Praias no Rio de Janeiro: As 11 melhores praias da Cidade Maravilhosa
Tempo estimado de leitura 8 minutos

Deseja conhecer quais são as praias no Rio de Janeiro mais indicadas para banho? Ou para uma boa caminhada, ou para surfar?

O Rio de Janeiro é um município rico e diverso em cultura, gastronomia, entretenimento. Mas um aspecto que não deixa de ser notado são suas praias.

As praias do Rio de Janeiro são o motivo da visita de uma parte considerável dos turistas, e até o de alguns residentes de lá adorarem a Cidade Maravilhosa

As cidades vizinhas também possuem praias fantásticas, mas vamos passar um tempo a mais conhecendo as da capital carioca!

A cidade maravilhosa

praias no rio de janeiro

Fonte: Pixabay

Você conhece todas as praias no Rio de Janeiro? São perto de 100 praias diferentes dentro do município de 6,6 milhões de habitantes, no sudeste brasileiro.

Há também várias ilhas e arquipélagos próximos da borda, alguns até visitáveis através de tours, cruzeiros e outros passeios de barco.

A vegetação predominante é a Mata Atlântica, que pode ser melhor apreciada em um dos parques dentro de áreas de conservação ambiental, como o próximo da praia de Grumari.

A temperatura média anual está próxima dos 23ºC, mas varia muito pelo sol e pelos ventos do litoral. Se estiver indo no verão, vá bem preparado para enfrentar o calor!

O período de alta temporada no Rio é, principalmente, o de férias, tanto as de julho quanto as do fim e início de ano. Os intermediários entre a alta e baixa temporada ocorrem no outono e na primavera!

Praias no Rio de Janeiro limpas e tranquilas

praias em rio de janeiro

Fonte: Unsplash

Quando se fala em tranquilidade, um ponto que chama atenção é a praia do Segredo! A areia da praia fica realmente escondida durante a maré alta, mas se mantém com águas calmas, formando uma piscina natural rodeada de pedras e em frente ao mar!

A Prainha e a praia de Joatinga também são destinos menos frequentados, mas ainda com ótima qualidade e beleza natural.

Quanto à limpeza, de acordo com dados divulgados pelo Inea, o Instituto Estadual do Ambiente, várias das praias da cidade do Rio de Janeiro estão entre as mais limpas do estado.

A exemplo das praias de Copacabana, do Arpoador e a praia do Diabo. As de Ipanema e Leblon também não ficaram muito atrás nas avaliações.

Foram realizados vários testes que avaliaram a limpeza e qualidade da areia e das águas ao longo de vários dias.

As praias que competiram com as da capital, dentre as mais limpas, foram as da vizinha, Niterói, com as praias do Sossego, Itacoatiara, Piratininga e Camboinhas.

A praia de Grumari chegou quase no topo das avaliações, perdendo apenas para as empatadas praia do Recreio e Prainha!

Prainha

Tamanho não é documento para esta praia localizada na Zona Oeste do Rio, com menos de um quilômetro de extensão!

Fechada por grandes elevações rochosas em seu entorno, o acesso é mais fácil por carro.

Sendo separada da cidade pelos morros, a praia se conserva bem natural, com exceção dos quiosques e vendedores ambulantes oferecendo comidas e bebidas nos arredores!

Mesmo sendo um pouco mais isolada, a Prainha é bastante disputada, especialmente por surfistas mais experientes e por aqueles que gostam de ótimas ondas e um mar mais agitado.

A beleza da praia também não é de se subestimar, e dela também é possível fazer uma trilha que leva ao mirante do Pico do Caeté, com uma visão sobre toda a Barra da Tijuca e seus entornos.

Praia de Grumari

praias em rio de janeiro dicas

Fonte: Pixabay

Vizinha da Prainha, a praia de Grumari é mais estreita, mas também cerca de quatro vezes mais extensa. Ótimo pra uma caminhada na orla do mar!

Mar este que também é frequentado por muitos esportistas aquáticos, especialmente surfistas.

As águas, apesar de ainda bem agitadas em alguns dias, são mais calmas que as da Prainha. E por sua extensão, é mais fácil de encontrar um lugar, seja um mais reservado e menos movimentado, ou mais próximo de outras pessoas.

Assim como suas vizinhas, a praia de Grumari se encontra em uma área de preservação ambiental, o que garante cenário bem natural!

Praia da Reserva

Ou, por seu nome completo, praia da Reserva de Marapendi, uma área de preservação da flora das vegetações de restinga e manguezal.

Por isso e por uma distância maior dos centros urbanos, esta praia é super calma. Nem mesmo quiosques e vendedores ambulantes são frequentes.

