bicicletas, áreas para pesca e restaurantes. Tudo para você curtir com conforto.

A entrada do parque é gratuita e você pode chegar lá de metrô ou ônibus. O horário de funcionamento varia em alguns meses. Geralmente, entre abril e setembro funciona de 6h às 00h e de outubro a março de 6h às 22h.

15. Quinta de los Molinos

Pra quem gosta de tranquilidade esse parque é um dos melhores pontos turísticos de Madri. Na primavera ele fica mais bonito, pois é quando as amendoeiras ganham vida.

Além disso, lá você vai poder ver as ‘sakuras’ espécie de árvore japonesa, um riacho e um lago. A paisagem é bucólica e romântica, ideal para ir a dois.

Na época de baixa temporada o parque fica bem vazio, e você pode aproveitar para relaxar e fazer caminhadas.

Dicas para aproveitar sua viagem a Madrid

Antes de fazer as malas e ir correndo para Madrid, é bom pegar algumas dicas para não ter nenhum imprevisto na viagem. Por isso, separamos algumas coisas que você deve saber antes de viajar:

Evite ir na alta temporada. Se você puder escolher em qual data viajar, prefira ir entre os meses de novembro a março pois são de baixa temporada e os preços costumam estar mais em conta. No entanto. esteja preparado pro frio e leve agasalhos grossos.

● Separe de 3 a 4 dias para conhecer a cidade. Como Madrid é muito plural e tem várias atrações, o ideal é separar pelo menos quatro dias para visitar a cidade com calma, aproveitando o melhor de cada lugar.

● Faça um roteiro turístico. Para não marcar bobeira e não perder tempo o melhor é fazer um roteiro turístico. Desse modo, você consegue visitar vários pontos turísticos em Madrid em um dia só, uma vez que muitos são próximos uns dos outros.

Seguro Viagem para a Espanha

A principal dica antes de viajar para Madrid é garantir o seu seguro viagem para a Europa. Além de te deixar protegido em relação a acidentes e roubos, o seguro é exigido em toda a União Europeia.

Por isso, para encontrar o seguro que melhor atende às suas necessidades e gastando pouco a dica é pesquisar bastante. O Seguros Promo, é um comparador de seguros que vai te ajudar a encontrar a melhor opção para o seu bolso.

Além disso, o site conta com profissionais que vão esclarecer suas dúvidas por telefone, e-mail, chat e whatsapp. Ou seja, tudo que você precisa para viajar tranquilo!

Seguro Viagem: Europa
GTA 60 EUROMAX Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 23/dia*
TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 10/dia*
AT 40 INTER Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.500 (COMPLEMENTAR) R$ 11/dia*

Passagens aéreas para Madri na Espanha

Agora que você já conhece os melhores pontos turísticos de Madrid, já deve estar ansioso para ir pra lá, não é mesmo?

A maneira mais rápida e segura de chegar até a capital espanhola é indo de avião. Por isso, para garantir as passagens aéreas com o melhor preço a dica é ficar de olho no nosso site e nas nossas redes sociais.

Ah, não se esqueça de cadastrar um alerta de preços para ficar sabendo quando algum trecho sofrer alteração no valor, tá certo?

Quer viajar com tranquilidade? De PROMO você pode!

Passagens aéreas para Madri na Espanha
Passagens aéreas saindo de
CNF Belo Horizonte MAD Madri 07 Nov 15 Nov R$ 2241 GIG Rio de Janeiro MAD Madri 19 Ago 26 Ago R$ 2888 FLN Florianópolis MAD Madri 18 Set 18 Mar R$ 3013 RIO Rio de Janeiro MAD Madri 18 Ago 14 Fev R$ 3053 GRU São Paulo MAD Madri 19 Ago 26 Ago R$ 3063 POA Porto Alegre MAD Madri 07 Out 09 Dez R$ 3319
Recomendado para você
Turismo na Espanha: As 10 cidades mais bonitas para visitar

Turismo na Espanha: As 10 cidades mais bonitas para visitar