Praias de Vitória e redondeza: seleção de praias para esporte e banho

As praias de Vitória estão entre seus grandes atrativos para turistas, rodeadas de uma vegetação tropical, e também com uma ótima infraestrutura!

Em várias delas é fácil de se encontrar quiosques e restaurantes próximos, mas há também as praias menores, mais tranquilas e menos urbanizadas.

A maior e mais popular é a Praia da Camburi, com seis quilômetros de extensão, contando com um calçadão e uma série de quiosques!

Turismo em Vitória

Vitória é uma cidade presente em uma ilha. Em maior parte, pelo menos. Seu centro administrativo fica na Ilha de Vitória, separada do continente brasileiro pelo rio Santa Maria.

O Índice de Desenvolvimento Humano na capital do Espírito Santo está entre os maiores do Brasil e o turismo lá está sendo mais explorado em tempos recentes.

O clima é quente, com temperaturas entre 20 e 30ºC, sendo mais quente e chuvoso no verão, especialmente em dezembro e janeiro, e mais seco de maio a julho.

O que fazer em Vitória? Há uma série de museus, teatros e parques, inclusive com áreas de preservação ambiental, importantes para a manutenção da Mata Atlântica e sua diversidade de fauna e flora.

A cidade, com uma arquitetura simples e super amigável, fica especialmente agitada e colorida durante o Carnaval – é uma festa em tanto!

Praias em Vitória para praticar esportes e curtir com os amigos

As mais populares praias em Vitória são as de Camburi, Curva da Jurema, Castanheiras e as da Ilha do Boi.

Todas são bem vigiadas por um serviço de salva-vidas fornecido pela prefeitura e a qualidade das águas é bem monitorada!

Há vários parques e praças próximas e nas próprias areias das praias, tanto moradores quanto turistas podem aproveitar pra se divertir com jogos e esportes!

Ou pra quem quiser, só relaxar e curtir uma boa conversa em um dos bares, quiosques e restaurantes próximos do mar.

Praia de Camburi

praia em vitoria no Espirito Santo

Fonte: Wikipédia

A praia de camburi pode concorrer facilmente ao posto de melhor praia de Vitória. A decisão sobre qual a praia mais bonita divide opiniões, mas é difícil negar que a praia de Camburi é bem completa.

A praia é urbana, arborizada em todos os seus 6 quilômetros de extensão. Possui um calçadão que distancia a avenida e os prédios da areia e do mar.

É localizada em uma região central de Vitória, com acesso fácil, e há vários quiosques e restaurantes.

E isso próximo da pista de caminhada, onde se vê pedestres, corredores, ciclistas e skatistas com frequência.

Tem até uma academia aberta, boa para idosos que querem se manter em forma sem se desgastar. O mar da praia é ventoso, ótimo para práticas como o windsurf, kitesurf e barco a vela.

Na praia também há um monumento a Iemanjá na ponta do píer que demarca uma de suas extremidades.

Praia da Curva da Jurema

Outra praia bem grande, e que, como o nome indica, faz uma longa curva, é a Praia da Curva da Jurema, que fica em frente ao shopping de Vitória.

Com uma vista para a Ilha do Frade e a Ilha do Boi, a Praia da Curva da Jurema é um dos cartões-postais da cidade.

A praia é cheia de jardins com coqueiros e possui edifícios próximos. Por isso, há bastante sombra em alguns horários do dia.

O mar é transparente e muito calmo, ótimo para banho, relaxamento ou práticas como o stand up paddle.

Praia do Canto

praias em Vitória

Fonte: Wikimedia Commons

O bairro da Praia do Canto é um dos bairros nobres de Vitória. Com uma ótima infraestrutura e um belo trabalho realizado no paisagismo da região!

A atividade comercial é muito rica e agitada neste bairro, o que torna fácil de se encontrar restaurantes, lojas, feiras, quiosques e bares.

Tanto de dia quanto de noite! É comum as pessoas fazerem piqueniques na praia do Canto, aproveitando de suas conveniências bem próximas.

Na praia também é possível ver vários botes e barcos usados para pesca, do lado oposto da ponte que conecta a ilha de Vitória à ilha do Frade.

Praias em Vitória próprias para banho e curtir com a família

Visitas com a família em Vitória também são um sucesso pela ótima infraestrutura que a cidade possui.

