Trens na Europa: Guia completo sobre viagens de trem na Europa

Que tal fazer alguns trajetos de trem pela Europa? Aqui você conhecerá a malha ferroviária europeia, tudo sobre os trens na Europa e duração das viagens.

Você sabia que é possível viajar entre vários países de trem? Há inúmeras opções! Você pode viajar durante o dia ou noite, trens de alta velocidade ou regionais e com vistas panorâmicas.

As estações ferroviárias são uma charme. A viagem é muito interessante, mas pede um roteiro bem planejado.

Vem com a gente que nós te mostramos como funcionam os trens, sugestão de roteiros, bilhetes de viagem e as vantagens e desvantagens de viajar de trem na Europa.

Viagem de trem na Europa vale a pena?

Trem na Europa vale a pena

A viagem de trem na Europa vale super a pena, principalmente dentro do mesmo país e em países vizinhos.

Nos últimos tempos, os trens de alta velocidade se expandiram por todo o continente. Com um roteiro bem programado entre os países de sua preferência a viagem será muito produtiva.

Opte por trajetos de até 5h. Viagens mais longas são desvantajosas e perda de tempo. Nesses casos os voos podem ser uma ótima alternativa.

Para viajar de trem é só embarcar com sua mala e pronto. Não há fiscalização de passaportes, o que economiza muito tempo.

Os preços e diversas possibilidades de passes são muito atrativos. Você pode organizar seu roteiro Europa e comprar cada passe individual ou os múltiplos passes que chegam a cobrir 28 países.

Preparamos dois roteiros de trens pela Europa e esclarecemos algumas dúvidas sobre as vantagens e desvantagens da viagem. Confira!

Como funcionam os trens na Europa?

Como funcionam trens na Europa?

Para viajar de trem pela Europa é só comprar o passe e embarcar. A maioria das estações não precisam fazer check-in e nem raio-x de malas.

Também não há despacho de bagagem, os passageiros de trens viajam com uma mala, geralmente de tamanho médio, que se encaixam nos vãos entre as cadeiras ou na parte superior do vagão igual aos ônibus.

Todo o processo de apresentação de passaportes e revista de bagagens só acontecem nos casos de trajetos que saem do espaço de Schengen.

Alguns trens solicitam reserva de assentos. Ou seja, só é possível viajar com a compra de passes antecipados e com a reserva feita.

A compra de bilhetes antecipados também é importante para não pagar caro na hora da viagem. As promoções, geralmente, acontecem antes da data igual os aviões.

Opções de bilhetes para viagem de trem na Europa

tipos de trem na europa

Fonte: Domínio Público

Já as passagens funcionam de duas formas: comprando cada trecho individualmente ou o bilhete múltiplo que vale para vários trechos.

Que a compra deve ser realizada antecipada, você já sabe. Mas antes de escolher qual opção de bilhete é mais vantajoso, você precisa definir alguns pontos importantes.

Esteja com o seu roteiro pronto e avalie o tempo de viagem entre cada destino e a quantidade de dias que tem disponível para o seu tour de trem na Europa.

Agora confira como os bilhetes funcionam e escolha qual das opções é a mais vantajosa para sua viagem.

1. Bilhete por trecho (origem-destino)

Os bilhetes por trecho valem muito a pena para destinos regionais. Normalmente as tarifas já são baratas e não sofrem alterações de preço.

O bilhete por trecho é quando você compra apenas um destino, por exemplo: saindo de Veneza com chegada em Paris.

Você pode comprá-los na hora do embarque, pois não precisa de reserva de assentos.

Para trajetos internacionais faça a compra pelos sites das companhias ferroviárias européias. Comprando com antecedência é possível descolar descontos de até 70%.

Geralmente os trechos de até €29 ficam disponíveis para compra de 90 a 120 dias antes da data da viagem.

Mas cuidado com algumas pegadinhas. Não tente comprar com muita antecedência, pois os descontos podem não estar aplicados.

Atenção também para a forma de entrega dos passes. Compre apenas os que possuem opções de e-ticket, ticket para imprimir em casa ou retirada em máquinas da estação.

Não compre pela opção de entrega pelos correios. Há chances de seus passes serem extraviados.

