Pontos turísticos em Salvador: 9 lugares turísticos imperdíveis
Tempo estimado de leitura 8 minutos

Que tal conhecer os pontos turísticos em Salvador?

Salvador é conhecida por ser a capital da alegria. Repleta de monumentos turísticos, praias maravilhosas, carnaval e com um povo acolhedor de sotaque contagiante a cidade chama atenção dos turistas. Mas você sabe o que fazer em Salvador?

Se você não sabe ou ainda está em dúvida do que fazer na capital baiana, fica ligado neste post que preparamos um guia turístico pra você não perder nenhum passeio.

O colorido de Salvador: cultura, arquitetura e gastronomia

lugares turísticos em salvador

Fonte: Site Pelourinho Dia e Noite

Se você está pensando em viajar pra Salvador se prepare para conhecer uma cidade rica em cultura, gastronomia e arquitetura.

A capital baiana reúne vários monumentos históricos, além de muitas igrejas maravilhosas. Muitas mesmo! Reza a lenda que Salvador tem 365 igrejas, uma pra cada dia do ano!

Para conhecer bem a cidade se prepare para andar muito e subir muitas ladeiras. Enquanto estiver caminhando não deixe de reparar na arquitetura barroca. Ela chama atenção pela beleza e pelos coloridos dos prédios.

Além disso, é interessante observar como a cidade une o novo e o antigo. Prédios da época do período colonial contrastam com construções super modernas.

Para andar com mais segurança pela cidade uma dica é ficar nas ruas centrais e mais largas. Além disso você pode contratar um guia turístico para te acompanhar.

E depois de tanto andar, você com certeza vai ficar com fome, não é mesmo? Pra abrir ainda mais o apetite nada melhor que um tradicional acarajé! Você vai encontrar várias barracas na cidade que vendem a iguaria. Não deixe de experimentar!

Ah, e já que estamos falando de comida que tal uma moqueca baiana? O prato é um dos mais pedidos pelos turistas. Não deixe de pedir também o vatapá e o sopão baiano. Você não vai se arrepender.

E como falar em Salvador sem citar o Olodum? A banda é o marco da cultura soteropolitana. Fundada na década de 70, o grupo une moradores da cidade através de uma ONG que ensina jovens e crianças a tocar diversos instrumentos. Por isso, não perca a chance de ver uma apresentação da banda que é uma das mais famosas do Brasil.

Pontos turísticos em Salvador

O que fazer em Salvador? Agora que você já conhece um pouquinho sobre a Bahia que tal conhecer os principais pontos turísticos em Salvador? Confira!

Pelourinho

roteiro turísticos em salvador

Fonte: Site Receptivo 24h

Um dos lugares mais famosos de Salvador com certeza é o Pelourinho. O bairro é um dos mais antigos da cidade e foi considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985.

Andando pelas ruas da região você vai encontrar várias casas e igrejas que preservam a arquitetura barroca, além de bares, restaurantes e lojas.

Lá você também vai encontrar a Igreja e Convento de São Francisco, a Fundação Casa de Jorge Amado, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Teatro Miguel Santana.

Mas você sabe a origem do nome Pelourinho? O “pelourinho” era um instrumento de tortura utilizado pelos portugueses para punir os escravos.

O objeto era um poste feito de madeira ou de pedra com argolas de ferro na ponta para prender as mãos. Ali, os escravos que seriam castigados eram presos e chicoteados.

Agora que você já sabe um pouco mais da história do Pelourinho, que tal conhecer esse bairro? Com tanta riqueza histórica e cultural você com certeza vai se apaixonar. Um dos principais pontos turísticos em Salvador!

Igreja de São Francisco

Aproveite que você já está no Pelourinho e continue o passeio pela Igreja de São Francisco.

O local chama atenção pela riqueza e exuberância e com certeza vai te deixar encantado! Seu interior é todo coberto por ouro e o teto é coberto por lindas pinturas religiosas.

A igreja já foi considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa, e é uma das mais bonitas de Salvador. Você não pode deixar de conhecer esse pontos turísticos em Salvador, né?

Fundação Casa de Jorge Amado

pontos turísticos em salvador

Fonte: Site Museu Brasil

Andando pelo Pelourinho você vai se deparar com um lindo prédio azul: é a Fundação Casa de Jorge Amado.