Seja com crianças ou pessoas mais velhas, há várias opções de entretenimento e de relaxamento.

Alguns dos exemplos estão na Ilha do Boi e na Ilha do Frade, conectadas à Ilha de Vitória.

Praia Grande, Ilha do Boi

turismo em vitoria espirito santo

Fonte: Wikimedia Commons

Apesar de não ser realmente uma “ilha”, por ter chão natural conectando este bairro nobre à ilha de Vitória, ele ainda é bastante rodeado de água do mar – o bastante para ter algumas boas praias, como a Praia Grande!

Esta praia próxima à praia da Curva da Jurema também é chamada de praia da Esquerda.

Pela ótima infraestrutura, acompanhada de uma infraestrutura moderna, neste bairro, a praia é bastante movimentada. Muitos jovens e famílias visitam frequentemente pra aproveitar.

Há muitas conveniências na praia, bastante sombra de árvores, muito comércio de alimentos, acessórios e artesanatos, um bom estacionamento, o que torna esta praia ótima para se visitar!

Praia da Direita, Ilha do Boi

Se há a praia da Esquerda, não poderia faltar a praia da Direita! Elas são chamadas assim pela referência dada para cada uma, à esquerda ou à direita da rua tomada para chegar a elas.

Também chamada de praia Pequena, ela não é a menor das praias de Vitória, mas é um pouco mais escondida, menos frequentada.

Mas não pense que isso a torna ruim, pois ela ainda se enquadra nas praias consideradas turísticas na capital capixaba.

É uma praia confortável, possui banheiros e chuveiros e não tantos quiosques e restaurantes quanto a praia Grande, mas com vendedores ambulantes frequentado especialmente nos fins de semana.

Com águas claras e calmas, a praia da Direita é um lugar excelente pra relaxar e curtir a tranquilidade.

Praia das Castanheiras, Ilha do Frade

ilha do frade praia vitoria

Na outra ilha, a do Frade, sua praia mais popular é a praia das Castanheiras. Mais um lugar ótimo pra se relaxar, mas com uma popularidade maior ultimamente.

Suas águas são rasas e bem calmas, boas pra aproveitar com crianças e pra aproveitar a vista da Ilha do Boi!

A prática do snorkel é bem comum, principalmente com maré alta. No meio da praia, há pedras que algumas pessoas usam como trampolim para pular na água do mar.

Fazendo juz ao nome, há várias castanheiras nesta praia, inclusive uma que se destaca, maior e mais ao centro da praia!

Qualidade das águas das praias em Vitória

Mesmo as melhores praias eventualmente são interditadas para reformas, ou por condições nas águas.

Em outros momentos, praias antes consideradas inadequadas para visita ou banho no mar são reformadas e ficam prontas para receber o público.

A prefeitura de Vitória mantém atualizado um mapa com a qualidade das águas em todas as praias de Vitória, acessível através de seu portal na internet!

A avaliação é semanal e leva em conta os critérios que possam afetar o lazer, banho e atividades em geral que envolvem o contato com a água do mar.

Outras praias no Espírito Santo

Não muito distante de Vitória há outras praias capixabas bastante notáveis, cada uma com suas próprias características.

Seja para ficar em Vitória e fazer um bate-volta para estas cidades, ou para ir direto pra lá, vale a pena conhecer mais alguns destinos!

Apesar de não serem tão grandes quanto a capital do Espírito Santo, ainda fazem parte do mapa com um IDH bem elevado, possuem uma ótima infraestrutura para descanso e lazer.

Dentre as principais recomendações mais próximas estão:

Praia de Itapoã, Vila Velha

No município de Vila Velha, uma das praias mais populares é a Praia de Itapoã, na mesma faixa de areia que a Praia da Costa.

É a mais popular dentre os residentes pela sua ótima infraestrutura, com um monte de bares, restaurantes e quiosques.

O calçadão é bem conservado e as águas são rápidas, boas pra esportes aquáticos como o surf. Na areia também se vê esportistas como jogadores de futebol e vôlei.

A praia de Itapoã é muito amigável e ótima para um banho, seja de mar ou seja de sol!

Praia da Costa, Vila Velha

Ainda em Vila Velha, a praia da Costa é a mais movimentada. Enquanto a praia de Itapoã recebe mais moradores, a praia da Costa é vista frequentemente com um número maior de turistas.