Ah, e para finalizar a compra é necessário que o seu cartão de crédito participe dos sistemas Verified by Visa ou MasterCard SecureCode. Alguns sites também aceitam PayPal.

2. Bilhete múltiplo com passe único para vários trechos

O bilhete múltiplo é um passe de trem multipaíses, ou seja, você pode visitar várias cidades usando o mesmo bilhete.

Esse bilhete é recomendado para quem deseja fazer muitos trechos e que não tenha um roteiro bem definido.

O multipasses dá uma liberdade maior ao definir qual o próximo destino e qual o melhor horário para fazê-lo. Isso mesmo, o passe não possui um horário definido, você pode pegar o trem no horário que desejar.

Os bilhetes múltiplos são ainda mais vantajosos quando o passageiro tem menos de 26 anos, neste caso a tarifa é diferenciada.

Quando adultos viajam juntos também há descontos de até 15% na tarifa de cada bilhete, já as crianças viajam grátis.

O bilhete também dá descontos em hotéis, museus e atrações em diversos países da Europa.

Uma desvantagem do bilhete múltiplo é que o preço é fixo. Então, caso algum trecho de seu roteiro solicitar reserva de assento, você deverá desembolsar a taxa individualmente.

Ah, e a compra é feita pelo cartão de crédito e o recebimento do bilhete é pelo e-mail para impressão em casa.

Vantagens em viajar de trem na Europa

vantagem viagem de trem pela europa

Fonte: Unsplash

Viajar de trem pelo velho continente é sem dúvidas a melhor maneira de se locomover na Europa.

O quesito conforto nem se compara com as outras opções de transporte. Se você optar pelo trem noturno, poderá economizar a diária do hotel.

O assento do trem é super confortável e na maioria das vezes maior e mais espaçoso do que os de ônibus e avião.

Além claro da facilidade do embarque nas estações, já que não é necessário check-in e despacho de bagagens. Também não há limite de bagagens e nem taxas extras.

A localização das estações é sem dúvida a maior vantagem. Elas estão sempre no centro das cidades, ou seja, você não perde tempo se deslocando para o local do embarque.

Os trens partem exatamente no horário marcado e são raros os casos de atraso.

A grande de horários também é grande, já que os trens estão por toda a Europa. Se o trecho tiver muito interesse turístico, a oferta de horários será ainda maior.

Nem precisamos destacar a beleza das paisagens pelo caminho, né?

Desvantagens em viajar de trem na Europa

As greves ferroviárias podem causar uma dor de cabeça, mas é só ficar atento às notícias. Caso tenha uma greve próxima de sua viagem, você ficará sabendo dias antes.

Se você deixar para comprar as passagens na hora da viagem, irá pagar preços altos, fazendo com que sua viagem saia bem mais cara.

Alguns trajetos são muito longos. Caso seu destino esteja a mais de 5h de trem é aconselhável ir de avião ou fazer paradas em cidades no meio do caminho para descansar.

As estações podem ser confusas. Então, preste atenção na estação de embarque e desembarque, principalmente se for uma baldeação.

Muitas cidades têm mais de uma estação, como Paris que tem seis. Cuidado para não ir para a estação errada e atrasar sua viagem.

Empresas de trem na Europa

Trens na Europa empresas

A malha ferroviária europeia é bastante ampla e possui várias companhias distribuídas pelo continente.

Preparamos um lista com as companhias ferroviárias e o seu respectivo país. Assim, você poderá pesquisar os preços de passagens diretamente em cada site.

Agora é só pesquisar e encontrar as melhores preços.

Quais países posso conhecer de trem na Europa?

Empresas de trem na Europa

Você já deve imaginar o quão grande é a cobertura ferroviária da Europa, né? Mas você já imaginou conhecer 28 países de trem?

Confira os países que podem ser visitados de trem na Europa:

Duração das viagens de trem na Europa: rotas mais percorridas

As opções de trajetos de trem na Europa são muitas e sempre rola aquela dúvida: quais são os países mais visitados? Quais são os mais atraentes? Qual rota devo fazer?

Separamos as cinco rotas mais percorridas por visitantes na Europa e a duração de cada uma delas.

A primeira rota sai de Paris, na França para Amsterdam, na Holanda com duração de 3h20.