A Fundação criada em 1986 é uma organização não-governamental que busca preservar as memórias do escritor baiano. Para isso conta com uma exposição permanente de documentos, fotografias, livros e prêmios recebidos pelo autor, além de fotos tiradas por Zélia Gattai, sua esposa.

Além disso, lá você vai encontrar o Café Teatro Zélia Gattai. O lugar é ponto de encontro de escritores e intelectuais e serve deliciosos lanches. Entre as delícias estão: café, chás, sucos de frutas, beijus, salgados e doces típicos da Bahia.

Ah, na Fundação também ocorrem eventos, cursos, palestras e lançamentos culturais. Por isso, é sempre bom ficar de olho na agenda do local para não perder nenhum evento.

Gostou? Então fica de olho: a entrada na Fundação custa 5 reais, e crianças menores de 5 anos não pagam.

Elevador Lacerda

o que fazer em salvador

Um dos principais pontos turísticos em Salvador: Elevador Lacerda. Situado no centro da cidade, ele foi o primeiro elevador urbano do mundo!

Com aproximadamente 72 metros de alturas e duas torres, é possível ter uma vista panorâmica de toda cidade, e você ainda consegue ir da Cidade Baixa até a Cidade Alta (onde fica o centro histórico) em minutos.

Ah, o preço é super em conta, apenas $0,15 por pessoa. Uma dica é visitar o elevador ao entardecer e tirar uma bela foto do pôr-do-sol baiano. Um dos pontos turísticos em Salvador obrigatório!

Basílica Nosso Senhor Bonfim

Quem vai a Salvador não pode deixar de visitar a famosa Basílica Nosso Senhor Bonfim. É lá que distribuem as famosas fitinhas do Bonfim. É só pegar a sua, fazer um pedido e amarrar bem forte.

Ah e se você estiver viajando em janeiro não perca a ‘Lavagem do Bonfim’. Neste ritual os fiéis lavam a escadaria da igreja com água de cheiro para espantar as más energias. Durante todo o ritual são entoados cantos africanos. Imperdível!

Mercado Modelo de Salvador

O Mercado Modelo é um dos principais centros comerciais de Salvador. Lá você vai encontrar 236 lojas que vendem desde artesanato até comidas típicas. Se você gosta de comprar lembrancinhas, o Mercado é o seu lugar!

Uma dica é visitar o último andar onde ficam dois restaurantes incríveis e um terraço externo com vista para a Baía de Todos os Santos.

Farol da Barra

farol da barra pontos turísticos em salvador

O Farol da Barra construído em 1839 é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Com 22 metros de altura oferece uma das vistas mais lindas da cidade e é um dos melhores lugares para admirar o pôr-do-sol. Bem romântico e ideal para ir a dois

Lá você também pode comprar algumas lembrancinhas e fazer um lanche na cafeteria que fica no local.

Além disso, vale a pena visitar o Museu Náutico da Bahia e aprender um pouco mais sobre a história da navegação no Brasil. Legal, né? Então não deixe de ir!

Solar do Unhão

Se você não perde um passeio cultural então não pode deixar de conhecer o Solar do Unhão.

O conjunto arquitetônico, construído no século XVII, abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia e reúne mais de duas mil obras de pintores brasileiros como Di Cavalcanti, Candido Portinari e Tarsila do Amaral.

No seu jardim é possível ver obras de artistas como Caribé e Mário Cravo. Já no píer você pode se deliciar com as comidas do Solar Café enquanto aprecia a paisagem.

Ah, e fique atento, no sábado costumam acontecer apresentações de jazz no fim de tarde. Não perca!

Parque da Cidade

Uma opção de passeio em Salvador pra quem gosta de curtir a natureza é o Parque da Cidade Joventino Silva. Com aproximadamente 720 mil metros quadrados de área verde, o parque é um local de preservação da mata atlântica.

Além disso, o parque também tem um anfiteatro com capacidade para 600 pessoas, uma ciclovia, pista de cooper, praças, área para piqueniques e equipamentos de lazer e ginástica.

Principais Praias de Salvador

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos em Salvador que tal conhecer as praias da capital baiana?

Você com certeza vai se encantar pelas águas calmas e mornas e pelo visual paradisíacos delas. Então separa o protetor solar que vamos te mostrar as melhores praias da cidade!

Praia do Flamengo

praias em salvador pontos turísticos

Fonte: Site Dicas do Nosso Brasil

Localizada há 30 quilômetros da região central de Salvador, a Praia do Flamengo agrada a todos os públicos.

