Roteiro Portugal 9 dias: quando ir, mapa turístico e roteiro inesquecível

Pensando em fazer um roteiro Portugal? Prepare-se para conhecer a rica história desse país diverso, com 7 regiões que reúnem várias civilizações e atrações turísticas de Norte a Sul!

Viajar para Portugal está entre os destinos mais buscados por turistas brasileiros atualmente. Não é para menos. Seja para morar ou visitar, o país é famoso pela qualidade de vida e o baixo custo em relação à média europeia. Não é incrível?

As terras lusitanas contém cultura, praias, surf, gastronomia singular, vinícolas, festivais musicais, paisagens naturais e, claro, os portugueses, sempre tão simpáticos e acolhedores!

Preparamos este artigo com dicas de um roteiro de viagem para Portugal em 9 dias cheio de atrações turísticas para você conhecer e ter uma experiência extraordinária de viagem! Vamos lá?

Roteiro Portugal: o que fazer em 9 dias

Roteiro Portugal quando ir

Mesmo tendo poucos dias para visitar o país, é possível conhecer lugares maravilhosos e inesquecíveis em nove dias.

Visite algumas das praias, veja os encantos das cidades históricas, os museus, restaurantes com pratos especiais, vinícolas e tantas outras coisas interessantes para se fazer por lá.

Quando ir a Portugal?

Ao montar um roteiro para Portugal, observe como estará o clima na época do seu passeio, os lugares que quer visitar e a alta temporada, quando os preços podem estar mais altos.

Por ter um clima agradável, Portugal recebe turistas durante todo o ano. Afinal, mesmo no outono e inverno não faz tanto frio quanto em outros países da Europa.

De meados de março até junho a primavera chega, deixando os campos das terras lusitanas floridos, proporcionando passeios ao ar livre, piqueniques nos parques e praças. Tudo com um clima bem agradável!

O verão vem chegando em meados de junho a agosto (sendo julho o mês mais quente), coincidindo com a alta temporada, que acontece também nos meses de dezembro e janeiro, especialmente na época do Natal e Ano Novo.

Aí, sim, tudo tende a ficar mais caro em toda a Europa, apesar de Portugal ainda ser bem mais em conta em relação aos países vizinhos.

A época considerada ideal para ir a Portugal é entre os meses de agosto e setembro. Assim você irá aproveitar a temperatura boa pra curtir as praias da região do Algarve e poderá aproveitar a vindima – colheita das uvas nas vinícolas. Imagina que delícia?

Quais os documentos necessários para viajar para Portugal

Quais os documentos necessários para viajar para Portugal

Fonte: Pixabay

Vamos à papelada a ser providenciada. Se organizando com antecedência, fica tudo mais fácil:

Vale a pena reservar um tempo para fazer a pesquisa do plano ideal para você. O site do Seguros Promo pode te ajudar!

Informações básicas sobre Portugal

Para você que deseja fazer um roteiro para Portugal, a porta de entrada para a Europa, saiba que até 2021 não será exigido visto para permanecer no país (ou no continente europeu) por até 90 dias turistando, e visitar outros países do Espaço Schengen.

De 2021 em diante, turistas brasileiros precisarão emitir o ETIAS, novo visto para viajar para a Europa. Nosso blog parceiro Euro Dicas explica mais sobre o ETIAS aqui.

A moeda utilizada em Portugal é o euro. Faça seu planejamento de acordo com a quantidade de dias que irá visitar o país para curtir sem apertos!

Se desejar, pode utilizar o cartão pré-pago para viagem, também. Tem ótima aceitação na Europa.

No país lusitano você encontrará facilidade para se locomover, distância curta de norte a sul, praias deslumbrantes, paisagens naturais belíssimas e um povo muito acolhedor e simpático.

Como se locomover em Portugal?

Roteiro Portugal

Fonte: Pixabay

Muita gente fica em dúvida sobre qual transporte utilizar em Portugal. O ideal é ver como será seu planejamento de viagem e quantidade de pessoas estarão juntas para saber se o mais viável será o trem, ônibus ou alugar um carro.

Ao fazer trajetos mais curtos, sem morros e sem chuva, vá a pé! Onde tiver mais ladeiras, chame por um Uber ou táxi. Nem precisa ajustar o celular pois é o mesmo aplicativo do Brasil.

Para os trajetos entre cidades maiores, o ônibus e o trem são excelentes. A escolha vai do turista.

O tempo de viagem é praticamente o mesmo entre os dois. O trem é mais confortável, ao passo que pode-se comprar a passagem do ônibus em cima da hora, pelo preço normal.