A área é ótima para o comércio, com muitos vendedores ambulantes e feiras bem próximas.

A praia também é ótima pra viajar com bebês e crianças, tendo até um playground e um parque. Em especial a ponta da praia conhecida como praia ou ponta da Sereia.

A iluminação é muito boa à noite, então a vida noturna é bastante agitada, tanto na praia quanto no restante do bairro que possui o mesmo nome, de praia da Costa.

Praia dos Manguinhos, Serra

Manguinhos é uma vila de pescadores, cerca de 20 quilômetros mais ao norte de Vitória. O local é bem rústico e natural.

Devido à sua especialidade, é bem comum ver barcos de pesca no litoral, além de ser fácil achar ótimos lugares para provar a gastronomia cheia de opções de frutos do mar.

A praia dos Manguinhos engloba três praias: Chaleirinha, Enseada e Fachos. Todas muito bem conservadas e frequentadas pelos moradores.

A areia é fofa e o calçadão foi construído a uma boa distância da praia, para auxiliar em sua preservação,

Três Praias, Guarapari

guarapari praia

Em Guarapari, bem próximo de vitória, a recomendação é visitar Três Praias. Boa para todas as idades!

São a mesma faixa de areia e frente ao mesmo mar, mas, divididas por rochedos, receberam nomes diferentes: a praia Mateus Lopes, a Praia Leontina e a praia do Ancoradouro.

As águas são quentes, calmas e surpreendentemente cristalinas. Há muito verde ao redor e muita calma.

A popularidade destas praias é crescente, especialmente durante o verão, quando também se vê mais vendedores ambulantes, mas há bastante espaço para acomodar a todos!

Praia da Areia Preta, Iriri

iriri praia vitoria

Um pouco mais distante, mas ainda uma boa opção a se considerar para uma visita vindo de Vitória está o município de Iriri.

É uma cidade simples, mas ainda bastante visitada por turistas na época de alta temporada.

Alguns consideram a praia da Areia Preta uma ótima para a prática de stand up paddle, com suas águas tranquilas e azuladas.

A areia é fofa, o local é confortável e amigável, com coqueiros na orla e uma ótima infraestrutura, tendo até a opção de refeições à beira-mar.

Uma ótima oportunidade pra provar a culinária capixaba das mais tradicionais!

Praia Formosa, Aracruz

Desta vez mais ao norte de Vitória encontra-se a cidade de Aracruz, um local simples e com muitas pedras dentro do mar e em meio à areia.

A mata atlântica e a belíssima vista do mar e do horizonte são coisas que podem te fazer querer parar por lá e aproveitar por um tempo.

A praia formosa, mais popular de lá, possui um monumento de um peixe, feito com sucata, em meio aos quase 5 quilômetros de extensão da praia.

Passagens aéreas para Vitória

praia do canto vitoria

Mesmo para visitar as cidades vizinhas, parar primeiro em Vitória e montar seu roteiro a partir de lá pode ser um ótimo plano de viagem.

As opções são muitas e a estrutura é excelente, a garantia de uma boa experiência nas praias do Espírito Santo!

Falta agora é se organizar para viajar, comprar sua passagem para Vitória, arrumar as malas e ir!

O Passagens Promo te ajuda com a passagem em ótimos preços! Você pode criar um alerta para receber direto no seu e-mail os próximos descontos e promoções para o destino que escolher!

Siga também as nossas redes sociais pra não perder as últimas novidades, promoções e cupons para o seu próximo destino!

Passagens Aéreas na Promoção para Vitória
Passagens aéreas saindo de
SAO São Paulo VIX Vitória 23 Jul 30 Jul R$ 293 SAO São Paulo VIX Vitória 23 Jul 27 Jul R$ 293 SAO São Paulo VIX Vitória 31 Jul 07 Ago R$ 293 SAO São Paulo VIX Vitória 26 Jun 02 Jul R$ 293 SAO São Paulo VIX Vitória 23 Jul 31 Jul R$ 293 SAO São Paulo VIX Vitória 12 Ago 20 Ago R$ 295
Recomendado para você
O que fazer em Vitória e arredores: pontos turísticos, passeios e praias

O que fazer em Vitória e arredores: pontos turísticos, passeios e praias