Quando ir a Florianópolis: melhor época para viajar para Floripa

Muita gente se pergunta quando ir a Florianópolis. A capital catarinense é um dos destinos mais incríveis e queridos do país. As atrações principais da cidade ficam por conta das praias, são 42 no total.

Devido a isso, muita gente presume que só dá pra visitar o destino na época de calor.

Mas a verdade é que a capital é um lugar de muitos encantos e é um privilégio poder conhecê-la em qualquer época do ano.

Cada temporada tem sua peculiaridade, por isso selecionamos algumas dicas para cada época do ano na cidade.

Quando ir a Florianópolis?

quando ir a Florianópolis viagem

A maior dúvida das pessoas na hora de programar a viagem para a capital catarinense é quando ir para Florianópolis.

A boa notícia é que dá pra visitar Floripa o ano todo e nunca irão faltar atrações para conhecer.

Veja nossas dicas para escolher a melhor época para viajar para Floripa e aproveitar muito bem sua viagem!

Quando ir a Florianópolis: clima e temperatura de Floripa

Em Florianópolis, o clima é bem definido. Se você for viajar durante o verão, vai encontrar um sol de rachar para aproveitar as praias, com temperaturas na casa dos 30°C; no outono o clima fica mais estável, bom para fazer passeios ao ar livre.

Já durante o inverno, prepare-se para encontrar uma Floripa bem fria, com mínimas entre 10 e 15°C!

A primavera deixa tudo mais lindo e florido, mas é nessa época também que a chuva dá as caras e alguns passeios podem não rolar.

Florianópolis no Verão: dezembro, janeiro, fevereiro e março

Florianópolis quando ir dicas de viagem

Está aí a época mais esperada para ir a Florianópolis e aproveitar as praias!

Durante o verão, tudo fica muito propício para curtir o sol e o mar. A temperatura fica na casa dos 30°C e sempre faz muito calor.

Mas como nem tudo são flores… Quem quer viajar no verão vai ter que encarar a época mais chuvosa de Floripa e a alta temporada, com as praias bem mais cheias (principalmente em janeiro e durante o carnaval), acomodações lotadas e preços mais salgados.

Ainda assim, se o intuito da sua viagem é aproveitar as praias da capital catarinense, não restam dúvidas de quando ir a Florianópolis: os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março são os melhores para sua viagem!

Florianópolis no Outono: março, abril, maio e junho

O outono é uma das melhores épocas para viajar para Floripa, principalmente nos meses de março e abril, quando as temperaturas ainda estão agradáveis e boas para curtir uma praia, mas não estão mais lotadas como no verão.

A chuva também dá uma trégua nesses meses, então ainda dá para fazer muitos passeios ao ar livre. Em março, as máximas chegam a 28°C e em abril, 25°C.

Agora, para quem vai viajar em maio, não espere temperaturas tão altas – pode ser que um dia esteja bom para praia e outro não, tudo vai depender da sua sorte!

Em junho, as temperaturas começam a ficar mais frias e as praias costumam sair do roteiro dos viajantes.

Ainda não está tão frio, mas não vá esperando calor e praia, a dica é já ir montando um roteiro alternativo em outros pontos turísticos legais.

Florianópolis no Inverno: junho, julho, agosto e setembro

É inverno em Floripa e chegou a hora de planejar viagens mais alternativas. As temperaturas são amenas, mas fica bem difícil conseguir curtir o litoral.

O lado bom é que não há chuva, então é só se agasalhar e sair para bater perna para conhecer a capital catarinense.

Agora, para quem quer praticar esportes aquáticos durante a viagem, principalmente o surfe, essa é a melhor época para viajar para Florianópolis.

O mar fica perfeito para quem quer pegar onda e dá até para ver as baleias francas em algumas regiões.

Florianópolis no Primavera: setembro, outubro, novembro e dezembro

Na primavera, as chuvas voltam com tudo e o tempo fica bem imprevisível (nada de sair do hotel sem blusa de frio e guarda-chuva, hein?!)

Para quem quer curtir uma praia, talvez essa não seja o melhor momento para ir a Florianópolis – as temperaturas continuam baixas como no inverno.

Mas tudo muda em dezembro, quando o céu começa a abrir de novo e a chuva passa. Esse é um bom mês para aproveitar a praia com amigos, família ou casal e ainda curtir muito antes de chegar muitos turistas nas férias de janeiro.

Quando é a alta e baixa temporada? Quando ir a Florianópolis?

Os períodos de alta e baixa temporada definem quando ir a Florianópolis. Assim como toda cidade praiana, é muito comum que a alta temporada seja o verão, época que faz mais calor para curtir as praias.

Em Floripa, esse período vai de dezembro a março, e é quando a cidade fica cheia de turistas e costuma ter muito trânsito, superlotação em estabelecimentos e pouquíssimas vagas livres em hospedagens.

Já a baixa temporada vai do mês de junho a setembro, durante o inverno. Para quem quer curtir as praias catarinenses não é o período mais recomendado.

Mas para quem quer conhecer mesmo a cidade, aproveitar a parte cultural de Floripa, visitar parques e museus, essa é uma ótima opção.