Isso, somado à sua areia fofa, torna a Praia da Reserva um lugar perfeito pra ficar tranquilo e fazer um piquenique mais particular, sem multidões!

Na água são praticados alguns esportes aquáticos, como surfe, canoagem e remo.

Praia de Abricó

Contida em Grumari, a praia de Abricó detém o título de primeira e única praia naturista da cidade do Rio de Janeiro, afiliada à Federação Brasileira de Naturismo.

Apesar de ser utilizada para este fim desde antes da década de 70, só foi regulamentada oficialmente em 2014.

Visitar pela primeira vez uma praia naturista pode ser uma experiência desafiadora, principalmente pra quem não tem uma autoestima muito boa.

Mas a prática não possui nenhuma intenção sexual e é direcionada a ser uma vivência de respeito e libertação!

A praia de Abricó é separada do restante de Grumari por uma barreira de pedras sobre um trecho estreito de areia

Praias no Rio de Janeiro badaladas

Praias no Rio de Janeiro badaladas

Já com a fama de haverem várias praias boas no Rio de Janeiro, algumas se destacam das demais.

A Prainha e Grumari são muito populares, apesar de não serem facilmente acessíveis pra todo mundo. A Barra da Tijuca é enorme e lotada de quiosques e serviços de comércio.

Outras são conhecidas nacionalmente ou até internacionalmente, em especial aquelas situadas nos bairros mais nobres do Rio.

Citadas em inúmeras músicas e referências literárias, estas famosas praias não escapam à atenção com facilidade.

Praia de Copacabana

praia de Copacabana no rio

Fonte: Wikipedia

A mais famosa e frequentada do Rio de Janeiro, a famosa praia de Copacabana possui uma ótima variedade e quantidade de hospedarias, quiosques e restaurantes, abrangendo desde gostos até preços diferentes.

O destino é preferido durante épocas festivas, como o natal, ano novo e carnaval, e são realizados vários shows e apresentações na praia e em locais próximos.

A imagem do seu calçadão é conhecida internacionalmente e o bairro de Copacabana é bastante frequentado por uma grande diversidade de públicos.

Originalmente era chamado de Sacopenapã, mas mudou de nome graças a uma pequena igreja construída em sua beira, em homenagem a Nossa Senhora de Copacabana.

Hoje a pequena capela foi demolida e em seu lugar foi construído o Museu Histórico do Exército, ou o Forte de Copacabana, uma ótima opção cultural para quem visita o bairro e a praia!

Praia de Ipanema

Situada entre o Leblon e Copacabana, Ipanema é mais um dos bairros nobres da Zona Sul do Rio.

O público da praia é super receptivo e aberto a novas pessoas, neste local que é bem acostumado à presença de turistas e de moradores locais.

Música é uma constante aqui, tanto em shows quanto em grupos de pessoas com seus próprios instrumentos!

Muitos frequentam a praia para praticar esportes na areia também, como o vôlei de praia, futebol ou caminhadas pela orla.

Da praia, é fácil visitar pontos culturais, como o Mirante da Paz, com seus elevadores panorâmicos e vista fantástica, ou a Feira Hippie, com uma ampla exposição de obras de arte.

Praia de Leblon

praia de leblon no rio de janeiro

Fonte: Flickr

O mais sossegado dos três maiores bairros do Rio, mas ainda bastante badalado, é o Leblon.

O Mirante do Leblon não é tão luxuoso quanto a torre em Ipanema, mas a vista da orla é mais que suficiente neste deque de madeira sobre as pedras.

O pôr-do-sol é maravilhoso e o Mirante é uma ótima escolha de local para apreciá-lo.

Além dos esportes tradicionais, como futebol e vôlei na areia, é possível ver também a prática da pesca nas beiradas da praia, mais pelo lazer e relaxamento..

Maior praia do Rio de Janeiro

Há praias pequenas, como a Prainha, e há praias bem maiores no Rio de Janeiro. Como a praia de Ipanema, com dois quilômetros, ou a praia de Grumari, com dois e meio.

Há também a praia de Copacabana, com quatro quilômetros de extensão. Mas a maior de todas é, com certeza, a praia da Barra da Tijuca, medindo cerca de 15 quilômetros!

Praia da Barra da Tijuca

Praia da Barra da Tijuca

Também conhecida como praia da Barra, por ser a principal do bairro da Barra da Tijuca, ela inclui também uma área de preservação ambiental, próxima à Reserva de Marapendi.

Por isso, não é difícil encontrar ótimas trilhas nesta região. Os quiosques e restaurantes também são abundantes.

O acesso é fácil, com opções de carros, ônibus, metrô e transportes particulares ao longo de sua extensão.