Ainda partindo de Paris, a segunda rota mais percorrida é com destino a cidade espanhola de Barcelona. Um pouco mais longa tem duração de 6h15.

Já o trecho regional mais percorrido por turistas é o espanhol saindo de Madri com chegada a Barcelona. O tempo de viagem é de 2h45.

Também saindo de Paris a quarta rota mais percorrido é com destino a Genebra. A viagem é rápida, com 3h05 você já estará na segunda cidade mais populosa da Suíça.

Uma rota demorada, mas queridinha entre os turistas é a de Paris a Roma. Para chegar à capital italiana você gastará 11h15 dentro do trem.

Sugestão de roteiro de viagem de trem na Europa

Agora você conhecerá as nossas sugestões de roteiro de viagem de trem na Europa.

Montamos dois roteiros para que você se inspire ou até mesmo o use em sua viagem. Confira!

Roteiro de trem na Europa: 7 países

Fonte: Unsplash

Nossa primeira sugestão de roteiro de trem na Europa passa por 7 países, gostou? Se liga!

Com esse roteiro você conhecerá 9 cidades, sendo elas Amsterdam, Bruxelas, Londres, Paris, Frankfurt, Berna, Milão, Florença e Roma.

Amsterdam, Holanda -> Bruxelas, Bélgica

Comece a viagem por Amsterdam, na Holanda. Para conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Amsterdam fique na cidade por 2 dias.

A capital holandesa é uma cidade cosmopolita e histórica. Aproveite os dias para se aprofundar em muita cultura. Comece pelo Museu Van Gogh! Sim, ele era holandês.

A Casa de Anne Frank também é uma boa pedida. Mas vá preparado. É um passeio que mexe profundamente com os nossos corações.

Ah, e aquele letreiro super fotografado por turistas escrito “I AMsterdam” agora é itinerário. Procure saber onde ele estará durante seus dias na cidade.

Partindo para o próximo destino, o trem de Amsterdam para Bruxelas, na Bélgica, leva apenas 2h.

Bruxelas é uma cidade de muitas culturas e identidades, sendo considerada o coração político da Europa. Se hospede na cidade por 2 dias.

Como não terá muito tempo na cidade, comece o passeio pelo Grand Place. A praça central de Bruxelas abriga a prefeitura, o Museu da Cidade e a Casa dos Duques de Brabant.

Cartão postal de Bruxelas, faça uma visita ao Atomium. É possível conhecer 6 das 9 esferas. Você ainda pode almoçar e ter uma vista de 360º da cidade.

Não deixe de dar uma passadinha no Palácio Real de Bruxelas e o Parc du Cinquantenaire.

Bruxelas, Bélgica -> Londres, Inglaterra

Da Bélgica direto para a Inglaterra, a viagem de trem de Bruxelas para Londres tem duração de 2h20.

Faça uma parada de 3 dias em Londres. E, é claro que você irá a casa da Família Real britânica, o Palácio de Buckingham. Os visitantes podem conhecer salas luxuosas e assistir a troca de guarda.

Depois siga para o símbolo nacional, o Big Ben. A torre do relógio de 16 andares está próxima a Casa do Parlamento.

Veja Londres de cima! Faça uma parada na London Eye, a roda-gigante de observação de 135 metros de altura.

Visite também o Hyde Park, o palácio de Westminster e o Museu Britânico.

Londres, Inglaterra -> Paris, França

Próxima parada: França. O trajeto de trem de Londres para Paris é rápida e dura apenas 2h15.

Na capital francesa, reserve 3 dias para conhecer os bairros, praças e principais pontos turísticos.

Ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel não é ir a Paris. Aproveite para fazer um piquenique às margens do Rio Sena ou jantar em um dos restaurantes da Torre.

Inclua no roteiro uma parada no Museu do Louvre, Arco do Triunfo e no Palácio de Versalhes.

Caminhe pela Champs Élysées – a avenida mais famosa de Paris e depois conheça o bairro mais boêmio da cidade, o Montmartre.

Paris, França -> Frankfurt, Alemanha

Siga para Alemanha. O trajeto de trem de Paris para Frankfurt dura 3h55. A cidade é a maior do Estado de Hesse e a quinta de toda a Alemanha.