Outro lado positivo é a queda dos preços, nessa época fica tudo mais em conta e a cidade bem mais vazia, sem trânsito e muitas opções de hotéis e restaurantes.

Planeje sua ida à Florianópolis

quando ir a Florianópolis viagem

Toda viagem exige muito planejamento por parte do viajante.

Por isso, muitos sempre procuram saber qual é a melhor época para fazer uma viagem para Florianópolis, onde se hospedar, quais são os lugares mais badalados, os mais desertos, enfim.

É importante saber pelo menos o básico sobre o destino antes de começar a viagem.

Onde ficar em Floripa

As regiões hoteleiras em Florianópolis ficam por conta do centro da cidade e do centrinho que fica próximo da Lagoa da Conceição.

Escolher uma praia e se hospedar perto dela também é uma opção para quem estiver com pouco tempo, pois o trânsito na cidade pode ser intenso, principalmente durante a alta temporada.

O ideal é ter noção de como a cidade estará durante sua viagem e como você pretende se locomover.

O sistema de transporte público funciona bem, e quem se hospeda no centro, pode facilmente chegar em qualquer praia a partir dali.

Se quiser ter mais liberdade, também dá pra alugar um carro, ou usar Uber e apps de carona.

O que fazer em Florianópolis?

Floripa é conhecida como Ilha da Magia. E o apelido não foi dado por acaso, viu? Como a gente bem sabe, a cidade tem 42 praias e paisagens incríveis ao longo do litoral.

É claro que as praias são as principais atrações da cidade, mas dá pra fazer muitas outras coisas por ali. Selecionamos algumas dicas do que fazer por lá:

Principais praias

As praias de Florianópolis são bem distintas uma da outra. Por esse motivo, é difícil não encontrar por ali uma praia que combine perfeitamente com você.

Tem praia cheia, praia deserta, praia pra surfar, praias de naturismo, para fazer trilhas e muitas outras coisas.

Para quem gosta de agito, badalação e um ambiente super jovem, o point é a Praia de Jurerê. Você encontra o mesmo ambiente na Praia da Joaquina, que também é um ótimo lugar para os surfistas.

Quem quiser curtir um lugar mais sossegado, sem muita movimentação e com uma vista linda, pode optar pela Ilha do Campeche.

E se quiser ainda mais privacidade e participar de uma experiência nova, visite a Praia da Galheta, única praia de naturismo da cidade.

Outra praia super conhecida da cidade é a Praia Mole, que fica pertinho da Lagoa da Conceição. Dá pra esticar o passeio e conferir o que está rolando na região, que é considerada o coração da cidade.

Passeios e trilhas

Para os mais aventureiros, Florianópolis tem diferentes estilos de trilhas, e elas atendem dos iniciantes aos mais experientes.

Em comum, todas as trilhas oferecem uma vista maravilhosa para os viajantes. Entre as trilhas mais conhecidas estão:

Também dá pra fazer vários passeios saindo de Floripa. As cidades vizinhas são incríveis e o litoral catarinense é cheio de paisagens maravilhosas.

Balneário de Camboriú é uma cidade que fica perto de Floripa e que pode ser visitada durante a viagem. Visitar o Beto Carrero também é uma opção, principalmente para famílias.

Quem gosta de lugares mais calmos e com menos visitantes, a cidade de Bombinhas é o lugar ideal. Outro cantinho de Santa Catarina que merece uma visita é a Guarda do Embaú, que fica no município de Palhoça.

Dá pra alugar um carro ou pegar um ônibus na rodoviária de Floripa e ir conhecer diversos lugares.

Restaurantes

Como toda boa cidade litorânea, os pratos principais de Floripa também são os frutos do mar. Existem alguns pontos gastronômicos pela capital que já são conhecidos entre os moradores e visitantes.

Para quem quer comer bem, a maior parte das opções se encontram no centro, na Lagoa da Conceição, nas próprias praias e em Santo Antônio de Lisboa.

Entre os lugares mais conhecidos pelos turistas gastronômicos estão:

Passagens Aéreas em Promoção para Floripa

E se você ainda não encontrou suas passagens aéreas em promoção para Floripa, faça sua pesquisa aqui no nosso site.

No Passagens Promo você encontra os melhores preços para a sua viagem!

Aproveite para se cadastrar no nosso alerta de preço, assim você será informado sempre que o valor da passagem sofrer qualquer alteração!

Recomendado para você
Praias em Florianópolis: as 10 melhores praias de Floripa

Praias em Florianópolis: as 10 melhores praias de Floripa

Passeios em Florianópolis: melhores praias e lugares turísticos

Passeios em Florianópolis: melhores praias e lugares turísticos

Viagem para o sul do Brasil: Top 15 destinos imperdíveis na região Sul

Viagem para o sul do Brasil: Top 15 destinos imperdíveis na região Sul

Viajar sozinho: melhores destinos, vantagens e dicas essenciais

Viajar sozinho: melhores destinos, vantagens e dicas essenciais

Melhores praias do Brasil: seleção das praias mais bonitas por região

Melhores praias do Brasil: seleção das praias mais bonitas por região