Há também os Tuk tuks, aqueles carrinhos tailandeses, ideais para subir as ladeiras! É um passeio divertido com paradas em alguns pontos turísticos!

Alugar um carro pode ser uma ótima escolha caso esteja viajando com mais de uma pessoa. Devido a Portugal ser um país pequeno, de automóvel é possível visitar várias de suas cidades em um dia.

É bom escolher o carro também se quiser conhecer suas vilas no interior (onde não tem opções de ônibus ou trem), como Serra da Estrela, Ilhas da Madeira ou Açores. Ou até mesmo para fazer paradas no percurso!

Passagens aéreas para Portugal

Você já deve saber que as passagens aéreas costumam ser os itens mais caros da viagem, não é mesmo? Portanto, o ideal é que elas sejam pesquisadas com antecedência.

Pesquise em dias e horários alternados na semana. Assim você poderá acompanhar as alterações de preços e comprar quando achar a melhor oportunidade.

Se possível, evite adquirir passagem para finais de semana e feriados, quando os preços costumam ser mais altos.

Para encontrar os melhores preços, utilize nosso site comparador de preços. O Passagens Promo pode te ajudar nessa! Faça um cadastro no site para receber alerta de preços. Assim, quando um trecho sofrer alteração, você será informado!

Roteiro Portugal 9 dias

Roteiro Portugal 9 dias

Se deseja fazer um roteiro a Portugal em 9 dias, prepare-se para conhecer o que separamos de melhores dicas de lugares para serem especialmente visitados por você!

Portugal agrada a todos os bolsos gostos. Com seu clima agradável, charme, toda história, gastronomia, arquitetura, vinhos e eventos, não pode sair fora da sua lista de roteiros.

Veja abaixo o mapa com o roteiro que preparamos para você:

Mapa roteiro Portugal

Dia 1: Lisboa

Lisboa roteiro portugal

Fonte: Pixabay

Muito procurada atualmente, a capital portuguesa tem vários encantos. Sugerimos que você reserve três dias para conhecer Lisboa. Dividimos os dias em períodos para você se programar e aproveitar ao máximo:

Período da manhã

Inicie seu passeio pelos distritos centrais de Alfama e Baixa. Na Baixa, visite a Praça do Comércio, com cafés, restaurantes e lojas, está junto ao rio Tejo. Ao norte da praça está o Arco Triunfal da Rua Augusta.

É possível subir no Arco e ter uma vista deslumbrante da Baixa, da Praça do Comércio e do Rio Tejo. A Rua Augusta conta com cafés ao ar livre e lojas turísticas curiosas.

Suba ao Elevador Santa Justa, conhecido também como Elevador do Cabo, e encante-se com seu estilo neogótico, com sua altura e a vista panorâmica de Lisboa por meio de um dos lugares mais fascinantes da cidade.

Na parte alta, Alfama, Visite o Castelo de São Jorge, que está acima da cidade. Vá até a Catedral da Sé de Lisboa, de torres góticas e fortificações maciças. Veja a Igreja de Santo Antônio, passeie pelo labirinto de ruas medievais que cruzam Alfama.

Dê uma voltinha no Elétrico 28 para ver várias regiões turísticas. É um passeio bacana que atravessa a cidade e chega até Martim Moniz, cheia de atrativos! Vá ao Miradouro Portas do Sol e tenha uma vista sensacional de Alfama.

Período da tarde

Na parte da tarde, visite a região que compreende os distritos de Cais do Sodré, Chiado e Bairro Alto.

Cais do Sodré era um bairro de luz vermelha, transformado em local badalado de vida noturna, mantendo o aspecto rústico. Pelo terminal de balsa do Cais do Sodré, pode-se atravessar o Estuário do tejo até Cacilhas em balsas de turistas. .

Chiado era onde os intelectuais de Portugal se reuniam em lojas de cafés. Agora o distrito é onde se concentram os teatros da cidade e a praça central é oferecida a Luís de Camões, poeta mais conhecido de Portugal. Incrível, não acha?

O Bairro Alto é o lugar da agitada vida noturna de Lisboa. Os bares ficam lotados e muitos com música ao vivo, tocando o fado! Mais atrativos imperdíveis:

Período da noite

Para fechar o primeiro dia de passeios com chave de ouro, que tal jantar em algum dos restaurantes charmosos ao ar livre de Baixa tomando um bom vinho português?