A cidade é reconhecida por sua atividade cultural, museus e ruas agitadas rodeadas por arranha céus. Fique 2 dias na área para visitar os pontos turísticos.

A Catedral de Frankfurt possui uma arquitetura no estilo gótico renascentista. Sua torre principal tem uma bela vista para a cidade.

Visite o Standel, uma galeria de arte que abriga uma coleção de arte europeia desde a Idade Média.

O Museumsufer, Museu da Histórica de Frankfurt e o Museu de História Natural de Senckenberg também são ótimas opções.

Um arranha céu não poderia ficar de fora dos passeios, né? O Main Tower possui fachada de vidro, observatório e um ótimo restaurante com vista para a cidade e o Rio Meno.

Frankfurt, Alemanha -> Berna, Suíça

Rumo a Suíça, o trem de Frankfurt para Berna tem duração de 3h55. Ah, a vista panorâmica dos trens suíços é considerada uma das mais lindas da Europa.

Berna parece aquelas cidades de filme, sabe? O centro histórico parece atrair todas as lentes fotográficas para si. Separe 2 dias para a cidade.

Conhecida também como Cidade das Fontes, são mais de 100 em atividade. Algumas delas foram construídas na Idade Média.

Já pensou em visitar a casa de Albert Einstein? Em Berna você pode! A casa do cientista foi transformada em um museu e é aberta ao público.

A Zytglogge é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Berna. A torre do relógio possui mais de 600 anos e 54 metros de altura.

Pare também na Catedral de Berna, no Palácio Federal da Suíça e no Museu Histórico de Berna.

Berna, Suíça -> Milão, Itália

Partiu Itália! O trem de Berna para Milão tem um trajeto de 4h. Esse destino é perfeito para os apaixonados por moda e loucos por compras e arte. Separe 3 dias para conhecer Milão.

A cidade conhecida como a capital da moda e do design tem como um dos principais pontos turísticos o Quadrilátero – uma área que concentra as grandes joalherias, grifes, lojas de design e luxo.

A Catedral de Milão é considerada a mais bela do mundo. Se perca pelos corredores e passeie pelos telhados, ficando bem pertinho do céu.

A Galeria Vittorio Emanuele é realmente encantadora. Ela era utilizada pela burguesia milanesa após os espetáculos do Teatro Scala.

Siga pela Galeria e chegue a Praça Scala. Ah, se puder visite o interior do Teatro Scala. Os ingressos são vendidos online.

Veja a Santa Ceia! Sim, uma das obras de arte mais conhecidas do mundo está em Milão. Leonardo da Vinci deixou esse presentinho em uma de suas passagens pela cidade.

Se você gosta de futebol pode visitar o Estádio Giuseppe Meazza, casa dos dois maiores times da Europa, o Inter de Milão e Milan.

Visite também o Cemitério Monumental de Milão, Arco della Pace e o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci.

Milão, Itália -> Florença, Itália

Ainda na Itália, a próxima parada é em Florença. O trem de Milão para Florença tem um trajeto de 1h37 com baldeação em Bolonha.

Florença está localizada na região da Toscana e é base para conhecer as cidades dos arredores. Mas separe 2 dias para conhecer apenas Florença.

Milão é conhecida mundialmente como a capital da moda, mas esse título também poderia ser aplicado a Florença, já que grandes nomes da moda, como Emilio Pucci e Guccio Guccio nasceram lá.

Comece então, o passeio pelo único museu dedicado à moda italiana, a Galleria del Costume. O museu conta a história e a evolução da moda com uma coleção de mais de 6 mil itens.

Florença é realmente rica em museus. A Galleria degli Uffizi é um palácio que exibe obras do século XII ao XVIII.

Passe pela Catedral Santa Maria del Fiore. Ícone do século XIII é conhecida pela cúpula vermelha e fachada de mármore colorido.

Não deixe de visitar a escultura de Davi de Michelangelo. A obra está na Galeria da Academia de Artes de Florença. É uma experiência única!

Florença, Itália -> Roma, Itália

Chegamos a última cidade do roteiro de trem na Europa. Ainda na Itália, o trem de Florença para Roma tem duração de 1h35.

Fique por 3 dias na cidade. Você terá muito o que visitar!