Por ser tão comprida, alguns trechos da praia da barra da tijuca são especialmente diferente dos outros. O trecho que passa pela Reserva de Marapendi, por exemplo, não possui o típico calçadão e é conhecida como praia da Reserva.

Praias no Rio de Janeiro para surfistas

Praias no Rio de Janeiro para surfistas

Fonte: Pixabay

Apesar de ter seus lugares bem mais calmos, as praias do Rio de Janeiro são um point frequente para surfistas, especialmente os que buscam uma aventura e desafio.

Sendo algumas conhecidas pelas suas ótimas condições para a prática deste esporte, outras são visadas por terem águas agitadas ou até violentas!

Também são praticados outros esportes aquáticos, como o iatismo, o bodyboard e o kitesurf. Mas o surf tradicional com certeza é o mais popular.

Praia do Arpoador

Quem nunca ouviu falar falar nessa praia do Rio de Janeiro? Um dos mais famosos pontos do Rio de Janeiro para o surf é a praia do Arpoador. Agitada durante o dia e com águas mornas durante a noite, as águas agitadas da praia fazem sucesso.

Mesmo à noite, a praia é muito bem iluminada, o que permite praticar atividades, aproveitando as temperaturas mais amenas e menor fluxo de trânsito e pessoas.

Fica próximo do Forte Copacabana e é vizinha das Praias do Diabo e de Ipanema. A praia do Arpoador é bem acessível e com ótimas condições para surf.

E em meio ao mar, separando-a da praia de Copacabana está a Pedra do Arpoador, de onde se vê um pôr do sol absolutamente deslumbrante!

Praia de Joatinga

Outra opção um pouco menor, no bairro de Joá, é a praia de Joatinga, somente acessível durante a maré baixa.

Por esses fatores e por ser coberta pela sombra de alguns prédios mais tarde do dia, a praia é mais tranquila e reservada, um ótimo destino pra quem não curte tanta movimentação!

Assim como na do Arpoador, nesta praia há muitos surfistas, que consideram as águas em ótimas condições para esta prática. Praticantes de bodyboard, também, em um canto diferente do local.

A praia de Joatinga é cercada de pedras em sua extensão e possui uma beleza indistinguível!

Praia do Diabo

dicas de praias no rio de janeiro

Fonte: Flickr

Se o nome desta praia te causa uma má impressão, não se deixe enganar! A praia do Diabo está entre as mais limpas e belas do Rio.

O motivo do nome pode assustar alguns, mas serve como atrativo e desafio para surfistas mais experientes.

Em alguns momentos, o vento se intensifica e o mar se torna agitado e violento, conferindo então o nome à praia.

Mas quem tiver medo do mar ainda pode praticar esportes na areia, que também são costumeiros no local!

Passagens aéreas para o Rio de Janeiro

E aí, ficou a fim de conhecer todas as praias no Rio de Janeiro da lista acima? E ficou a fim de aprender a surfar? Mesmo pra quem já sabe, não é difícil alugar uma prancha por lá e ir enfrentar as ondas!

O relaxamento e as diversões noturnas também têm vez no Rio de Janeiro. Falta é agendar sua viagem pra lá!

O Passagens promo oferece ótimas oportunidades de ir pra lá sem gastar tanto!

Crie um alerta para acompanhar os preços e chame os amigos para acompanhar nossas redes sociais, pra não perder as promoções que forem anunciadas!

Passagens Aéreas na Promoção para Rio de Janeiro
Passagens aéreas saindo de
Azul BSB Brasília RIO Rio de Janeiro 18 Mar 25 Mar R$ 215 Azul BSB Brasília RIO Rio de Janeiro 17 Mar 24 Mar R$ 234 Gol BHZ Belo Horizonte RIO Rio de Janeiro 29 Dez 01 Jan R$ 244 Gol CNF Belo Horizonte RIO Rio de Janeiro 16 Jan 23 Jan R$ 244 Azul BSB Brasília RIO Rio de Janeiro 06 Fev 11 Fev R$ 252 Azul BHZ Belo Horizonte RIO Rio de Janeiro 16 Jan 23 Jan R$ 252
Recomendado para você
O que fazer no Rio de Janeiro? 10 pontos turísticos da capital carioca

O que fazer no Rio de Janeiro? 10 pontos turísticos da capital carioca

Roteiro Rio de Janeiro: principais atrações e pontos turísticos

Roteiro Rio de Janeiro: principais atrações e pontos turísticos

Lugares para viajar no Carnaval: 17 destinos para festejar ou descansar

Lugares para viajar no Carnaval: 17 destinos para festejar ou descansar

Passagens para o Rio de Janeiro

Passagens para o Rio de Janeiro

Melhores destinos nacionais

Melhores destinos nacionais

As melhores praias do Rio de Janeiro

As melhores praias do Rio de Janeiro