Depois ainda tem algo especial para se fazer. Assistir a uma emocionante apresentação de fado nos bairros de Alfama ou Bairro Alto.

-> Passagens aéreas para Lisboa na Promoção

Dia 2: Lisboa

Lisboa portugal roteiro

Fonte: Pixabay

Período da manhã

No segundo dia, veja a Torre de Belém, cartão postal da cidade. Com mais de 500 anos, já foi forte, prisão, alfândega e farol.

Veja também o Memorial de Guerra Aos Combates do Ultramar, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, o Museu da Marinha, o Museu Nacional dos Coches e a residência do presidente.

Período da tarde

Aproveite o Elétrico 28 para passear e visitar as atrações que não foram vistas no primeiro dia da viagem no percurso da rota. A grande Basílica da Estrela, com um teto curvado surpreendente.

Passe pelo maravilhoso Jardim da Estrela, pelo distrito de Estrela e pelo Palácio da Assembleia da República (edifício neoclássico do Parlamento Português).

Período da noite

Curta a noite no distrito de Bairro Alto do Sodré (de preferência sexta ou sábado, pois aos fins de semana estão mais badaladas). Os bares e ruas ficam cheios de turistas de todas as idades e lugares.

Quando os bares vão encerrando o expediente, o movimento segue para a Rua Cor-de-Rosa, no Cais do Sodré, onde as pessoas ficam até o sol nascer!

Dia 3: Lisboa

roteiro lisboa

Período da manhã

Para o terceiro dia em Lisboa, pela manhã explore o Parque das Nações, uma antiga área industrial que se tornou em um espaço moderno, onde foi a sede da Expo Mundial de 1998.

Ainda no Parque das nações, visite o Oceanário de Lisboa, um dos pontos turísticos mais visitados da Europa. O aquário enorme com mais de 500 espécies de espécies marinhas!

Veja também a Torre Vasco da Gama, que é o maior edifício de Lisboa. Faça um passeio no teleférico, no centro comercial de Vasco da Gama, o Museu Ciência Viva (passeio perfeito para crianças) e caminhe ao longo da orla.

Período da tarde

Uma boa pedida é uma caminhada pelo Parque Eduardo VII, bem fresco e ornamental, e pela Avenida da Liberdade, arborizada e a mais charmosa de Lisboa.

Visite o Museu Calouste Gulbenkian, que detém coleções de arte privadas e faz um misto de peças antigas egípcias, persas e asiáticas, além de arte europeia.

Período da noite

Uma das áreas que está em transformação para ser uma dos lugares mais elegantes de Lisboa é o distrito de Alcântara. Ele possui as Docas de Santo Amaro e a Fábrica LX Factory. Vale a pena passar por lá!

As Docas de Santo Amaro ficam abaixo da Ponte 25 de Abril e tiveram seus armazéns transformados em bares estilosos e restaurantes elegantes. Por ali, a LX Factory contém ótimos restaurantes, lojas diferentes e muitos bares modernos!

Dia 4: Sintra

Roteiro Portugal Sintra

Fonte: Wikimedia

Localizada do ladinho de Lisboa, Sintra, também conhecida como Vila de Sintra é uma das cidades mais charmosas de Portugal.

Chegando lá, visite o Palácio da Pena, o Cabo da Roca, o Castelo dos Mouros, o Palácio de Queluz e a Quinta da Regaleira.

E quem gosta de fazer trilhas e caminhadas vai amar a cidade. No site oficial do Parque de Sintra há sugestões de algumas trilhas para fazer pela cidade. Tem opções para todos os gostos, com diferentes tipos de dificuldade e tempo de duração.

Dia 5: Óbidos

Roteiro Portugal Óbidos

Fonte: Wikimedia

Já ouviu falar em Óbidos? A cidade que tem apenas 11 mil habitantes fica a 85 quilômetros de Lisboa, só 1h de viagem da capital.

Tem mais: o local é uma cidade medieval e fica cercado por uma bela muralha.

E para aproveitar o melhor desse pedacinho de paraíso, que tal um passeio na Rua Direita? Ela liga os dois extremos da cidade e tem várias lojinhas de souvenirs, além de bares e restaurantes.

Para os religiosos (e até mesmo para os que não são), um passeio imperdível é conhecer a Igreja da Misericórdia. Fundada em 1498, o local chama atenção pela sua arquitetura e pelas paredes em azulejo azul e amarelo. Um charme!

Dia 6: Fátima e Tomar

Roteiro Portugal Fátima

Fonte: Wikimedia

Fátima é considerada um dos melhores roteiros para peregrinação e atrai mais de 6 milhões de pessoas por ano.