Separe um dia para ir ao Vaticano, visite as igrejas e museus. Independente da religião, o Vaticano não é só ver o Papa. O local é lindo e cheio de histórias.

Conheça o Coliseu, o Panteão e a Basílica de São Pedro. Gosta de política? Passe também pelo Fórum Romano.

Depois faça um passeio pelas piazzas de Roma. Ah, e claro que você irá jogar uma moeda na Fontana di Trevi e garantir sua volta a Roma, né?

Roteiro de trem na Europa: 4 países

Foto: Pixabay

Nesse roteiro de trem na Europa você passará por 4 países: Portugal, Espanha, França e Holanda.

E conhecerá 5 cidades: Lisboa, Porto, Madrid, Bordeaux e Paris. Confira nossas dicas e a duração de cada trajeto.

Lisboa, Portugal -> Porto, Portugal

Em Lisboa, separe 3 dias para conhecer a capital de Portugal e toda sua história.

Você precisa visitar a Torre de Belém de Lisboa. A construção histórica de mais de 500 anos é o ponto turístico mais visitado da cidade. A torre já serviu de forte, prisão e farol.

Faça um tour pelo Bairro Alto, um dos mais boêmios de Lisboa, cheio de bares, restaurantes, cafés e belos prédios históricos.

Visite o Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações! Escolha um dos museus da cidade para visitar e depois siga para a Praça do Comércio – ponto de encontro dos portugueses.

Conheça o Castelo de São Jorge, a vista das ruínas é incrível. Ah, e não deixe de comer um autêntico pastel de Belém e fazer um passeio de teleférico por Lisboa.

Depois de conhecer a capital portuguesa, pegue um trem de Lisboa para Porto com duração de 2h45.

Porto, Portugal -> Lisboa, Portugal

Chegando em Porto, fique por 2 dias. Logo após você voltará para Lisboa e seguirá para o próximo país.

A antiga cidade de Porto possui vários prédios restaurados que preservam seu legado. Do estilo Gótico à Art Nouveau sai na frente da capital Lisboa no quesito arquitetura.

Um dos cartões postais de Porto é o Cais da Ribeira, herança dos tempos medievais. Faça uma caminhada pelo centro histórico da cidade e depois passeie pelas margens do Rio Douro.

Assim como na maioria das cidades europeias, os monumentos religiosos são referências em arquitetura. Então, não deixe de entrar na Sé do Porto, também no centro histórico.

Atravesse a Ponte D. Luiz I a pé. A mais famosa da cidade possui uma vista linda do Rio Douro. Depois pegue um teleférico e desça até as Caves do Vinho do Porto.

Por ali são tantas vinícolas que é o local com maior concentração alcoólica por metro quadrado do mundo.

Visite também o Palácio da Bolsa, o tour guiado te leva para uma verdadeira viagem no tempo.

Pegue o trem de volta de Porto para Lisboa com a mesma duração de 2h45.

Lisboa, Portugal -> Madrid, Espanha

Na primeira parada na capital portuguesa você já ficou 3 dias, então já pegue o trem de Lisboa para Madri.

Prepare-se para uma viagem mais longa com duração de 10h10. Esse seria um trecho ideal para os trens noturnos. Veja sua disponibilidade!

Na capital e maior cidade da Espanha, fique por 3 dias. Você terá muito o que fazer em Madri.

Comece pela Plaza Mayor, no centro histórico de Madri. Próximo está a Porta do Sol com seu grande urso de bronze e o marco zero das estradas espanholas.

Caminhe pela Gran Vía, a principal avenida da cidade. Visite o Museu do Prado, um dos mais importantes de Madri.

Passe pelo Templo de Debod e Catedral de Santa Maria a Real de Almudena. Depois almoce no Mercado de São Miguel.

Visite também a Puerta de Alcalá e termine uma das noites em um show de flamenco.

Madrid, Espanha -> Bordeaux, França

Próximo país: França. O trem de Madrid para Bordeaux tem duração de 11h, uma das mais longas desse roteiro de trem na Europa.

A cidade de Bordeaux, localizada no sudoeste da França é considerada a capital do vinho francês e a nova Paris.

Então já deu para perceber que a viagem vale muito a pena e terá muitas coisas pra fazer, né? Se hospede na cidade por 3 dias.