As águas mornas são ótimas pra banho e atraem muitos surfistas. Além disso, na praia se formam piscinas naturais, ideal para as crianças.

Lá você também vai encontrar muitas barracas e uma excelente infraestrutura para curtir o seu passeio com muito conforto. Tem barracas para fazer massagem, espaço infantil, lojas, duchas e muito mais.

Ah, e você ainda pode aproveitar o cardápio bem variado da região. Uma dica é pedir a carne de sol especial servida com purê de aipim, arroz biro-biro e banana da terra frita. Uma delícia!

E para se refrescar que tal aproveitar as sombras dos coqueiros? A praia é bem arborizada e ideal para fazer um piquenique.

Praia da Barra

A Praia da Barra é considerada pelos turistas uma das melhores praias de Salvador. Suas águas calmas e mornas e o seu belo pôr-do-sol atraem muitos visitantes.

Uma dica é visitar a praia nos dias de semana, já que ela estará mais vazia e tranquila. No entanto, se você só puder ir aos finais de semana prefira chegar cedo, pois como a faixa de areia é estreita as barracas costumam ficar amontoadas.

Ah, você também pode aproveitar para dar um mergulho a noite. A Praia da Barra é muito bem iluminada e sempre há policiamento no local.

Praia de Itapuã

pontos turisticos roteiro salvador

Fonte: Site Viagem e Turismo

A Praia de Itapuã é uma das mais famosas de Salvador e está até em uma canção de Vinícius de Morais.

Você com certeza já escutou o trecho “passar uma tarde em Itapuã / Ao sol que arde em Itapuã / Ouvindo o mar de Itapuã / Falar de amor em Itapuã”. A música foi composta na década de 1970 quando o cantor morou na região.

Mas por que a praia é tão famosa? É que além de seu mar verde e calmo, a areia dourada, os belos coqueiros e as piscinas naturais formam uma paisagem paradisíaca. Ideal para quem quer relaxar e se desconectar do mundo.

Na praia você também pode visitar o Farol de Itapuã. Com 21 metros de altura ele é um dos cartões postais mais bonitos da cidade e rende lindas fotos.

Ah, e no calçadão da orla ainda tem uma ciclofaixa, parquinho, mirante e até uma estátua em bronze do músico baiano Dorival Caymmi segurando um violão.

Outra vantagem é que a praia fica bem pertinho do aeroporto, a menos de 10 km de distância e o trajeto dura 15 minutos de carro.

Com tanta coisa boa você não vai deixar de visitar esse paraíso baiano, né?

Passagens aéreas para Salvador em Promoção

Agora que você já conhece um pouco mais de Salvador, com certeza já está querendo ir pra lá se jogar na baianidade, não é mesmo?

O jeito mais rápido e prático de chegar à capital baiana é indo de avião. Por isso, se cadastre no nosso site, acompanhe as passagens aéreas para Salvador e fique de olho nas nossas redes sociais para não perder nenhuma promoção. Afinal, você não vai querer pagar mais caro, né?

Ah, não esqueça de cadastrar o alerta para ficar sabendo quando algum trecho sofrer alteração de valor.

Pronto, agora é só compartilhar esse texto com a família e com os amigos e marcar a sua viagem! Quer voar com tranquilidade? Voe PROMO!

Passagens Aéreas na Promoção para Salvador
Passagens aéreas saindo de
Azul PNZ Petrolina SSA Salvador 10 Dez 26 Dez R$ 154 Azul VDC Vitoria Da Conquista SSA Salvador 20 Jan 27 Jan R$ 273 Azul GRU São Paulo SSA Salvador 19 Mar 28 Mar R$ 310 Azul SAO São Paulo SSA Salvador 14 Abr 28 Abr R$ 310 Azul IOS Ilhéus SSA Salvador 22 Dez 19 Jan R$ 314 Azul IOS Ilhéus SSA Salvador 12 Dez 03 Fev R$ 315
Recomendado para você
Salvador com crianças: conheça os melhores passeios e praias

Salvador com crianças: conheça os melhores passeios e praias

Lugares para viajar no Carnaval: 17 destinos para festejar ou descansar

Lugares para viajar no Carnaval: 17 destinos para festejar ou descansar

Férias no Nordeste: passagens aéreas em promoção

Férias no Nordeste: passagens aéreas em promoção