A Capela das Aparições é um dos pontos turísticos mais bonitos e procurados pelos fiéis. Segundo relatos, foi neste lugar onde a Virgem apareceu. Ali também acontecem missas em vários idiomas. Muito emocionante!

Outra cidade que fica pertinho da capital e faz valer a pena o ‘bate-volta’ é Tomar. Pequena e bem antiga, o lugar é uma típica cidade do interior, com pracinhas e comércio local. Ideal para descansar no fim de semana.

A dica é passear pelo Convento de Cristo, Castelo de Tomar e Museu dos Fósforos. Passeio imperdível!

Dia 7: Coimbra

Coimbra

Fonte: Needpix

A cidade pequena e charmosa é uma ótima opção de passeio. Além de ser calma e limpa, Coimbra é bem segura. Então pode passear sem medo, ok?

A dica é começar seu passeio por uma das faculdades mais tradicionais do mundo: a Universidade de Coimbra. Você pode visitar os campus e as instalações.

Depois, que tal um passeio pela Baixa Coimbra? A parte histórica da cidade é repleta de comércio de lojas de todas as especialidades. Ideal para garantir as lembrancinhas da viagem, né?

Dia 8: Porto

Porto

Fonte: Wikimedia

O nosso último, mas não menos importante destino é Porto. A charmosa cidade de Portugal é a segunda maior cidade do país e mescla o tradicionalismo das ruas antigas e centro histórico com o agito da noite

Para o primeiro dia, a dica é passear pelas ruas e apreciar a bela arquitetura que mescla estilos que vão desde o Gótico até a Art Nouveau

Aproveite para curtir o fim de tarde no Rio Douro, cenário ideal para degustar um bom vinho com os amigos ou com a pessoa amada.

E que tal terminar o dia no Cais da Ribeira? Um dos cartões postais da cidade é também Patrimônio Mundial da UNESCO. Desfrute das ruas estreitas e sinuosas, herança da época medieval.

Dia 9: Porto

Porto roteiro

No segundo dia pela cidade do Porto, que tal uma visita à Livraria Lello? Ela é uma das mais belas do mundo e tem uma fachada com arquitetura Art Nouveau. E tem mais: ela foi inspiração para a escritora J. K. Rowling, a autora de Harry Potter. Incrível, né?

E para quem gosta de apreciar uma bela vista, a Torre dos Clérigos é o lugar ideal. Vale a pena subir os 240 degraus para ter uma visão panorâmica da cidade.

Já se você não abre mão de fazer umas comprinhas na viagem, que tal um passeio pela rua Santa Catarina? Ela tem o comércio mais tradicional do Porto e fica na região central.

Lá você vai encontrar as melhores lojas de marcas nacionais e internacionais, além de lojinhas de souvenirs.

Mais dias para um roteiro em Portugal?

Gostou do nosso roteiro em Portugal? Quer conhecer mais cidades no país?

Além dos destinos já citados, separamos outras dicas de cidades que valem a pena uma visita. Veja só:

Passagens aéreas para Portugal na Promoção

Passagens aéreas para Portugal

Agora que você já conhece o melhor roteiro para Portugal, chegou a hora de arrumar as malas e viajar.

Para aproveitar o melhor do país e ainda economizar nas passagens aéreas, conte sempre com o Passagens Promo, o melhor comparador de passagens do Brasil.

Ah, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Lá você encontra dicas dos melhores destinos.

Quer viajar gastando pouco? De PROMO, você pode!

Passagens aéreas para Portugal
Passagens aéreas saindo de
Tap VLC Manises LIS Lisboa 26 Jan 27 Jan R$ 371 Tap FNC Funchal LIS Lisboa 01 Out 05 Out R$ 846 Iberia CPH Copenhagen LIS Lisboa 14 Nov 18 Nov R$ 1215 Lufthansa STR Stuttgart LIS Lisboa 08 Nov 11 Nov R$ 1638 Air Europa FOR Fortaleza LIS Lisboa 10 Mar 17 Mar R$ 2158 Air Europa FOR Fortaleza LIS Lisboa 03 Mar 13 Mar R$ 2158
Recomendado para você
Turismo em Lisboa: dicas, passeios e atrações turísticas

Turismo em Lisboa: dicas, passeios e atrações turísticas

Viajar para Lisboa: melhor época, custos de viagem e atrações turísticas

Viajar para Lisboa: melhor época, custos de viagem e atrações turísticas