Bordeaux é ligada por trem a muitas maravilhas da região, como a Saint Émilion, os vinhedos do Médoc e a praia Arcachon. Inclua essas paradas no seu roteiro.

Passeie pelo Place de la Bourse e Catedral de Bordéus, no centro da cidade. Depois visite o Château de Margox, referência em vinhos de Bordeaux.

A Ópera Nacional e a Pey Berland Tower não podem ficar de fora do seu roteiro.

Bordeaux, França -> Paris, França

De Bordeaux siga para a capital francesa. O trem de Bordeaux para Paris é rápido e chega em apenas 3h.

Fique por 4 dias na cidade mais romântica da França. Comece o tour por Paris, fazendo um piquenique no Campo de Marte aos pés da Torre Eiffel.

Passeie de barco pelo Rio Senna e depois siga para o Arco do Triunfo, Museu do Louvre e Panteão – clichês pontos turísticos de Paris.

Os jardins de Luxemburgo e das Tulherias são ótimas opções de passeio. O famoso cabaré Moulin Rouge também merece uma atenção.

Conheça o bairro Quartier Latin com vida noturna agitada nos arredores da Universidade de Sorbonne.

Paris, França -> Amsterdam, Holanda

Rumo ao último destino desse roteiro. A viagem de trem de Paris para Amsterdam tem duração de aproximadamente 3h20 com baldeação na cidade de Bruxelas.

Amsterdam é uma cidade encantadora e que te prende fácil por 3 dias. Esse é o tempo que você levará para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Com museus famosos como o de Van Gogh, Rijksmuseum e a Casa de Anne Frank, você fará uma verdadeira viagem pela história e as artes mais famosas.

Falando em arte, você pode visitar a Casa de Rembrandt, onde o pintor viveu de 1636 a 1658.

Gosta de cerveja? Você pode fazer um tour pela Heineken Experience, conhecendo a história da cervejaria e depois fazer uma degustação.

Passeie pelo bairro Jordaan, um dos mais holandeses que você conhecerá. Depois vá para a Praça Dam e conheça o Palácio Real de Amsterdam.

Faça um passeio de barco pelos canais que cortam Amsterdam, construídos desde os tempos medievais. Depois almoce no Vondelpark e encerre o dia na Red Light District.

Passagens aéreas para a Europa

passagem europa

E aí, gostou das dicas de viagem de trem? Agora só falta você encontrar suas passagens aéreas para a Europa.

Para comprar pelos melhores preços utilize um site comparador de passagens, que lhe mostrará as melhores opções de voos.

Você também poderá ativar alertas de alteração de preço, assim, quando o trecho sofrer uma mudança de valor, nós te avisaremos!

Ah, siga nossas redes sociais e fique por dentro de novos destinos e das melhores promoções.

Já está preparado? Porque de PROMO você pode!

Passagens Aéreas para a Europa
Passagens aéreas saindo de
Tap VLC Manises LIS Lisboa 26 Jan 27 Jan R$ 347 Tap VLC Manises LIS Lisboa 20 Jan 24 Jan R$ 399 Tap VLC Manises LIS Lisboa 06 Jan 10 Jan R$ 399 Air Europa MAD Madri ORY Paris 25 Fev 26 Fev R$ 461 Iberia BCN Barcelona SCQ Santiago De Compostela 01 Dez 11 Dez R$ 642 Iberia BCN Barcelona SCQ Santiago De Compostela 04 Dez 09 Dez R$ 774 Swiss DUB Dublin LCY Londres 29 Nov 01 Dez R$ 786 Air Europa LIS Lisboa MXP Milão 05 Nov 09 Nov R$ 842 Air Europa LIS Lisboa MXP Milão 04 Nov 08 Nov R$ 1035
Recomendado para você
Roteiro Europa 20 dias: 2 roteiros de viagem completos para sua Eurotrip

Roteiro Europa 20 dias: 2 roteiros de viagem completos para sua Eurotrip

Tour pela Europa: 3 Roteiros INCRÍVEIS de 15 dias na Europa

Tour pela Europa: 3 Roteiros INCRÍVEIS de 15 dias na Europa

Destinos promocionais para Europa

Destinos promocionais para Europa